Questões de Concurso sobre Cancer

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
626 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA (2007), sobreviventes de câncer são pessoas que estão vivendo com um diagnóstico de câncer, incluindo os que se recuperaram da doença. A respeito do planejamento da assistência nutricional para sobreviventes de câncer em fase de manutenção de saúde, é correto afirmar que


A

as consultas de nutrição devem ser realizadas com frequência anual.


B

as consultas de nutrição devem ser realizadas com frequência semestral.


C

os objetivos da assistência nutricional são: intervenção dirigida para controle da doença e/ou controle de sintomas.


D

a assistência nutricional é realizada por meio de identificação dos fatores de riscos nutricionais para recidiva da doença, manutenção do peso corporal ou deficiências nutricionais.


E

um dos objetivos da assistência nutricional é promover a saúde, contribuindo para a redução do risco de recorrência da doença e de um novo tumor primário, por meio da orientação e do monitoramento de uma alimentação adequada, da manutenção do peso desejável e de um estilo de vida saudável.

Algumas modificações na dieta são recomendadas para o controle de sintomas e sinais associados ao tratamento oncológico. Assim, assinale a alternativa que associa um sintoma ou sinal e uma conduta adequada para o manejo desses, conforme referenciado em Cuppari (2019).


A

Mucosite e preferir alimentos quentes.


B

Xerostomia e evitar alimentos secos.


C

Náuseas e ingerir líquidos durante as refeições.


D

Falta de apetite e diminuir o fracionamento das refeições.


E

Diarreia e aumentar ingestão de leite e derivados.

Conforme o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (2016), em relação a imunonutrição, considere as seguintes afirmativas e a seguir assinale a alternativa CORRETA:


I - A dieta imunomoduladora pode contribuir para a diminuição das complicações pós-cirúrgicas e para uma melhor recuperação do peso, tendo grandes chances de influenciar significativamente na sobrevida do paciente.

II - Os nutrientes que caracterizam a dieta imunomoduladora são: arginina, glutamina, nucleotídeos e ácidos graxos ômega-3.

III - Os candidatos à fórmula imunomoduladora seriam os pacientes oncológicos submetidos à cirurgia de grande porte do trato digestório ou pacientes no pós-operatório de câncer de cabeça e pescoço.

IV - Recomenda-se iniciar a dieta imunomoduladora de 5 a 10 dias antes de cirurgias de grande porte do trato digestório e de cabeça e pescoço, independente do estado nutricional e descontinuar no dia da cirurgia e no sétimo dia de pós-operatório.


A

Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras


B

Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras


C

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras


D

Todas as afirmativas são verdadeiras

Na maioria das vezes, o câncer pode ser evitado. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer/ Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (WCRF/AICR) juntaram forças para criar o documento: Políticas e ações de prevenção do câncer no Brasil.


Assim, uma recomendação geral do Relatório sobre Alimentação e Câncer do WCRF/AICR publicado em 2007 é:


A

Consuma principalmente alimentos de origem animal.


B

Seja o mais magro quanto possível dentro dos limites normais de peso corporal, sendo o depósito de gordura corporal não determinante para a manutenção da saúde integral.


C

Quanto à preservação, processamento e preparo, limite o consumo de sal e evite cereais e grãos mofados.


D

Mantenha-se fisicamente inativo como parte da rotina diária.


E

Aumente o consumo de alimentos com alta densidade energética, pois podem promover o ganho de peso.

Sobre as orientações para manejo dos sintomas frente aos efeitos colaterais do tratamento oncológico em pessoas idosas, é correto afirmar que,


A

na disgeusia, deve-se indicar alimentos ricos em zinco e cobre, que ajudam na recuperação do paladar.


B

na disfagia, deve-se fracionar o mínimo possível as refeições, para reduzir o risco de broncoaspiração.


C

na diarreia, deve-se orientar uma dieta com baixo teor de fibra solúvel.


D

na xerostomia, deve-se reduzir a ingestão de líquidos e aumentar o consumo de alimentos secos.


