

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No texto consta, a favor da fórmula ‘Fica aprovado o texto...’, o argumento de uso, segundo o qual é mais adequado e consentâneo empregar a expressão mais usada no momento atual.
“Por reajuste, médicos suspendem atendimento a planos nesta quarta.”
No fragmento acima, a preposição por estabelece relação de
causa.
modo.
assunto.
meio.
favor.
O segundo parágrafo do texto caracteriza-se como mera retomada das considerações expressas anteriormente, não sendo possível identificar em seu conteúdo dado novo a respeito do manual.
O autor do texto parte da organização e análise de fatos da realidade para formular a conclusão.
Da leitura do texto, pode-se concluir que Marcelo Coelho usou vários argumentos para criticar a ideia de que a
dúvida serve para esclarecer as diferenças entre crença e opinião.
crença pertence ao domínio social e a opinião, ao trabalho individual.
opinião baseia-se na certeza do fato e a crença aproxima- se da convicção.
relação entre opinião e crença é estabelecida pela mídia.
Para ter mais força de persuasão, o autor constrói o texto com base em
dados estatísticos, que dão confiabilidade aos argumentos usados.
exemplos de ironia, que distanciam os fatos pensados dos que estão ditos.
elaboração de máximas, que são aceitas como verdadeiras pelo leitor.
demonstração de antíteses, que contrariam as ideias consensuais sobre o assunto.
No segundo parágrafo, as expressões “Para uns”, “minha posição” e “para outros” marcam diferentes vozes que remetem a
posições convergentes em torno de uma mesma tese.
pontos de vista divergentes sobre uma mesma questão.
opiniões complementares acerca de diferentes pontos de vista.
concepções semelhantes em relação a assuntos diferentes.
A matéria é construída empregando uma série de argumentos favoráveis à utilização da energia nuclear.
Considerando o último parágrafo, qual das opções apresenta a ação do texto que se caracteriza como um recurso persuasivo?Assinale a expressão que contém um aspecto da prova que o texto considera questionável.
“No fragmento apresentado, as formas verbais mais frequentes se enquadram em dois tempos do modo indicativo.” (linhas 28-30)
“O imperfeito designa fatos passados corriqueiros, habituais [...]” (linha 43)
“O mais interessante é que a Fuvest já fez questão 'semelhante' [...]” (linha 38)
“O que significa o predomínio desses tempos em cada uma das passagens?” (linhas 36-37)
“[...] estudos linguísticos autoproclamados ultramodernos, pós-modernos, pós-advento do suprassumo da quintessência da modernidade linguística etc.” (linhas 10-11)
No trecho acima, o autor faz referência a algumas teorias linguísticas com um tom de
A enumeração de exemplos de violência comprova a afirmativa de que
os episódios violentos, apesar de sua constância, tornaram-se pouco expressivos atualmente.
os eventos públicos marcados por violência estão se tornando mais frequentes ultimamente.
as aglomerações em espetáculos musicais põem em risco as propriedades públicas e privadas.
o futebol já deixou de representar apenas divertimento e lazer para os torcedores mais fanáticos.
Considerando as ideias contidas no texto, o trecho destacado em “Afinal é preciso tocar as obras do PAC.”, presente no quarto parágrafo
é tido pelo autor como uma espécie de recurso dos governantes com o claro intuito de desviar a atenção dos problemas de violência que atingem o Rio de Janeiro.
reflete o pouco valor que os governantes dão a casos como o aniversário do traficante do Complexo do Alemão, afinal existem situações mais urgentes a serem tratadas.
demonstra a inutilidade de programas sociais como o PAC, visto que eles desviam a atenção dos governantes de problemas mais graves, como o caso do Complexo do Alemão.
mostra a ironia do autor diante de programas assistenciais como o PAC, os quais se mostram frequentemente ineficazes.
aproxima duas situações que se contrastam: enquanto o PAC é exemplo de ações que dão certo, o ocorrido no aniversário do traficante em questão revela que ainda há muito a ser feito pelos governantes brasileiros.
Considere os trechos do 3.º parágrafo.
Portanto, ter alguém com quem conversar...
... entretanto é um porto seguro para enfrentar...
As expressões em destaque estabelecem entre as orações, correta e respectivamente, as relações de
causa e advertência.
conclusão e condição.
consequência e concessão.
conclusão e oposição.
causa e condição.
No texto em questão,
as informações são apresentadas de forma impessoal.
predomina a linguagem informal.
a marca da voz do autor está explícita.
há traços de subjetividade.
Considerando-se o contexto, há um aspecto causal no segmento sublinhado na frase:
Os jardineiros só acreditam no que seus olhos vêem.
Como sugeriu o apóstolo Paulo, a verdade está subordinada à bondade.
Mas, se for um jardineiro, ele não se lembrará de nenhum princípio.
Mas a ética contextual nos obriga a fazer perguntas sobre o bem ou o mal que uma ação irá criar.
O princípio, sendo absoluto, não leva em consideração o potencial destruidor da verdade.
"Para 89% dos pais com os filhos em escolas particulares, o dinheiro é bem gasto e tem bom retorno. No outro campo, 90% dos professores se consideram bem preparados para a tarefa de ensinar." (linhas 15-18)
Em relação aos dados apresentados pela pesquisa, o texto tem uma posição
A seqüência argumentativa do texto pode ser verificada em
descrição do século XXI – explicação da palavra crise – caracterização das mudanças de paradigma – enumeração dos sintomas da crise – definição do novo paradigma científico.
descrição do século XXI – caracterização da crise – definição da crise – análise da mudança de paradigma – caracterização do paradigma newtoniano-cartesiano.
caracterização do século XXI – explicação da palavra crise – enumeração dos sintomas da crise – definição do paradigma newtoniano-cartesiano – constatação das mudanças de paradigma científico.
definição do século XXI – caracterização da crise – definição do paradigma newtoniano-cartesiano – descrição dos sintomas da crise – análise das mudanças de paradigma científico.