

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Darido e Souza Junior (2013) comentam que a participação da Educação Física no currículo da Educação Básica está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, posteriormente modificada pela Lei nº 10.793/2003.
A partir da Lei nº 10.793/2003, a Educação Física
deixa de ser facultativa nos cursos noturnos.
passa a ser obrigatória para alunas que possuem prole.
deixa de exigir a realização de exame médico prévio aos alunos.
deixa de ser facultativa para alunos maiores de 30 anos de idade.
passa a ser obrigatória para alunos que trabalhem seis horas por dia.
De acordo com o documento do MEC: Atendimento Educacional Especializado – pessoa com surdez; a inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no Atendimento Educacional Especializado. O aperfeiçoamento da escola comum em favor de todos os alunos é primordial. O documento aponta que os professores precisam conhecer e usar a Língua de Sinais, entretanto, deve-se considerar que a simples adoção dessa língua não é suficiente para escolarizar o aluno com surdez, pois
as escolas, tanto públicas quanto privadas, não se dispõem na prática a contratar tradutores/intérpretes para os seus alunos, de forma que ainda que os surdos saibam Libras, não têm acesso ao conteúdo escolar.
ainda que os alunos saibam Libras com muita fluência, os conteúdos escolares não podem ser transmitidos na íntegra para os alunos surdos, pois a Libras não possibilita a transmissão de ideias abstratas.
o ambiente escolar em que a pessoa com surdez está inserida não tem capacidade de oferecer condições para que se estabeleçam trocas simbólicas com o meio físico e social, nem provoca a capacidade representativa dessas pessoas.
se somente o uso de uma língua bastasse para aprender, as pessoas ouvintes não teriam problemas de aproveitamento escolar já que entram na escola com uma língua oral desenvolvida.
ainda que haja profissionais muito competentes e bem preparados, e que os alunos tenham excelente fluência em Libras, o próprio quadro de surdez implica numa deficiência intelectual que interfere diretamente na aprendizagem.
De acordo com as Resoluções SME no 13/2018 e no 14/2018, da Estância Turística de Olímpia, as aulas de Educação Física, no primeiro ano do Ensino Fundamental,
terão carga horária de 01 (uma) hora/aula e serão ministradas em dois dias da semana.
serão ministradas em período diverso ao período regular de aulas, ou seja, pela manhã para os alunos matriculados no período vespertino e no período vespertino para os matriculados no período da manhã.
serão ministradas pelo professor da classe, Professor de Educação Básica I, e acompanhadas pelo Professor de Educação Básica II, habilitado na disciplina, que acompanharão o aluno no desenvolvimento das atividades durante estas aulas.
estão incluídas na parte diversificada da matriz curricular do ensino fundamental, no eixo Jogos e Brincadeiras Populares.
deverão adaptar-se ao eixo de trabalho do âmbito de Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, contidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Conforme a Resolução CNE/CP no 01/2004, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, artigo 5o , os sistemas de ensino tomarão providências no sentido de garantir o direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos de ensino de qualidade, que
possuam um grupo permanente de mediação de conflito escolar, o qual deve se reunir periodicamente, discutir e mediar, inclusive, os casos de conflitos motivados pelo racismo entre os estudantes ou demais membros da comunidade escolar.
contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de negros e não negros, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem desrespeito e discriminação.
realizem encaminhamentos para intervir, exclusivamente, nas situações explícitas de racismo, buscando criar situações educativas para a diminuição dos casos de intolerância e exclusão, motivados pelo pertencimento etnicorracial.
valorize a identidade, história e cultura dos afro-brasileiros e das raízes africanas da nação brasileira, preferencialmente nas datas de 13 de maio e 20 de novembro, dias nos quais se comemora no Brasil a abolição da escravatura e o dia da Consciência Negra, respectivamente.
possuam professores especializados e devidamente habilitados para ministrar a disciplina: “Educação para as Relações Etnicorraciais”. Deve-se ressaltar que, devido a exploração, a África permanece pobre e atrasada social e culturalmente, por isso, é dever dos países mais ricos ajudá-la.
De acordo com o artigo 4º da Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001, a educação especial considera as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pauta em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar:
I- a ______________________humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social;
II- a busca da ______________________ própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais;
III- o desenvolvimento para o exercício da ______________________, da ______________________ de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
cidadania, dignidade, identidade, capacidade.
identidade, dignidade, capacidade, cidadania.
capacidade, cidadania, dignidade, identidade.
identidade, capacidade, cidadania, dignidade.
dignidade, identidade, cidadania, capacidade
A Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm)
Analise o Art. 14 e respectivos incisos. Após análise, marque a alternativa cujos incisos estão coerentes com o caput do referido artigo.
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III. Participação da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
IV. Elaboração e cumprimento do plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
V. Estabelecimento de estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
I; III e IV apenas.
II; IV e V apenas.
I; II; III; IV e V.
II e IV apenas.
I e II apenas.
No Brasil, as relações contemporâneas entre a família e a escola não são matéria sujeita apenas a posicionamento subjetivo, mas sim alvo de determinações com respaldo jurídico. Considerando a legislação nacional, as funções dos professores
incluem exigir participação de pais e/ou responsáveis no processo pedagógico de ensino e aprendizagem.
não preveem a colaboração com as atividades de articulação entre a escola, as famílias e a comunidade.
não permitem obstruir o direito garantido a pais e/ou responsáveis de ter ciência do processo pedagógico.
incluem garantir a matrícula da criança na rede regular de ensino, independentemente de sua proveniência familiar.
incluem exercer papel assistencialista para com seu grupo de alunos, atentando às demandas provenientes da origem familiar individual.
Em conformidade com a Lei nº 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Racial, analisar a sentença abaixo:
O direito à saúde da população negra será garantido pelo poder público mediante políticas universais, sociais e econômicas destinadas à redução do risco de doenças e de outros agravos (1ª parte). A população negra tem direito a participar de atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer adequadas a seus interesses e condições, desde que não interfira no patrimônio cultural do restante da sociedade brasileira (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
De acordo com o Parecer CNE/CP nº 003/2004, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O parecer procura oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas, isto é, de políticas de reparações, e de reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade. Trata, ele, de política curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros.
( ) A escola tem papel preponderante para eliminação das discriminações e para emancipação dos grupos discriminados, ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais, a conhecimentos avançados, indispensáveis para consolidação e concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.
( ) A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, exceto na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que se deve somente garantir vagas para negros nos bancos escolares, sem necessidade de valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscar reparar danos à sua identidade e a seus direitos.
C - C - E.
E - C - E.
C - E - E.
E - E - C.
Com base na Lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências, os prédios escolares devem
ter um banheiro acessível, distribuindo seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
implementar adaptações, eliminações e supressões de barreiras arquitetônicas, de forma paulatina, durante os primeiros vinte anos de vigência desta Lei.
oferecer aos alunos do ensino fundamental – anos iniciais parque de recreação com brinquedos e equipamentos de lazer que possibilite a utilização por pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida.
garantir que pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar parcialmente livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam a acessibilidade de pessoa com mobilidade reduzida.
disponibilizar ao menos duas instalações de banheiro químico acessível a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.