Questões de Concurso sobre Teoria das relações humanas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
667 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A estrutura organizacional de uma empresa é a disposição ou o arranjo dos órgãos ou dos cargos que a compõem, sendo subdivida em formal e informal, tendo como propósito controlar as atividades da empresa e sendo imposta conforme suas exigências.


C
Certo

E
Errado

A escola humanista da administração surgiu, nos Estados Unidos, como consequência da experiência de Hawthorne, em oposição à teoria clássica da administração.


C
Certo

E
Errado

Para Chiavenato (2009), a comunicação envolve transações entre pessoas e toda comunicação envolve pelo menos duas pessoas, sendo um processo composto de cinco elementos:


I - Emissor ou fonte.

II - Transmissor ou codificador.

III - Canal.

IV - Receptor ou decodificador.

V - Destino.


A alternativa que define o elemento “Canal” é:


A

o equipamento situado entre o canal e o destino, que codifica a mensagem para o destino.


B

parte do sistema referente ao transporte de alguma forma de mensagem entre pontos fisicamente distantes.


C

a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem para alguém.


D

a pessoa, coisa ou processo para qual a mensagem é enviada.


E

o equipamento que liga a fonte ao canal, isto é, que codifica a mensagem emitida pela fonte para torná-la adequada.

A amplitude administrativa estreita diminui o tempo de supervisão e aumenta a atenção individual ao subordinado, mas provoca o aumento do custo administrativo.


C
Certo

E
Errado

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETO(S).


I. O Planejamento costuma ser dividido em três níveis: longo prazo, médio prazo e curto prazo.

II. A função Direção é um processo interpessoal.

III. Trabalhar o desenvolvimento de colaboradores é uma atividade pertencente à função Organização.

IV. A função Organização possui um elemento chamado Recursos, podendo ele ser dividido em Recursos Humanos e Materiais.



A

Apenas I está correto.


B

Apenas I e II estão corretos.


C

Apenas I, II e III estão corretos.


D

Apenas I, II e IV estão corretos.


E

Todos estão corretos.

O gestor que tem por padrão enfatizar as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe e que, ao apoiar os seus colaboradores, é amigável, ouve, presta atenção e encontra-se sempre preocupado com o funcionário, sendo, por vezes, classificado por seus pares como permissivo ou omisso, é o gestor que exerce a liderança


A

orientada para pessoas.


B

bidimensional.


C

autocrática.


D

orientada para a tarefa.


E

demagógica.

Os elementos da estrutura organizacional, por serem simples, podem ser representados graficamente por meio de organogramas, que são instrumentos que mostram as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando como estes se relacionam.


C
Certo

E
Errado

Associe, adequadamente, as colunas e marque a alternativa correta:


1. Nível Estratégico

2. Nível Tático

3. Nível Operacional


( ) Realizam as ações planejadas e podem propor melhorias.

( ) Definem os objetivos a serem alcançados.

( ) Atuam no planejamento de médio prazo, controle e coordenação dos trabalhos.


A

1, 2, 3


B

3, 2, 1


C

2, 1, 3


D

3, 1, 2


E

1, 3, 2

Os ________________ na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Podem ser resultados de elementos internos como, por exemplo, o ________________; e externos como, por exemplo, o ________________.


A

problemas / ruído semântico / ruído físico


B

ruídos / ruído físico / ruído fisiológico


C

obstáculos / ruído fisiológico / ruído psicológico


D

ruídos / ruído fisiológico / ruído físico

A estrutura formal de uma organização é composta por órgãos e cargos, enquanto a estrutura informal é formada por uma rede de relacionamentos humanos e sociais que existe espontaneamente entre as pessoas que trabalham em uma organização.


C
Certo

E
Errado

De acordo com as Relações Humanas, responda a alternativa incorreta.


A

Quando há um clima organizacional que favorece e estimula boas relações humanas, as pessoas tendem a se manterem mais motivadas e envolvidas com os processos da organização empresarial.


B

No ambiente organizacional em que as relações humanas não são amigáveis é possível encontrar gestores que delegam funções e tarefas de maneira arbitrária.


C

A falta de empatia é uma qualidade que está ausente em muitas organizações empresariais e isso faz com que haja desconfiança entre os colaboradores.


D

Comentários ofensivos e atitudes rudes são algumas das situações em que o desrespeito mostra a sua face.

Organizações são unidades sociais ou agrupamentos humanos intencionalmente construídos e reconstruídos a fim de atingir objetivos específicos. Consistem, portanto, em organismos sociais vivos e sujeitos a constantes mudanças em seu desenvolvimento, na busca de excelência.


C
Certo

E
Errado

As mensagens não verbais contribuem para melhorar o relacionamento interpessoal. Ao buscar transmitir mensagens positivas, o emissor pode causar melhor impressão. Por outro lado, a emissão de uma mensagem não verbal negativa pode comprometer o relacionamento interpessoal. Diante de um conjunto de expressões não verbais, considera-se expressão negativa:


A

ficar com a boca relaxada.


B

tamborilar os dedos.


C

estar pronto para ouvir.


