Questões de Concurso sobre Ferramentas de gestão da qualidade

 
 
Disciplina 1
Assunto 8
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
311 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A ferramenta de gestão denominada OKR - Objectives and Key Results possui como característica relevante


A

o estabelecimento de resultados-chave para cada objetivo, os quais devem ser desafiadores e objetivamente mensuráveis em um gradiente de 0 a 100%.


B

a escolha de, no máximo, 3 objetivos-chave para alinhar a estratégia da organização com todos os seus colaboradores.


C

a escolha de colaboradores-chave que, juntamente com os gestores e lideres, devem fomentar a persecução de objetivos estratégicos e motivar a equipe.


D

a necessidade de prévia identificação da chave ou missão da organização, e que se traduz em meta a ser perseguida por todos os seus integrantes.


E

uma abordagem flexível e customizável para as metas e indicadores que integram o planejamento estratégico, evitando métricas quantitativas.

As ferramentas de gestão da qualidade permitem mensurar e dar tangibilidade aos processos que necessitam de melhoria. O “Diagrama de Ishiwaka” é uma dessas ferramentas que


A

registra as ocorrências de acordo com uma classificação, medida, local ou tipo de evento previamente definido.


B

identifica por meio de um gráfico os dados mais significativos para determinado resultado.


C

exercita a identificação das causas de um problema, estruturando-as de maneira visual.


D

exibe a relação entre duas medidas variáveis para cada elemento de um conjunto de dados.


E

gerencia o ciclo de tratamento de uma ocorrência, da descoberta das causas até a padronização da solução.

Suponha que após as eleições municipais de determinado município, a nova prefeita Rosa das Flores, ao assumir o cargo, peça a seus assessores um levantamento geral para entender a situação da cidade. Após a finalização da varredura, ao verificar que o município estava repleto de problemas, Rosa das Flores decide utilizar uma ferramenta de Gestão da Qualidade para auxiliá-la na priorização dos problemas a serem enfrentados.


Assinale a opção que indica uma ferramenta de gestão de qualidade que pode ser utilizada pela prefeita.


A

Fluxograma.


B

Folhas de Verificação.


C

Matriz GUT.


D

5S.

O uso de ferramentas específicas tem sido cada vez mais difundido entre as organizações que buscam aprimorar a qualidade de seus produtos ou serviços.

Relacione as ferramentas de qualidade listadas a seguir às suas respectivas definições.

( ) Ciclo PDCA

( ) Carta Controle

( ) Fluxograma

1. Ilustra, de forma sequencial, as etapas de um processo.

2. Método de quatro etapas iterativas que visa garantir a melhoria contínua.

3. Estipula limites estatísticos para avaliar a variação de dados em um processo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.


A

1 – 2 – 3.


B

1 – 3 – 2.


C

2 – 1 – 3.


D

2 – 3 – 1.


E

3 – 2 – 1.

Para o planejamento de atividades ao longo de um período de tempo, indicando os prazos em que deverão ser executadas as atividades necessárias, utiliza-se uma representação gráfica denominada:


A

Mapeamento.


B

Organograma.


C

Fluxograma.


D

Cronograma.

Para obter uma compreensão mais abrangente sobre determinado problema e realizar a análise descritiva de um elevado número de dados, é ideal a utilização da ferramenta espinha de peixe.


C

Certo


E

Errado

José, experiente profissional no gerenciamento da qualidade, é contratado por uma tradicional fábrica de parafusos para ajudar a solucionar seus problemas de qualidade, visando a competir com as novas concorrentes do setor.

Após visitar e fazer as primeiras diligências na fábrica, José optou por utilizar, em seu trabalho, o Diagrama de Ishikawa.

Essa ferramenta da qualidade é responsável por


A

realizar etapas cíclicas de ações, verificações e correções de problemas, visando a melhoria continua da qualidade.


B

estabelecer, graficamente, como determinadas variáveis se comportam ao longo da produção, buscando estabelecer limites aceitáveis de oscilação.


C

implementar programa de conscientização na equipe, primando por ações de disciplina e limpeza que eliminem o desperdício.


D

auxiliar na identificação das principais causas dos problemas da produção, permitindo o estudo dos efeitos de cada uma delas na qualidade.

Assinale a opção que corresponde à ferramenta de gestão da qualidade que se apresenta como um gráfico de barras no qual as frequências das ocorrências são ordenadas da maior para a menor, o que permite priorizar os problemas a serem solucionados.


A

ciclo PDCA


B

diagrama de Pareto


C

folha de verificação


D

fluxograma


E

histograma

Desde a sua formalização, no início do século XX, a gestão da qualidade passou por diversas modificações, adotando, em cada uma dessas fases, diferentes interpretações e técnicas para se alcançar a qualidade na produção.

-

Acerca das técnicas utilizadas comumente na gestão da qualidade, existe o entendimento de que


A

o uso do 5W2H é decorrente da era da inspeção, baseando-se em uma mudança disciplinar incremental no ambiente de trabalho.


B

o desenvolvimento do ciclo PDCA se fundamenta na ideia de reengenharia, promovendo alterações radicais no processo.


C

a matriz GUT desvia a ótica dos problemas para as causas, propondo soluções alternativas para elas.


D

a proposta do Diagrama de Ishikawa visa se espelhar nas melhores práticas utilizadas no mercado, reproduzindo-a internamente.


E

o sucesso da técnica Seis Sigma ocorre quando o processo não produz mais que 3,4 defeitos por milhão.

As ferramentas da qualidade auxiliam o gestor a lidar com problemas e variáveis que surjam na organização. Relacione os nomes/números (1 a 4) aos conceitos/alíneas (“a” a “d”) correspondentes.


(1) Carta de controle ou gráfico de controle

(2) Diagrama de dispersão ou gráfico de dispersão

(3) Gráfico de Pareto

(4) Histograma


(a) é utilizado para categorizar e priorizar os problemas e suas causas, com a máxima de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas, ou seja, determinadas causas impactam mais nos problemas da organização do que outras. Assim, permite-se identificar as causas mais problemas e priorizar as soluções.

(b) é um gráfico quantitativo, que permite agrupar as variáveis por quantidade. Consiste em agrupar determinados dados conforme suas frequências, identificando-os mediante barras.

(c) é um tipo de gráfico utilizado para medir a variação de defeitos de um determinado processo. Possui uma linha média e um limite mínimo e máximo de tolerância, e, se o processo estiver dentro desses limites, está no nível aceitável de variação. Caso ultrapasse, precisa ser verificado o porquê e corrigir.

(d) serve para demonstrar a correlação entre duas ou mais variáveis, em que se demonstra o impacto que a alteração de uma determinada variável vai gerar em outra (exemplo clássico: aumento da temperatura e vendas de sorvete).


Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.


A

1d, 2a, 3b, 4c


B

1b, 2a, 3c, 4d


C

1c, 2d, 3a, 4b


D

1d, 2b, 3c, 4a


E

1a, 2c, 3d, 4b

A busca constante por qualidade e pelo reconhecimento dessa qualidade está presente em muitas organizações. Para alcançar esse objetivo, as organizações dispõem de diversas ferramentas.

Relacione a seguir as diferentes ferramentas com suas respectivas definições:

Coluna I

1. Brainstorming

2. Padronização

3. 5W1H

4. 5S

Coluna II

( ) ferramenta usada para auxiliar no planejamento do desdobramento de ações

( ) discussão do melhor procedimento para realizar a tarefa, treinamento das pessoas e certificação de que a execução está de acordo com o que foi estabelecido

( ) técnica de geração de ideias sem críticas usada em reunião para auxiliar no processo criativo de uma equipe de trabalho

( ) preparação do ambiente para a implantação do trabalho em equipe para solução de problemas e implantação de programa de qualidade

A sequência correta é


A

3 – 2 – 1 – 4


B

1 – 2 – 4 – 3


C

2 – 1 – 3 – 4


D

3 – 4 – 1 – 2

A utilização do controle estatístico da qualidade permitiu que processos produtivos que anteriormente se baseavam na inspeção de cada peça, passassem a realizar análises de pequenas amostras e das respectivas variabilidades, assegurando uma expressiva redução na carga de trabalho.


Assinale a opção que apresenta uma ferramenta do controle estatístico da qualidade com essa finalidade


A

Kaizen.


B

6S.


C

Fluxograma.


D

Carta de controle.


E

Ciclo PDCA.

O modelo de excelência em gestão predicado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) consiste em um sistema baseado em diversos fundamentos e critérios,


A

sendo os critérios divididos em subitens que compõem um sistema de questões que permite a autoavaliação da organização.


B

sendo os fundamentos os valores que cada organização elege como os mais relevantes para sua visão de futuro.


C

podendo os critérios variar de acordo com o grau de maturidade de cada organização, apurado de acordo com fundamentos fixados pela FNQ.


D

cabendo a cada organização apresentar o conjunto de critérios e fundamentos para avaliações individualizadas realizadas pela FNQ.


E

que são a base para a certificação de excelência da organização, de acordo com o grau de aderência aos fundamentos e critérios estabelecidos em cada ciclo avaliatório.

Com base nos dados a seguir, considerando-se a necessidade de implementar ações corretivas para a melhoria dos produtos, segundo o Princípio de Pareto, deve ser dada prioridade às seguintes não conformidades:


Tipos de não conformidade (NC)

Número de NC identificadas

Dobras

24

Furos

193

Manchas

845

Quebras

85

Rasgos

46

Trincas

540



A

dobras e trincas


B

furos e rasgos


C

manchas e trincas


D

manchas e furos

Aponte a alternativa que apresenta conteúdo verdadeiro em sua plenitude sobre os principais teóricos/gurus da “Qualidade”.


A

Kaoru Ishikawa tem como mais importante destaque no cenário da qualidade o desenvolvimento do Toyota Production System (TPS), que apresenta como principal objetivo, a eliminação de desperdícios na área de produção.


B

Armand Feigenbaum introduziu o conceito de círculo de controle de qualidade (CCQ), que diz respeito a um diagrama de causa e efeito que teve como grande mérito ser uma ferramenta utilizável por não especialistas.


C

Philip Crosby ficou famoso com a criação de uma trilogia que estabelece três pontos fundamentais para a gestão da qualidade, quais sejam: o planejamento, o controle e a melhoria.


D

Joseph Juran estabeleceu os 4 absolutos e, entre eles, está a ideia de que a conformidade com as especificações deve ser a linguagem padronizada em relação ao nível de qualidade que se pretende obter.


E

William Deming é o criador dos 14 pontos para a melhoria da qualidade, onde um desses pontos versa sobre a criação de uma constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos.

O outsourcing (terceirização) busca reduzir a estrutura organizacional, o que representa a transformação dos custos variáveis em custos fixos.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado