

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A ferramenta de gestão denominada OKR - Objectives and Key Results possui como característica relevante
o estabelecimento de resultados-chave para cada objetivo, os quais devem ser desafiadores e objetivamente mensuráveis em um gradiente de 0 a 100%.
a escolha de, no máximo, 3 objetivos-chave para alinhar a estratégia da organização com todos os seus colaboradores.
a escolha de colaboradores-chave que, juntamente com os gestores e lideres, devem fomentar a persecução de objetivos estratégicos e motivar a equipe.
a necessidade de prévia identificação da chave ou missão da organização, e que se traduz em meta a ser perseguida por todos os seus integrantes.
uma abordagem flexível e customizável para as metas e indicadores que integram o planejamento estratégico, evitando métricas quantitativas.
As ferramentas de gestão da qualidade permitem mensurar e dar tangibilidade aos processos que necessitam de melhoria. O “Diagrama de Ishiwaka” é uma dessas ferramentas que
registra as ocorrências de acordo com uma classificação, medida, local ou tipo de evento previamente definido.
identifica por meio de um gráfico os dados mais significativos para determinado resultado.
exercita a identificação das causas de um problema, estruturando-as de maneira visual.
exibe a relação entre duas medidas variáveis para cada elemento de um conjunto de dados.
gerencia o ciclo de tratamento de uma ocorrência, da descoberta das causas até a padronização da solução.
Suponha que após as eleições municipais de determinado município, a nova prefeita Rosa das Flores, ao assumir o cargo, peça a seus assessores um levantamento geral para entender a situação da cidade. Após a finalização da varredura, ao verificar que o município estava repleto de problemas, Rosa das Flores decide utilizar uma ferramenta de Gestão da Qualidade para auxiliá-la na priorização dos problemas a serem enfrentados.
Assinale a opção que indica uma ferramenta de gestão de qualidade que pode ser utilizada pela prefeita.
Fluxograma.
Folhas de Verificação.
Matriz GUT.
5S.
O uso de ferramentas específicas tem sido cada vez mais difundido entre as organizações que buscam aprimorar a qualidade de seus produtos ou serviços.
Relacione as ferramentas de qualidade listadas a seguir às suas respectivas definições.
( ) Ciclo PDCA
( ) Carta Controle
( ) Fluxograma
1. Ilustra, de forma sequencial, as etapas de um processo.
2. Método de quatro etapas iterativas que visa garantir a melhoria contínua.
3. Estipula limites estatísticos para avaliar a variação de dados em um processo.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
1 – 2 – 3.
1 – 3 – 2.
2 – 1 – 3.
2 – 3 – 1.
3 – 2 – 1.
Para o planejamento de atividades ao longo de um período de tempo, indicando os prazos em que deverão ser executadas as atividades necessárias, utiliza-se uma representação gráfica denominada:
Mapeamento.
Organograma.
Fluxograma.
Cronograma.
Para obter uma compreensão mais abrangente sobre determinado problema e realizar a análise descritiva de um elevado número de dados, é ideal a utilização da ferramenta espinha de peixe.
Certo
Errado
José, experiente profissional no gerenciamento da qualidade, é contratado por uma tradicional fábrica de parafusos para ajudar a solucionar seus problemas de qualidade, visando a competir com as novas concorrentes do setor.
Após visitar e fazer as primeiras diligências na fábrica, José optou por utilizar, em seu trabalho, o Diagrama de Ishikawa.
Essa ferramenta da qualidade é responsável por
realizar etapas cíclicas de ações, verificações e correções de problemas, visando a melhoria continua da qualidade.
estabelecer, graficamente, como determinadas variáveis se comportam ao longo da produção, buscando estabelecer limites aceitáveis de oscilação.
implementar programa de conscientização na equipe, primando por ações de disciplina e limpeza que eliminem o desperdício.
auxiliar na identificação das principais causas dos problemas da produção, permitindo o estudo dos efeitos de cada uma delas na qualidade.
Assinale a opção que corresponde à ferramenta de gestão da qualidade que se apresenta como um gráfico de barras no qual as frequências das ocorrências são ordenadas da maior para a menor, o que permite priorizar os problemas a serem solucionados.
ciclo PDCA
diagrama de Pareto
folha de verificação
fluxograma
histograma
Em um fluxograma, o triângulo invertido simboliza o ponto de início e o ponto de término do fluxo.
Certo
Errado
Fluxograma consiste em uma ferramenta de gestão da qualidade que permite compreender a variação mensal de um processo em um período de tempo estabelecido.
Certo
Errado
Desde a sua formalização, no início do século XX, a gestão da qualidade passou por diversas modificações, adotando, em cada uma dessas fases, diferentes interpretações e técnicas para se alcançar a qualidade na produção.
-
Acerca das técnicas utilizadas comumente na gestão da qualidade, existe o entendimento de que
o uso do 5W2H é decorrente da era da inspeção, baseando-se em uma mudança disciplinar incremental no ambiente de trabalho.
o desenvolvimento do ciclo PDCA se fundamenta na ideia de reengenharia, promovendo alterações radicais no processo.
a matriz GUT desvia a ótica dos problemas para as causas, propondo soluções alternativas para elas.
a proposta do Diagrama de Ishikawa visa se espelhar nas melhores práticas utilizadas no mercado, reproduzindo-a internamente.
o sucesso da técnica Seis Sigma ocorre quando o processo não produz mais que 3,4 defeitos por milhão.
As ferramentas da qualidade auxiliam o gestor a lidar com problemas e variáveis que surjam na organização. Relacione os nomes/números (1 a 4) aos conceitos/alíneas (“a” a “d”) correspondentes.
(1) Carta de controle ou gráfico de controle
(2) Diagrama de dispersão ou gráfico de dispersão
(3) Gráfico de Pareto
(4) Histograma
(a) é utilizado para categorizar e priorizar os problemas e suas causas, com a máxima de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas, ou seja, determinadas causas impactam mais nos problemas da organização do que outras. Assim, permite-se identificar as causas mais problemas e priorizar as soluções.
(b) é um gráfico quantitativo, que permite agrupar as variáveis por quantidade. Consiste em agrupar determinados dados conforme suas frequências, identificando-os mediante barras.
(c) é um tipo de gráfico utilizado para medir a variação de defeitos de um determinado processo. Possui uma linha média e um limite mínimo e máximo de tolerância, e, se o processo estiver dentro desses limites, está no nível aceitável de variação. Caso ultrapasse, precisa ser verificado o porquê e corrigir.
(d) serve para demonstrar a correlação entre duas ou mais variáveis, em que se demonstra o impacto que a alteração de uma determinada variável vai gerar em outra (exemplo clássico: aumento da temperatura e vendas de sorvete).
Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.
1d, 2a, 3b, 4c
1b, 2a, 3c, 4d
1c, 2d, 3a, 4b
1d, 2b, 3c, 4a
1a, 2c, 3d, 4b
Em um fluxograma, o losango simboliza as alternativas (sim ou não), ou seja, o processo decisório.
Certo
Errado
A busca constante por qualidade e pelo reconhecimento dessa qualidade está presente em muitas organizações. Para alcançar esse objetivo, as organizações dispõem de diversas ferramentas.
Relacione a seguir as diferentes ferramentas com suas respectivas definições:
Coluna I
1. Brainstorming
2. Padronização
3. 5W1H
4. 5S
Coluna II
( ) ferramenta usada para auxiliar no planejamento do desdobramento de ações
( ) discussão do melhor procedimento para realizar a tarefa, treinamento das pessoas e certificação de que a execução está de acordo com o que foi estabelecido
( ) técnica de geração de ideias sem críticas usada em reunião para auxiliar no processo criativo de uma equipe de trabalho
( ) preparação do ambiente para a implantação do trabalho em equipe para solução de problemas e implantação de programa de qualidade
A sequência correta é
3 – 2 – 1 – 4
1 – 2 – 4 – 3
2 – 1 – 3 – 4
3 – 4 – 1 – 2
A utilização do controle estatístico da qualidade permitiu que processos produtivos que anteriormente se baseavam na inspeção de cada peça, passassem a realizar análises de pequenas amostras e das respectivas variabilidades, assegurando uma expressiva redução na carga de trabalho.
Assinale a opção que apresenta uma ferramenta do controle estatístico da qualidade com essa finalidade
Kaizen.
6S.
Fluxograma.
Carta de controle.
Ciclo PDCA.
O modelo de excelência em gestão predicado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) consiste em um sistema baseado em diversos fundamentos e critérios,
sendo os critérios divididos em subitens que compõem um sistema de questões que permite a autoavaliação da organização.
sendo os fundamentos os valores que cada organização elege como os mais relevantes para sua visão de futuro.
podendo os critérios variar de acordo com o grau de maturidade de cada organização, apurado de acordo com fundamentos fixados pela FNQ.
cabendo a cada organização apresentar o conjunto de critérios e fundamentos para avaliações individualizadas realizadas pela FNQ.
que são a base para a certificação de excelência da organização, de acordo com o grau de aderência aos fundamentos e critérios estabelecidos em cada ciclo avaliatório.
Com base nos dados a seguir, considerando-se a necessidade de implementar ações corretivas para a melhoria dos produtos, segundo o Princípio de Pareto, deve ser dada prioridade às seguintes não conformidades:
Tipos de não conformidade (NC) | Número de NC identificadas |
Dobras | 24 |
Furos | 193 |
Manchas | 845 |
Quebras | 85 |
Rasgos | 46 |
Trincas | 540 |
dobras e trincas
furos e rasgos
manchas e trincas
manchas e furos
O fluxograma é a representação social da sequência de um processo.
Certo
Errado
Aponte a alternativa que apresenta conteúdo verdadeiro em sua plenitude sobre os principais teóricos/gurus da “Qualidade”.
Kaoru Ishikawa tem como mais importante destaque no cenário da qualidade o desenvolvimento do Toyota Production System (TPS), que apresenta como principal objetivo, a eliminação de desperdícios na área de produção.
Armand Feigenbaum introduziu o conceito de círculo de controle de qualidade (CCQ), que diz respeito a um diagrama de causa e efeito que teve como grande mérito ser uma ferramenta utilizável por não especialistas.
Philip Crosby ficou famoso com a criação de uma trilogia que estabelece três pontos fundamentais para a gestão da qualidade, quais sejam: o planejamento, o controle e a melhoria.
Joseph Juran estabeleceu os 4 absolutos e, entre eles, está a ideia de que a conformidade com as especificações deve ser a linguagem padronizada em relação ao nível de qualidade que se pretende obter.
William Deming é o criador dos 14 pontos para a melhoria da qualidade, onde um desses pontos versa sobre a criação de uma constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos.
O outsourcing (terceirização) busca reduzir a estrutura organizacional, o que representa a transformação dos custos variáveis em custos fixos.
Certo
Errado