Questões de Concurso sobre Bases Teóricas e Históricas da Educação Física

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.898 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A motricidade humana não se limita à execução de movimentos ou à observação do corpo como mero sistema locomotor. O corpo constitui-se como mediador entre o sujeito e o mundo, permitindo que a ação motora expresse intencionalidade, significado e interação social. Sua construção ocorre em constante relação com o meio, não obedecendo a etapas predeterminadas nem a uma ordem cronológica fixa, sendo resultado de múltiplas dimensões integradas, como biológica, cognitiva, afetiva e cultural.


Diante dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor expressa a compreensão contemporânea de motricidade:


A

A motricidade pode ser compreendida principalmente por meio da observação das estruturas anatômicas e da execução de padrões motores, pois o sentido do movimento surge automaticamente da interação entre ossos, músculos e articulações.


B

O desenvolvimento da motricidade ocorre independentemente da experiência social ou cultural, sendo determinado exclusivamente pela maturação neuromuscular e pelo treino repetitivo de gestos.


C

A motricidade humana é um fenômeno complexo, que se constrói na interação do sujeito com o meio social, manifestando intencionalidade e significado nos movimentos, sem obedecer a uma sequência temporal fixa, e considerando múltiplas dimensões que constituem o ser integral.


D

A intencionalidade dos movimentos humanos é apenas um epifenômeno, pois os gestos e posturas refletem respostas automáticas do sistema neuromuscular, sem necessidade de relação com a experiência do indivíduo ou o contexto cultural.


E

O estudo da motricidade deve priorizar a eficiência técnica e a padronização dos movimentos, desconsiderando a subjetividade do sujeito ou o contexto em que o movimento ocorre.

“Compreender as transformações sofridas pela Educação Física ao longo do tempo permite um melhor entendimento sobre o seu estado atual” (LEITE, 2024).


Analise as afirmativas abaixo sobre as concepções históricas da Educação Física no Brasil.


1. As tendências biológicas foram as únicas a influenciar a Educação Física ao longo da história.

2. A tendência pedagogicista busca incessantemente pela realização perfeita do movimento e faz com que a atividade do jogo esteja sistematicamente voltada para o desempenho.

3. A Educação Física higienista no Brasil sofreu influência de países europeus, que já a praticavam, como a Alemanha, a França e a Dinamarca.

4. O modelo militarista para a Educação Física buscava formar a geração de estudantes capazes de resistir ao combate e atuar na guerra.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


E

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

A história da Educação Física no Brasil é marcada por diferentes correntes. No início do século XX, a prática era utilizada como ferramenta de "higienização" da sociedade, com foco na saúde biológica, disciplina e eugenia. Essa abordagem é conhecida como:


A

Tendência Militarista.


B

Tendência Desenvolvimentista.


C

Tendência Crítico-Emancipatória.


D

Tendência Higienista.

Ao abordar a história da Educação Física no Brasil, um ProFessor explica que, em determinado período, a área esteve fortemente vinculada a práticas militaristas e higienistas, com foco na disciplina corporal e na saúde. Esse período histórico é caracterizado por:


A

Ênfase na ludicidade e no jogo livre.


B

Valorização exclusiva da inclusão social.


C

Influência medico-militar na organização das práticas corporais.


D

Predominância da cultura digital no ensino.

A regulamentação da Educação Física no Brasil representou um importante marco para a consolidação da profissão e para a definição dos campos de atuação dos profissionais da área. Esse processo envolveu debates relacionados à formação acadêmica, ao reconhecimento profissional e à organização das competências atribuídas ao profissional de Educação Física. Nesse contexto, a criação de mecanismos legais e de órgãos fiscalizadores contribuiu para a valorização e normatização do exercício profissional no país.


Sobre a regulamentação da Educação Física no Brasil, analise as afirmativas a seguir:


I- A profissão de Educação Física foi regulamentada pela Lei nº 9.696/1998, que reconheceu oficialmente a profissão e criou o Sistema CONFEF/CREFs para fiscalização e organização do exercício profissional.

II- Com a regulamentação da profissão, as áreas de atuação da Educação Física foram ampliadas, passando a exigir formação em nível de Bacharelado para profissionais que atuassem com dança, lutas e outras práticas corporais, condição que permaneceu até os dias atuais.

III- Com a regulamentação da profissão, os profissionais que já atuavam com práticas relacionadas à Educação Física foram proibidos de exercer funções na área.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

III.


B

I e II.


