

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Várias afirmativas corroboram para a efetividade do planejamento do trabalho pedagógico. Ostetto, em suas narrativas teóricas, demonstra que um determinado verbo assume papel preponderante quando se trabalha a concepção de uma criança como coprotagonista do processo de construção do conhecimento, destaque-o:
Transmitir
Explicar
Escutar
Falar
Compreender
Para a pedagogia relacional, como o aluno constrói um conhecimento novo?
Com a problematização de sua ação.
A partir da reconstituição do acontecimento.
Através da reprodução da informação literal.
Após a decomposição do conteúdo.
Por meio da assimilação de conceitos basilares.
De acordo com Piaget, a construção do conhecimento forma-se a partir da interação entre o sujeito desse conhecimento e o objeto a ser conhecido, ou seja, entre a realidade interna e uma realidade externa.
Certo
Errado
O inatismo é uma perspectiva filosófica e psicológica que tem como conceito basilar, a
ideia de que o conhecimento é adquirido a partir da aprendizagem sistemática da escola.
concepção de que o sujeito é ser ativo da aprendizagem a partir da interação com o mundo e com o outro.
tese de que as ideias nascem com o sujeito, residindo no seu interior e, portanto, são anteriores à interação social.
defesa de que a aprendizagem é resultado da ação conjunta entre professor e estudante que compartilham conhecimento.
situação de que o conhecimento é um aspecto social, acontecendo a partir do momento que a criança interage com a família.
Na obra “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, Telma Weisz (2019) discute a importância de o professor compreender o que o aluno já sabe ao ser introduzido em um novo conteúdo. Esse conjunto de ideias, representações e informações, que serve de sustentação para a nova aprendizagem, é denominado:
Competência pedagógica.
Avaliação diagnóstica.
Habilidade cognitiva.
Conhecimento prévio.
Estrutura de aprendizagem.
Uma instrutora retoma o tema anterior, a construção da maquete de cidade com igreja, para contextualizar e prosseguir com o assunto em um atendimento de grupo para aprendizes surdos. Dessa forma, narra uma história, utilizando a maquete como apoio para os debates, focalizando, também, a praça da cidade. Em sala estão presentes, além da instrutora, os alunos surdos e uma pesquisadora.
IS. - FAZER IGREJA, LEMBRAR VOCÊS FAZER? CONVERSAR, LEMBRAR? VOCÊS CONHECER IGREJA, CONHECER VOCÊS. CONHECER? IGREJA CONHECER? (Mostra para Adélia a igreja na maquete) OK.
(Uma das crianças faz um sinal que não é possível ver na vídeo-gravação)
IS. - ONTEM? SEMANA ANTES HISTÓRIA EXPLICAR, CONVERSAR, IGREJA. LEMBRAR? CONHECER IGREJA? BOM. HOJE...
Luana - ÁRVORE.
IS. - CERTO! AGORA HISTÓRIA.
(P. chama atenção das crianças para iniciar a história)
IS. - AGORA HISTÓRIA VOCÊS OLHAR EU. HISTÓRIA COMEÇAR. AMIGO PASSEAR.
P. - AMIGO QUANTOS?
IS. - MUITOS AMIGO.
P. - MUITOS? VOCÊ FALAR DOIS SEMANA ANTES.
IS. - (Faz gesto positivo com a cabeça) DOIS.
P. - OUTRA VEZ. TER-NÃO, MAS PODER IGUAL SEMANA ANTES.
IS. - DOIS AMIGO PASSEAR PRAÇA.
P. - (Olhando para as crianças) CONHECER PRAÇA?
IS. - CONHECER PRAÇA? (Algumas crianças respondem que sim, outras que não)
P. - (Olhando para Luís Fábio) VOCÊ FEZ-CARA-DE SABER-NÃO. NÃO? CONHECER PRAÇA? NÃO? P. - (Para IS.) VOCÊ EXPLICAR.
IS. - LEMBRAR PRAÇA VER ÁRVORE MUITAS? TER CHAFARIZ, TER PÁSSARO, COMER. CONHECER? PÁSSARO VER?
(Muitas crianças fazem muitos sinais ao mesmo tempo)
IS. - CHAFARIZ, PRAÇA.
Diego - ÁRVORE.
João - RUA.
IS. - RUA-EM-VOLTA-DA-PRAÇA TER ÁRVORE, BANCO, DINHEIRO GUARDAR, CAIXA-ELETRÔNICO, SABER? TER MILHO, DAR PÁSSARO. TER IGREJA, VER JÁ? IGREJA (Mostra a igreja na maquete). P. - SABER JÁ? SINAL TER PRAÇA, SABER?
IS. - PRAÇA.
P. - TUDO, RUA-EM-VOLTA-DA-PRAÇA, ÁRVORE, PRAÇA, TER BANCO MUITOS, SABER? SABER? CERTO. (Como as crianças fazem sinal positivo com a cabeça, olha para IS.) - CONTINUAR.
IS. - PRAÇA VER
OBS: IS, instrutora; P, pesquisadora; os nomes citados são de alunos surdos.
(Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/. Acesso em: novembro de 2024.)
Considerando as observações compatíveis com a análise do material apresentado, é INCORRETO afirmar que a pesquisadora:
Demonstra ser pouco experiente no trabalho com crianças surdas, perturbando o andamento da aula.
Mostra-se preocupada com a contextualização correta e também com a perspectiva de continuidade.
Intervém no discurso da instrutora, procurando direcioná-la nos modos de responder para as crianças.
Evidencia a necessidade de explicações minuciosas, de modo a favorecer a compreensão pelos surdos.
Dentro da análise das variáveis que compreendem a construção do conhecimento científico, leia o excerto da obra de Fernando Bastos e complete posteriormente com o termo concernente:
“A tarefa do professor è pois fazer com que o aluno passe a ver as concepções científicas como inteligíveis e ao mesmo tempo mais plausíveis e proveitosas que as concepções de senso comum que possui atualmente. Para que isto ocorra, no entanto, o professor precisará criar situações em que o aluno se torne ________________ com suas concepções prèvias”.
motivado
insatisfeito
confuso
curioso
realizado
"Conhecer o modo como os alunos constroem, elaboram e dão significado aos seus conhecimentos ajuda o professor a orientar sua prática pedagógica, respeitando as subjetividades dos alunos com seus níveis, ritmos e suas singularidades."
(Fonte: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf).
Assim, diferentes concepções de conhecimento concebem a aprendizagem de forma variada. Uma determinada concepção de conhecimento "considera que as condições do indivíduo para aprender são pré-determinadas, as intervenções externas são consideradas, porém possuem caráter secundário na aquisição do conhecimento".
Essa visão é denominada:
Empirismo.
Inatismo.
Construtivismo.
Socioconstrutivismo.
Nos estudos com as crianças, Jader Janer trabalha com o conceito de “mapas vivenciais”, que podem ser compreendidos como:
representações cartográficas estáticas do espaço geográfico.
artefatos culturais desvinculados da dimensão humana.
signos ideológicos presentes nas vivências do espaço geográfico.
mapas históricos produzidos em condições linguísticas.
objetos sem relação com a dimensão axiológica humana.
A transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização são conceitos fundamentais na construção do conhecimento no ambiente escolar. Considerando esses conceitos, está CORRETO o que se afirma na alternativa
Ensinar os conteúdos de forma isolada e sequencial, sem integrar diferentes disciplinas, para garantir que os alunos dominem cada área do conhecimento separadamente.
Utilizar a transposição didática para adaptar os conteúdos de forma simplificada, eliminando a necessidade de relacionar o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos.
A contextualização dos conteúdos deve ser evitada, pois pode confundir os alunos ao introduzir muitos aspectos da vida real no ensino teórico.
Concentrar-se na memorização de conteúdos, sem contextualizar as informações, para garantir que os alunos estejam prontos para avaliações padronizadas.
Promover projetos interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento e que estejam conectados à realidade dos alunos, facilitando a compreensão e aplicação dos conteúdos aprendidos.
De acordo com a teoria histórico-cultural, a formação de conceitos é imprescindível para a constituição de novas formas de pensamento. Segundo Vygotsky (2001), ao longo do desenvolvimento cognitivo, a formação de conceitos passa por um processo que envolve o(a)
assimilação de informações a partir da observação direta do ambiente, sem a necessidade de mediação social ou linguagem estruturada.
construção de conceitos a partir da experimentação e observação empírica, sem considerar o impacto da linguagem e das interações sociais no processo de aprendizagem.
internalização de conceitos científicos socialmente mediados, em que as crianças constroem e organizam seu entendimento do mundo com base nas interações com os outros e nas práticas culturais que experienciam.
desenvolvimento de conceitos exclusivamente por meio da prática individual e da repetição de informações, sem a influência de interações sociais ou instrução formal.
aprendizagem passiva, em que a criança absorve e armazena informações sem a necessidade de reflexão crítica ou diálogo com os outros.
Piaget (1995) e Vigotski (2007) tinham interesse na origem e no processo do conhecimento humano e, em certo sentido, podemos dizer que os dois são construtivistas, no sentido epistemológico, pois para eles o conhecimento se constrói processualmente, embora cada um tenha uma visão distinta de como isso acontece. Assim, se para Piaget, é o desenvolvimento que determina a aprendizagem e esta acontece em etapas, para Vigotski, também o ensino pode gerar desenvolvimento, e sua preocupação não é em descrever etapas do desenvolvimento da criança, mas em:
compreender a avaliação escolar.
administrar, especificamente, as emoções dos estudantes.
sensibilizar os professores sobre a importância do afeto no processo de aprendizagem.
analisar o perfil dos alunos para composição de dados estatísticas quanto à aprendizagem escolar.
compreender processos e relações.
O crescimento e o desenvolvimento humanos são processos paralelos e indissociáveis. Desse modo, costumeiramente, são empregados nos mesmos contextos e áreas do conhecimento, o que pode fazer com que sejam tratados como sinônimos. No entanto, cada um tem conceito próprio, refere-se a atividades biológicas específicas e não necessariamente ocorrem na mesma velocidade. Sobre o crescimento e o desenvolvimento humanos, analise as proposições a seguir:
I. O crescimento é um processo biológico referente ao aumento do tamanho do corpo humano ou de partes específicas, sendo determinado por fatores intrínsecos e extrínsecos;
II. O desenvolvimento envolve o crescimento, mas é mais abrangente, pois considera as mudanças nos aspectos físico, comportamental, cognitivo e emocional do ser humano;
III. O crescimento se caracteriza por ocorrer em fases distintas da vida; inicia na concepção (crescimento intrauterino), perpassa pela infância e adolescência, acontecendo ainda na velhice;
IV. O desenvolvimento ocorre ao longo da vida, na interação do ser humano com o ambiente, engloba processos biológicos, sociais, históricos e culturais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente as proposições I e IV estão corretas.
Somente as proposições III e IV estão corretas.
Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
O conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes, tal conhecimento delimita o fenômeno artístico, EXCETO:
Como produto e agente de culturas e tempos históricos.
Como construção poética.
Como criação socioambiental.
Como construção formal, material e técnica na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação.
A metodologia adotada pela escola ABC é ativa, pois os estudantes aprendem por meio da pesquisa.
Certo
Errado
De acordo com Freire (2001), ensinar implica a criação de possibilidades para a produção ou construção do conhecimento.
Sobre o ensinar, segundo o autor, é incorreto afirmar que se exige
pesquisa, dado que o ensino e a pesquisa estão conectados entre si.
querer bem aos educandos, significando a obrigação, por ser professor, de ter que querer bem a todos os alunos de modo igual.
estética e ética, sendo que o exercício educativo abrange a formação moral do educando.
reflexão crítica sobre a prática, consistindo num momento fundamental na formação permanente dos professores.
O desenvolvimento humano acontece na inter-relação entre os âmbitos: Físico-motor (maturação neurofisiológica), Cognitivo (raciocínio, abstração), Afetivo (modo como integra suas vivências), Social (relação com as pessoas e a cultura). Sendo que no decorrer da história, os modelos teóricos sobre desenvolvimento enfatizaram alguns desses aspectos.
Fonte: Disponível em: < https://www.sanarsaude.com/portal /
Dentre eles, estão algumas teorias descritas abaixo, identifique e marque CORRETAMENTE, em qual delas estão presentes as teorias de Piaget e Vygotsky.
TEORIAS INATISTAS: São estabelecidas pelas condições biológicas que determinam o desenvolvimento.
TEORIAS AMBIENTALISTAS: Diz que o ser humano seria condicionado por suas experiências em função do seu contexto familiar, socioeconômico, cultural.
TEORIAS AMBIENTALISTAS: São estabelecidas pelas condições biológicas que determinam o desenvolvimento.
TEORIAS INATISTAS: Toda a construção do conhecimento ocorre por meio das interações do sujeito com o meio e das suas ações sobre o mundo.
TEORIAS INTERACIONISTAS: Toda a construção do conhecimento ocorre por meio das interações do sujeito com o meio e das suas ações sobre o mundo.
Com base na Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, assinale a alternativa correta.
O direito à educação, entendido como um direito alienável do ser humano, constitui o fundamento maior das Diretrizes.
A educação escolar é comprometida com a igualdade do acesso de todos ao conhecimento e especialmente empenhada em garantir esse acesso à população em desvantagem social.
O Ensino Fundamental é um direito subjetivo de cada um, mas não é dever do Estado garantir sua oferta de forma gratuita e de qualidade.
Como um direito fundamental, a educação de qualidade deve ser pautada na relevância, na pertinência e na igualdade.
Pelo princípio da isonomia, considerando o combate às desigualdades, as escolas mais pobres devem receber mais recursos e melhores condições.
Surgiu em 2010, no estado de São Paulo, com a implantação do sistema de proteção escolar. Profissional que, no ambiente escolar, coordena, previne, media e faz a resolução dos conflitos, além de combater a evasão escolar de adolescentes que cometem atos infracionais.
A definição se refere, segundo Rocha (2014), a qual profissional e seu contexto de atuação?
Terapeuta ocupacional no contexto social.
Terapeuta ocupacional no contexto escolar.
Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC).
Professor Facilitador Escolar e Inclusivo (PFEI).
Coordenador Social de Ensino (CSE).
Segundo a Lei nº 10.861/2004, a avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas:
I. ao perfil do corpo docente;
II. às instalações físicas;
III. à organização didático-pedagógica;
IV. a sua sustentabilidade financeira.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.