Questões de Concurso sobre Cancer

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
626 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O paciente tem 45 anos e foi diagnosticado recentemente com câncer de esôfago. Ingestão alimentar insuficiente (menor que 30%) devido à disfagia esofágica grave (presença de estenose) e regurgitações frequentes durante a alimentação. Está na fase pré-operatória.

Ao exame físico e nutricional se apresentava visivelmente emagrecido (depleção de massa muscular esquelética e gordura corporal) e desidratado.


Diante do histórico relatado, assinale a opção que indica a terapia nutricional a ser adotada.


A

Dieta via gastrostomia, com fórmula polimérica, hipercalórica, hiperproteica, com nutrientes imunomoduladores.


B

Dieta líquida via oral, com suplemento oral hipercalórico, hiperproteico, com nutrientes imunomoduladores.


C

Dieta via gastrostomia, com fórmula oligomérica, hipercalórica, hiperpoteica.


D

Dieta líquida restrita (sem resíduos) via oral, com suplemento oral hipercalórico, hipeproteico e sem resíduos.


E

Terapia nutricional parenteral total exclusiva.

Para o paciente oncológico com anorexia, o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (INCA, Ministério da Saúde, 2015) apresenta algumas propostas de tratamento de tal distúrbio, como


A

aumentar o volume de alimentos por refeição.


B

ofertar suplemento normocalórico e hiperproteico palatável uma vez ao dia.


C

evitar fazer pequenas refeições ao longo do dia.


D

ofertar de duas a três refeições ao dia.


E

aumentar a densidade calórica e proteica das refeições.

Os tratamentos antineoplásicos podem causar uma série de efeitos colaterais e podem afetar o estado nutricional dos pacientes, levando a um mau prognóstico. No caso de pacientes pediátricos, em tratamento de quimioterapia e radioterapia, com perda de peso e desnutrição, qual é a recomendação de proteínas, segundo o Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO)?


A

Aumento de 15 a 50% das recomendações de proteínas conforme ASPEN.


B

Utilização de 1,2 g de proteínas por quilo de peso.


C

Utilização de 1,5 g por quilo de peso ideal conforme idade.


D

Recomendação de proteínas de crianças saudáveis.


E

Acréscimo de 20 g a 35 g de proteína com base no peso percentil 50.

Para a recuperação do estado nutricional em crianças desnutridas com câncer, é necessária uma oferta energética extra. De acordo com o I Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica (SBNO, 2021), as necessidades calóricas podem ser calculadas com base no peso


A

do percentil 50 para a estatura.


B

do percentil 75 para a idade.


C

real multiplicado por 1,1.


D

real multiplicado por 2,5.

Geralmente, o câncer pode ser evitado. Para tanto, são necessárias políticas e programas efetivos, nos quais todos os atores sociais desempenham seus papéis essenciais para controlar e prevenir a doença supracitada. Sobre tais políticas e ações, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Estratégias como a reformulação de alimentos e bebidas industrializados, com aumento no tamanho das porções, além de estímulo às propagandas de produtos saudáveis, como as fórmulas infantis, com incentivo ao desmame precoce podem apresentar evidências promissoras na prevenção do câncer.

( ) Defender as culturas e modos de vida tradicionais quando estes propiciam padrões alimentares saudáveis, diversificados, sustentáveis, e a prática de atividade física regular é uma recomendação para as organizações da sociedade civil que pode prevenir o câncer no Brasil.

( ) Recomenda-se excluir os temas: alimentação, nutrição, atividade física e prevenção do câncer no cerne do treinamento e desenvolvimento continuados dos profissionais e graduandos da área de saúde, como um mecanismo para promover a saúde da população brasileira.


As afirmativas acima são, respectivamente,


A

V – V – F.


B

F – V – V.


C

F – V – F.


D

F – F – V.


E

F – F – F.

O câncer é uma doença crônica complexa, caracterizada pelo crescimento celular desordenado, rápido e invasivo, alterando o seu material genético. O tratamento pode ser curativo ou paliativo; sistêmico ou cirúrgico. O indivíduo com diagnóstico oncológico pode enfrentar complicações que impactam negativamente seu estado nutricional. O déficit do estado nutricional está associado à diminuição da resposta ao tratamento e da qualidade de vida do paciente. Diante disso, é essencial que o plano de tratamento nutricional seja embasado em diretrizes e consensos nacionais de nutrição oncológica.


Em relação à triagem e à avaliação nutricional, analise as afirmativas a seguir.


I. O momento da triagem deve ser no diagnóstico do paciente, no ambulatório, na admissão, ou ao primeiro contato com o paciente durante a internação em até 48 horas, e deve ser repetida somente nos casos considerados em risco nutricional na primeira avaliação.

II. A avaliação do estado nutricional mais abrangente, de pacientes com câncer, deve ser realizada em todos que foram identificados em risco nutricional.

III. Os pacientes diagnosticados com risco nutricional devem ser monitorados periodicamente com visitas à beira leito, com investigação da ingestão oral, tolerância da terapia enteral, e caso seja necessário, com avaliação de sinais e sintomas.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Durante o tratamento oncológico, é comum a ocorrência de alguns efeitos adversos, como por exemplo, a mucosite oral. Essa condição pode levar à redução da ingestão alimentar do paciente, o que possibilita o desenvolvimento de um quadro de desnutrição.

Assinale a alternativa que representa corretamente uma das estratégias de manejo nutricional na mucosite oral.


A

Orientar dieta pobre em fibra insolúvel e adequada em solúvel.


B

Evitar alimentos ricos em lactose, glúten e sacarose.


C

Usar balas cítricas e mentoladas sem açúcar.


D

Reduzir o consumo de sal e condimento das preparações.


E

Preferir alimentos em extremos de temperatura.

Um paciente oncológico em tratamento quimioterápico apresenta náuseas e perda de apetite. A intervenção nutricional adequada para melhorar sua ingestão alimentar inclui:


A

Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina b12.


B

Reduzir a ingestão de líquidos para evitar distensão abdominal.


C

Oferecer refeições pequenas e frequentes com alta densidade calórica.


D

Promover uma dieta restrita em gorduras para facilitar a digestão.

Durante o tratamento oncológico é comum alterações no paladar e olfato, desta forma o guia-nutricao-pacientes-cuidadores fornecido pelo Inca recomenda:


A

Não enxaguar a boca antes das refeições.


B

Se estiver com a sensação de gosto metálico na boca, consumir mais carne vermelha.


C

Ingerir alimentos ricos em Magnésio e cobre, pois ajudam na recuperação do paladar.


D

Consumir alimentos bem temperados, dando ênfase ao aroma e à textura.

Após avaliação, a equipe multidisciplinar decidiu que a sonda que será utilizada na paciente M. J. S., ficará fixada na porção gástrica. Diante isso, as vantagens da localização gástrica da sonda são:


I.Proporciona uma via mais fisiológica para a administração de nutrientes.

II.Permite a progressão mais rápida para alcançar o valor calórico total ideal.

III.Fácil posicionamento da sonda.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

I e III apenas.


C

I, II e III.


D

II e III apenas.

Os pacientes com câncer avançado e perda de apetite e/ou peso corporal devem ser encaminhados a um nutricionista especializado para avaliação e aconselhamento, com o objetivo de fornecer a eles e aos cuidadores:


I.Conselhos práticos e seguros para alimentação.

II.Educação sobre alimentos ricos em proteínas, calorias e ricos em nutrientes.

III.Orientações contra dietas da moda e outras dietas não comprovadas ou extremas.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

I, II e III.


C

I e III apenas.


D

II e III apenas.

M.L.A., 53 anos, sexo feminino, com diagnóstico de câncer de esôfago. Primeira consulta no ambulatório de nutrição oncológica: queixa principal de astenia e disfagia para sólidos, iniciada há 4 meses.

Na anamnese nutricional, informa peso habitual de 63kg, nega etilismo, refere tabagismo ativo. Atualmente peso corporal de 43kg. Refere boa aceitação alimentar para preparações liquidificadas. A equipe informou que a paciente será submetida à cirurgia de esofagectomia total em 15 dias.


Sobre as necessidades nutricionais da paciente com câncer, candidata à cirurgia, analise as afirmativas a seguir.


I. A dieta via oral deve ser modificada e a TNO (Terapia Nutricional Oral) pode ser iniciada para garantir uma ingestão adequada de todos os nutrientes, evitando déficits nutricionais.

III. A dieta imunomoduladora deve ser prescrita apenas para os pacientes com câncer gravemente desnutridos, que estão em acompanhamento nutricional ambulatorial por um período mínimo de 5 a 7 dias no pré-operatório.

III. No pós-operatório deve-se iniciar a dieta precocemente nas primeiras 12 a 24 horas na presença de estabilidade hemodinâmica, independentemente da via de alimentação.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

De acordo com Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no paciente com câncer (BRASPEN, 2018), a recomendação de oferta proteica para paciente adulto e idoso com câncer em tratamento antineoplásico é:


A

Pacientes com algum grau de desnutrição: 1 a 1,3 g/kg/dia.


B

Pacientes com inflamação sistêmica: 1,2 a 2,0 g/kg/dia.


C

Pacientes com inflamação sistêmica: 1,8 g/kg/dia.


D

Pacientes com inflamação sistêmica: 2 a 2,5 g/kg/dia.

É uma das recomendações gerais sobre alimentação e câncer citadas por Cuppari (2019):


A

consumir menos de 250 g de carne vermelha por semana.


B

consumir, pelo menos, três porções de verduras e frutas variadas todos os dias.


C

limitar a ingestão de sódio em menos de 2,4 g por dia.


D

amamentar, exclusivamente, as crianças, no mínimo, até os 5 meses de vida.


E

utilizar suplementos alimentares específicos para prevenção do câncer.

Alguns efeitos colaterais são comuns no tratamento contra o câncer. Nesse sentido, a neutropenia se inclui nesses efeitos que podem ser causados pelo tratamento quimio ou radioterápico. Segundo o I Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica, de 2021, são condutas nutricionais para pacientes neutropênicos, EXCETO:


A

Não se recomenda o uso de probióticos.


B

Utilizar água potável, fervida ou mineral em embalagens não reutilizáveis.


C

Não consumir oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc.).


D

Ingerir mel somente pasteurizado.


E

Evitar a ingestão de café, bebidas alcoólicas, refrigerantes ou qualquer bebida gaseificada.

A um paciente em tratamento oncológico, com quadro de odinofagia, um nutricionista propôs como uma das formas de manejo desse quadro a ingestão de alguns alimentos, entre eles


A

biscoito cream cracker.


B

suco de limão.


C

sorvete.


D

pão de forma.

Segundo o Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), sobre a avaliação nutricional de pacientes oncológicos pediátricos, analise as assertivas abaixo:


I. O diagnóstico nutricional com base apenas no Índice de Massa Corporal para Idade (IMC/T) e nas medidas de peso corporal e estatura pode não fornecer informações precisas do estado nutricional.

II. Outras medidas antropométricas, como Prega Cutânea Tricipital (PCT), Circunferência do Braço (CB) e Circunferência Muscular do Braço (CMB), são de fácil aplicabilidade na prática clínica e visam avaliar a composição corporal, contribuindo para determinar um diagnóstico nutricional mais preciso.

III. Em crianças, uma perda ponderal maior ou igual a 10%, ou, em lactentes, maior ou igual a 8%, deve ser considerada como fator de risco nutricional.

IV. No caso de alguns tumores sólidos, a massa tumoral pode representar até mais de 10% do peso corporal da criança, mascarando possível desnutrição quando esses índices são usados isoladamente.


Quais estão corretas?


A

Apenas l e IV.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I, Il e IV.


D

I, II, Ill e IV.

A capacidade funcional costuma ser usada para caracterizar o impacto da doença entre os pacientes oncológicos. De acordo com o I Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica (SBNO, 2021), qual é o instrumento utilizado em oncologia para avaliar a capacidade funcional?


A

Karnofsky Performance Status (KPS).


B

Miniavaliação Nutricional Versão Reduzida ou Original (MNA-VR; MNA).


C

Escore Prognóstico de Glasgow (EPG).


D

Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente (ASG-PPP).

Em pacientes com câncer avançado, é comum observar uma diminuição na capacidade funcional e desequilíbrios metabólicos, promovendo ainda mais anorexia, fadiga e perda de massa muscular.

A terapia nutricional (TN) englobando suplemento nutricional oral, nutrição enteral e parenteral, pode ser administrada em cuidado paliativo com potencial aumento de sobrevida e qualidade de vida em pacientes específicos.


Considerando a terapia nutricional (TN) para um paciente com baixa expectativa de vida, analise as afirmativas a seguir.


I. Os objetivos da terapia nutricional em cuidados paliativos mudam conforme a doença avança e a condição clínica do paciente se altera, portanto deve ser reavaliada periodicamente.

II. A terapia nutricional oral, enteral ou parenteral, associadas ou isoladas devem ser consideradas até a fase final da vida, devido aos benefícios que trará ao paciente.

III. Caso o prognóstico do paciente não esteja claramente definido, a terapia nutricional poderá ser indicada de forma experimental. Deverá ser suspensa se os objetivos da indicação não forem alcançados ou na presença de complicações provenientes desse tratamento.


Está correto o que se afirma em.


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Segundo a Diretriz BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral) de terapia nutricional no paciente com câncer (2019), para aqueles pacientes a serem submetidos à cirurgia de médio ou grande porte e que estão desnutridos ou em risco de desnutrição, recomenda-se a utilização de fórmulas hiperproteicas com imunonutrientes por via oral ou enteral na quantidade mínima de


A

250 mL/dia no pós-operatório, por até 14 dias.


B

500 mL/dia no perioperatório, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia.


C

750 mL/dia no pré e pós-operatório, por cerca de 2 semanas.


D

1000 mL/dia, no pós-operatório imediato.

   
Gerar simulado