Questões de Concurso sobre Da Educação Básica

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.067 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Consta no artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que:


A

A Lei Orgânica do Município exigir.


B

Os Grêmios Estudantis reivindicarem.


C

O Ministério da Educação determinar.


D

O Conselho Municipal de Educação exigir.


E

O interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.

II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o currículo do Ensino Fundamental incluirá, exclusivamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Ano: 2018
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Professor Ensino Fundamental - Área: Séries Iniciais - 2018

O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:


A

Educação básica obrigatória e gratuita dos 6 os 14 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.


B

Atenuada universalização do ensino médio gratuito.


C

Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, excepcionalmente na rede regular de ensino.


D

Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

Ano: 2018
Prova: PS Concursos - Prefeitura - Professor - Área: Ensino Fundamental - 2018

A fundamentação legal do PPP está proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, em seu Art. 3º, inciso VIII, que contempla o princípio da gestão democrática, e em seu Art. 14, que especifica:


A

A participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.


B

A atuação docente exige formação e capacitação permanente e não o compromisso com a educação.


C

A atuação docente não exige formação e capacitação permanente uma vez que é um compromisso com a educação.


D

A atuação docente exige formação permanente uma vez que o compromisso com a educação seja irrelevante.


E

A participação dos profissionais da educação e da comunidade perpetuam na construção e finalização do Projeto Político Pedagógico da escola.

Essa lei entende por Educação Especial


A

a modalidade de educação escolar que era oferecida na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, e que foi substituída pela educação inclusiva.


B

o nível de ensino acadêmico responsável pela educação escolar de crianças e jovens portadores de necessidades educacionais especiais.


C

a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente nas escolas especiais como oferta de educação paralela para os alunos com deficiências, transtorno do espectro do autismo e superdotação e altas habilidades.


D

a educação escolar que objetiva restringir a participação plena e efetiva dos alunos portadores de deficiência e de altas habilidades tanto na escola como na sociedade.


E

a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O art. 26 da LDBEN no 9.394/96 estabelece que o currículo da educação terá uma base nacional comum complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada. Desse modo, o art. 11 e parágrafos da Resolução CNE/CEB no 7/2010 declaram que, no Ensino Fundamental, essas partes do currículo


A

são distintas e independentes, ficando a parte diversificada destinada a atender interesses e peculiaridades regionais e locais.


B

são independentes entre si e os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada se destinam a atender a livre escolha dos estudantes.


C

constituem um todo integrado e a articulação de ambas possibilita a sintonia dos interesses mais amplos de formação básica do cidadão com a realidade local, as necessidades dos alunos, as características regionais da sociedade, da cultura e da economia.


D

constituem um todo integrado e os conhecimentos que fazem parte da base nacional comum, a que todos devem ter acesso, podem ser alterados regionalmente ou nas escolas, tão somente em virtude de fatores sazonais, ou de calamidade pública, ou de acidentes ecológicos.


E

foram propostas com a intenção de assegurar um currículo amplo e rico, de modo que a base nacional comum assegure a formação do cidadão, enquanto a parte diversificada deve atender a formação para o trabalho, atendo-se às áreas de ocupação que oferecem vagas na localidade e região.

Conforme a Lei no 9.394/96, é correto afirmar que


A

compete aos docentes definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica.


B

será de 700 (setecentas) horas a carga horária mínima anual para o ensino fundamental.


C

podem ser organizadas classes com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de artes.


D

haverá avaliação diagnóstica e formativa do desempenho do aluno, com prevalência das provas finais sobre os resultados ao longo do período letivo.


E

cabe a cada diretoria regional de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas de conclusão de cursos.

A educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade é organizada da seguinte forma:


I. Educação Infantil.

II. Ensino Fundamental.

III. Ensino Médio.

IV. Ensino Superior.


Quais estão corretas?


A

Apenas III.


B

Apenas IV.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I, II e III.


E

I, II, III e IV.

Um tema presente em vários momentos no estudo da Geografia no Ensino Básico é a relação entre campo e cidade. Ao abordar o tema, é importante destacar que campo e cidade


A

são reflexos dos elementos da natureza, mesmo que essa abordagem se configure em determinismo geográfico.


B

contêm dinâmicas socioeconômicas e demográficas cada vez mais diferentes na atualidade.


C

são opostos devido à supremacia da cidade sobre o campo, este mais lento nas transformações socioeconômicas.


D

são resultados de processos históricos que deixaram marcas nas paisagens rurais e urbanas.


E

apresentam papeis diferentes, com o atual destaque do campo na economia brasileira.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), compõem a educação básica:


  1. A educação infantil.
  2. O ensino fundamental.
  3. O ensino médio.
  4. A educação superior.
  5. A educação técnica e tecnológica.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 , 3 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Ano: 2018
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Professor Ensino Fundamental - Área: Séries Iniciais - 2018

Leiam com atenção:


I - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;

II - Um princípio Constitucional é a gratuidade relativa do ensino público em estabelecimentos oficiais.


Sobre os itens acima:


A

Apenas o item I está correto.


B

Apenas o item II está correto.


C

Ambos estão corretos.


D

Ambos estão incorretos.

O artigo 24 da Lei n. 9.394/1996 trata da organização da Educação Básica, prevendo uma série de regras. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a última do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.

II - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.

III - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a segunda do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.

IV - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.


A

apenas os itens I e II são verdadeiros.


B

apenas os itens II e III são verdadeiros.


C

apenas os itens I e III são verdadeiros.


D

apenas os itens III e IV são verdadeiros.


E

apenas os itens II e IV são verdadeiros.

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, determina que os alunos matriculados na educação pré-escolar tenham frequência escolar mínima de:


A

50% do total de horas.


B

60% do total de horas.


C

65% do total de horas.


D

70% do total de horas.


E

75% do total de horas.

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica. São casos de prática facultativa:


I. Luana, 18 anos, cumpre jornada de trabalho superior a seis horas.

II. Ramon, 45 anos.

III. Joana, 9 anos, não amparada pelo Decreto Lei nº 1.044/1969.

IV. Miguel, prestando serviço militar inicial.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e IV.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I, II e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

De acordo com os dispositivos legais vigentes, a educação básica compreende


A

ensino médio e ensino superior.


B

ensino fundamental e ensino superior.


C

educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.


D

ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.


E

educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais).

No que se refere à Educação Básica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto na Lei.

II – A escola não poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

III – A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas os itens II e III são verdadeiros.


D

Apenas os itens I e III são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

II. De acordo com a LDB nº 9.394/1996, será ofertada a língua inglesa no currículo do Ensino Fundamental, a partir do sexto ano.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Não há como pensar os objetivos do ensino fundamental desvinculados da LDB (Lei nº 9.394/1996). Em seu art. 32, a lei prevê que o ensino fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante determinados critérios. Sobre a interpretação desses critérios para cumprir os objetivos do ensino fundamental é correto afirmar que:


A

o ensino fundamental pode ser totalmente oferecido na modalidade presencial ou a distância.


B

o ensino será em língua portuguesa, dispensando a utilização de línguas maternas no caso de comunidades indígenas.


C

é facultativo nas escolas o entendimento do sistema político e sobre os valores sociais, considerando que cada indivíduo é único.


D

o currículo precisa abordar de forma obrigatória conteúdos sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.


E

o estudo de símbolos nacionais passa a ser obrigatório e constituirá disciplina específica para o tema com prazo para regulamentação.

O artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que o objetivo maior do ensino fundamental é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para:


I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) foram formulados no sentido de organizar o currículo, com vistas à concretização desse objetivo e visando a construção de uma educação


A

autoritária.


B

democrática.


C

popular.


D

elitista.


E

domesticadora.

O ensino fundamental obrigatório, nos termos da Lei nº 9.394/96, terá o estudo sobre os símbolos nacionais incluído nos currículos do ensino fundamental como tema:


A

principal


B

especial


C

factual


D

transversal

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado