Questões de Concurso sobre Administração dos Serviços de Alimentação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.886 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A criação da escala de trabalho dos manipuladores, que lidam diretamente com produtos, materiais ou equipamentos no ambiente de trabalho, é fundamental para garantir que os procedimentos sejam seguidos corretamente e que os padrões de qualidade sejam mantidos. Dentro das funções administrativas, essa tarefa é uma atividade de


A

planejamento.


B

organização.


C

controle.


D

liderança.

Os serviços de alimentação compreendem uma sequência e uma sucessão de atividades necessárias para a disponibilização de refeições, dentro de padrões de qualidade, para diferentes coletividades. As funções administrativas desses serviços são tarefas do nutricionista. A função que consiste no agrupamento de atividades e que envolve tarefas, pessoas, órgãos e relações é denominada


A

direção.


B

controle.


C

organização.


D

ação.


E

planejamento.

Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso e assinale a alternativa correta.


( ) Contaminação cruzada é provocada por manipulação incorreta.

( ) Alimentos abertos e não utilizados na sua totalidade, deverão ser reembalados e etiquetados com a data de validade da embalagem original.

( ) Óleo de cocção por imersão pode ser aquecido em temperatura até 220 ºC.

( ) APPCC é um sistema aplicável em qualquer etapa de produção que represente risco à segurança do produto.


A

V – V – F – F.


B

V – F – F – V.


C

F – V – F – V.


D

F – F – V – V.

A respeito dos métodos para cálculo de pessoal em unidades não hospitalares (coletividades sadias), use o método baseado no índice de produtividade Individual (IPI). Assim, uma UAN que fornece 800 refeições dia, precisará de quantos colaboradores? (IPI=1/50)


A

8,


B

16,


C

23,


D

30,


E

50,

São responsabilidades do nutricionista que atua na área de alimentação coletiva, especificamente na subárea de gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN):


I. Elaborar a informação nutricional do cardápio, contendo valor energético, ingredientes, nutrientes e aditivos que possam causar alergia ou intolerância alimentar.

II. Promover periodicamente o aperfeiçoamento e a atualização de funcionários por meio de cursos, palestras e ações afins.

III. Promover programas de educação alimentar e nutricional para clientes/usuários.

IV. Monitorar as atividades de seleção de fornecedores e procedência dos alimentos.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas I, II e III.


E

I, II, III e IV.

Os indicadores de preparo de alimentos foram estabelecidos para indicar a relação de perdas ou ganhos de peso do alimento durante as etapas de pré-preparo e preparo. Em uma unidade de alimentação e nutrição, é imprescindível o conhecimento e avaliação desses indicadores para avaliar e planejar os custos de produção. Dentre os indicadores, o mais comum é um que envolve fator físico. Qual das alternativas abaixo corresponde a um fator físico de indicador de conversão de alimentos?


A

Fator de peso cozido;


B

Fator de cocção;


C

Fator de temperatura;


D

Fator de atividade de água;


E

Fator de conversão.

O sucesso de uma Unidade Produtora de Refeições (UPR) depende de gerenciamento eficiente, principalmente quanto às questões ligadas aos custos e a qualidade do produto ofertado. Acerca desta temática, assinale a alternativa incorreta:


A

Custos variáveis de menor proporção, como manutenção de equipamentos, itens descartáveis e de papelaria não necessitam ser incluídos nos custos totais de produção.


B

O layout da cozinha, escolha de fornecedores, uso correto de equipamentos de proteção individual e implantação de fichas técnicas de preparo são formas de reduzir custos numa UPR.


C

Os custos mais significativos para produzir e distribuir alimentos são os que se referem à mão de obra e matéria prima.


D

São exemplos de custos indiretos de produção: água, energia elétrica, manutenção de equipamentos e produtos de limpeza.

Quais são as principais funções do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por funcionários de uma Unidade de Alimentação e Nutrição?


A

Proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, neutralizando ou atenuando agentes agressivos contra o corpo do trabalhadores;


B

Aumento de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, neutralizando ou atenuando agentes agressivos contra o corpo do trabalhadores;


C

Proteção contra pragas e vetores presentes dentro da unidade, neutralizando ou atenuando as chances de contaminação de doenças infectoparasitárias;


D

O uso dos EPIs deve ser realizado pois consta no Manual de Boas Práticas dentro do serviço de Alimentação e Nutrição;


E

Proteção total de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, de forma a evitar acidentes de trabalho.

A respeito das relações humanas no trabalho, marque a alternativa INCORRETA.


A

Uma das maneiras de fomentar relações positivas no trabalho é estabelecendo uma comunicação efetiva e transparente.


B

A construção de um ambiente harmonioso entre os profissionais resulta em maior eficiência e produtividade para a instituição em seu dia a dia.


C

É importante promover um ambiente inclusivo, onde a maioria das vozes sejam respeitadas.


D

Treinamentos e programas de capacitação dos funcionários ou servidores devem ser incluídos para aprimorarem a comunicação, o trabalho em equipe e a resolução de conflitos.


E

Ao promover melhorias nas relações humanas, a instituição pode se beneficiar de uma maior colaboração e a produtividade entre todos.

Antes de iniciar o planejamento físico de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), é necessário fazer o levantamento e avaliar alguns requisitos que deverão orientar os trabalhos, no sentido de adequar o estabelecimento às características da região aos requisitos legais e às necessidades dos clientes e funcionários, entre outros fatores. Sobre o planejamento físico da UAN, segundo as legislações brasileiras vigentes, analise as afirmativas a seguir.


I. O formato quadrado não é uma indicação de configuração para UAN, pois pode dificultar a localização dos setores e levar à necessidade de alocar alguns deles na parte central, inibindo a iluminação e ventilação natural.

II. Para atender a todos os requisitos para melhor localização da UAN, ela deve ser construída em pavimento térreo, todos os setores construídos em um único pavimento, e em bloco isolado de outras construções.

III. Para o conforto térmico em uma UAN, são utilizadas aberturas nas paredes que permitem a circulação natural do ar com área em torno de 10% a 15% da área do setor.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

No que se refere aos produtos saneantes utilizados na higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN's), registre V para verdadeiro, e F, para falso as afirmativas abaixo:


(__)É recomendado utilizar produtos saneantes vencidos, mesmo que apresentem mudança significativa em sua aparência ou odor.

(__)Os produtos saneantes não precisam ser armazenados em local específico, podendo ser deixados próximos aos alimentos ou utensílios sem qualquer problema de contaminação.

(__)Os produtos saneantes utilizados devem estar devidamente regularizados pelo Ministério da Agricultura.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


A

F, F, F.


B

V, V, F.


C

V, V, V.


D

F, F, V.


E

V, F, V.

Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) atende 1000 comensais no horário do jantar, que vai das 19h às 21h. Considerando que uma pessoa leva, em média, 15 minutos para comer, a quantidade ideal de assentos no refeitório é de


A

125.


B

225.


C

500.


D

1000.

Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), são servidos 700 almoços por dia. Os colaboradores têm carga horária de trabalho de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira. O tempo médio de produção de cada almoço é 20 minutos.


Assinale a alternativa que indica a quantidade de funcionários fixos necessários nessa unidade.


A

10


B

15


C

25


D

30


E

35

A base do processo de trabalho em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é o cardápio, que vai guiar todas as etapas do fluxo produtivo, e no momento da sua elaboração, devem ser considerados alguns aspectos fundamentais, exceto:


A

necessidades nutricionais e hábitos alimentares da clientela.


B

disponibilidade de gêneros alimentícios no mercado.


C

recursos humanos, disponibilidade das áreas e equipamentos da UAN.


D

estimativa do número de refeições e estimativa de custo.


E

preferências alimentares dos colaboradores.

O manipulador de alimentos é aquele que mantém contato, de forma direta ou indireta, com os alimentos, desempenhando atividades como produção, venda, transporte, recebimento, preparo ou serviço alimentar.


C

Certo


E

Errado

Um restaurante que tem serviço do tipo bufê, irá oferecer a preparação “Lasanha à bolonhesa”, na bancada quente de distribuição. Em relação ao recebimento das matérias-primas, pré-preparo, preparo, distribuição e armazenamento desta preparação, está em consonância com a Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013:


A

no item recebimento, o queijo tipo muçarela não poderá ser recebido, se estiver em uma temperatura entre 4 e 10 ºC.


B

no item pré-preparo, o descongelamento da carne moída deve ser realizado sob refrigeração, em uma temperatura inferior a 10 ºC.


C

no item preparo, a preparação deve atingir, no mínimo, 64 ºC no seu centro geométrico.


D

no item distribuição, esta preparação poderá ficar exposta por, no máximo, 4 horas.


E

no item armazenamento, caso haja sobras, esta preparação poderá permanecer refrigerada por até 2 dias, se a temperatura for de, no máximo, 4 ºC.

Ano: 2024
Prova: Objetiva Concursos - Prefeitura - Nutricionista - 2024

Em conformidade com a Resolução RDC nº 275/2002, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


As empresas têm o prazo de _____ dias, a contar da data de publicação, para se adequarem ao Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados a Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos.


A

30


B

60


C

90


D

180

Sobre os conceitos relacionados à limpeza e desinfecção das Unidades de Alimentação e Nutrição — UAN, é correto afirmar que


A

antissepsia é a operação que visa a eliminação de microrganismos presentes nas superfícies de manipulação de alimentos.


B

higienização é a operação que compreende as etapas de limpeza e desinfecção.


C

limpeza é a operação que visa a redução de microrganismos por meio da utilização de agentes químicos.


D

desinfecção é a operação de eliminação das sujidades físicas por meio da aplicação de métodos físicos, químicos e/ou biológicos.

A respeito dos fatores que se relacionam com os custos de mão de obra em UAN, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

O absenteísmo pode interferir nos custos quando o remanejamento na escala de trabalho não é suficiente para a cobertura das faltas.


B

A rotatividade de pessoal gera custos relativos à integração e ao desligamento de funcionários.


C

Os custos com materiais descartáveis ficam em torno de 2,5% a 4% dos custos com mão de obra.


D

Os encargos sociais interferem no custo uma vez que estão ligados ao salário dos funcionários.

A respeito das características da terceirização em UAN, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O sistema de distribuição eleito não tem impacto no custo da prestação dos serviços, pois não altera a quantidade de mão de obra.

( ) A contratante pode avaliar periodicamente o padrão de identidade e qualidade estabelecido com a contratada.

( ) A definição dos horários de distribuição das refeições não possui relação com o termo de referência.

( ) O estabelecimento da frequência mensal em que cada preparação irá compor o cardápio é importante para nortear a execução da prestação do serviço.


Assinale a sequência correta.


A

F, V, V, F


B

F, V, F, V


C

V, F, F, V


D

V, F, V, F

   
Gerar simulado