

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Das leis municipais, analise as assertivas a seguir:
I. São objeto de lei complementar os códigos, o estatuto dos funcionários públicos, as leis dos planos diretores, bem como outras matérias desde que previstas na Lei Orgânica.
II. Se o Prefeito julgar o projeto de lei, no seu todo, inconstitucional ou inorgânico, vetá-lo-á parcialmente, remetendo o projeto à Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal.
III. O veto do Prefeito Municipal ao projeto de lei será apreciado no prazo de dez dias a contar de seu recebimento, podendo ser rejeitado pela Mesa da Câmara Municipal.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I.
Apenas II e III.
A convocação extraordinária da Câmara Municipal caberá: I. Ao Prefeito Municipal; II. Ao Presidente da Câmara Municipal; III. À Comissão Representativa; IV. À maioria de seus membros.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I.
I, II, III e IV.
Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos suplementares e especiais, destinados à Câmara Municipal serão entregues até o dia dez de cada mês, em quotas correspondentes a:
Um sexto.
Um oitavo.
Um décimo.
Um duodécimo.
Um vigésimo.
O Poder Executivo publicará, até vinte e oito dias após o encerramento de cada mês, relatório de execução orçamentária dos órgãos previstos, nele devendo constar, no mínimo, as receitas e despesas orçadas e realizadas no mês, e o acumulado até o mês objeto da publicação, bem como a previsão para o ano. Até quantas horas antes da exposição das contas, a Mesa Diretora fará publicar Edital na imprensa, que notificará horário e local em que as mesmas poderão ser vistas?
Vinte e quatro.
Quarenta e oito.
Setenta e duas.
Noventa e seis.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
O décimo-terceiro salário, estipêndio, provento e pensão serão pagos até o dia______, facultada a antecipação, na forma da lei.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
20 de setembro.
15 de outubro.
1° de novembro.
20 de dezembro.
Nenhuma das alternativas anteriores preenche corretamente a lacuna.
Desconsiderando possibilidade de prorrogação, a posse dar-se-á no prazo de até quantos dias contados da data da publicação do ato de nomeação no órgão de divulgação oficial?
3 dias.
5 dias.
7 dias.
10 dias.
15 dias.
Em conformidade com a Lei Complementar nº 7/1973 - Código Tributário Municipal, sobre a arrecadação de tributos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A arrecadação dos tributos será procedida somente por cobrança amigável.
( ) A arrecadação dos tributos se efetivará exclusivamente em estabelecimento bancário.
( ) Os processos de arrecadação, inscrição na dívida ativa e parcelamento de tributos municipais serão estabelecidos por Decreto.
C - C - C
C - C - E.
E - E - C.
E - C - C.
E - E - E.
As reuniões e a administração da Câmara Municipal serão dirigidas por Mesa eleita mediante chapa única ou cargo a cargo, com mandato de _____, pela maioria absoluta dos Vereadores.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
6 meses.
1 ano.
2 anos.
3 anos.
4 anos.
Compete ao Município, no exercício de sua autonomia, EXCETO:
Organizar-se administrativamente, observadas as legislações federal e estadual.
Estabelecer suas leis, decretos e atos relativos aos assuntos de interesse local.
Desapropriar, por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, nos casos previstos em lei.
Prover a defesa da flora e da fauna e o controle da poluição ambiental.
Dispor sobre os registros, vacinação e captura de animais, permitidas algumas práticas de tratamento cruel.
A hora de trabalho noturno será computada como de:
30 minutos.
35 minutos.
42 minutos.
52 minutos.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Os proventos da aposentadoria do servidor público efetivo do município de Porto Alegre, de acordo com a Emenda à Lei Orgânica nº 47/2021, poderão ser integrais na seguinte situação:
Professor que ingressou no serviço público até 31/12/2003, desde que tenha 5 anos no cargo, 10 anos de carreira de professor no município e 20 anos de serviço público, idade de 52 anos, se mulher e 57 anos, se homem e 25 anos de contribuição tanto para homem como para mulher e soma de pontos (idade + tempo de contribuição).
Para mulher que tenha 57 anos de idade, 30 anos de contribuição, 20 anos de serviço público, 5 anos no cargo e tenha cumprido o pedágio de 70% do tempo que faltava (desde que faltasse até 5 anos) e que tenha ingressado antes de 31/12/2003 no serviço público.
Na regra de transição dos pontos (soma idade + tempo de contribuição), para o homem que tenha pelo menos 62 anos de idade, 35 anos de contribuição, 15 anos na carreia, desde que tenha ingressado até 16/12/1998 e que não tenha optado pela previdência complementar.
Na aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, desde que tenha 10 anos no serviço público e 5 no cargo e tenha ingressado antes da Emenda Constitucional nº 103/19.
Na aposentadoria especial, desde que a idade seja de 60 anos e o tempo de exposição aos agentes nocivos de 25 anos, 10 anos no serviço público e tenha ingressado antes de 31/12/2003.
É possível afirmar que anualmente as contas do Município ficarão à disposição do público a partir da data estabelecida para sua apresentação à Câmara Municipal. Essas contas citadas se referem aos balanços:
Da administração direta, apenas.
Da administração indireta, apenas.
Da administração indireta, apenas, excetuando-se as fundações.
Das administrações direta e indireta, inclusive das fundações.
Das administrações direta e indireta, exceto das fundações.
São requisitos para ingresso no serviço público municipal: I. Ser brasileiro; II. Ter mais de 16 anos de idade; III. Estar quite com as obrigações militares; IV. Ter boa conduta; V. Gozar de boa saúde física e mental.
Quantos dos itens acima está(ão) CORRETO(S)?
Apenas 1 deles.
Apenas 2 deles.
Apenas 3 deles.
Apenas 4 deles.
Todos os 5.
As exigências de segurança previstas na Lei Complementar nº 14.376/2013, aplicam-se às edificações e áreas de risco de incêndio no Estado do Rio Grande do Sul, devendo ser observadas em especial, por ocasião: I. Da mudança de divisão de ocupação; II. Da ampliação da área construída; III. Do aumento da altura da edificação; IV. Do aumento do grau de risco de incêndio; V. Da regularização das edificações ou áreas de risco de incêndio existentes.
Quantos dos itens acima está(ão) CORRETO(S)?
Apenas 1 deles.
Apenas 2 deles.
Apenas 3 deles.
Apenas 4 deles.
Todos os 5.
A Lei Municipal nº 13.051/2022 estabeleceu normas para transação e dação em pagamento de débitos tributários mediante entrega de bens, execução de serviços e de obras de utilidade pública em Porto Alegre. Considerando o disposto nesta Lei, um contribuinte individual propôs ao Município a execução da reforma em salas de aula de uma escola municipal. Para tanto, detalhou as obras a serem executadas e o orçamento estimado. A Secretaria de Educação do Município confirmou a necessidade da obra, mas apontou que, sem reformar parcialmente o telhado, a obra seria inútil, pois a deterioração das salas de aula decorre deste problema. Ainda, apontou a data em que as obras deveriam ser executadas, tendo em vista o calendário escolar. A PGM levantou as informações acerca da dívida. Comparado o orçamento estimado ao valor das obras, constatou que a dívida é muito maior do que o valor estimado. Diante dessa situação, assinale a alternativa correta.
Não há previsão de contribuinte individualmente propor acordo de transação e dação em pagamento, motivo pelo qual não há como ser firmado o acordo.
Após a finalização da negociação entre Município e contribuinte, definida a extensão da obra a ser executada, deverá ser enviado projeto de lei ao Legislativo Municipal para remissão da dívida, tendo em vista que a dação em pagamento não é modalidade de transação tributária.
A Administração Municipal poderá aceitar, negar ou propor modificações à proposta de acordo de transação e dação em pagamento para que essa melhor se adeque ao interesse público.
A dação em pagamento pode abranger parcialmente o débito, considerando a disponibilidade financeira do contribuinte, apresentada na proposta.
O contribuinte deverá aguardar Edital do Município para propor adesão, na forma de execução de obras.
A Lei Complementar Municipal nº 701/2012 criou a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral de Porto Alegre. Considerando o disposto nessa Lei, assinale a alternativa correta.
Você, procurador municipal, recebeu em distribuição processos que eram de responsabilidade de colega que foi designado para outra área de atuação na PGM. Ao examiná-los, verifica que uma ação judicial foi mal proposta pelo Município. Para evitar prejuízo ao erário, você deve peticionar, desistindo da ação judicial, em cumprimento ao princípio da economicidade.
O Corregedor-Geral da PGM é um cargo político, integra a Direção-Geral da Casa, representa a PGM e, por isso, sua indicação deve ser homologada pelo Prefeito Municipal.
A Corregedoria deve manter atualizados os prontuários da vida funcional dos Procuradores Municipais e dos servidores da PGM, nos quais deverão constar dados de produção, qualidade do trabalho realizado; aproveitamento em cursos de aperfeiçoamento ou especialização profissional; trabalhos publicados; e apresentação de teses ou participação, como palestrante ou docente, em cursos de aperfeiçoamento, especialização profissional, congressos, simpósios ou outras promoções similares.
Os Pareceres individuais da PGM terão força normativa em todas as áreas da Administração Centralizada e Descentralizada.
Compete ao Conselho Superior da PGM unificar a jurisprudência administrativa, garantir a correta aplicação das leis e prevenir e dirimir as controvérsias entre os órgãos jurídicos.
As edificações e as áreas de risco de incêndio serão dotadas das seguintes medidas de segurança, que serão fiscalizadas pelo CBMRS: I. Controle de materiais de acabamento; II. Saídas de emergência, sinalização, iluminação e escape; III. Extinção de incêndio; IV. Controle de fumaça e gases; V. Controle de explosão.
Quantos dos itens acima está(ão) CORRETO(S)?
Apenas 1 deles.
Apenas 2 deles.
Apenas 3 deles.
Apenas 4 deles.
Todos os 5.
Considerando o disposto no Objetivo 13 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que contempla o combate às mudanças climáticas, o disposto na Lei Federal nº 12.187/2009 e na Lei Complementar Municipal nº 872/2020, analise as seguintes assertivas:
I. O Município, por meio de sua competência para o ordenamento do solo urbano e para concretizar o objetivo de adaptação climática, pode definir, por meio do zoneamento, áreas de ocupação rarefeita com o objetivo de proteger áreas vulneráveis a inundações.
II. A licitação sustentável para adequação do perfil e do poder de compra do Poder Público é um dos instrumentos indicados para o fomento de medidas que privilegiem padrões e coeficientes de produção, comércio e consumo, de maneira a reduzir a demanda de insumos e energias.
III. O inventário de gases de efeito estufa é requisito para a definição de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, no contexto da elaboração de plano de adaptação e de mitigação climáticas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Diante do preconizado pelo Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre (Lei Complementar Municipal nº 133/1985), analise as assertivas abaixo sobre a gratificação de função.
I. A gratificação de função não poderá ser percebida cumulativamente com o vencimento ou provento do funcionário em disponibilidade.
II. A gratificação apenas ficará incorporada ao vencimento do funcionário que tiver exercido função gratificada por dez (10) anos ininterruptos.
III. O valor da gratificação incorporada ao vencimento do funcionário poderá ser absorvido em virtude de aumentos ou alterações no plano de pagamento.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
O Decreto Estadual nº 23.430/1974, na subseção XII, ao dispor sobre as Edificações para Estabelecimentos Veterinários e Congêneres, considera que:
I. Nos estabelecimentos de pensão e adestramento, os canis podem ser do tipo solário individual, devendo, neste caso, serem totalmente cercados e cobertos por tela de arame e providos de abrigo.
II. Os canis dos hospitais e clínicas devem ser individuais, localizados em recinto aberto, providos de dispositivos destinados a evitar a exalação de odores e a propagação de ruídos incômodos, construídos de alvenaria, com revestimento impermeável, podendo as gaiolas serem de madeira ou material inoxidável.
III. Os hospitais, clínicas e consultórios veterinários, bem como os estabelecimentos de pensão e adestramento, destinados ao atendimento de animais domésticos de pequeno porte não são permitidos em perímetro urbano, devendo ser mantidos nos arredores da cidade.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.