

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No Brasil, o debate em torno da concepção de vulnerabilidade, mais do que uma questão técnica, busca trazer elementos de reflexão teórica que contribuam com o desvelamento dos rumos da seguridade social. Nesse sentido, discutir as concepções de vulnerabilidade presentes na política pública de assistência social influencia práticas que trazem resultados para a proteção social dos cidadãos. Nessa perspectiva, o conceito de vulnerabilidade presente no modelo de proteção social estatal brasileiro está vinculado às ideias de
promoção.
cidadania.
mérito.
humanismo.
transformação.
Conferências de Políticas Públicas são consideradas como espaços institucionais de participação e deliberação acerca das diretrizes gerais de uma determinada política pública.
Sobre essa temática, é correto afirmar:
A forma institucional que as Conferências se materializam, bem como as normas que regulam a dinâmica participativa, deliberativa e representativa são, em geral, reguladas pelos conselheiros de direitos que convocam as Conferências e pelo plano diretor do município.
O Relatório Final, que contém propostas e moções aprovadas, é elaborado pelos participantes da Conferência, coordenada pela Secretaria responsável pela Política Pública em evidência.
São espaços restritos de discussão em torno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para decidir as prioridades nas Políticas Públicas.
Nas Conferências Estaduais participam apenas os delegados, eleitos nas Conferências Municipais. Já na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na política pública de referência.
O objetivo da deliberação não se encerra na busca do consenso em torno do bem-comum, o conceito de deliberação também passa por mudanças, abrigando o autointeresse, o conflito decorrente dos interesses materiais e das diferenças de opiniões.
De acordo com a lei 11.129 de 30 de junho de 2005, as Residências Multiprofissionais em Saúde são definidas como:
I. modalidade de ensino de pós‐graduação lato sensu;
II. direcionadas para educação em serviços;
III. destinadas às categorias profissionais que integram a área da saúde, exceto a médica;
IV. modalidade de ensino de graduação e pós‐graduação stricto sensu.
Está correto apenas o indicado em
I e II.
II e III.
I, III e IV.
I, II e III.
IV.
A noção de cidadania não nasceu no mundo moderno, embora tenha encontrado nele sua máxima expressão, tanto teórica quanto prática. Segundo Coutinho (1999), as primeiras noções de cidadania, sobre o que significa ser cidadão, surgiram na Grécia Clássica, nos séculos V e IV a.C. No entanto, a teoria e a prática da cidadania entre os gregos clássicos estava longe de possuir uma dimensão universal. Sobre o desenvolvimento histórico da cidadania, é CORRETO afirmar:
Na Grécia Clássica, escravos, mulheres e estrangeiros eram contemplados pelos direitos de cidadania.
Os direitos de cidadania na Grécia envolviam somente o que hoje chamamos de “direitos sociais”, ou seja, educação, saúde, assistência social e lazer.
Para os gregos da época, ser cidadão não é algo que se refira à vida pública, mas precisamente à vida privada.
Os direitos de cidadania são fenômenos sociais, resultado da história. As demandas sociais, que prefiguram os direitos, só são satisfeitas quando assumidas pelas instituições que asseguram uma legalidade positiva
No mundo moderno, a noção de cidadania não está organicamente ligada à ideia de direitos.
T.H. Marshall (1967), define que o conceito de cidadania, em sua fase madura, comporta os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais, que surgem sequencialmente. No Brasil, não se aplica o modelo inglês de cidadania, a lógica de configuração da cidadania foi diferenciada, pois os direitos:
políticos não foram plenos.
sociais emergiram antes dos demais.
civis nunca foram atingidos.
sociais não foram garantidos.
civis, políticos e sociais emergiram concomitantemente.
O autor William César Castilho Pereira (2001) nos diz que não há uma concepção única acerca do trabalho comunitário e, por consequência, não há consenso sobre seus conteúdos, alcances e finalidades e evidentemente sobre as estratégias metodológicas para sua realização. Baseado nisso ele nos diz que a metodologia do trabalho comunitário e social pode colocar-se, quanto às praticas políticas, pelo menos em três posições, quais sejam:
marco teórico-ideológico-político conservador, reformista-desenvolvimentista e revolucionário-socialista.
marco teórico-ideológico-político positivista, reformista-desenvolvimentista e marxista-revolucionário.
marco teórico-ideológico-político conservador, reformista-autogestionário e revolucionário-socialista.
marco teórico-ideológico-político funcionalista, reformista-desenvolvimentista e revolucionário-socialista.
marco teórico-ideológico-político neoliberal, funcionalista-desenvolvimentista e revolucionário-libertário.
Um dos resultados dos megaeventos realizados no Brasil foi a criação de conteúdos e equipamentos de promoção da cidadania.
Certo
Errado
Quando Behring e Boschetti (2008) abordam o projeto ético-político do Serviço Social e sua relação com política social, elas mencionam as concepções de direito e de cidadania que compõem aquele projeto ético-político. A concepção de cidadania pressupõe instituir direitos que se pautem por quais princípios?
Universalização do acesso aos direitos; qualificação legal e legitimação das políticas sociais como direito; orçamento redistributivo, onerando o capital e desonerando o trabalhador; estruturação radicalmente democrática, descentralizada e participativa.
Universalização dos direitos básicos; qualificação legal e legitimação das políticas públicas com viés no acesso; orçamento redistributivo, sem prejuízos para o trabalhador e também para o dono dos meios de produção; estruturação democrática, centralizada no subalterno e com orçamento participativo
Universalização dos direitos sociais; legitimação das políticas sociais; orçamento contributivo onerando o capital; democratização dos meios de produção.
Universalização do acesso aos direitos trabalhistas; legitimação das políticas sociais comprometendo o Estado como garantidor da democracia; direitos trabalhistas redistributivos onerando o capital e desonerando o trabalhador; socialização da participação política através de sindicatos de trabalhadores.
Universalização do acesso aos direitos sociais como via para a equidade e justiça social; qualificação legal das políticas sociais como dever de todo cidadão; orçamento redistributivo, com ênfase na contribuição sindical; estruturação democrática e participativa, de modo a socializar a participação política.
Segundo Sposati, a exclusão social é
o mesmo que pobreza.
a negação da cidadania.
um fenômeno social contemporâneo.
o mesmo que desigualdade.
caracterizada como uma condição de permanência.
Na direção social do Serviço Social brasileiro contemporâneo, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais. Considerando o contexto anterior, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das características da feição acadêmico‐profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo.
Defesa do trabalho e dos trabalhadores.
Defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial.
Defesa do amplo acesso a terra para a produção de meios de vida.
Compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.
Com o processo de democratização do Estado e da sociedade brasileira, a sociedade civil conquistou uma série de garantias e, ao mesmo tempo, compromissos. De sujeito de favores e benesses passa a ser sujeito de direitos. O exercício de cidadania que objetiva efetivar direitos torna-se desafiante e complexo, porque
a legislação que garante os direitos humanos não é específica em relação aos canais de participação e controle social.
a efetivação de direitos sociais depende de tribunais localizados e de ação operacional ampla e direta na comunidade.
os conselhos que lutam em defesa dos direitos sociais constituem instância muito nova sem articulação governamental.
a sociedade civil conta com uma diversidade de sujeitos e de propostas que precisam ser reconhecidas no cenário de disputas atuais.
o paradigma da complexidade permeia todos os campos de disputas políticas e sociais.
No campo sócio-juridico, a prática profissional do Assistente Social busca contribuir com os sujeitos a analise de sua situação e assim redimensionar o litígio vivenciado, trabalha para o esclarecimento dos direitos e deveres, visando encontrar alternativas de ação para a resolução desses conflitos.
Nessa direção é CORRETO, portanto, afirmar que as intervenções realizadas devem estar fundamentadas em premissas éticas que consideram a complexidade da vida social dos indivíduos envolvidos, respeitando-os como sujeitos de direitos e colaborando para o reencontro de sua dignidade e de sua
Cidadania.
Demanda.
Legitimidade.
Necessidade.
Nenhuma das alternativas.
