Questões de Concurso de Gestão de Crises - Comunicação Social

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Questão de Concurso - 1061673

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 85

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que concerne a assessoria de imprensa, julgue os próximos itens. Em situações de crise, o assessor de imprensa deve evitar o contato com jornalistas, até que realize um levantamento completo da situação que gerou a crise e possa se preparar com dados e informações atualizadas para, então, atender a imprensa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1177244

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Comunicação Social 2019

Questão 32

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Em uma festa estudantil no Campus Universitário da UFPA, à margem do rio Guamá, um jovem estudante, no final da festa, foi tomar banho no rio e morreu afogado. A forma mais adequada de gerenciar a comunicação, gerada por este fato, neste momento de crise será

  • A.

    organizar todas as informações sobre o evento e passá-las para o reitor da universidade, para que ele possa responder às questões solicitadas pela mídia durante as entrevistas sobre o acontecimento e para que possa assumir as responsabilidades da organização junto aos atores envolvidos, como policiais e familiares do estudante.

  • B.

    sistematizar as informações e conversar com os atores sociais envolvidos, colegas e pais do estudante, para que o caso não vaze para a mídia, provocando desconforto tanto para a família quanto para a universidade.

  • C.

    providenciar as questões legais, como boletim de ocorrência, e dirigir as ações para que a comunicação sobre o evento seja assumida pela polícia local.

  • D.

    evitar que o assunto chegue à administração superior, podendo, para tanto, gerenciar a crise junto aos colegas e parentes do estudante, bem como com ações legais junto às autoridades policiais.

Questão de Concurso - 1110739

Concurso CRP 8 Jornalista 2019

Questão 95

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Julgue os itens de 90 a 99 a respeito das rotinas e dos produtos da assessoria de imprensa.

Em situações de crise, o atendimento à imprensa deve ocorrer de modo secundário, no intuito de reduzir a exposição do ocorrido na mídia ou até mesmo de negá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 817486

Concurso

Questão 94

Nível

Acerca de release, presskit, organização de entrevistas coletivas, notas oficiais e clipping, julgue os seguintes itens. Recomenda-se às organizações que estejam passando por crise evitar a realização de entrevistas coletivas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1106059

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2014

Questão 46

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Uma conhecida empresa fabricante de bebida à base de soja teve a produção suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque foi constatada a presença de solução de limpeza em um dos lotes. Foi criado um comitê para gerenciar a crise e foram tomadas algumas medidas para enfrentar os impactos negativos advindos do fato. Entre as atividades do comitê, destaca-se a que

  • A.

    priorizou a transparência, assumindo os erros da fabricação.

  • B.

    determinou a contratação de um apresentador de TV para esclarecer o fato.

  • C.

    ampliou as promoções de venda do produto oferecendo vantagens aos consumidores.

  • D.

    procurou impedir que o fato chegasse aos veículos de informação.

  • E.

    suspendeu temporariamente o serviço de SAC para criar mensagem sobre o fato.

Questão de Concurso - 1060425

Concurso IFGO Jornalista 2018

Questão 45

Instituto Federal de Goiás (IFGO)

Nível Superior

Em situações em que se registra fato gerador de uma crise de imagem da instituição, é recomendável que o assessor de imprensa:
  • A. Antecipe-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu, mas só divulgue as informações para as empresas de comunicação com as quais a instituição mantém relacionamento desde antes do ocorrido.
  • B. Faça um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas, a fim de transmiti-los à equipe de colaboradores da instituição. Agindo dessa maneira, fica dispensada a necessidade de se oficializar porta-voz institucional para se comunicar com os jornalistas.
  • C. Instrua o assessorado a manter silêncio em relação à imprensa até que cessem os primeiros efeitos do fato gerador da crise.
  • D. Divulgue um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da instituição.

Questão de Concurso - 1169253

Concurso TJM MG Técnico Judiciário - Área: Jornalismo 2013

Questão 38

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

Analise as seguintes afirmativas sobre a gestão de situações de crise da organização assessorada que comprometem a sua imagem.

(1) A assessoria dificilmente conseguirá reverter a crise, se não tiver um bom relacionamento com a imprensa.

(2) A assessoria deve deixar a crise seguir seu próprio curso e neutralizar suas repercussões negativas.

(3) A assessoria de imprensa deve fornecer todas as informações de interesse público para a imprensa.

(4) A assessoria deve tornar nulas as chances de o assessorado passar por uma crise que afete sua imagem.

(5) A assessoria deve contribuir para prever e evitar situações de crise do assessorado que possam afetar sua imagem.

São CORRETAS apenas as afirmativas

  • A.

    1-3-4

  • B.

    1-3-5

  • C.

    2-3-4

  • D.

    2-4-5

Questão de Concurso - 1160548

Concurso UFCE Jornalista 2011

Questão 41

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

No papel de assessor de imprensa, o jornalista precisa ter um plano de contingência e capacitação em gestão de crises. Para Boanerges Lopes, em todas as circunstâncias, o papel do assessor de imprensa é administrar as informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa. Com essas atribuições bem explícitas, é correto afirmar:

  • A.

    não se deve passar todas as informações sobre o problema ou situação à imprensa para que a empresa não fique muito exposta.

  • B.

    diante de uma crise na empresa assessorada, o assessor de imprensa não deve deixar que informações sobre a empresa ou instituição cheguem à imprensa.

  • C.

    o assessor não deve trabalhar no assessorado a flexibilidade no atendimento à mídia. Até porque, se o interesse é do veículo de comunicação, cabe ao jornalista se enquadrar nos horários do assessorado.

  • D.

    como as empresas possuem a mídia como contato da sociedade, cabe ao assessor dar respostas institucionais aos meios de comunicação somente quando as questões forem de total interesse do assessorado.

  • E.

    o assessor deve, junto à direção da empresa, direcionar uma fonte institucional para que a imprensa use como porta-voz da empresa em crise. Afinal, o silêncio e a omissão tornam-se aliados da desinformação e do surgimento de boatos.

Questão de Concurso - 61869

Concurso CEASA Jornalista 2003

Questão 26

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

A gestão de comunicação pode contribuir para a condução de situações críticas ou ataques à imagem institucional pela mídia, agindo segundo os pressupostos, EXCETO:

  • A.

    Saber o estágio da matéria, as fontes que o repórter consultou, a versão e a dimensão que ele tem da notícia facilita o controle da pauta.

  • B.

    Identificar uma fonte credenciada com capacidade de esclarecer o assunto.

  • C.

    Agir com transparência e de maneira ágil, adotar uma atitude realista e não tentar minimizar os fatos são ações que podem esvaziar ou minimizar as críticas.

  • D.

    O porta-voz mais qualificado para atender a demanda da mídia em casos de crise institucionais é sempre o principal executivo da empresa.

Questão de Concurso - 61893

Concurso CEASA Jornalista 2003

Questão 29

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

Em relação a situações de crise institucional, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Qualquer fato negativo que escape ao controle da organização e que ga-nhe visibilidade pública pode ser considerado como crise.

  • B.

    A crise institucional afeta os negócios de uma empresa, provocando per-da de lucratividade, além de colocar sua reputação em dúvida.

  • C.

    Agir com transparência em situações de crise pode transformar uma crise gra-ve em ótima oportunidade de formação de imagem positiva para a empresa.

  • D.

    Uma empresa ou instituição que tem credibilidade junto aos formadores de opinião não terá sua imagem prejudicada por matérias negativas vei-culadas na imprensa.