C

I e III.


D

II e III.


E

I.

A Educação Física constitui campo de intervenção e de conhecimento com objetos e finalidades distintos conforme o âmbito de atuação profissional. Considerando esses campos, assinale a alternativa CORRETA.


A

O campo do lazer ocupa-se prioritariamente da reabilitação cardíaca de pacientes internados em ambiente hospitalar.


B

A cinesiologia dedica-se ao estudo do financiamento das políticas públicas de esporte e de lazer no país.


C

A Educação Física escolar tem como objetivo central a seleção de talentos para o esporte de rendimento nacional de alto nível competitivo.


D

A intervenção do profissional de Educação Física na saúde inclui a prescrição de exercícios com finalidade preventiva e terapêutica.

A história da educação física no Brasil reflete influências militares, médicas e pedagógicas em diferentes períodos. Registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

( )A tendência higienista associou a educação física à promoção da saúde e à formação de hábitos de higiene.

( )O método ginástico de influência europeia marcou a educação física brasileira no final do século dezenove.

( )A tendência militarista defendeu a educação física como espaço de crítica social e de transformação das desigualdades.

( )A abordagem crítico-superadora, de orientação tecnicista, fundamentou a ginástica calistênica nas escolas brasileiras.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V, V, F, F.


B

F, V, F, V.


C

V, F, V, F.


D

F, F, V, V.

Na década de 1980 foi desenvolvida no Brasil uma Concepção Pedagógica que tem como característica principal a valorização do envolvimento do aluno nas decisões pedagógicas do planejamento das aulas de Educação Física e na definição dos conteúdos a serem tratados. Essa Concepção buscava superar os restritos modelos curriculares esportivos centrados no professor e na eficiência esportiva em direção aos interesses e necessidades educacionais dos alunos. Esse enunciado refere-se


A

à concepção crítico superadora.


B

à concepção crítico emancipatória.


C

à concepção de aulas abertas.


D

à concepção construtivista.

A década de 1980 representou um período de intensa produção teórica e reflexão crítica na Educação Física brasileira. Em um contexto marcado pela redemocratização do país e pela ampliação do diálogo com diferentes campos do conhecimento, surgiram debates sobre a identidade da área, seus objetivos educacionais e sua função social na escola.


Considerando as transformações ocorridas na Educação Física brasileira nesse período, assinale a alternativa correta.


A

As reflexões produzidas na década de 1980 priorizaram a valorização dos modelos tradicionais da Educação Física escolar, reafirmando os pressupostos que historicamente fundamentavam sua atuação pedagógica.


B

As mudanças observadas na Educação Física durante a década de 1980 decorreram principalmente da incorporação de métodos científicos voltados ao aprimoramento do rendimento esportivo, fortalecendo a compreensão da escola como espaço de seleção de talentos.


C

O surgimento de novas abordagens pedagógicas esteve associado à busca por uniformização curricular nacional, com o objetivo de estabelecer uma única concepção teórica para orientar a prática docente em todas as escolas brasileiras.


D

O processo de redemocratização brasileira produziu impactos limitados sobre a Educação Física escolar, uma vez que as discussões pedagógicas da área permaneceram concentradas nas questões relacionadas ao treinamento físico e ao desempenho motor.


E

O movimento de renovação pedagógica da Educação Física foi impulsionado pela ampliação da produção acadêmica e pelo diálogo com outras áreas do conhecimento, favorecendo questionamentos sobre a função social da disciplina e a emergência de diferentes abordagens pedagógicas.

Em uma escola de Educação Infantil, a professora de Educação Física observa que algumas crianças iniciam a marcha mais cedo, enquanto outras passam mais tempo engatinhando ou apresentam variações temporárias nesse padrão. Além disso, algumas crianças parecem mais sensíveis a estímulos ambientais, como brincadeiras em grupo ou incentivo dos familiares, enquanto outras apresentam desempenho motor independente desses fatores externos.


Com base nos conceitos de crescimento e desenvolvimento humano e nas influências internas e externas sobre esses processos, analise as afirmativas a seguir:


I. Cada criança apresenta seu próprio ritmo de desenvolvimento motor, de modo que a idade cronológica não determina rigidamente quando ocorrerão eventos como andar ou correr.

II. Fatores internos, como herança genética e processos maturacionais, e fatores externos, como ambiente familiar, alimentação e contexto cultural, interagem para influenciar o crescimento e desenvolvimento humano.

III. O desenvolvimento humano é multidimensional e multidirecional, permitindo que aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores evoluam de formas distintas ao longo do ciclo de vida.

IV. O desenvolvimento é determinado exclusivamente por fatores biológicos, de modo que o contexto histórico, social ou cultural não interfere na aquisição de habilidades motoras ou cognitivas.


É correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

I e IV.


C

II e IV.


D

I, II, III e IV.


E

I e III.

A cultura corporal de movimento compreende um conjunto de práticas historicamente produzidas pela humanidade, como jogos, danças, lutas, esportes e ginásticas, que expressam valores, normas e modos de vida. Essas práticas estão diretamente relacionadas à organização da vida coletiva e individual ao longo do tempo. Com base nessa perspectiva, indique a alternativa incorreta.


A

As práticas corporais contribuem para a organização da vida coletiva, ao favorecerem a socialização, a construção de identidades e o compartilhamento de regras e significados.


B

As práticas corporais também influenciam a vida individual, podendo impactar aspectos como saúde, lazer, expressão e construção da subjetividade.


C

A cultura corporal de movimento é um fenômeno exclusivamente biológico, não sofrendo influência de fatores culturais, históricos ou sociais.


D

A cultura corporal de movimento é construída social e historicamente, refletindo os valores e as necessidades de diferentes grupos sociais em determinados contextos.

“As capacidades físicas podem ser classificadas em condicionantes e coordenativas” (NODARI JÚNIOR,2024).


São exemplos de capacidades físicas condicionantes e coordenativas, respectivamente:


A

Ritmo e força.


B

Coordenação e ritmo.


C

Velocidade e equilíbrio.


D

Agilidade e resistência.


E

Reação e coordenação.

Durante as aulas de Educação Física infantil, um professor incentiva as crianças a explorar livremente diferentes formas de se movimentar, sem corrigir gestos ou impor padrões específicos. Posteriormente, quando os alunos já apresentam maior controle e experiência motora, ele propõe atividades com regras e objetivos específicos, permitindo aplicar conceitos motores já adquiridos.


Com base nos conceitos de desenvolvimento motor, a estratégia do professor demonstra:


A

Fase de especialização motora seguida por estimulação motora, priorizando movimentos extremamente específicos e generalizados.


B

Estimulação motora na fase inicial, com total liberdade de movimento, seguida de aprendizagem motora, caracterizada por aplicação de conceitos motores em um sistema parcialmente aberto.


C

Aprendizagem motora seguida de prática motora totalmente fechada, sem necessidade de respeitar o desenvolvimento individual da criança.


D

Estimulação motora e aprendizagem motora de forma simultânea, sem distinção entre liberdade de exploração e aplicação de conceitos motores.


E

Prática motora e especialização precoce desde o início, garantindo desenvolvimento uniforme de todas as crianças, independentemente da individualidade.

No contexto do desenvolvimento físico infantil, diferentes capacidades motoras contribuem para a aquisição e o aperfeiçoamento das habilidades de movimento. Considerando os conceitos acerca do tema, assinale a alternativa correta.


A

Equilíbrio é a capacidade de mudar a direção do corpo de modo rápido e preciso.


B

Velocidade é a habilidade de integrar sistemas motores separados, com variadas modalidades sensoriais, a padrões eficientes de movimento.


C

Potência é a capacidade de fazer um esforço máximo no período de tempo mais curto possível.


D

Agilidade é a capacidade de manter a estabilidade do próprio corpo quando ele se coloca em várias direções.

Ao discutirem uma perspectiva pedagógica para a Educação Física na Educação Infantil, Mello et al. (2020) defendem uma atuação articulada com o debate nacional da área. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.


A

Corpo e movimento são área trabalhadas essencialmente pela Educação Física na Educação Infantil, cabendo a outras áreas do conhecimento abordarem outros campos de experiência em suas mediações pedagógicas.


B

A cultura corporal de movimento é tratada como objeto de ensino-aprendizagem, que precisa ser apropriada e transformada com as crianças para que elas ampliem o seu capital cultural lúdico.


C

A Educação Física, devido à natureza epistemológica dos seus objetos de estudo, lida com o corpo e o movimento apenas como linguagem, portanto não aborda como forma de expressão ou como meio para explorar outras aprendizagens.


D

Corpo e movimento são dimensões constituintes da criança. Logo, a Educação Física deve estar presente como disciplina, e não como área de conhecimento em interface com outras áreas do conhecimento.

Durante o acompanhamento de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, uma professora de Educação Física observou que um dos alunos apresentou aumento significativo de estatura e massa corporal ao longo de um ano letivo. Outro estudante, embora tenha apresentado alterações físicas menos evidentes, demonstrou mudanças na forma de se relacionar com os colegas, maior capacidade de resolver problemas e novas características associadas à maturação sexual.

Ao discutir essas observações com a equipe pedagógica, a professora destacou a importância de compreender as diferenças entre crescimento e desenvolvimento humano para interpretar adequadamente as transformações observadas nos estudantes.


Considerando os conceitos de crescimento e desenvolvimento humano, analise as afirmativas a seguir.


I. O aumento da estatura e da massa corporal constitui um exemplo de crescimento, por representar alterações quantitativas que podem ser mensuradas por diferentes instrumentos.

II. As mudanças relacionadas à maturação sexual, às relações sociais e às capacidades cognitivas constituem manifestações do desenvolvimento humano, uma vez que envolvem transformações qualitativas ao longo do tempo.

III. O desenvolvimento humano corresponde a um processo que envolve mudanças e permanências em diferentes características do indivíduo durante o ciclo vital, podendo ocorrer avanços ou declínios em determinadas funções.

IV. O crescimento e o desenvolvimento representam fenômenos independentes, de modo que alterações corporais e mudanças qualitativas ocorrem sem qualquer relação entre si.


É correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I e IV, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II e III, apenas.


E

I, II, III e IV.

Em uma mesma turma, estudantes com idades próximas apresentam diferenças importantes de estatura, força, coordenação e segurança na execução de habilidades motoras. O professor considera que a idade cronológica é apenas um dos elementos para compreender o desempenho motor e organiza atividades com diferentes níveis de desafio. Considerando-se os aspectos biológicos do crescimento físico e suas implicações no desenvolvimento motor, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Crescimento físico.

(2) Maturação biológica.

(3) Desenvolvimento motor.

( ) Refere-se a mudanças no tamanho corporal, como estatura e massa corporal.

( ) Envolve processos de progressiva organização funcional dos sistemas corporais.

( ) Relaciona-se às mudanças nas capacidades de movimento ao longo da vida.

( ) Sofre influência de fatores biológicos, experiências, ambiente e oportunidades de prática.


A

1 - 3 - 2 - 3.


B

2 - 1 - 3 - 2.


C

3 - 2 - 1 - 1.


D

1 - 2 - 3 - 3.

Com base na relação positiva entre exercício e saúde surge, em meados da década de 1980, o movimento da “Aptidão Física Relacionada à Saúde” para a educação física escolar. No conjunto das principais críticas a esse movimento, pautase a relação reducionista entre exercício físico e saúde que é embasada pelo princípio de


A

atividade.


B

totalidade.


C

moralidade.


D

causalidade.

Os estudos das Relações Humanas mostraram que as organizações são formadas por pessoas e relações sociais, não apenas por regras e processos. O Efeito Hawthorne revelou que reconhecimento e atenção aumentam a motivação e o comprometimento dos trabalhadores. Além disso, a organização informal, construída pelas amizades e pelas interações entre colegas, influencia diretamente o clima organizacional e o bem-estar no trabalho. Com base no exposto, referente às relações humanas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A comunicação é elemento central nas relações humanas.

II. O respeito mútuo contribui para um ambiente positivo.

III. A empatia favorece a convivência social.


A

I, II e III.


B

Apenas I e II.


C

Apenas II e III.


D

Apenas I.


E

Apenas III.

Os movimentos observáveis podem ser classificados em categorias funcionais de acordo com seu propósito ao longo de todas as fases do desenvolvimento motor (Gallahue, Ozmun e Goodway, 2013). O conhecimento dessas categorias auxilia o educador físico no planejamento de atividades adequadas às diferentes habilidades motoras e etapas do desenvolvimento. Com base nessa classificação, assinale a alternativa correta.


A

A categoria de estabilidade refere-se aos movimentos que envolvem mudança na localização do corpo em relação a um ponto fixo na superfície.


B

A categoria de locomoção refere-se aos movimentos axiais, às posturas invertidas e aos rolamentos do corpo.


C

A categoria de manipulação refere-se tanto à manipulação motora ampla quanto à motora fina.


D

A categoria de integração motora progressiva refere-se aos movimentos destinados ao ajuste da posição do corpo em relação ao ambiente.

   
Gerar simulado