E

na mucosite, deve-se orientar preparações bem elaboradas, saborosas e condimentadas.

Pacientes oncológicos que são submetidos à ressecção cirúrgica do estômago têm como principais alterações que afetam o estado nutricional:


A

diabetes melitus e perda excessiva de fluidos e eletrólitos.


B

anemia perniciosa e saciedade precoce.


C

anorexia, disgeusia, disfagia e odinofagia.


D

diarreia, desidratação e limitação da ingestão oral.

Em caso de abreviação do jejum para pacientes oncológicos cirúrgicos, a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Câncer (2019) recomenda uso de fórmula contendo


A

maltodextrina.


B

glicose.


C

maltose.


D

polidextrose.


E

palatinose.

Considere que um paciente adulto está em tratamento de uma neoplasia e apresenta um quadro de desnutrição. Nesse caso, a necessidade de proteínas desse paciente passa a ser de


A

0,8 – 1,0 g/kg/dia.


B

1,5 – 1,8 g/kg/dia.


C

1,2 – 1,5 g/kg/dia.


D

0,5 – 0,8 g/kg/dia.


E

1,8 – 2,0 g/kg/dia.

Para um paciente oncológico idoso, com IMC menor que 19 Kg/m2, a recomendação calórica, por quilograma de peso atual por dia, adequada para o planejamento da dieta, é de


A

20.


B

21 a 25.


C

25 a 30.


D

30 a 35.


E

≥ 40.

Segundo o I Consenso brasileiro de nutrição oncológica da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (2021), o desmame da terapia nutricional enteral via sonda, no paciente oncológico, deve ser iniciado quando a ingestão alimentar oral for, por dois ou três dias, igual ou superior a


A

50%.


B

60%.


C

70%.


D

80%.


E

90%.

De acordo com o Consenso nacional de nutrição oncológica do paciente pediátrico oncológico (INCA, 2014) em que momento deve ser realizada a avaliação nutricional de crianças internadas para tratamento quimioterápico e/ou radioterápico? Assinale a alternativa CORRETA:


A

Até 24 horas após internação


B

Até 36 horas após internação


C

Até 48 horas após internação


D

Até 72 horas após internação

Idoso com câncer de cólon apresenta sarcopenia e tem indicação de quimioterapia. A oferta proteica por refeição, de acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Câncer, deve ser de, em gramas:


A

32-38.


B

20-30.


C

15-20.


D

30-35.

Assinale a alternativa que não representa uma manifestação clínica da caquexia em pacientes com câncer:


A

Anorexia.


B

Disfunção imune.


C

Manutenção da massa muscular.


D

Terapia nutricional convencional ineficaz.


E

Redução do tecido adiposo.

O manejo nutricional durante o tratamento oncológico prioriza intervenções o mais precocemente possível. Considerando o aconselhamento nutricional para efeitos colaterais da terapia antineoplásica, a orientação adequada a um paciente com queixa de odinofagia é


A

prescrever o uso de suplementação oral hipercalórica e encaminhar para a fonoterapia.


B

ajustar a consistência da dieta conforme tolerância, evitar alimentos extremos em temperaturas e muito condimentados.


C

indicar o uso de ervas e especiarias para estimular o apetite e o consumo de alimentos preferidos.


D

orientar a ingestão de bebidas durante as refeições, para facilitar a mastigação e deglutição.


E

aumentar o aporte calórico e proteico das preparações e dar preferência a alimentos secos e cítricos.

A frequência da avaliação nutricional do paciente oncológico com indicação de tratamento cirúrgico, durante os períodos pré e pós-operatórios, deve ser individualizada, considerando as particularidades de cada paciente.


Nesse contexto, Cuppari (2019) recomenda que ambulatorialmente pacientes que apresentam risco nutricional sejam avaliados em até


A

7 dias.


B

10 dias.


C

15 dias.


D

20 dias.


E

30 dias.

Segundo o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (2015), o tratamento nutricional para pacientes oncológicos, desnutridos em pré-operatório inicia-se muito antes da cirurgia com dieta hiperprotéica e imunomoduladora, que deve conter:


A

Nucleotídeos.


B

Triglicerídeo de cadeia média.


C

Cromo.


D

Aminoácidos de cadeia ramificada.


E

Maltodextrina.

Em relação a intervenção nutricional em pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A oferta de sopas, caldos e balas de hortelã auxiliam na redução dos sintomas de Xerostomia.

(__)Nos casos de mucosite, O consumo de condimentos, pimenta e afins é desencorajado por irritar a mucosa já ferida.

(__)Em pacientes com diarreia deve ser ofertada dieta rica em líquidos e fibras insolúveis.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, V, F.


B

V, F, F.


C

V, V, F.


D

F, V, V.

Na literatura internacional, a atenção nutricional tem sido apontada como um componente importante no plano de tratamento e cuidado dos pacientes com câncer em todas as fases. A American Cancer Society (ACS) alerta para o impacto da alimentação e do estado nutricional na sobrevida após o diagnóstico de câncer, podendo influenciar nos tempos de sobrevida livre de doença e sobrevida global. No Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, volume II - 2ª edição revista, ampliada e atualizada; temos um capítulo que aborda sobre os sobreviventes do câncer. Sobre as recomendações nutricionais para sobreviventes de câncer em fase de manutenção da saúde, marque a opção CORRETA:


A

Dar preferência a alimentos de origem vegetal: pelo menos metade do prato composto por legumes, frutas, grãos integrais, leguminosas e nozes, enquanto o outro 1/3 contenha aves, peixes, carnes magras e laticínios de baixo teor de gordura e proteínas de origem vegetal.


B

O consumo de gordura saturada deverá ser < 8% do VET, de gordura poliinsaturada e deve corresponder a de 6% a 10% do total de energia, enquanto a gordura monoinsaturada deve completar o percentual recomendado para gorduras totais, e as gorduras trans< 1% do VET.


C

Não há recomendação para o uso de suplementos alimentares.


D

Uma alimentação adequada e saudável não é suficiente.


E

Para indivíduos adultos que consomem carne vermelha regularmente, limitar a ingestão em até 300 g por semana e evitar carnes processadas.

Ano: 2022
Prova: UNESC - Prefeitura - Nutricionista - 2022

A desnutrição e desordens metabólicas, muitas vezes presentes em pacientes com câncer, podem impactar negativamente na evolução do próprio tratamento da doença. Sendo assim, no que diz respeito a Terapia Nutricional no Paciente com Câncer, registre V, para verdadeiras, ou F, para falsas:


(__)As recomendações de ingestão proteica no paciente com câncer devem ser baseadas na condição clínica, estado nutricional e estádio da doença.

(__)É recomendamos que, durante a radioterapia de cabeça e pescoço uma ingestão nutricional adequada deve ser assegurada principalmente por aconselhamento nutricional individualizado e / ou uso de suplementos nutricionais orais.

(__)Em casos de pacientes com câncer e caquexia ou desnutridos é recomendando considerar oferta energética entre 30 a 35 kcal/kg/dia.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


A

F, F, V.


B

V, F, V.


C

V, V, V.


D

F, F, F.

Paciente C.S, sexo feminino, em tratamento radioterápico apresenta perda de peso severa nos últimos 3 meses, com relato de intensa hiporexia e mucosite. A mucosite é um processo inflamatório nas mucosas orais onde ocorre o aparecimento na região dificultando a mastigação e deglutição dos alimentos. Assinale a alternativa que apresenta qual seria o manejo adequado para a paciente em questão.


A

Dieta líquida suplementada com ômega- 3


B

Dieta pastosa suplementada com ômega- 3


C

Dieta normal com aporte aumentado de alimentos energéticos proteicos através de alimentos


D

Dieta pastosa com aporte aumentado de alimentos energéticos proteicos através de alimentos

   
Gerar simulado