Questões de Concurso sobre Agentes Públicos - Página 177 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Agentes Públicos

 
 
Disciplina 1
Assunto 72
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.400 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Acerca da estabilidade no serviço público, é correto afirmar:


A

o servidor estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial pendente de recurso.


B

o servidor estável poderá perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.


C

são estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.


D

extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em vacância, com remuneração integral, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.


E

como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a realização de teste de integridade pelo servidor.

Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, somente ficará afastado de seu cargo, emprego ou função se não houver incompatibilidade de horários.


C
Certo

E
Errado

É garantido ao servidor público civil o direito à


A

acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários.


B

vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração.


C

greve, que será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar.


D

livre associação sindical.


E

revisão geral da remuneração dos servidores públicos, sem distinção de índice entre servidores públicos civis e militares, que será feita sempre na mesma data.

Sobre a responsabilidade dos agentes públicos, considere as afirmativas a seguir.


I. Se ficar comprovado, na esfera criminal, que o agente público não foi autor do fato, haverá, necessariamente, absolvição no âmbito civil.

II. Se ficar comprovado, na esfera administrativa, que o agente público não foi autor do fato, não haverá, necessariamente, absolvição no âmbito criminal.

III. Se ficar comprovado, na esfera civil, que o agente público não foi autor do fato, haverá, necessariamente, absolvição no âmbito administrativo.

IV. Se não ficar comprovado, na esfera administrativa, que o agente público foi autor do fato, haverá, necessariamente, absolvição no âmbito civil.


Assinale a alternativa correta.



A

Somente as afirmativas I e II são corretas.


B

Somente as afirmativas I e IV são corretas.


C

Somente as afirmativas III e IV são corretas.


D

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.


E

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Sobre os agentes públicos, analise as proposições a seguir:


I. Agentes políticos são os detentores de mandato eletivo.

II. O titular da serventia de cartório de registro civil é um exemplo de agente particular em colaboração com o serviço público.

III. Os servidores temporários podem se perpetuar na prestação do serviço público enquanto estiver configurado o interesse público.

IV. A contratação de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT para a prestação de serviços da Administração Púbica é inerente aos entes de direito privado, como por exemplo, as autarquias.


Está(ão) CORRETA(S) apenas


A

II.


B

III.


C

IV.


D

I e II.


E

II e IV.

Antônio é analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, lotado na Comarca de Cuiabá, foi declarado estável no serviço público e cumpre jornada de 30 horas semanais. O juiz de direito da Vara Criminal convidou Antônio para assumir cargo em comissão de assessor de gabinete, cuja jornada é de 40 horais semanais e possui subsídio 60% superior ao do cargo efetivo de analista judiciário. Antônio foi designado para o cargo comissionado e, após 3 meses de trabalho no gabinete, período em que cumpriu a jornada estabelecida para o cargo, pediu para retornar ao seu cargo de origem. Com base em tais informações, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.


A

Foi ilegal a designação de Antônio para o cargo de assessor de gabinete, pois como servidor efetivo do Poder Judiciário só poderia ocupar função de confiança.


B

Foi legal a designação de Antônio. Contudo, não poderá fazer opção pela remuneração do cargo que possui maior subsídio, porque é vedada a cumulação de vencimentos.


C

Antônio pode permanecer no cargo de assessor cumprindo a jornada do seu cargo efetivo de 30 horas semanais, porque o servidor estável sempre pode optar pela menor jornada.


D

Se o Tribunal de Justiça não pagar Antônio pelos serviços prestados durante a designação, o servidor poderá ingressar com ação de cobrança contra o Estado de Mato Grosso.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A eficácia é um atributo prejudicial à atuação do servidor público municipal.

II. É vedado aos municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local.

III. O planejamento eficaz ajuda o servidor público a otimizar o uso de recursos na instituição.

IV. O servidor público deve tratar cuidadosamente os usuários dos serviços.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas


D

Apenas três afirmativas estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Atingindo-se o limite global de despesas com pessoal, nos termos do artigo 169 da Constituição Federal de 1988, os cargos públicos objeto de redução


A

serão extintos e só poderão ser criados após 4 (quatro) anos, respeitado o limite de gastos com pessoal.


B

permanecerão vagos pelo período de 4 (quatro) anos, após o que, respeitado o limite de gastos com pessoal, poderão ser novamente providos, aproveitando-se os servidores exonerados.


C

serão extintos e só poderão ser criados após 5 (cinco) anos, respeitado o limite de gastos com pessoal.


D

permanecerão vagos até que, respeitado o limite de gastos com pessoal, e a critério de juízo discricionário do Chefe do Poder respectivo, venham a ser novamente providos, aproveitando-se os servidores exonerados.

Ano: 2017
Prova: CESPE/CEBRASPE - TRF 1 - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Segurança - 2017
Para que pessoas físicas que colaboram com o poder público sejam consideradas agentes públicos é necessário que elas, obrigatoriamente, tenham vínculo empregatício com a administração pública e sejam por esta remuneradas, como ocorre, por exemplo, com os leiloeiros, tradutores e intérpretes públicos.

C
Certo

E
Errado
Os agentes públicos – agentes administrativos – representam a grande maioria dos agentes e subdividem-se em no mínimo três categorias, a saber:

A
agentes honoríficos, empregados públicos e servidores temporários.

B
servidores públicos, empregados públicos e servidores temporários.

C
servidores comissionados, empregados públicos e servidores temporários.

D
agentes comissionados, empregados públicos e servidores temporários.

E
agentes de confiança, empregados públicos e servidores temporários.
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado