Questões de Concurso sobre Nutrição e Saúde Pública

 
 
Disciplina 1
Assunto 23
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.353 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com relação à Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise:


I - Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) não se constituem em porta de entrada do sistema, e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes Saúde da Família;

II - O NASF 1 deverá ser composto por, no mínimo cinco profissionais de nível superior de ocupações não coincidentes entre: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; e Terapeuta Ocupacional;

III - O NASF 2 deverá ser composto por no mínimo quatro profissionais de nível superior de ocupações não coincidentes;

IV - Uma das ações de responsabilidade de todos os profissionais que compõem os NASF, a serem desenvolvidas em conjunto com as Equipes de Saúde da Família é identificar, em conjunto com a ESF e a comunidade, as atividades, as ações e as práticas a serem adotadas em cada uma das áreas cobertas.


Dos itens acima:


A

Apenas os itens I e III estão corretos.


B

Apenas os itens II e IV estão corretos.


C

Apenas os itens I, II e IV estão corretos.


D

Apenas os itens II e III estão corretos.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição apresenta a diretriz Organização da Atenção Nutricional. De acordo com essa diretriz, no que se refere a atenção nutricional, pode-se afirmar que:


A

é focada apenas no cuidado da saúde do indivíduo


B

pela sua complexidade, é uma prerrogativa do âmbito hospitalar


C

compreende os cuidados relativos à nutrição voltados ao tratamento de agravos


D

as demandas podem ser identificadas tanto na atenção básica como na atenção especializada

Fortalecer a atitude de vigilância através da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, articular diferentes estratégias de VAN pode propiciar um conjunto de indicadores de saúde e nutrição. Sobre o perfil de saúde e nutrição do Brasil, pode-se afirmar que:


A

Houve uma redução dos coeficientes de fecundidade e mortalidade no país, associado a uma expectativa de vida, que é característico de uma transição epidemiológica.


B

O Brasil tem vivenciado uma diminuição nos valores percentuais de doenças transmissíveis e de deficiências nutricionais, especialmente aquelas relacionadas à pobreza, ao saneamento básico precário e a deficiência no acesso aos serviços de saúde.


C

O declínio nacional da desnutrição em crianças não foi homogêneo entre as macrorregiões do Brasil. A Região Norte tem apresentado a maior diminuição nos valores percentuais de desnutrição infantil nos últimos anos.


D

A transição nutricional está diretamente associada às transições demográfica, epidemiológica e alimentar.

Segundo a Portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011, não compete ao Ministério da Saúde:


A

Prestar apoio institucional aos gestores dos estados, ao Distrito Federal e aos municípios no processo de qualificação e de consolidação da Atenção Básica.


B

Contribuir com o financiamento tripartite da Atenção Básica


C

Garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento da Atenção Básica.


D

Articular com o Ministério da Educação estratégias de indução às mudanças nos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde visando à formação de profissionais com perfil adequado à Atenção Básica.

Até 2015, o cenário brasileiro ante aos avanços no campo da erradicação da fome e da extrema pobreza foram conquistadas por meio de políticas públicas voltadas para o campo da segurança alimentar e nutricional (SAN). A partir de 2016, o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN 2016- 2019, constitui-se pelo conjunto de ações do governo federal que buscam garantir a SAN e o direito humano à alimentação adequada à população brasileira. Um dos desafios do PLANSAN 2016-2019 é combater a insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão produtiva rural em grupos populacionais específicos, com ênfase em povos e comunidades tradicionais e outros grupos sociais vulneráveis no meio rural. Considerando que esses grupos ainda sofrem com a falta de acesso a alimentos, desnutrição, além do baixo peso e estatura para a idade entre crianças menores de cinco anos, assinale a alternativa que aponta corretamente a meta real para enfrentamento desse problema.


A

Reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial de 20,8% para 14% ou menos da população.


B

Reduzir 25% do déficit de peso para idade de crianças indígenas menores de cinco anos, acompanhadas nas condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família.


C

Implementar as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e do Guia Alimentar para crianças menores de dois anos.


D

Reavaliar 11 ingredientes ativos de produtos agrotóxicos já registrados, considerando novos indícios de risco à saúde humana.


E

Garantir que a execução do cardápio seja igual entre as escolas indígenas e não indígenas.

Conforme a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, uma mulher adulta que apresente IMC de 32 kg/m2, pressão arterial de 140 mmHg × 90 mmHg e glicemia de jejum de 120 mg/dL deve ser diagnosticada com síndrome metabólica, por possuir três parâmetros alterados.

C
Certo

E
Errado

Considere as seguintes afirmações sobre as ações de vigilância alimentar e nutricional:


I. Estão organizadas com enfoque ampliado, conjugando atividades nos serviços de saúde, dados provenientes de outros sistemas de informação e evidências disponíveis na literatura científica.

II. Baseiam‐se na apuração de informações sobre aquisição domiciliar de alimentos e quantificação da ingestão de calorias e nutrientes em diferentes fases do ciclo vital.

III. Possibilitam descrição contínua e predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e de seus fatores determinantes.

IV. Têm potencial para apoiar profissionais e gestores no processo de organização da atenção nutricional e de formulação de políticas públicas de saúde.


Está correto apenas o que se afirma em


A

II, III e IV.


B

I e III.


C

II e IV.


D

I, III e IV.


E

I e II.

De acordo com dados publicados pelo Vigitel (2016), a maior frequência de adultos obesos em ambos os sexos que substitui as refeições completas no almoço ou jantar por lanches, foi observada na região

A
Sudeste.

B
Norte.

C
Nordeste.

D
Centro Oeste.

E
Sul.
As metas relacionadas aos hábitos alimentares contidas no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil, 2011 – 2022, são aumentar o consumo de frutas e hortaliças, reduzir o consumo médio de sal, reduzir a prevalência de obesidade em crianças e adolescentes e deter o crescimento da obesidade em adultos.

C
Certo

E
Errado

A Rede de Atenção à Saúde (RAS) constitui uma organização dos serviços de saúde que visa à garantia da integralidade do cuidado e se caracteriza pelas relações horizontais entre os pontos de atenção, a partir da ordenação da Atenção Primária à Saúde (APS). Considere as seguintes afirmações:


I. O reconhecimento do direito à alimentação adequada é um elemento fundamental na humanização do cuidado e promoção de saúde nos diferentes pontos de atenção da RAS.

II. O monitoramento da situação de saúde e nutrição da população promove a identificação de necessidades e a resolutividade do cuidado, seja na atenção básica ou na coordenação a outros pontos da rede de atenção à saúde.

III. Na organização da RAS, a promoção da saúde é atributo da atenção básica e o cuidado nutricional é atributo específico dos serviços especializados.


Sobre o cuidado nutricional e a promoção de alimentação saudável na RAS, está correto apenas o que se afirma em


A

I.


B

III.


C

I e III.


D

I e II.


E

II e III.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado