

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Contém as prioridades da direção da entidade para um período e proporciona condições de avaliação do desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.
São características inerentes ao Orçamento, EXCETO
subordinação ao planejamento estratégico
conceber a montagem do planejamento estratégico, permitindo focar e identificar as suas ações mais importantes
ser uma das ferramentas fundamentais para que o accountability possa ser encontrado
ser um dos pilares da gestão
dependência do planejamento estratégico
Constituem-se rotinas administrativas:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
O recrutamento abrange um conjunto de práticas e processos utilizados pelas organizações a fim de atrair candidatos para vagas existentes ou potenciais.
Sobre o recrutamento, assinale a afirmativa INCORRETA:
O sucesso dessa prática depende fortemente de uma boa descrição do perfil do profissional pretendido, em particular, sobre as tarefas que ele realizará.
Os elementos da cultura organizacional são relevantes nessa prática, em particular, a formação e a experiência profissional do candidato à vaga.
A formação profissional, o tipo de experiência e as características de personalidade são condições prévias indispensáveis no formulário de requisição de pessoal.
O perfil do profissional desejado depende do estágio de desenvolvimento no qual a empresa se encontra, podendo ser este de crescimento, maturidade ou de redução de atividades.
Em um mundo em constante transformação, a aquisição de uma nova competência necessária significa quase sempre o abandono de outra que se tornou velha e ultrapassada. O segredo está em adquirir competências duráveis: aquelas que, mesmo em tempo de rápida mudança, não se tornam descartáveis nem obsoletas. Considerando-se os aspectos relacionados às competências duráveis, relacione a primeira coluna com a segunda.
1 – Conhecimento.
2 – Perspectiva.
3 – Atitude.
( ) Atualização profissional. Reciclagem constante.
( ) Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.
( ) Espírito empreendedor e de equipe.
A sequencia correta é
2 – 1 – 3.
1 – 2 – 3.
1 – 3 – 2.
2 – 3 – 1.
3 – 1 – 2.
Planejamento estratégico é o processo de elaborar uma estratégia relacionada ao padrão de comportamento que uma determinada organização pretende seguir. Em geral desenhado em ciclos, o planejamento estratégico passa por todos os componentes e áreas funcionais da organização e contém objetivos variados de acordo com a visão da mesma. Segundo Samuel Certo, existem três tipos de estratégias a serem seguidas por uma determinada organização.
Sobre o planejamento estratégico segundo Certo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A estratégia prospectiva deve ser aplicada quando a empresa tem foco estreito e reluta em procurar novas oportunidades.
( ) A estratégia da estabilidade se faz necessária quando o ramo de atuação da empresa não oferece oportunidades.
( ) A estratégia de crescimento pode ser atingida graças à aquisição de concorrentes e à limitação de linhas de produto.
As afirmativas são, respectivamente,
V, F e F.
F, V e F.
F, F e V.
V, F e V.
V, V e F.
No planejamento dos treinamentos, um dos primeiros procedimentos consiste em identificar quais são as competências que cada cargo abrangido pelo plano exige, definindo, cargo a cargo, quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos. Assinale a alternativa que contém a(s) habilidade(s) tipicamente voltada(s) para a obtenção de resultados.
Habilidade de ouvir e trabalhar em grupo.
Capacidade de delegar, sintetizar e negociar.
Evidenciar raciocínio holístico e analítico.
Capacidade de motivar e desenvolver pessoas.
Capacidade de otimização de recursos.
Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho do que de seus traços particulares de personalidade. Daquilo que ele faz e não daquilo que ele é. O seu desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação, que resulta em um desempenho desejado. Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido, que são
técnicas, sociais e artísticas.
técnicas, humanas e artísticas.
técnicas, sociais e científicas.
técnicas, humanas e conceituais.
investigativas, conceituais e científicas.
Centralização, formalização e complexidade são características do conceito de:
ambiente organizacional.
processo organizacional.
estrutura organizacional.
desempenho organizacional.
mudança organizacional.
O processo através do qual a organização presta assistência e ajuda aos funcionários demitidos, para conseguir um novo emprego para eles, chama-se
remoção.
empowerment.
downsizing.
demissão voluntária.
outplacement.
Os indicadores de necessidade de treinamento podem ser divididos em apriori, que indicam necessidades futuras de treinamento, e a posteriori, que surgem por necessidades de treinamento não atendidas. É(são) exemplo(s) de indicador a posteriori:
redução do número de empregados.
elevado número de acidentes no trabalho.
absenteísmo, faltas, licenças e férias.
expansão da empresa e admissão de novos funcionários.
modernização dos equipamentos.
No mundo moderno o administrador encontrará uma enormidade de desafios na gestão de uma organização. Analise os itens a seguir.
I. O profissional de administração pode atuar nos diversos níveis da organização, incluindo o nível de dirigente máximo.
II. O administrador pode ser bem-sucedido em uma organização, mas pode não o ser em outra.
III. O que difere o administrador de outros profissionais é que ele é analisado e avaliado apenas por seus conhecimentos teóricos de Administração.
Pode-se afirmar que:
todos os itens estão corretos.
apenas um item está correto.
apenas dois itens estão corretos, sendo um deles o item I.
apenas os itens II e III estão corretos.
nenhum item está correto.
Entender novos assuntos de maneira mais rápida e eficiente, permitindo encadear diferentes cenários e ferramentas para resolver os problemas do dia a dia. Facilidade de lidar com alto volume de dados e informações para chegar a conclusões mais precisas. Ser capaz de replicar raciocínios e análises feitas em situações específicas, para outras situações, o que promove a resolução rápida de problemas ainda que esses sejam "novos". Comunicação mais clara e uma linha de raciocínio clara e direta, facilitando a comunicação com as outras pessoas (ir direto ao ponto). Todo esse conjunto de características, cada vez mais valorizado no ambiente de trabalho, é peculiar a um profissional com:
disciplina.
pró-atividade.
capacidade analítica.
dinamismo e inteligência emocional.
resiliência.
Sobre administração de projetos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
-
( ) A administração de um projeto é o procedimento de tomar decisões que abrangem o uso de recursos, para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado.
( ) A elaboração sistemática de um projeto começa com a construção de um plano que contém informações sobre o produto que se pretende obter sem se preocupar com a estimativa de prazo e custo necessário para alcançá-lo.
( ) O planejamento do escopo de um projeto é uma estratégia ou forma de delimitar o campo de atuação do projeto, estabelecendo o alcance e o ponto exato até onde o esforço deve chegar.
( ) Assegurar a colaboração de todos os fornecedores de serviços ou recursos previstos para o projeto e tomar providências para que os recursos materiais estejam disponíveis no momento necessário são premissas para mobilizar os recursos para um projeto.
-
Assinale a sequência correta.
V, F, V, V
V, V, F, F
F, F, V, F
F, V, F, V
Sobre a pessoa do administrador dentro da organização, leia as seguintes afirmativas.
I. O administrador pode ser um supervisor, um gerente, um diretor ou até mesmo um presidente.
II. O administrador deve desenvolver habilidades conceituais, humanas e técnicas.
III. O administrador pode atuar como empreendedor, como gestor ou como líder inspirador.
IV. O administrador desempenha papéis informacionais, como de disseminador, e decisoriais, como de negociador.
Está correto o que se afirma em:
I e II, somente.
I, II e IV, somente.
II, III e IV, somente.
II e IV, somente.
todas.
Fazem parte dos fatores que influenciam o estilo de liderança:
I. As suas habilidades.
II. As suas experiências.
III. A motivação de seus seguidores.
IV. A organização e suas metas.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas a assertiva IV está incorreta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Segundo Robert L. Katz, para que um administrador possa atuar de forma eficaz nas organizações, necessita possuir três tipos de habilidades, que são.
pessoais, humanas e conceituais
técnicas, humanas e conceituais
humanas, interpessoais e mecânicas
analítico-funcionais, interpessoais e técnicas.
técnicas, cognitivas e interpessoais.
Os Gestores organizacionais utilizam várias técnicas gerenciais a fim de manter um bom clima organizacional, boas relações interpessoais e boa produtividade no ambiente de trabalho.
Uma dessas técnicas é a motivação, que se explica como
realização e emoção, pois a relação com a atividade é somente instrumental durante o tempo de contrato de trabalho.
perda de interesse e relação instrumental com a atividade durante a longa jornada de trabalho.
perda de contato consigo mesmo, pois as pessoas não satisfazem o desejo de ser a origem de suas próprias ações.
atuação pela atividade em si, de satisfazer o desejo de ser a origem de suas próprias ações, de envolver-se por vontade própria, realizando atividades com prazer e emoção.
trabalho em uma empresa de grande porte que ofereça o maior número de benefícios possíveis, além do salário.
Os líderes e supervisores de equipes acabam desempenhando um papel fundamental para que seus liderados alcancem seus objetivos pessoais e organizacionais. A crença de que líderes devem oferecer o direcionamento necessário, ajudar os subordinados a esclarecer como podem cumprir suas atividades e reduzir os obstáculos que limitam ou atrapalham o progresso do funcionário na realização de objetivos é chamada de Teoria
da troca entre líder e liderados.
contingencial de liderança.
da liderança carismática.
da liderança autoritária.
da meta e do caminho.
Segundo Tanure, (2007), referem-se ao exercício das clássicas funções operacionais de recursos humanos recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, cargos e salários, relações trabalhistas. Está centrada no fazer, na ação, sendo suas funções, entretanto, desalinhadas entre si e descoladas da estratégia da empresa. O foco é no processo, em detrimento dos resultados.
O autor está se referindo à face do
executor.
mandatário.
construtor
navegador.
disciplinador.
Um ano após a fusão entre os bancos AB e CD, o novo banco, agora nomeado ABCD, distribuiu aos seus colaboradores a “Carta de Valores” da Organização, que declara os principais comportamentos e práticas que a empresa espera de seus empregados. De acordo com o valor 'Todos pelo Cliente' contido na referida carta, o foco da empresa é a satisfação do cliente. Percebeu-se, nas análises das entrevistas feitas com os funcionários, que a maior parte dos entrevistados acredita que o banco mantém um bom relacionamento com o cliente.
(Fonte: FERREIRA, M. L. et al. Cultura Organizacional: A Percepção dos Empregados do Banco ABCD sobre os Valores Transmitidos pela Cultura Dominante. In: Anais do XXXVII EnANPAD, 2013. Adaptado.)
A concordância por parte dos funcionários frente ao propósito do banco ABCD de bom relacionamento com o cliente indica que os funcionários reconhecem a existência de uma cultura organizacional coesa e com a qual estão dispostos a colaborar. Como consequência, essa predisposição dos funcionários tende a implicar diretamente em suas atitudes. Sobre as atitudes, o comprometimento no trabalho e a cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:
a atitude positiva no trabalho está intimamente relacionada à satisfação com o que se faz, que, por sua vez, não depende da remuneração do trabalhador.
a consistência da atitude independe do seu alinhamento com o comportamento, sendo esse alinhamento indiferente, também, para uma cultura organizacional homogênea.
o comprometimento organizacional se caracteriza pela identificação do trabalhador frente à empresa e seus objetivos, independentemente de assimilar ou não sua cultura organizacional.
a satisfação com o trabalho depende de uma assimilação da cultura organizacional e tende a implicar na predisposição do trabalhador em permanecer por um longo período na organização.