

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ainda com base na Lei Complementar nº 141/2012, avalie se as afirmativas a seguir, relativas aos recursos mínimos, são falsas (F) ou verdadeiras (V):
As afirmativas são respectivamente:
V, V e V.
V, F e F.
F, F e V.
F, F e F.
V, F e V.
Qual dos seguintes eventos contribuiu, em escala planetária, para a concepção da Atenção Primária à Saúde?
Relatório Dawson, Reino Unido, 1920.
Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, 1948.
Cuidados Primários de Saúde, Alma Ata, 1978.
O modelo Semachko, Rússia, década de 1920.
Médicos de pés descalços, China década de 1950.
Assinale a alternativa que apresenta a função da classificação internacional das doenças (CID).
Classificar os principais tipos de agravos em uma determinada localidade.
Classificar doenças e outros problemas de saúde em diferentes tipos de registros, incluindo atestados de óbito e registros hospitalares.
Classificar os procedimentos utilizados pelo sistema de informação ambulatorial para efeitos de ressarcimento do Sistema Único de Saúde.
Classificar medicamentos, em classes terapêuticas, para resgatar informações clínicas e epidemiológicas e comparar estatísticas nacionais de prevalência de uso de medicamentos.
“A ______________, realizada em Brasília, em _____, foi a primeira a contar com a participação popular, apontando princípios e diretrizes posteriormente incorporados à _________________” (SOUSA, 2003).
A alternativa que completa corretamente as lacunas texto é:
VIII Conferência Nacional de Saúde; 1986; Constituição Federal de 1988.
VIII Conferência Nacional de Saúde; 1996; Constituição Federal de 1988.
XI Conferência Nacional de Saúde; 1996; Constituição Federal de 1988.
X Conferência Nacional de Saúde; 1986; Constituição Federal de 1988.
Um agente de saúde recebeu a notícia da ocorrência de macaco morto, encontrado pela população. Nesse caso,
amostras de outros primatas, remanescentes na área em que foi encontrado o macaco morto, só devem ser coletadas se houver confirmação do caso animal de febre amarela.
se houver casos de febre amarela humana no município, o macaco deve ser recolhido e encaminhado por profissionais dos órgãos competentes, para coleta de amostras.
todo macaco morto, no território nacional, deve ser recolhido e encaminhado por profissionais dos órgãos competentes, para realização de exames para febre amarela.
o local onde o macaco morto foi encontrado será denominado local provável de infecção, se o caso de primata com febre amarela for confirmado.
no local em que o macaco morto foi encontrado, a captura de vetores e a pesquisa de vírus da febre amarela em tais vetores, deve ser iniciada apenas após a confirmação do caso animal de febre amarela.
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos, de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios abaixo relacionados, assinale a alternativa ERRADA.
Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
Abrogação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.
O autor destaca que, com o artigo 196 da Constituição Federal da República de 1988, a saúde passou a ser reconhecida como um direito social. Conforme previsto na Carta Magna, o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde dos cidadãos permite desenvolver atenção:
hierarquizada à saúde
territorial à saúde
integral à saúde
primária à saúde
Sobre a Seção II (Da Saúde) da Constituição Federal (Artigos nº 196 a 200), identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
( ) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público e Privado dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
( ) Ao sistema único de saúde compete participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
( ) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos, desde que previstos em lei.
( ) Ao sistema único de saúde compete ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
V - V - F - V – F.
V - F - V - F – V.
V - V - F - F – F.
V - F - V - F - F.
V - V - V - F - F.
No Brasil, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos
a afastamentos do trabalho por motivo de doença e à aposentadoria por invalidez ou por tempo de serviço e contribuição.
à assistência e a cuidados com os grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social.
à educação e à saúde.
à saúde, à previdência e à assistência social.
à saúde, à moradia e ao trabalho.
O Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 garante que “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Assinale o princípio do Sistema Único de Saúde em que esta proposição foi contemplada:
Equidade.
Integralidade.
Centralização.
Universalidade.
A regulamentação do planejamento familiar no Brasil, por meio da Lei nº 9.263/96, foi uma conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos. Conforme consta na referida lei, o planejamento familiar é entendido como o conjunto de ações de regulação da fecundidade, de forma que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal (art. 2º). A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil. Sobre o planejamento familiar, marque a alternativa incorreta:
Diminui o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados.
Aumenta o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcionais.
Possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas descompensadas, tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.
Aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados.
Diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcionais.
Em todo documento do(a) usuário(a) do Sistema Único de Saúde (SUS), além da identificação pelo nome e sobrenome civil, deve existir um campo para se registrar o nome social, independente do registro civil, sendo assegurado o uso do nome de preferência, não podendo ser identificado por número, nome ou código da doença ou outras formas desrespeitosas ou preconceituosas.
Essa proposição refere-se
ao direito ainda em discussão no Conselho Nacional de Saúde, com provável aprovação em 2018-2019, advindo do movimento da Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde, que tem por objetivo mobilizar diferentes instâncias do governo e da sociedade civil para enfrentar os determinantes sociais da saúde no país.
ao direito aprovado em 2017, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, sobre proposta que inclui na Constituição a garantia do direito à vida "desde a concepção", o que, na prática, proíbe qualquer forma de aborto e junta texto-base, que impede formas desrespeitosas ou preconceituosas no tratamento do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS).
à análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei de Legitimidade do Direito ao campo de registro do nome social, independente do registro civil, que assegura o registro público de nomes de preferência. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
ao direito aprovado e publicado na Carta de Direitos e Deveres dos Usuários em Saúde, advindo principalmente da luta de Lésbicas, Gays, Bissexuais, com ênfase nas Travestis, Transexuais e Transgêneros – Movimento LGBT.
Nos termos da Lei nº 6.360/76, que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos é correto afirmar que:
Os produtos destinados ao uso infantil não poderão conter substâncias cáusticas ou irritantes, terão embalagens isentas de partes contundentes e não poderão ser apresentados sob a forma de aerossol.
Como medida de segurança sanitária, poderá o Ministério da Saúde suspender a fabricação e venda de produtos que se torne suspeito de ter efeitos nocivos à saúde humana, salvo se devidamente registrados.
É vedada a importação de medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e demais produtos de que trata a Lei, para fins industriais e comerciais, sem prévia e expressa manifestação favorável do Ministério Público.
Qualquer modificação de fórmula, alteração de elementos de composição ou de seus quantitativos, dependerá de comunicação ao Ministério da Saúde, que deverá se dar em até 90 dias da disponibilização do produto ao mercado.
A Constituição brasileira de 1988 diz que a Saúde é direito de todos e dever do Estado. Isso deve ser garantido por políticas sociais e econômicas, reduzindo o risco de doença e promovendo acesso universal às ações de saúde. São princípios do SUS regulamentados pelas Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/90:
integralidade e especialização do atendimento.
integralidade e centralização das decisões.
participação popular e priorização de ações de recuperação.
descentralização com comando único e regionalização.
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” são fatores determinantes e condicionantes da saúde, “entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País”. Os fragmentos descritos se referem ao conceito de saúde e as expressões da questão social condicionantes da saúde e estão estabelecidas no ordenamento jurídico brasileiro. Assinale, a alternativa que correspondem, respectivamente, aos artigos onde consta essa previsão:
Artigo 200 da Constituição Federal de 1988 e Artigo 2º da Lei nº 8.742 de 1993.
Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 e Artigo 3º da Lei nº 8.180 de 1990.
Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 e Artigo 3º da Lei nº 8.080 de 1990.
Artigo 197 da Constituição Federal de 1988 e Artigo 1º da Lei nº 8.742 de 1993.
Artigo 5º da Constituição Federa l de 1988 e Artigo 7º da Lei nº 8.742 de 1993.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, a saúde é direito de todos e dever do:
Estado
Cidadão
Conselhos
Políticos
Até a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que a assistência à saúde no Brasil tinha caráter
igualitário.
integral.
meritocrático.
universal.
equânime.
Avalie se a Lei Complementar 141/2012 institui, nos termos do § 3o do art. 198 da Constituição Federal:
I. O valor mínimo e normas de cálculo do montante mínimo a ser aplicado, anualmente, pela União em ações e serviços públicos de saúde.
II. Percentuais máximos do produto da arrecadação de impostos a serem aplicados anualmente pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios em ações e serviços públicos de saúde.
III. Critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados aos seus respectivos Municípios, visando à progressiva redução das disparidades regionais.
IV. Normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.
Estão corretos:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.