

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a Declaração de Salamanca, analise as assertivas abaixo sobre fatores relativos à Escola, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O currículo deveria ser adaptado às necessidades das crianças, e não vice-versa. Escolas deveriam, portanto, prover oportunidades curriculares que sejam apropriadas à criança com habilidades e interesses diferentes.
( ) Crianças com necessidades especiais deveriam receber apoio instrucional adicional no contexto do currículo regular, e não de um currículo diferente. O princípio regulador deveria ser o de providenciar a mesma educação a todas as crianças, e também prover assistência adicional e apoio às crianças que assim o requeiram.
( ) O ensino deveria ser relacionado às experiências dos alunos e a preocupações práticas no sentido de melhor motivá-los.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
F – V – F.
V – F – F.
F – F – V.
Considerando as principais competências transversais para alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis, assinale a alternativa que se refere à competência de pensamento sistêmico:
Habilidade de reconhecer e compreender relacionamentos; analisar sistemas complexos; pensar como os sistemas são incorporados dentro de diferentes domínios e diferentes escalas; e lidar com a incerteza.
Habilidade de compreender e avaliar vários futuros – possíveis, prováveis e desejáveis; criar as próprias visões para o futuro; aplicar o princípio da precaução; avaliar as consequências das ações; e lidar com riscos e mudanças.
Habilidade de entender e refletir sobre as normas e os valores que fundamentam as ações das pessoas; e negociar valores, princípios, objetivos e metas de sustentabilidade, em um contexto de conflitos de interesses e concessões, conhecimento incerto e contradições.
Habilidade de desenvolver e implementar coletivamente ações inovadoras que promovam a sustentabilidade em nível local e em contextos mais amplos.
Considerando a frase: “A Eficácia das Escolas Não se Mede: Ela se Constrói, Negocia-se, Pratica-se e se Vive” é incorreto afirmar:
Quando se quer medir a eficácia de uma escola, corre-se o risco de aprisionar a sua dinâmica numa perspectiva clássica e somativa, e o de acreditar que categorias pré-fabricadas possam captar uma realidade em constante movimento, que só existe no espaço de interação dos atores envolvidos.
As características que atribuem eficácia de uma escola não podem ser captadas pelos métodos clássicos de observação pontual e externa, pois fazem parte de modos de funcionamento que só chegam a ser captados enquanto duram e observando-se as interações e as representações dos envolvidos.
A eficácia que conta, em última instância, resulta de um processo de construção, pelos atores envolvidos, de uma representação dos objetivos e dos efeitos de sua ação comum.
A eficácia é definida de fora para dentro, pois não são os membros da escola que, em etapas sucessivas, definem e ajustam seu contrato, suas finalidades, suas exigências, seus critérios de eficácia e, enfim, organizam seu próprio controle contínuo dos progressos feitos, negociam e realizam os ajustes necessários.
De acordo com a portaria SEDUC nº 48, de 21 de dezembro de 2017, em seu capítulo 1 e 1º artigo, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, pautada pela indissociabilidade entre cuidar, educar e brincar, atenderá crianças de 0 a 5 anos em Unidades Municipais de Educação Infantil, em Escolas de Ensino Fundamental e em instituições privadas que desenvolvam serviços de interesse público na área de educação e firmem parcerias com a Administração Pública.
Sobre esse capítulo, assinale a alternativa CORRETA:
A matrícula na Educação Infantil é obrigatória para todas as crianças com idade de 4 e 5 anos, sendo o ingresso realizado por meio de seleção, promovido anualmente pela unidade escolar, independente do Município e Estado.
O atendimento à Educação Infantil acontecerá em regime parcial e integral e será realizado de acordo com o cadastro escolar, considerando o zoneamento escolar, conforme as orientações emitidas anualmente pela SEDUC.
O número de crianças nas turmas de Educação Infantil será definido por Resolução Conjunta da Secretaria de Educação e do Conselho de classe junto com os professores
O atendimento de crianças de 4 e 5 anos poderá ser feito por Agentes de Educação Infantil, por Professores de Educação Infantil – PEI, e por professores de Educação Básica – PEB 1.
Ao considerarmos que a educação institucionalizada possui uma função social, torna-se possível afirmar que a escola deve considerar em seu currículo as práticas culturais, sociais, políticas e econômicas que estão presentes na sociedade.
Nessa direção, é correto afirmar que:
Os modelos de organização escolar devem respeitar as necessidades dos grupos sociais.
O acesso à escola garante o sucesso acadêmico e promove a igualdade social.
A ampliação do número de escolas assegura a qualidade do atendimento educacional.
O currículo prescrito é sempre o currículo praticado nas salas de aula.
Todos os projetos educacionais executados no Brasil nas últimas décadas lograram extremo sucesso.
De acordo com os conteúdos propostos para o terceiro e quarto ciclo em relação ao eixo Conhecimento Sistêmico, os PCNs propõem os seguintes conteúdos atitudinais, EXCETO:
A preocupação em ser compreendido e compreender outros, tanto na fala quanto na escrita.
A valorização do conhecimento de outras culturas como forma de compreensão do mundo em que vive.
O reconhecimento de que as línguas estrangeiras aumentam as possibilidades de compreensão dos valores e interesses de outras culturas.
O reconhecimento de que as línguas estrangeiras possibilitam compreender-se melhor.
O interesse por apreciar produções escritas e orais na língua materna.
Em caso de desmaio de uma criança, deve-se:
Deitar a criança no chão, de barriga para cima, elevando um pouco as pernas e virando o rosto lateralmente. Também afrouxar roupas e botões.
Deitar a criança no chão, de barriga para baixo e virando o rosto lateralmente. Também afrouxar roupas e botões.
Deitar a criança no chão, de barriga para cima e não tocá-la.
Deitar a criança no chão, de lado, elevando um pouco uma das pernas e virando o rosto lateralmente. Também afrouxar roupas e botões.
A recreação é um momento de mistura de atividades, onde as crianças podem se libertar por meio da expressão, onde essas atividades misturam jogos e brinquedos.
Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo relacionado as atividades recreativas.
(__)Visam como objetivo o desenvolvimento de certas habilidades como a coordenação motora.
(__)Possibilitam o relaxamento dos alunos e a diversão.
(__)Não possuem regras e metas a serem cumpridas.
(__)É importante que o professor interaja com os alunos lhes dando apoio e suporte em suas dificuldades.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
F, V, V, V.
F, V, F, V.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
A rotina escolar significa desenvolver o trabalho com horários e tarefas determinadas e organizadas nas instituições de ensino. A respeito desse tema, julgue os itens abaixo:
I.Devem fazer parte da rotina todas as atividades recorrentes na vida cotidiana coletiva, além disso as atividades devem ser repetitivas.
II.Na rotina escolar significa que deve se desenvolver o trabalho diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecidas e atividades cotidianas organizadas da melhor forma possível nas instituições de ensino.
III.A rotina é importante para criança, pois é fundamental que ela exista, a fim de ela possa se sentir segura e desenvolver a sua autonomia, bem como, ter o controle das atividades que irão acontecer na creche.
Após análise, marque e alternativa CORRETA que corresponde com os itens acima:
Apenas a alternativa I é verdadeira.
As alternativas II e III são verdadeiras.
Todas as alternativas são verdadeiras.
A alternativa III é falsa.
Ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Assinale a alternativa que apresente o nome que é dado a estes ambientes:
Sala de recursos multifuncionais.
Biblioteca.
Brinquedoteca.
Sala de aprendizagem múltipla.
Sala do conhecimento.
Quando se fala em educação no Brasil é impossível não lembrar das inúmeras contribuições de Paulo Freire, que muito brilhantemente deixou um legado que nos permite entender a educação de uma maneira muito diversa daquela que hoje é chamada de tradicional.
Qual é a essência da visão deste educador sobre a influência que a educação pode exercer na vida do aluno?
Fazer da educação um meio de formação, para que cada indivíduo possa encontrar sua função na sociedade e no mercado de trabalho.
Acreditar que a educação pode proporcionar ao indivíduo o conhecimento necessário para que este saia de uma condição de oprimido, alcançando sua libertação cultural, política e social.
Entender a educação como instrumento de construção de caráter, moldando o indivíduo de acordo com as políticas impostas pelo Estado.
Explorar os recursos educacionais para conscientizar o indivíduo sobre a necessidade de se seguir as orientações do Estado, enquanto gestor maior de uma nação.
As salas multiambientes são divididas em "cantinhos", como "o cantinho da leitura", "o cantinho da pintura", "o cantinho dos brinquedos", "o cantinho da dramatização" e tantos quanto forem necessários ao desenvolvimento dos projetos pedagógicos em curso.
(I)Cantinho da leitura.
(II)Cantinho da pintura.
(III)Cantinho da soneca.
(IV)Cantinho da dramatização.
Enumere as lacunas abaixo de acordo com os espaços acima.
(__)Poderá ter um espelho afixado na parede, em altura proporcional ao tamanho das crianças, trajes diversos (de preferência guardados em um baú), fantasias, chapéus, perucas, lenços, bijuterias e maquiagens.
(__)Deve incluir materiais como: tintas diversas (antialérgicas e de fácil limpeza), pincéis, tinta para pintura a dedo, massa de modelar, argila, giz de cera, lápis de cor, canetas hidrocor, tesouras (sem ponta), colas, papéis coloridos, folhas brancas, revistas para recorte, dentre outros.
(__)Deve reunir livros apropriados à faixa etária (de papel, plástico, tecido) e os confeccionados pela própria criança, revistas em quadrinhos, álbuns e demais materiais escritos que se julgar necessários.
(__)Pode ser composto por alguns colchonetes, travesseirinhos, lençóis e cobertores e até alguns bichinhos de pelúcia.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
IV, II, I, III.
IV, III, II, I.
I, II, III, IV.
IV, I, II, III.
As mudanças de comportamento converteram os arranjos familiares do século XXI, sendo possível afirmar que atualmente cada família se configura a partir das peculiaridades dos seus integrantes e não o inverso, como ocorria em um passado não tão remoto. A configuração que se caracteriza pela relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo é denominada como
união estável.
família anaparental.
família monoparental.
família matrimonial.
família homoafetiva.
O conceito de tempo é um dos mais complexos para o entendimento nas séries iniciais. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
As concepções de tempo não podem ser entendidas como produtos culturais e, por isso, existe a necessidade de aplicar o tema nas aulas do ensino fundamental.
Ao trabalhar noções de atividades básicas (como comer, estudar e brincar), inseridas ao longo do dia, os professores dificultam o entendimento do aluno no que se refere à macro dimensão do tempo.
As palavras “antes”, “enquanto” e “depois” devem ser evitadas nas aulas sobre o tempo, pois os alunos precisam aprender desde cedo os conceitos (passado, presente e futuro).
Para as séries iniciais, deve existir uma preocupação dos professores em ensinar formalmente aos alunos os ritmos de tempo que predominam em uma sociedade histórica.
Nos primeiros ciclos, deve ser uma preocupação do professor que os alunos tenham o domínio do calendário, com as noções básicas de dia, mês e ano.
A professora do 5º ANO organizou a turma em grupos com o objetivo de enviar uma carta para os vereadores da cidade pedindo uma sinalização em frente à escola. Nos grupos, um aluno registraria as discussões que surgissem. No final, as produções seriam reunidas e em seguida abordados os aspectos principais do ato da Escrita.
As características da situação apresentada mostram um exemplo de transposição didática , que significa:
Organização de grupos, visando dialogar o conhecimento dos conteúdos comunicados pelo professor, através de simulações, como forma de avaliação da aprendizagem e as atitudes de cooperação estabelecidas.
Organização de grupo para resolver a uma situação-problema a fim de propiciar o estabelecimento de parcerias entre eles, com o objetivo de fortalecer o espírito de cooperação e de tolerância frente às diferenças.
Desenvolvimento do hábito de trabalho em grupo, para que os alunos respeitem as diferenças de desempenho, de valores e de atitudes frente às dificuldades, visando ao trabalho em equipe, exigência atual do mercado do trabalho.
Inclusão de estratégias na prática de ensino para estimulara a cooperação com vistas ao alcance de objetivos afins, envolvendo postura de negociação e estabelecimento de consensos para a convivência em sociedade.
Durante muito tempo a escola foi considerada apenas um lugar de desenvolvimento cognitivo e transmissão de conhecimentos, mas depois de algumas mudanças na sociedade em geral a escola também precisou rever seu papel. Como podemos descrever a função da escola nos dias de hoje?
A escola assumiu um papel social, preocupando-se com as habilidades e competências que atenderão às necessidades do estudante, não só em termos conteudistas, mas também no seu desenvolvimento enquanto cidadão.
A escola se coloca na condição de um órgão assistencialista, preocupando-se em atender as necessidades pessoais, intelectuais, sociais e econômicas dos estudantes.
O modo de ensinar passa de uma condição formal para uma condição liberal, transformando a escola em um ambiente de aperfeiçoamento de habilidades que vão preparar o indivíduo para o mercado de trabalho.
Educar passou a ser um processo que condiciona o sucesso profissional do indivíduo ao sucesso que este obtiver nos seus estudos.
A Declaração de Salamanca (1994), fortaleceu o debate sobre a educação inclusiva para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que naquele documento pioneiro estabeleceu-se a necessidade e urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
Sobre a TEA, na perspectiva de uma educação inclusiva, assinale a afirmativa correta.
Um distúrbio cujo diagnóstico prevê a criação de uma classe especial, multidisciplinar, dentro do espaço escolar, a partir da parceria entre instituições educacionais e de saúde.
A escola regular é obrigada a atender os alunos autistas que apresentam atrasos na comunicação e linguagem, desde que não possuam dificuldades de interação social.
Um transtorno que pode vir acompanhado de outros distúrbios e requer metodologias de aprendizagem para que o aluno autista consiga se comunicar e se desenvolver.
A inserção de aluno com TEA na escola regular depende de prévio diagnóstico clínico, para administração de tratamento farmacológico específico e contínuo.
Uma forma de psicose infantil que se manifesta em uma atitude de isolamento e na recusa proposital de todas as atividades educacionais, o que requer a presença de um neurologista ou psiquiatra na escola.
As metodologias ativas são atualmente consideradas obsoletas, pois privilegiam a construção do conhecimento ao largo do rigor do método científico.
Certo
Errado
Para que se concretize a educação escolar, NÃO são exigência de um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:
Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 120 horas em tempo integral em uma mesma escola.
Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.
Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no projeto político-pedagógico.
Conforme apontam os documentos oficiais que versam sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema em destaque é o bullying.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse tema.
( ) O bullying é uma preocupação para toda a sociedade, sendo inclusive destacadas, pelo Ministério da Educação, as ações antibullying nas escolas.
( ) No combate ao bullying, são as 5 competências socioemocionais que devem ser trabalhadas na escola: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
( ) O termo bullying compreende o conjunto de ações violentas e intencionais (geralmente repetidas) contra outra pessoa e que tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando apenas
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • V
V • V • F
V • F • F
F • V • V
F • F • V