D

ficar com as pupilas dilatadas.


E

afirmar com a cabeça.

Em nenhum outro setor, a tecnologia está produzindo maior impacto no local de trabalho do que na área dos meios de comunicação, facilitando demasiadamente a comunicação tanto oral quanto escrita. Contudo, para que se tenha sucesso na comunicação, faz-se necessário o entendimento das etapas do processo de comunicação. Referente às etapas do processo de comunicação, assinale a alternativa correta.


A

Para completar o processo de comunicação, a mensagem transmitida deve ser submetida à decodificação.


B

Codificação é o processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.


C

O termo veículo refere-se aos fatores que podem distorcer uma mensagem.


D

O ruído pode ocorrer apenas na última etapa do processo.


E

A decodificação é o processo pelo qual a ideia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos da língua e, consequentemente, em uma mensagem que pode ser transmitida para outra pessoa.

Um dos fatores que influencia o comportamento organizacional são os valores que tem a função de orientar as pessoas, considerando aquilo que julgam entre certo e errado. Nesse sentido, é salutar que a organização seja expressa quanto aos seus valores organizacionais. Feito isso, é possível que cada indivíduo pondere se os valores da organização coadunam com os próprios. Ao encontro dessa temática, os valores podem ser classificados em duas categorias, que são:


A

Pessoais e corporativos.


B

Financeiros e espirituais.


C

Estratégicos e generalistas.


D

Diretos e indiretos.


E

Terminais e instrumentais.

Sobre o Processo Grupal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) Nos grupos formais membros possuem autonomia para definir seus participantes, mas costuma ser focado e organizado em torno de uma dimensão mais funcional); possuem regras e papéis explícitos e definidos, e que tendem à estabilidade, independente de quem faça parte do grupo.

( ) A dimensão tarefa se refere ao objetivo do grupo e as tarefas que devem ser realizadas para alcançá-lo. Para compreender essa dimensão deve-se analisar: se os membros do grupo tem claro qual é seu objetivo, como ocorre a distribuição das tarefas, que recursos o grupo possui para alcançar seu objetivo, quais os papéis formais e informais que seus membros desempenham; como ocorre o processo decisório, dentre outros.

( ) A dimensão emocional envolve a qualidade das relações estabelecidas no grupo, as emoções, os afetos presentes e em que medida eles interferem na coesão grupal.

( ) Os aspectos inconscientes presentes nos grupos, e afirma que nossa busca em fazer parte de um grupo envolve desejos contraditórios de busca de reconhecimento e ao mesmo tempo de independência. Ou seja, queremos nos sentir amados, valorizados, protegidos, pertencentes e aceitos pelo grupo. Além disso, busca-se também, através do grupo, a realização do ideal do ego através dos mecanismos de defesa inconsciente da identificação e introjeção.

( ) Os grupos informais, costumam reunir seus membros a partir da dimensão afetiva, de similaridades e afinidades. Os membros tem maior liberdade em definir se querem participar do grupo e quem aceitarão como membros. As regras geralmente não são explicitas, assim como os papéis desempenhados por seus membros, sendo portanto, mais dinâmico.


A
V – F – V – F – F.

B
F – F – F – V – V.

C
F – F – V – F – V.

D
F – F – V – V – F.

A comunicação é de suma importância para a realização das atividades na organização. Sem uma boa comunicação é difícil conseguir uma administração eficiente. Sobre a comunicação nas organizações, marque a opção INCORRETA.


A

Os documentos escritos permitem aos chefes e subordinados uma recuperação da informação, logo a comunicação pode ser reestabelecida a partir de documentos como atas de reuniões, cartas, relatórios, boletins, memorandos, house-organs e circulares.


B

O jargão representa os termos específicos de cada profissão, no entanto, é visto pelos leigos como uma barreira ao processo de comunicação. Entre profissionais da mesma área, é um meio eficiente de comunicação, uma vez que permite que ideias possam ser compactadas em uma palavra ou frase, representando um poderoso instrumento de comunicação pela precisão e capacidade de síntese que proporcionam.


C

Os textos prolixos são importantes para o bom entendimento da mensagem, pois utilizam palavras de significado expressivo para o contexto da organização.


D

O processo de comunicação enfrenta algumas barreiras, entre elas, a psicológica. Esta se constitui na tendência que as pessoas têm de julgar, avaliar, aprovar ou reprovar qualquer declaração ouvida e interpretá-la dentro do seu quadro de referências, segundo seus valores, experiências e preconceitos.


E

O contato direto entre as pessoas ainda é a melhor forma de comunicação, apesar do grande avanço das telecomunicações. Existem sinais e gestos voluntários e involuntários que somente são percebidos por meio do contato direto, como um olhar, um sorriso, um aceno, e outros.

As empresas são exemplos de organizações que utilizam uma cadeia de recursos a fim de atingir determinados objetivos, como, por exemplo, o lucro, dispensando associações de pessoas.


C
Certo

E
Errado

A função de direção tem como atribuição a designação das atividades às específicas posições.


C
Certo

E
Errado

A função de organização tem, entre outras, a atribuição de determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado