

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes precisam desenvolver habilidades de vida para aprenderem a lidar com os desafios do cotidiano. As chamadas habilidades de vida devem estimular o bem-estar biopsicossocial do indivíduo em desenvolvimento. Essa afirmativa indica que a educação deve ser vista como uma atividade:
criativa capaz de conduzir o indivíduo a concorrer satisfatoriamente no mercado de trabalho
criadora capaz de melhorar as habilidades da criança e do adolescente na realização das tarefas escolares
criadora capaz de levar o indivíduo a desenvolver suas potencialidades físicas, intelectuais, emocionais e sociais
criativa capaz de estimular as habilidades intelectuais dos alunos jovens para o ingresso na universidade
lúdica capaz de orientar as relações interpessoais dos alunos no ambiente escolar
Analise as informações a seguir:
I. Todo o processo de construção do conhecimento é realizado sob a égide dos verbos ensinar e aprender. Visando à compreensão do sistema educacional, esses dois verbos são frequentemente questionados, inclusive, infere-se que se houve ensino, a aprendizagem aconteceu. Dessa forma, poderia ser suficiente um professor que dominasse um determinado conhecimento e "ensinasse", transmitisse, esse saber para seu grupo de estudantes. Assim, aquilo que os estudantes repetissem com exatidão e reproduzissem nas avaliações, resultando na medição do quanto tinham conseguido absorver, seria a aprendizagem. Essa perspectiva é atual e predomina nos documentos oficiais brasileiros como, por exemplo, o Currículo do Ipojuca e o Currículo de Pernambuco.
Il. A concepção do que é aprender, de como se aprende e, por correspondência, de como devem ser desenvolvidas práticas na sala de aula que despertem o interesse, o desejo e a motivação para o efetivo sucesso desse processo têm se modificado a partir das contribuições da epistemologia para os processos de desenvolvimento subjetivo humano e, mais recentemente, das neurociências, com o mapeamento cerebral de todas as condições do sujeito em situações de interação com os outros e com as ideias, fatos e experiências. Dessa forma, as concepções de ensinar também são modificadas. Pode-se afirmar que atualmente em vez de apenas lembrar e repetir informações, o estudante deve ser capaz de encontrá-las e usá-las com autonomia. A recente ciência da aprendizagem enfatiza a importância de se repensar o que é ensinado.
III. Um aspecto extremamente relevante também nesse processo do binômio ensino e aprendizagem é compreendê-lo como constituído mutuamente — ou seja, o ensino e a aprendizagem enquanto aspectos indissociáveis — assim como são constituídas no estudante as dimensões cognitiva e afetiva. O ensino e a aprendizagem na perspectiva, por exemplo, de currículos como o do Ipojuca, devem mobilizar o aluno para a construção de competências e habilidades, atitudes e valores que o possibilitem aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver, bases estruturantes assentadas numa avaliação formativa e processual que emanam da formação integral dos educandos, possibilitando a inserção deles no mundo do trabalho e o pleno exercício da cidadania.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
A abordagem sociopsicolinguística percebe que o processo de aquisição da língua escrita é o mesmo para toda e qualquer criança. Um programa de alfabetização de abordagem sociopsicolinguística deve:
I. Abordar a língua escrita das partes para o todo.
II. Focalizar a compreensão e a comunicação.
III. Ajudar as crianças a aprender, integrar e balancear os sistemas grafo-fônico, sintático e semântico, bem como suas experiências e seus conhecimentos anteriores.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Nenhum dos itens.
Todos os itens.
Nos primeiros anos escolares, é essencial propor aos estudantes situações de leitura e escrita em diversos momentos. Considerando-se as situações de aprendizagem da leitura e da produção de textos no âmbito escolar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) É necessário pôr à disposição dos estudantes materiais escritos variados, assim como ler para eles muitos e bons textos, para que tenham a oportunidade de conhecer diversos gêneros.
(_) É preciso prática e orientação adequadas para desenvolver uma postura de leitor crítico.
(_) As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, seus estilos e a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto.
(_) No primeiro ciclo da escolarização, deve-se apresentar exclusivamente textos de determinados gêneros (mais acessíveis à leitura) e reservar outros para o segundo ciclo.
C - C - E - E.
E - E - C - C.
C - E - E - C.
E - C - C - E.
C - C - C - E.
O fracasso escolar é compreendido como ocorrendo quando os alunos têm um desempenho acadêmico fraco, enfrentam dificuldades de adaptação social e têm sua autoestima prejudicada. Das ações a seguir, qual não é uma iniciativa para minimizar o fracasso escolar?
A implementação de programas de correção do fluxo escolar em várias redes públicas do país, destinados a abordar a defasagem idade/série dos alunos, é um dos muitos fatores cruciais para uma eficaz educação pública inclusiva.
Adotar uma abordagem docente mais sistêmica, que leve em consideração a dinâmica de interação entre diversos contextos e desenvolver uma proposta didática que atenda à diversidade de perfis de estudantes.
Fomentar uma maior aproximação entre a escola e a família, incentivando o envolvimento desta última no processo de ensino e aprendizagem.
Implementar um processo de avaliação mais rigoroso e agrupar os alunos com base nas habilidades que desenvolveram.
Elaborar projetos que tenham como objetivo fortalecer a autoestima dos alunos.
Diante de uma realidade inovadora, a educação tem um papel importante nas organizações não escolares. Isso se verifica diante do significado que elas têm dado à educação, no ambiente organizacional, no momento em que o ser humano está sendo considerado matéria-prima no seu desenvolvimento social, econômico e profissional no contexto da modernidade. Isso quer dizer que:
A educação não formal é a realizada em instituições educativas com certa estruturação, com vínculo institucional.
A pedagogia é um processo educativo multifuncional, consistindo de várias capacidades, finalidades e objetivos essenciais a uma aprendizagem organizacional.
O processo educativo baseia-se em ambientes iguais, uniformes, em que todos aprendem da mesma forma.
A educação informal compreende a instituição escolar, na qual há objetivos educativos explícitos, ação estruturada e sistemática.
A pedagogia só poderá acontecer em uma instituição formal.
Para superar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, é necessária uma avaliação sistemática e com diferentes finalidades. Sobre as práticas avaliativas que visam priorizar os aspectos qualitativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar os itens abaixo:
I. Permitem que os professores comparem os saberes alcançados pelos estudantes em diferentes momentos da trajetória vivenciada.
II. É dispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino-aprendizagem.
III. Devem ser processuais, participativas, formativas, cumulativas, diagnósticas e, portanto, redimensionadoras da ação pedagógica.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente o item III.
Somente os itens I e III.
Todos os itens.
Os Ambientes Virtuais e Aprendizagem (AVAs), também chamados virtual learning environments (VLEs), sintetizam o conceito de sala de aula on-line, que associa a ideia de sistema eletrônico e a ideia de que a educação não se faz sem ação e interação entre as pessoas. Atualmente há uma série de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis no mercado, porém, todos devem ter algumas características básicas comuns, tais como:
apresentar funcionalidades de criação de novos conteúdos, captura de conhecimentos, composição de conteúdos já existentes, armazenamento e recuperação de conteúdos de aprendizagem.
do ponto de vista tecnológico, os AVAs são objetos autocontidos, marcados por descritores de identificação, também denominados metadados, que podem ser pesquisados e compartilhados em ações educacionais.
os AVAs devem atender às necessidades do contexto institucional, vinculando-se aos demais sistemas da instituição, tais como sistemas de gerenciamento dos alunos; ao contexto imediato, ou seja, devem ser de fácil uso; e ao contexto individual, sendo de fácil navegabilidade e agradável ao usuário.
são um conjunto de padrões que, quando aplicados ao conteúdo de um curso, produzem pequenos objetos de aprendizagem reutilizáveis, que passou a ser utilizado como padrão nos anos 2000.
permitem o armazenamento de informações, a consulta a essas informações, a comunicação entre usuários, o rastreamento de dados e a geração de relatórios sobre o progresso de participantes.
Acerca da organização do tempo e do espaço da escola, analise as afirmações a seguir:
I.A distribuição dos espaços da escola deve levar em conta a acessibilidade e a segurança dos alunos, bem como o conforto e a qualidade do ambiente de ensino. Deve-se pensar também em espaços que estimulem a criatividade e a aprendizagem dos alunos, como salas de aula flexíveis e ambientes lúdicos.
II.A organização do espaço da escola é responsável por distribuir os recursos da instituição de maneira adequada para as atividades de ensino e aprendizagem. A organização do espaço pode envolver a distribuição de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços de convivência e áreas esportivas.
III.Para uma organização eficiente do tempo na escola, é importante considerar as especificidades de cada escola, como a carga horária, a série horária, o calendário escolar, o planejamento anual e o horário de estudo. Ademais, a organização do tempo na escola deve ser rígida levando em conta prioritariamente ao tempo necessário para o lanche e as atividades de socialização.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.

Disponível em: <https://images.tcdn.com.br/img/img_prod/982604/material_dourado_com_111_pecas_em_madeira_pais_e_filhos_91_2_087c12f73dc807fe0910cea6b95b5d37.png>. Acesso em: 04 jan. 2023.
O chamado “material dourado” é um recurso didático comumente utilizado para o ensino de
figuras planas.
sistema decimal.
percepção cromática.
abstração de hipóteses.
apreensão de linguagem.
Em relação às atribuições conjuntas de psicólogos e assistentes sociais nos Núcleos de Acolhimento Educacional em Minas Gerais, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Articular junto à comunidade escolar e à rede parceira da escola estratégias que favoreçam as ações do Programa Saúde na Escola no ambiente escolar.
( ) Auxiliar na promoção de ações que estimulem a participação dos estudantes no ambiente escolar e o protagonismo juvenil.
( ) Executar e promover os programas desenvolvidos pela Superintendência Regional de Ensino que abordam os temas contemporâneos transversais.
( ) Fomentar e implementar práticas dialogadas de resolução de conflitos no ambiente escolar em parceria com os demais profissionais da escola e com envolvimento dos estudantes.
As afirmativas são, respectivamente,
F – V – V – F.
V – F – F – V.
F – V – V – V.
V – V – F – V.
As correntes teóricas da educação são fundamentais para compreendermos as diferentes abordagens e perspectivas que moldam o campo educacional. As Principais Teorias da Educação contemplam: Cognitivista. Comportamental. Humanista. Histórico − Social. Libertadora. Libertadora. Tradicional.
(Por: Marianne Braga)
Nessa vertente teórica, analise as informações a seguir:
Analise as enunciações a seguir:
I.Nessa abordagem, a figura do professor é central; o foco está nos conteúdos cognitivos transmitidos pelo professor aos alunos, na disciplina e na memorização.
II.Foi desenvolvida por Abraham Maslow e Carl Rogers, tem por característica a concentração nas particularidades e complexidades do ser humano. Valoriza o crescimento pessoal, a autoatualização e a aprendizagem centrada no aluno.
Marque a alternativa que apresenta as correntes teóricas da educação identificadas correta e respectivamente pelas características de (I e II).
Histórico − Social.
Libertadora; Cognitivista.
Tradicionalista; Humanista.
Libertária; Cognitivista.
Cognitivista; Tradicionalista.
Conforme o texto do “Projeto Escola Viva: alunos com necessidades educacionais especiais – adaptações curriculares de grande porte”, adaptações curriculares são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais. Para atender ao conjunto de necessidades educacionais especiais do alunado, as adaptações curriculares podem se mostrar necessárias em diferentes níveis do planejamento educacional. Necessariamente deverá considerar, EXCETO:
Plano Municipal de Educação.
Projeto Pedagógico, tanto do Município como da Unidade Escolar.
Plano de Ensino, elaborado pelo professor.
Programação Individual de Ensino, também elaborada pelo professor.
Currículo adaptado, imprescindivelmente conforme as habilidades da BNCC do ano/série em que o aluno está matriculado, também sob responsabilidade do professor.
A Comunicação Alternativa é um _____________ de _____________ e _____________ que visam auxiliar a comunicação de pessoas com dificuldade de comunicação.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
programa – manejo – objetos
aplicativo – palavras – materiais
conjunto – recursos – estratégias
documento – matérias – avaliação
conjunto – avaliação – formativo
Analise as assertivas com V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(__)A relação de ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular e os conteúdos únicos, compostos pelas vivências, histórias e individualidade de cada um que circula pelos territórios educativos, sejam estes dentro ou fora da escola.
(__)A Taxonomia de Bloom foi criada em 1956 por uma comissão multidisciplinar de especialistas, liderada por Benjamin S. Bloom. A taxonomia aborda objetivos da aprendizagem nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. Os educadores costumam usar a Taxonomia de Bloom para informar ou orientar o desenvolvimento de avaliações, currículo e métodos de ensino.
(__)A concepção de currículo é um tema importante na educação, por ser um instrumento indispensável .para orientar a prática docente e a organização do conhecimento escolar. Existem diferentes vertentes teóricas que discutem seu campo de atuação: a tradicional, a crítica e a pós − crítica.
(__)As concepções de avaliação são diferentes formas de entender e praticar a avaliação educacional, existindo entre elas uma das mais comuns, - diagnóstica − que busca uma análise efetiva do planejamento contido no currículo escolar.
Marque a alternativa com a opção correta:
V, V, F, F.
F, V, V, V.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
F, V, F, V.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas. Sabendo disso, uma atitude plausível dos docentes é:
distanciar as crianças de suas vivencias para que elas possam ampliar a compreensão de mundo que se dá por meio da mobilização de operações cognitivas complexas.
aprofundar e ampliar os repertórios dos estudantes por meio do fortalecimento da autonomia.
incentivar a reflexão e a análise aprofundada que contribua para o desenvolvimento, do estudante, de uma forma crítica em relação ao conteúdo e relacionada a multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais.
estimular o pensamento criativo e lógico, de modo a possibilitar aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si com a natureza.
Existem dois grupos diferentes de modelos no ensino híbrido: os modelos sustentados e os modelos disruptivos. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Modelos sustentados.
2. Modelos disruptivos.
Coluna 2
( ) Flex.
( ) Rotação por estação.
( ) Virtual aprimorado.
( ) Laboratório rotacional.
( ) Rotação individual.
( ) À la carte.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 2.
2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1.
2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1.
1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2.
1 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1.
A sala de aula invertida é uma importante ferramenta para instituições que estão adotando as metodologias ativas. Dentre as principais características deste método, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Permite o desenvolvimento de novas habilidades pelos alunos.
( ) Torna o processo de aprendizagem mais envolvente e participativo.
( ) Estimula a dependência ao professor na busca pelo conhecimento.
( ) Torna o professor protagonista do processo.
( ) Otimiza o tempo no ambiente educacional, já que os estudantes têm contato prévio com o conteúdo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F – F – V.
F – F – V – V – F.
F – V – V – F – F.
V – F – F – V – V.
V – V – F – F – F.
A matrícula na educação infantil que faz parte da educação básica faz-se a partir de qual idade? Marque a alternativa CORRETA.
A partir dos 5 (cinco) anos.
A partir dos 4 (quatro) anos.
Apenas com 4 (quatro) anos e 11 (onze) meses.
Apenas 3 (três) anos e 11 (onze) meses.
A partir dos 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses.
Assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de recreação.
A recreação é um conjunto de atividades e experiências voluntárias, prazerosas e livres de obrigações, realizadas para o entretenimento, diversão e relaxamento.
A recreação consiste em atividades de lazer que envolvem exclusivamente crianças e adolescentes.
A recreação se refere apenas a atividades físicas realizadas em ambientes externos, como esportes e jogos ao ar livre.
A recreação é um termo sinônimo de esporte, referindo-se especificamente a competições esportivas recreativas.