

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as duas assertivas sobre avaliação institucional e observe a relação entre elas:
I- A avaliação institucional é um processo individual que mobiliza a escola toda para os problemas pautados pelas avaliações e reconhecidos pelo coletivo, com vistas a sua superação.
POIS
II- Exerce um papel importante ao ser uma articuladora entre problemas, ações e compromissos locais da escola e seu vínculo com as demandas do poder público para organizar com qualidade o processo de ensino e aprendizagem.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira é uma assertiva falsa e a segunda é verdadeira.
As duas são falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
As duas são verdadeiras, porém a segunda não complementa o sentido da primeira.
As duas são assertivas verdadeiras e a segunda complementa o sentido da primeira.
Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias porque exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo. Portanto, analise as assertivas abaixo e assinale o item correto.
A avaliação da aprendizagem está sendo praticada concomitantemente com o processo ensino-aprendizagem, pois a avaliação, no futuro, pode se tornar um instrumento de oportunidade de aprendizado significativo.
A avaliação da aprendizagem traz benefícios para os alunos e para os educadores. No caso dos estudantes, há a possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para impulsionar o seu desenvolvimento. Para os professores, a possibilidade de incentivar a autoavaliação e a participação ativa dos estudantes na aprendizagem.
Cada vez mais as instituições de ensino têm adotado a avaliação no fim da aprendizagem. Percebeu-se que deixar esse procedimento para o fim do processo contribui para o avanço escolar do aluno.
A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos tenham a atenção descentralizada na aquisição de conhecimentos e no processo de promoção ao final do ano letivo.
Considerando-se as práticas de avaliação da aprendizagem, assinalar a alternativa que preenche ambas as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma ___________ da aprendizagem do educando. Observar bem que estamos falando de __________, e não de classificação.
exclusão
qualificação
depreciação
crítica
O estudo da avaliação da aprendizagem requer reflexões sobre as concepções e os procedimentos vigentes, bem como sobre os paradigmas propostos na literatura educacional.
Certo
Errado
Uma avaliação da aprendizagem bem empregada pode ser uma ferramenta para a melhoria do ensino. Assim, por trás da escolha do tipo de avaliação a ser praticada, deve-se ter o objetivo de formar pessoas submissas e passivas, em detrimento de indivíduos autônomos e ativos.
Certo
Errado

(Disponível em: https://cesvale.edu.br.)
Tendo como referencial os dados da imagem apresentada, assinale a afirmativa correta.
A crença de que cada um possui habilidades específicas tem como pressuposto a valorização das inteligências múltiplas.
A inteligência é a capacidade que cada um tem de gerenciar sentimentos para expressá-los de modo apropriado e eficaz.
O aprendizado de cunho simbólico e lógico é o melhor parâmetro para destacar aqueles alunos mais e menos inteligentes.
O quociente de inteligência expressa a capacidade intelectual individual com base em critérios de referência e comparações.
A avaliação do processo ensino-aprendizagem é um aspecto fundamental para o trabalho do professor, pois permite compreender o desenvolvimento dos alunos, identificar as dificuldades e adequar as práticas pedagógicas. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA sobre a avaliação.
A avaliação é uma abordagem que busca acompanhar o progresso dos alunos de forma contínua, fornecendo feedback e oportunidades de melhoria ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação é uma ferramenta que deve focar exclusivamente na mensuração do conhecimento teórico, desconsiderando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades escolares.
A avaliação deve ser encarada como uma etapa final do processo, realizada apenas ao término do período letivo, com o objetivo de classificar os alunos em aprovados ou reprovados.
A avaliação somativa é restrita a provas escritas, não havendo espaço para outros tipos de instrumentos de avaliação, como trabalhos em grupo, seminários ou apresentações.
O professor deve conduzir a avaliação de maneira isolada, sem a colaboração de outros docentes ou profissionais da educação, para garantir uma visão mais objetiva do desempenho dos alunos.
O processo de avaliação da aprendizagem acompanha um percurso de ação para o alcance de um resultado, que foi definido de antemão. Nesse sentido, é possível afirmar que a avaliação diagnóstica
aplica exames na saída do processo de ensino-aprendizagem, buscando o cumprimento dos objetivos previamente elaborados.
possui função classificatória, na qual busca-se atribuir valores por meio de notas.
acontece geralmente no começo do ano letivo, antes do planejamento, para estimar o conhecimento prévio dos estudantes.
busca a promoção dos estudantes com foco, principalmente, nas notas.
De acordo com os PCN Ciências – “Avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado em direta associação com os demais. Como está discutido no documento de Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação informa ao professor o que foi aprendido pelo estudante; informa ao estudante quais são seus avanços, dificuldades e 31 possibilidades; encaminha o professor para a reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa e, desse modo, orienta o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda. Possibilita também à equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas. Em Ciências, também são muitas as formas de avaliação possíveis.
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos estudantes com relação à aprendizagem não só de conceitos, mas também de procedimentos e de atitudes
( ) Para que a avaliação seja feita em clima afetivo e cognitivo propício para o processo de ensino e aprendizagem, os critérios de avaliação necessitam estar explícitos e claros tanto para o professor como para os estudantes.
( ) Os instrumentos de avaliação comportam, por um lado, a observação sistemática durante as aulas sobre as perguntas feitas pelos estudantes.
( ) Além do produto dos trabalhos individuais, em duplas ou em grupo, o professor organiza meios para comentar, rever e registrar as apreciações dos processos de produção destes mesmos trabalhos
Marque a sequência CORRETA:
V, V, V, F
F, V, V, V
V, F, V, V
V, V, V, V
V, V, F, V
No processo educacional, a avaliação da aprendizagem deve seguir diretrizes compatíveis com a concepção mais ampla de educação adotada pelo sistema, e também com sua organização curricular.
A avaliação de aprendizagem proposta pelo Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG)
empenha-se para atingir o ideal da neutralidade como forma de manter a isonomia do processo.
dispensa o tipo quantitativo de avaliação devido ao seu caráter hierarquizante e excludente.
busca formas modernas de comparação e classificação para estimular a formação de excelência.
ocorre de maneira contínua e processual ao longo do percurso de ensino-aprendizagem.
valoriza os produtos alcançados ao final em detrimento daquilo que ocorre nos processos.
No contexto da avaliação educacional, o professor deve mostrar-se dedicado à interação com seu aluno, uma vez que esse tipo de avaliação gera a regulação dos processos de aprendizagem a partir da observação.
Certo
Errado
A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos de trabalho do professor e da escola como um todo. A partir dessa definição é possível concluir que:
A avaliação depende de pré-requisitos que os alunos apresentam.
A avaliação não é um fim, mas um meio.
A avaliação nem sempre é um mecanismo contínuo.
O aluno não precisa ser informado sobre os objetivos da avaliação.
O professor Donald Kirkpatrick, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, criou o seu modelo de avaliação de aprendizagem, focado em treinamentos corporativos. Atualmente, é o método mais conhecido, utilizado e considerado para avaliar a eficácia de programas de capacitação. Esse método consiste em quatro níveis de avaliação. São eles:
Benefício, resultado, garantia e consistência.
Conhecimento, feedback, socialização e taxa de retorno.
Resultado, retorno de investimento, aprendizagem e consistência.
Reação, aprendizagem, comportamento e resultado.
Planejamento, organização, controle e análise.
A avaliação da aprendizagem escolar é redimensionadora da ação pedagógica e deve:
I. Assumir um caráter processual, formativo e participativo.
II. Ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
III. Utilizar variados instrumentos e procedimentos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
“A avaliação é a mediação entre o ensino do professor e as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno, é o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem diferentemente porque têm histórias de vida diferentes”. (Freire, 1996). A avaliação pode ser classificada de diferentes formas. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as diferentes formas de avaliação às suas características.
Coluna 1
1. Avaliação formativa.
2. Avaliação diagnóstica.
3. Avaliação de controle.
4. Avaliação classificatória.
Coluna 2
( ) Visa criar um ranking de aproveitamento, sendo eminentemente comparativa.
( ) Objetiva analisar o ponto de partida, ou seja, os conhecimentos prévios do aluno, ou os conteúdos e métodos que o professor domina.
( ) Ocorre durante o processo, objetivando corrigir os caminhos tomados, principalmente no que tange ao método de ensino.
( ) Analisa o conjunto para saber se o objetivo educacional foi alcançado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 3 – 4.
4 – 2 – 1 – 3.
2 – 3 – 4 – 1.
3 – 1 – 2 – 4.
4 – 1 – 2 – 3.
Avaliação da aprendizagem deve ser discutida constantemente por toda a comunidade escolar, isto é, dos profissionais que trabalham na educação infantil até os do ensino superior, passando pelos envolvidos com as atividades didático-pedagógicas, e os que ocupam funções técnico-administrativas. Portanto, transformar a ação avaliativa de atitude sentensiva, excludente e classificatória, marcada pelo binômio reprovação x aprovação, e sem qualquer ato reflexivo ao final de cada série, em um procedimento que apresente como: ____________.
(HAYDT, R. C. Avaliação desmistificada. P. Alegre: Artes Médicas, 2001a.P.15) − (Adaptado)
Nessa dimensão, marque a alternativa com o trecho coerente para completar a ideia do enunciado.
"Objetivo legítimo de contribuir para o êxito do ensino, isto é, para a construção desses saberes e competências dos alunos" é uma das grandes provocações da escola fundamental no Brasil.
"Uma diretriz que fundamente tecnicamente o rumo do ensino fundamental no Brasil".
"Objeto central para planejar, de forma legítima, um método para contribuir com o êxito do ensino fundamental no Brasil".
"Um Princípio que venha substituir, legitimamente, o binômio reprovação x aprovação em prol do êxito do ensino fundamental no Brasil".
A avaliação da aprendizagem escolar ampara o educador e o educando na construção do conhecimento e a escola em seu papel social. De tal modo, educador e educando constroem a aprendizagem em parceria, testemunhando-a à escola, e esta, à sociedade. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem é um ato amoroso, na medida em que
o professor determina aquilo que o educando deve aprender no seu curso de aprendizagem, cada vez com qualidade mais satisfatória e evolutiva, construída ao longo do processo de ensino-aprendizagem, mas cabe ao educando, ao se autoavaliar, ajuizar a sua qualidade.
o professor inclui o educando no seu curso de aprendizagem, cada vez com qualidade mais satisfatória e evolutiva, construída ao longo do processo de ensino-aprendizagem, mas cabe ao docente, no ato de avaliar, acolher uma situação para, então, ajuizar a sua qualidade.
o professor examina o que o educando aprendeu no seu curso de aprendizagem, determinando a progressão do educando à proporção que atinge satisfatoriamente os objetivos do educador ao longo do processo de ensino-aprendizagem, no qual o educador classifica os educandos bem-sucedidos.
o educando classifica a sua progressão no curso de aprendizagem, cada vez com qualidade mais satisfatória e evolutiva, construída ao longo do processo de ensino-aprendizagem, mas cabe ao professor destacar a qualidade e o sucesso dos educadandos bem-sucedidos.
“De modo geral, a ______________________ pode ser definida como um meio de que o professor dispõe de obter informações a respeito dos avanços e das dificuldades dos alunos, constituindo-se como um procedimento permanente, capaz de dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem, no sentido de contribuir para o planejamento de ações que possibilitem ajudar o aluno a prosseguir, com êxito, no seu processo educacional.”
Assinale a alternativa cujo termo completa corretamente a lacuna acima:
Metodologia
Educação emancipadora
Avaliação da aprendizagem
Teoria da aprendizagem
Avaliação psicológica
Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:
I.A avaliação da aprendizagem traz benefícios para os alunos apenas.
II.A avaliação é uma oportunidade para verificar se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Dessa forma, é possível trazer novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos.
É CORRETO o que se afirma em:
As proposições I e II estão incorretas.
proposições I e II estão corretas.
Apenas a proposição II está correta.
Apenas a proposição I está correta.
A primeira etapa da educação básica, que compreende o atendimento escolar das crianças de zero a cinco anos, oferecida em creches e pré-escolas, é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral, quando são aprendidos os conceitos básicos para a próxima etapa, o ensino fundamental. A avaliação é um instrumento importante para que o professor entenda o quadro de ensino-aprendizagem, dado que, além de indicar o desenvolvimento da criança, também auxilia nos passos que podemos tomar para um desenvolvimento de qualidade.
(BOSSO, 2022, s/p.)
Em relação à avaliação na educação infantil, é correto afirmar que:
É feita no momento de jogos e brincadeiras planejados pela professora em local e horário específicos para esse fim.
É laboriosa, pois as crianças não fazem prova sendo difícil atribuir uma nota ou saber o quanto a criança conheceu naquele período.
É possível avaliar as crianças coletivamente, considerando o rendimento da sala de aula na resposta positiva às atividades propostas pelos professores.
Existem várias estratégias para avaliar a criança na educação infantil, desde observação, diálogos individuais ou coletivos, durante as brincadeiras ou jogos, dentre outras.