

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O termo "dispersão" (L.17) refere-se a um sistema no qual partículas de tamanho coloidal estão dispersas em uma fase contínua de composição diferente daquela das partículas.
A concentração de íons H3O+ de uma solução pode ser determinada por meio de um pHmetro. Esse equipamento contém um eletrodo íon seletivo e um eletrodo de referência que podem ou não estar embutidos em uma única sonda. O eletrodo íon seletivo mais usual nos pHmetros é o eletrodo
de platina.
de calomelano.
de prata-cloreto de prata.
de membrana de vidro.
normal de hidrogênio.
Considere que o seguinte equilíbrio se estabeleça no organismo humano:

em que Heme representa o grupo heme da hemoglobina, e HemeO 2 , o complexo formado entre o grupo heme e o oxigênio. Nesse caso, a presença do CO deve deslocar o equilíbrio na direção dos produtos.
A estabilização química visa à neutralização de todos os compostos químicos utilizados nas demais etapas do tratamento da água, a fim de garantir que ela não tenha cheiro nem sabor.
Comparando soluções de mesma concentração das substâncias abaixo, assinale qual possuirá o pH mais ácido:
Fenol: Ka = 1x10-10
Ácido pirúvico: Ka = 3,2x10-3
Ácido bórico: Ka = 5,8x10-10
Ácido mandélico: Ka = 4x10-4
Ácido fórmico: Ka = 2x10-4
Considere os seguintes dados referentes a uma reação química:
| Reagentes | Produtos | ||
| [A] | [B] | [C] | [D] |
Estado Inicial | 1 | 2 | 0 | 0 |
Estado de Equilíbrio | 0,5 | 0,5 | 0,5 | 0,5 |
Assinale a alternativa correta:
A constante de equilíbrio da reação será igual a 1.
Quaisquer que sejam as concentrações iniciais, as concentrações no equilíbrio serão sempre todas iguais.
Independente da concentração inicial, as concentrações de C e D sempre serão 0,5 no equilíbrio.
A alteração da temperatura não afetará a concentração no equilíbrio.
A adição de uma quantidade extra de B afetará o equilíbrio, aumentando a concentração de A.
Numa neutralização entre HNO2 e KOH, o pH no ponto de equivalência será
neutro, pois será formado sal.
ácido, pois será formado ácido.
básico, pois será formada base.
ligeiramente ácido, pois o sal terá hidrólise ácida.
ligeiramente básico, pois o sal terá hidrólise alcalina.
Em um meio quimicamente definido para uma bactéria quimiautotrófica, assinale o componente que NÃO possui a função principal de fornecer íons essenciais ou formar um tampão:
NaHCO3
Na2HPO4
KH2PO4
MgSO4.7H2O
CaCl2.2H2O
São situações vantajosas das titulações potenciométricas sobre os métodos clássicos de volumetria, EXCETO:
Quando o ponto final obtido pelo indicador está mascarado.
Quando não há um indicador adequado.
Quando a mudança de cor é fácil de precisar.
Na titulação de ácidos polipróticos.
Quando o processo precisa ser automatizado
Qual é o pH da solução resultante da mistura de 50 mL de HCl 0,1mol/L com 25mL de NaOH 0,2mol/L?
Menor que 4,00.
Entre 4,01 e 6,00.
Entre 6,01 e 8,00.
Entre 8,01 e 10,00.
Maior que 10,01.
O produto da reação demonstrada pelo professor apresenta elevado coeficiente de solubilidade em água.
Cu (s) + HNO3 (aq) → Cu(NO3)2 (aq) + NO (g) + H2O (l)
Em relação à reação não-balanceada representada acima, assinale a opção incorreta.
Os coeficientes estequiométricos da equação 3, 8, 3, 2, 4, respectivamente, atendem às exigências da lei de conservação das massas.
Cu0 Cu2+ + 2 e- é a semi-equação que representa a oxidação de 1 mol de cobre metálico.
Politetrafluoretileno e polipropileno são exemplos de polímeros sintéticos compostos, nos quais cadeias e redes de pequenas unidades repetitivas formam moléculas gigantes. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O monômero do polipropileno tem fórmula molecular C3H8.
Polímeros não possuem massas molares definidas.
Sacarose é o monômero dos polímeros naturais celulose e amido.
Tendo as informações acima como referência inicial, assinale a opção correta.
A transformação de cal viva em cal extinta pode ser corretamente representada pela equação a seguir.
Na formação da tinta, após a aplicação de suspensão de cal extinta na parede, ocorre uma reação de oxirredução representada pela equação a seguir.
Uma suspensão aquosa de cal extinta apresenta pOH superior a 7.
O esquema acima representa um sistema tampão genérico.
Carbonato de cálcio, na forma de rocha calcária, é freqüentemente utilizado como corretor de acidez do solo. A solubilidade da substância CaCO3 é baixa e, à temperatura de 25 ºC, uma solução saturada de carbonato de cálcio apresenta concentração em massa igual a 0,01 g/L. Considerando essas informações e também que M(CaCO3) = 100 g/mol, assinale a opção incorreta.
A concentração de uma solução saturada de carbonato de cálcio é igual a 1 × 10-4 mol/L.
A neutralização do solo é decorrente da reação apresentada a seguir.
CaCO3 (s) + 2 H+ (aq) → Ca2+ (aq) + H2O (l) + CO2 (g)Se, na atmosfera terrestre, ocorrer um aumento da concentração de óxidos de nitrogênio e de óxidos de enxofre, as águas das chuvas, ao caírem sobre um solo com calcário, acarretarão um aumento da rapidez da reação de neutralização do solo.
Considere-se que a adição de ácido clorídrico concentrado em uma amostra de 5 g de rocha calcária tenha provocado o desprendimento de 1,09 L de CO2 nas CNTP. Nesse caso, é correto concluir que a amostra apresentava 100% de pureza.
Discordância é um defeito pontual que ocorre em cristais iônicos e que envolve a ausência de um número igual de cátions e ânions.
O ácido nítrico concentrado comercial tem densidade de 1,4 g/cm3 e 69% em massa. Considerando que M(HNO3) = 63 g/mol, marque, entre as opções a seguir, aquela que apresenta o volume de ácido nítrico concentrado comercial que, se diluído para 1 L, geraria uma solução de ácido nítrico com concentração mais próxima de 2 mol/L.
Um cristal em equilíbrio térmico contém um número finito, maior do que zero, de vacâncias.
A análise do esquema em apreço permite concluir que a adição de pequenas quantidades de um ácido forte deslocará o equilíbrio químico, favorecendo a formação da base conjugada.