Para T.H. Marshall, o conceito de cidadania aborda as liberdades individuais, expressa pelos seguintes direitos:
civis, políticos e sociais
sociais, econômicos e políticos
previdenciários, políticos e sociais
sociais, políticos e civis
mínimo de bem-estar, social e econômico
Uma das características do intenso processo de financeirização da economia na contemporaneidade é a hegemonia das organizações multilaterais como o FMI – Fundo Monetário Internacional e o BM - Banco Mundial sobre os Estados Nacionais. A partir da década de 80 essas organizações se constituirão nos principais responsáveis pelas medidas de ajuste imposta para os países da periferia, a partir do retorno à ortodoxia liberal. Essas medidas foram estabelecidas em uma reunião realizada em 1989, que ficou conhecida como:
Tratado de Bretton Woods.
Consenso de Washington.
Cúpula das Américas.
Tratado de Versalhes.
No final dos anos de 1970, a nova cidadania, ou cidadania ampliada, que começou a ser formulada pelos movimentos sociais, pode ser compreendida como
uma concepção que se limita à provisão de direitos legais e ao acesso a direitos definidos previamente.
vinculada a uma estratégia das classes dominantes e do Estado de incorporação política gradual dos setores excluídos.
constituição de sujeitos sociais ativos − agentes políticos −, definindo o que consideram ser seus direitos e lutando para seu reconhecimento.
uma idéia baseada e fixada em uma referência central e no significado do conceito liberal.
aquela que está mais confinada dentro dos limites das relações com o Estado, ou entre Estado e indivíduos.
O conceito de cidadania ativa deve conter a ideia de que
se trata de uma condição essencialmente política, na qual seus protagonistas concebem o mundo como um ambiente de direitos e responsabilidades recíprocas e se realizam neles como sujeitos de vontade.
o usufruto dos direitos independe da inserção dos grupos e indivíduos em circunscrição estatal, pois o direito social deve resguardar a autonomia da sociedade civil até mesmo no provimento de bens e serviços.
a politização das lutas constitui-se em aspecto maléfico para a conquista de direitos, sobretudo os sociais, pois, neste caso, são destinados à população com mais fragilidade política.
os direitos de cidadania são abstratos e, nesta linha, haverá sempre a impossibilidade da luta coletiva, pois numa sociedade de liberdade de expressão dificilmente a consciência e abstrações se convergirão.
as lutas de conquistas cidadãs devem sempre estar desvinculadas dos conflitos sociais e postulações de poder.
Mione Sales (2008), refletindo sobre o pensamento de Hannah Arendt, destaca que “o mundo é resultado do nosso esforço comum”. Não está pronto, requer a manutenção e a preservação dos espaços adequados à construção da sociabilidade, no caso, a esfera pública: esse lugar intermediário entre as pessoas. Por excelência político, democrático e humano, esse lugar e esse encontro dizem da paridade, da isonomia, da igualdade fundamental entre os sujeitos e permitem torná-los visíveis e audíveis.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. A defesa de valores como liberdade, cidadania e democracia, enunciados e buscados ________________ e ______________ na prática social histórica, não pode prescindir, portanto, do _________________.
comum – socialmente – ambiente plural
conjuntamente – preservados – direito
individual – acirradamente – consenso
individual – coletivamente – espaço público
conjuntamente – assegurados – conflito
O assistente social, através de ação intermediando programas sociais, pode contribuir para romper com uma cultura de tutela presente na relação com os segmentos subalternizados da sociedade brasileira, se:
Garantir a manutenção de programas focalistas que privilegiam os mais pobres entre os subalternizados.
Desenvolver uma ação pautada na defesa dos valores individualistas.
Desenvolver uma atitude crítica em relação aos subalternizados de sua situação.
Criar condições efetivas de participação dos usuários na gestão e controle dos serviços que produz e opera.
Nenhuma das respostas anteriores.
Os direitos sociais são considerados como instâncias de lutas coletivas, tendo como palavra de ordem o direito a ter direitos.
Segundo Maria Inês Bravo, identificar o potencial dos conselhos para a universalização do direito e a ampliação da cidadania na direção de uma democracia de massa requer visualizar os conselhos como
espaço de consenso na pactuação entre Estado e Sociedade civil.
locus do fazer político contraditório e base para uma nova cultura política.
espaço de empoderamento e valorização das relações intersubjetivas.
locus privilegiado de capacitação e de qualificação técnica.