Questões de Concurso sobre Psicopedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.318 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação ao processo de Ensino-Aprendizagem, bem como as dificuldades de aprendizagens e um trabalho efetivo de habilidades sociais, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Conforme a entrada das crianças na adolescência, as habilidades de planejamento e tomada de decisões são consideradas irrelevantes, uma vez que tais habilidades serão desenvolvidas na fase de desenvolvimento posterior.


B

A conquista de aceitação social pode ser mais significativa para a autoestima das crianças do que a conquista de boas notas na escola.


C

“Ajudar aos outros”, corresponde ao grupo de habilidades alternativas para a agressividade.


D

“Lidar com uma acusação”, faz parte do grupo de habilidades para lidar com o estresse.


E

Dentro das habilidades socias avançadas, encontramos o item “seguir instruções”.

Uma questão fundamental na compreensão e na forma de tratamento dispensada aos alunos com dificuldades escolares refere-se ao próprio conceito de dificuldade de aprendizagem.


C
Certo

E
Errado
Quanto aos subprocessos que regem a aprendizagem observacional de Bandura, assinale a opção CORRETA.

A
Processos de atenção: saliência, valência afetiva e informação de feedback.

B
Processos de retenção: codificação simbólica, representação cognitiva e ensaio cognitivo.

C
Processos de produção: organização cognitiva, observação de encenações e informação de feedback.

D
Atributos do observador nos processos de atenção: capacidades perceptuais, tendência perceptual e habilidades cognitivas.

E
Processos motivacionais: incentivos sensoriais, incentivos sociais e autoincentivos.

Relacione as teorias abaixo às respectivas caracterizações:

(I) Teoria Psicogenética de Piaget

(II) Teoria Histórico-Cultural de Vigostsky

( ) As principais ideias referem-se: (1) à relação dialética entre indivíduo e sociedade, nas quais se originam as características tipicamente humanas. O homem transforma o seu meio e, ao mesmo tempo, transforma-se a si mesmo; (2) às funções psicológicas superiores, que se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto sociocultural, ou, em outras palavras, têm uma origem cultural; (3) à relação com o mundo, que seria mediada por “ferramentas” criadas pelo homem; (4) ao cérebro como a base biológica de tais funções mentais. Mas o cérebro não seria imutável ou fixo, podendo-se falar em "plasticidade cerebral".

( ) A ideia de construção do conhecimento proposta defende que é na interação com o meio que o sujeito se depara com situações diferenciadas, as quais o levam a construir hipóteses, através dos processos de assimilação e acomodação, visando explicar os fenômenos que ocorrem no seu mundo.

( ) O conceito de equilibração mostra como uma criança é capaz de resolver uma situação de conflito suscitada pela presença simultânea de esquemas cognitivos contraditórios. Este processo, que levaria a criança para um equilíbrio superior, é considerado como um processo de autorregulação estritamente interno ao sujeito. O mecanismo da equilibração se explica pelo fato de que cada uma das etapas sucessivas apresenta uma probabilidade crescente em função dos resultados obtidos na precedente.

( ) O conhecimento não se dá a partir da interação direta sujeito-objeto. Essa interação é, em essência, mediada. Os instrumentos são objetos do mundo físico, aqueles que mediam a ação (e transformação) do homem sobre a natureza. A possibilidade de transformação desta pelo homem seria infinitamente menor, se ele não houvesse desenvolvido e aprimorado os instrumentos que auxiliariam a sua intervenção no mundo.

Os signos aparecem como os instrumentos psicológicos, pois eles mediam o próprio pensamento. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A
II, I, I, II

B
II, II, I, I

C
I, II, II, I

D
II, I, II, I

E
I, I, II, II

Leia as proposições a seguir:

I. A teoria das necessidades de Maslow parte da premissa de que as necessidades humanas têm origem social e estão dispostas em uma hierarquia que deixa implícito o pressuposto antropológico de que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal;

II. Alderfer afirmou, ao contrário de Maslow, que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo, descendente;

III. A teoria de McClelland afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização, que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidade nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidos;

IV. A teoria bifatorial de Herzberg foi construída afirmando haver dois contínuos independentes: o primeiro, dos fatores higiênicos, referentes a fatores internos, que variavam de satisfação à não-satisfação; o segundo, dos motivadores, referentes a fatores internos, variando da insatisfação à não-insatisfação.

Assinale a opção CORRETA.


A
Somente as proposições I e II estão corretas.

B
Somente as proposições II e III estão corretas.

C
Somente as proposições I e IV estão corretas.

D
Somente as proposições III e IV estão corretas.

E
Todas as proposições estão incorretas.

Com essa atitude a professora acaba por


A

incentivar o desenvolvimento da competência dos alunos em um ponto importante da matéria.


B

estimular a experiência de aprendizagem vinculada a auto-determinação e ao esforço pessoal.


C

oferecer uma tarefa com um grau de desafio ótimo que mantém o interesse da classe durante sua realização.


D

motivar seus alunos reforçando, por meio de uma recompensa, uma conduta desejável dos mesmos.


E

esconder suas limitações em conseguir manter a atenção da classe durante toda a aula permanecendo menos tempo em contato com o grupo.

Mesmo reconhecendo boa intenção da professora, uma crítica possível a essa situação é que, ao agir assim, está estimulando a expectativa de se receber um reforço externo para realizar atividades escolares, que resultaria em resultados apenas imediatos. De acordo com Tápia (1996), citado por Coll et al, 2004, uma postura docente importante para a motivação duradoura dos alunos é


A

oferecer o máximo de oportunidades para que seus alunos atuem de maneira autônoma e tomem consciência disso.


B

estimular os alunos a se esforçarem enfatizando a possibilidade de obterem bons resultados nas avaliações.


C

organizar muitas atividades individuais para que cada um de seus alunos acredite mais na sua própria condição de sucesso.


D

explicitar sempre um contentamento diante de condutas e resultados dos alunos que satisfazem suas expectativas.


E

comparar e publicar os desempenhos verificados na classe destacando os que podem servir de modelo positivo para os demais.

Na reunião dos professores sobre o que fazer com o comportamento agressivo de Caco, alguns sugeriram o uso de punição, como suspendê-lo do time da escola. Outros salientaram que isso poderia agravar o problema. A conclusão foi a de não usar punição, dado que é um procedimento unidirecional e hierárquico, que impõe uma situação desagradável aos alunos. Preferiram adotar a implementação das consequências, por


A

favorecer os desejos pessoais e os coletivos, na tentativa de conscientizar os indivíduos acerca de suas responsabilidades.


B

trazer vantagens, ao auxiliar as pessoas a estabelecerem a necessária conexão com suas motivações internas.


C

incentivar as motivações externas, em geral incompatíveis com o que está desencadeando o comportamento em análise.


D

levar em conta que as mudanças esperadas levam tempo, que educar requer paciência e perseverança.


E

ser mais democrática, pautada na discussão de intenções e de efeitos resultantes para os outros e para a comunidade.

Sabendo que a maior parte dos problemas é criada pela falta de opções no contexto de vida, os professores de Caco resolveram conversar com ele, levando-o a exteriorizar suas dificuldades e, assim, perceber que


A

perspectivas pessoais nunca mudam, mas as formas inadequadas de lidar com elas podem ser modificadas.


B

problemas são algo distinto de suas identidades, constituindo, antes, reações passíveis de serem controladas e/ou evitadas.


C

explicações elucidam as causas do problema, notadamente para o próprio falante, que pode, então, pensar em outras soluções.


D

problemas geram ressentimentos que se voltam contra o próprio ego, enfraquecendo-o em sua potência criadora.


E

perspectivas diferentes podem ser utilizadas como explicação, mas nunca como justificativa.

Um dos professores de Caco, após ouvir o relato do menino, foi consultar um experiente coordenador pedagógico, que tinha fama de ser muito eficaz em auxiliar os professores a lidar com casos difíceis. Ele contou que vinha utilizando um método conhecido como "abordagem narrativa", que implica analisar


A

a forma como os problemas são narrados, uma vez que qualquer alteração nela tem o poder de alterar no comportamento.


B

o contexto, o poder e os discursos culturais, reconhecendo a subjetividade e a relatividade das idéias.


C

o relato dos alunos, buscando identificar os vínculos que, por não terem sido construídos, levam a ações desastrosas na escola.


D

o discurso dos professores e dos alunos para, posteriormente, fazê-los convergir entre si.


E

a interação dos alunos, identificando as perspectivas nelas presentes e, em seguida, devolvê-las a eles em forma de narrativas.

Dentre as vantagens identificadas por Chrispino (2007) para o uso da mediação do conflito escolar destacam-se:

I. a melhora da qualidade das relações entre os atores escolares e a melhora do clima escolar.

II. a melhora das condições de ensino, facultando melhores resultados nas notas dos alunos.

III. as consequências positivas no contexto escolar quanto aos índices de violência, vandalismo e depredação do patrimônio.

IV. a visão positiva do conflito, rompendo com a imagem histórica de que ele é sempre negativo.

V. a vivência e a intolerância do conflito e dos atos de vandalismos por parte da comunidade educativa.

Está correto o que se afirma em


A

I, II e IV.


B

I,II e V.


C

I, III e IV.


D

II, III e IV.


E

III, IV e V.

Telma Weisz explicita a diferença entre ensino e aprendizagem e alerta para a existência de alguns princípios que ajudam as situações planejadas a adquirirem valor pedagógico. Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.


A

Os alunos precisam por em jogo tudo o que sabem para que o professor possa julgar seu conhecimento.


B

O planejamento deve incorporar pré-requisitos a serem oferecidos aos alunos de modo a garantir o conhecimento prévio dos alunos.


C

Os alunos devem produzir a partir do que aprenderam em função de suas dificuldades.


D

A organização da tarefa diminui sensivelmente a circulação de informação possível.


E

O conteúdo do trabalho deve manter suas características de objeto social cultural real sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

Tanto a psicologia como as outras áreas do conhecimento colaboram para a construção das nossas concepções. As concepções tem implicações diferentes na prática pedagógica.


Assinale a alternativa que caracteriza a concepção interacionista do desenvolvimento:


A

O desenvolvimento biológico e a maturação são considerados pré-requisitos para o aprendizado.


B

A influência do ambiente é que determina como a pessoa vai se desenvolver e no que ela vai se transformar.


C

As capacidades humanas já nascem prontas e quase não mudam ao longo da vida.


D

O desenvolvimento e a aprendizagem decorrem de processo onde o sujeito é ativo nas transformações sobre o meio e sobre si mesmo.


E

O desenvolvimento é explicado por normas e padrões que podem levar a uma extinção ou generalização do comportamento.

Na conversa com Caco, ele explicitou que muitos alunos estavam caçoando dele, achando que ele se sentia superior. Após explicar muitas vezes que não se sentia assim, foi aconselhado pelo pai a "partir para a briga" sempre que os colegas o aborrecessem. Ouvir a experiência do aluno permitiu aos professores


A

compreender o contexto da experiência de Caco.


B

comparar o relato de Caco com o dos colegas.


C

identificar quem tinha razão e tomar as providências cabíveis.


D

perceber que Caco seguiria sempre os conselhos do pai.


E

entender que os colegas de Caco tinham mentido sobre a história.

Para Chrispino (2007) o conflito no contexto escolar surge da diferença de opiniões e de divergências de interpretações. Logo, a escola é palco onde o conflito se instala e, se o mesmo é inevitável, é necessário aprender o ofício da "mediação do conflito", que, para ele, é o procedimento no qual os participantes


A

com a assistência de um mediador, colocam as questões em disputa com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.


B

têm a oportunidade de expressar seus sentimentos, opiniões e modos de agir para a superação de dificuldades pessoais e coletivas e, assim, desenvolver uma posição positiva do conflito.


C

com a ajuda de um mediador, identificam as responsabilidades pela situação de conflito e, coletivamente, analisem as causas da ocorrência e definam punições.


D

podem verbalizar seus modos de ser, agir e pensar, bem como ser alertado do que a escola espera dos alunos no conjunto de comportamentos sociais aceitáveis no convívio escolar.


E

resolvem os conflitos por meio tomadas de decisões acertivas objetivando o aprendizado da exposição madura das ideias.

Analise a situação descrita sobre o debate geopolítico considerando a proposta de Ausubel e seus colaboradores, na qual o docente deve instigar no aluno formas ativas de aprendizagem, promovendo uma compreensão integrada dos novos conhecimentos aos antigos e que estimule métodos de exposição pelo aluno, tanto escritos como orais. A atividade descrita acima pode ser entendida como capaz de fomentar aprendizagens significativas por


A

exigir dos alunos compreensão adequada dos conteúdos e reformulação dos novos conhecimentos com suas próprias palavras.


B

observar regras acordadas previamente para o debate que organizam a exposição oral dos alunos facilitando a compreensão de todos sobre o que foi discutido.


C

apresentar inicialmente os conceitos básicos da disciplina sistematizando-os por meio de atividades complexas.


D

oferecer arbitrariamente os temas selecionados estimulando os alunos a estabelecerem relações ente eles e o conteúdo desenvolvido.


E

proporcionar a sistematização de conhecimento a partir de hipóteses levantadas por um dos grupos e contestadas ou confirmadas pelos colegas do grupo opositor.

Incomodados com a constatação de que os alunos aprendem em ritmos diferentes e a dificuldade de considerar isso na sala de aula faz com que as lacunas de alguns alunos se acentuem acumulando dúvidas e defasagens. Um grupo de professores resolveu enfrentar esse desafio criando grupos de estudo na escola. Conversaram com a equipe escolar, discutiram o problema e optaram por abrir alguns períodos durante a grade horária para reorganizar as classes em função das diferentes necessidades dos alunos, e cada professor assumiu o trabalho com uma dessas classes. Esses grupos de trabalho passaram a acontecer duas vezes por semana e foi muito bem avaliado por todos os envolvidos. A situação descrita a cima é uma proposta


A

incompatível com a organização escolar pois impede o desenvolvimento normal das aulas.


B

interessante para apoiar alunos com dificuldades antes que desacreditem na sua capacidade de aprender.


C

utópica uma vez que prevê um alto compromisso coletivo dos professores que, embora ideal, não é factível.


D

inovadora na medida em que privilegia os alunos com melhor rendimento sem abandonar os que apresentam maior dificuldade.


E

criativa e sensível ao valorizar a criação de classes homogêneas facilitadoras da interação entre pares.

Em casos de queixas escolares, uma abordagem que leve em consideração a natureza escolar da queixa prioriza, além da escuta da criança e de sua família,


A

o diagnóstico e a medicalização por parte da psiquiatria.


B

a execução de psicodiagnóstico e psicoterapia com familiares.


C

o encaminhamento da criança a escolas de reforço.


D

o contato com professores e coordenadores pedagógicos.


E

a indicação de terapias alternativas para a criança e sua família.

Há uma tendência a se medicalizar e a se patologizar o fracasso escolar. Para esse tipo de abordagem, as dificuldades de aprendizagem e os problemas de comportamento do aluno decorrem


A

do sistema escolar público, que não oferece um local ideal para a formação das crianças.


B

da convivência familiar e de sua influência no sistema educacional brasileiro.


C

de conflitos vividos internamente pela criança, como consequência, por exemplo, da pobreza, da desestrutura familiar e(ou) da carência afetiva.


D

de conflitos da criança com seus professores que desvinculam o processo de ensino de seu público-alvo, desconsiderando as potencialidades da criança.


E

dos poucos investimentos em educação e em políticas públicas de atendimento psicoterápico para escolas e hospitais.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado