Questões de Concurso sobre Minas Gerais - MG

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.063 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com o Plano Diretor de Pouso Alegre, o afastamento (recuo) frontal é a menor distância admitida entre a edificação e o alinhamento do lote na calçada; tal afastamento mínimo exigido para novos parcelamentos do solo é relativo à hierarquização viária do local, a saber, uma rodovia, estrada, via arterial, coletora ou via local.


(Lei Ordinária nº 6.476, de 23 de setembro de 2021.)


Para um lote com testada para uma rodovia, o afastamento frontal mínimo exigido para novos parcelamentos de solo no município será de:


A

5 metros.


B

7 metros.


C

10 metros.


D

15 metros.

A Lei Orgânica de Cachoeira da Prata informa que o município poderá constituir força auxiliar destinada à proteção de seus bens, serviços e instalações, nos termos da lei complementar. Nesse sentido, o nome da força auxiliar é:


A

Polícia Militar.


B

Guarda Municipal.


C

Polícia Municipal.


D

Guarda Regional.

Acerca das regras referentes aos direitos e às vantagens pecuniárias, previstas na Lei Complementar nº 80/2003, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos dos profissionais do quadro da educação da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O servidor estável no serviço público e o efetivo, a cada período de três anos de exercício, terão direito ao adicional de 10% sobre seu vencimento, limitando-se a 10 triênios.

( ) Ao completar 30 anos de serviço, ou antes disso, se implementado o interstício necessário para a aposentadoria por tempo de serviço, o servidor estável no serviço público e o efetivo, terão direito ao adicional de 20% sobre a remuneração, desde que conte com, no mínimo, 25 anos no Serviço Público Municipal de Sete Lagoas.

( ) O serviço noturno, prestado entre 21 horas de um dia e 6 horas do dia seguinte, terá o valor acrescido de 10%, pelo menos, sobre a hora diurna.

( )Não existe previsão de gratificação pela participação em banca examinadora ou comissão de concurso público.


Assinale a sequência correta.


A

F F V V


B

F V V F


C

V V F F


D

V F F V

De acordo com a Lei Municipal nº 2.076/2023, que dispõe sobre a criação de cargos e outras providências, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


No interesse da administração, como ferramenta de gestão, poder-se-á adotar o(a) __________________ para execução de tarefas, projetos, programas, dentre outros, de relevância para o serviço público.


A

pagamento de gratificação


B

banco de horas


C

período das férias


D

acumulação de cargos

O Município de Santos Dumont, do Estado de Minas Gerais, integra, com autonomia político-administrativa, a República Federativa do Brasil, como participante do Estado Democrático de Direito, comprometendo-se a respeitar, valorizar e promover seus fundamentos básicos. Os fundamentos básicos referenciados e declarados no artigo que inaugura a Lei Orgânica são, EXCETO:


A

A soberania.


B

O pleno emprego.


C

O pluralismo político.


D

Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

De acordo com o art. 60 da Lei Orgânica, o Poder Executivo Municipal é exercido:


A

Pelo Prefeito auxiliado pelos Secretários Municipais ou Diretores equivalentes;


B

Pelos vereadores;


C

Pelo Presidente da Câmara Municipal;


D

Pelo Juiz de Direito.

A luz do Estatuto do Servidor Público do Munícipio de Barra Longo assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa abaixo:


“Nenhum funcionário poderá ser transferido, de ofício, no período de _______ dias anteriores e ____ posteriores às eleições.”


A

30 e 30


B

150 e 60;


C

180 e 90;


D

200 e 180.

Considerando-se a Lei Municipal nº 1.065/1986 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, analisar a sentença abaixo:

A posse verificar-se-á mediante a lavratura de um termo, que, assinado pela autoridade que a der e pelo funcionário, será arquivado no órgão de pessoal da respectiva repartição, sem a necessidade de realizar o registro (1ª parte). O funcionário prestará, no ato da posse, o compromisso de cumprir fielmente os deveres do cargo ou função (2ª parte).

A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em sua 1ª parte.


C

Correta somente em sua 2ª parte.


D

Totalmente incorreta.

A implantação de programa de educação alimentar e nutricional nas escolas do município está garantida, como lei,


A

na Lei Orgânica do Município.


B

no Código de Posturas do Município.


C

na Constituição do Município.


D

no Plano Diretor do Município.

A estrutura administrativa prevista na atual Lei Orgânica do Município de Rio Acima dispõe que uma fundação pública é uma entidade


A

com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da administração pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizadas.


B

dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio e capital exclusivos do Município, criada por Lei, para exploração de atividades econômicas que o governo seja levado a exercer, por força de contingência ou conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.


C

dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei, para exploração de atividades econômicas, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, ao Município ou a entidade da administração indireta.


D

dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgão ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos do Município e de outras fontes.

De acordo com a Lei Municipal nº 1.065/1986 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) Nunca será exigida fiança do funcionário que tenha bens, dinheiro ou valores públicos sob sua guarda ou responsabilidade.

(_) A fiança poderá ser prestada em dinheiro; em títulos da dívida pública; em apólices de seguro e fidelidade funcional, emitidas por instituto oficial ou empresas autorizadas.

(_) O funcionário responsável por alcance ou desvio de bens, dinheiro ou valores públicos ficará isento de responsabilidade administrativa e criminal, ainda que o valor da fiança cubra os prejuízos verificados.


A

C - C - E.


B

E - C - C.


C

C - E - E.


D

E - C - E.

De acordo com a Lei Estadual nº 13.317 de 1999, a apuração de ilícito, em se tratando de produto sujeito ao controle sanitário, far-se-á mediante apreensão de amostra do produto para a realização de análise fiscal e de interdição, se for o caso.


Sobre a análise fiscal, assinale a alternativa incorreta.


A

Será realizada em laboratório oficial do Ministério da Saúde ou em órgão congênere estadual ou municipal credenciado.


B

A amostra será colhida do estoque existente e dividida em três partes, das quais duas serão entregues ao detentor ou ao responsável pelo produto, para servir de contraprova, e uma será encaminhada ao laboratório oficial de controle.


C

Se a quantidade ou a natureza do produto não permitirem a coleta de amostra, o produto será levado a laboratório oficial, onde, na presença do possuidor ou do responsável e de duas testemunhas, será realizada a análise fiscal.


D

No caso de produto perecível, a análise fiscal será feita no prazo de dez dias e, nos demais casos, no prazo de 30 dias contados da data de recebimento da amostra.

Segundo o Código Tributário Muncipal do munícipio de Barra Longa os contribuintes que não estiverem com o exercício de sua atividade empresarial devidamente regularizado ou com inconsistências em dados ou informações sobre matérias efetivamente tributárias ou complementares perante o município sujeitam-se às seguintes prerrogativas da Fazenda Pública, dentre outras previstas em outros instrumentos normativos, exceto:


A

Comunicação de orientação ou advertência, assim considerada como mero ato de gestão, sem efeitos sobre a denúncia espontânea;


B

Notificação fiscal, por meio de ação judicial, ou instrumento autônomo com o mesmo fim, com afastamento da denúncia espontânea;


C

Multas;


D

Adoção de medidas específicas do Regime Nacional Diferenciado, Simplificado e Favorecido de Recolhimento de Tributos - Simples Nacional, na forma da legislação de regência.

Uma boa prática legislativa é a transmissão das reuniões para que a comunidade de cidadãos tenha pleno acesso às discussões da Casa Legislativa. No caso de Ipuiuna, há transmissão ao vivo que ocorre às 19 horas das terças-feiras. O Regimento Interno declara que a reunião de Comissão, por regra, é pública. Para reforçar o caráter comunicacional, conforme o parágrafo 4º do art. 47, Das reuniões de Comissões Permanentes lavrar-se-ão “X", em livros próprios, sendo que todos os membros aporão assinatura. A alternativa que melhor substitui o “X” da questão é:


A

Atas.


B

Ordens do Dia.


C

Editais de Convocação.


D

Questões de Ordem.

Conforme explica a Lei Orgânica do Município de Ouro Branco, no brasão, o cadinho e a roda dentada representam


A

os nobres sentimentos do seu povo.


B

a terra e o aço.


C

a Siderúrgica Açominas.


D

a riqueza do subsolo.

Para efeitos do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Ouro Branco, os prazos previstos na lei serão contados


A

em dias úteis, incluindo-se o dia do começo e excluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.


B

em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.


C

em dias úteis, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.


D

em dias corridos, incluindo-se o dia do começo e do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.

Analise as afirmativas a seguir, tomando por base a legislação nacional e municipal.


I. A Lei 8.742/93, de âmbito nacional, define a assistência social como um direito do cidadão e dever do Estado, compondo o tripé da Seguridade Social, com natureza contributiva, e provê os mínimos sociais.

II. Segundo o artigo. 20 da LOAS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com sessenta anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

III. Segundo a Lei Municipal 1.626/2007, o benefício eventual na forma de auxílio-funeral será o custeio das despesas de féretro, sepultamento e traslado, visando minimizar as vulnerabilidades causadas por situação de morte ocorrida em famílias carentes, cuja renda per capita seja inferior ou igual a 1/2 salário mínimo.

IV. No âmbito municipal, o auxílio-alimentação é destinado na forma de cesta-alimentação, em caráter de emergência, às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes no município, cuja renda per capita seja inferior ou igual a 1/4 do salário mínimo vigente, conforme previsto na Lei Municipal 1.626/2007.

V. Além do auxílio-funeral, natalidade e alimentação, a Lei Municipal 1.626/2007 prevê outros benefícios eventuais, como: pagamento de contas de água, pagamento de energia elétrica, pagamento de aluguel temporário; transporte para migrantes; aquisição de documentos; e concessão de óculos ou lentes, cobertores e colchões, materiais para construção, restauração ou reparos, ou mesmo fornecimento de material para moradias em ruínas, ameaçadas ou destruídas em decorrência de fatos da natureza.


É correto o que se afirma em


A

I e III, somente.


B

II e IV, somente.


C

II e V, somente.


D

III, IV e V, somente.

De acordo com a Lei nº 1.619/2007 (Plano Diretor de Ouro Branco), o Município, para atender às funções sociais da cidade, deverá


I. ofertar equipamentos e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população local.

II. buscar cooperação entre governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social.

III. planejar o desenvolvimento da cidade, a distribuição espacial da população e as atividades econômicas, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente.


Está correto o que se afirma em


A

I, somente.


B

I e II, somente.


C

II e III, somente.


D

I II e III.

Conforme a Lei Municipal nº 1.896/2007 - Código de Posturas, o impedimento efetivo de exercer qualquer atividade que venha em prejuízo da população, ou do meio ambiente, é denominado:


A

Cassação.


B

Embargo.


C

Destituição de propriedade.


D

Usucapião.

Analise o brasão do Município de Ouro Branco, a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



A respeito desse brasão, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A coroa mural sobrepõe o brasão e representa a cidade com quatro torres. É de prata e sintetiza o sentimento cristão do seu povo.

( ) As flechas cruzadas lembram os primitivos habitantes da região, os índios caiapós.

( ) O machado e o colete lembram os desbravadores da região, chefiados pelo bandeirante Miguel Garcia de Almeida Cunha.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, F e V.


B

V, F e F.


C

F, F e V.


D

F, V e F.

   
Gerar simulado