

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria é o conceito de:
Contrato Administrativo.
Ato Administrativo.
Fato Administrativo.
Processo Administrativo.
Em um contrato administrativo, qual característica diferencia-o de um contrato privado?
Presença de cláusulas exorbitantes.
Ausência de fiscalização do contrato.
Igualdade total entre as partes.
Necessidade de aprovação pelo legislativo.
A aplicação do reequilíbrio econômico-financeiro deve ser fundamentada em situações excepcionais, tais como sérias anomalias de mercado ou eventos de força maior, que alterem drasticamente as bases do contrato administrativo, não sendo justificável por meras variações de mercado previsíveis, assegurando a integridade do planejamento orçamentário e a continuidade dos serviços públicos.
Certo
Errado
Acerca dos contratos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA.
O regime predominante é de direito público.
Caracteriza-se sempre pela verticalidade na relação entre a administração e o particular contratado.
Serão aplicados, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
Possuem cláusulas exorbitantes.
Analise as assertivas que seguem acerca dos contratos e convênios:
1. Os entes conveniados têm objetivos institucionais comuns e se reúnem, por meio de convênio, para alcançá-los.
2. Nos contratos, verifica-se mútua colaboração, e não se cogita preço ou remuneração.
3. Nos contratos, as vontades são antagônicas, mas não se adicionam, delas resultando uma terceira espécie (vontade contratual, resultante e não soma).
4. Nos contratos, os partícipes objetivam a obtenção de um resultando comum, ou seja, um estudo, um ato jurídico, um projeto, uma obra, um serviço técnico, uma intervenção, etc., que serão usufruídos por todos os partícipes.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), a sequência correta para as afirmativas é:
1V, 2V, 3V, 4F.
1V, 2V, 3F, 4F.
1V, 2F, 3V, 4F.
1V, 2F, 3F, 4V.
1F, 2F, 3F, 4V.
Determinado contrato administrativo previu a possibilidade de o particular ser indenizado, ao final do prazo contratual, de eventuais prejuízos causados pela Administração Pública. Nesse caso, pode-se afirmar que
no contrato em questão, a Administração Pública renunciou à indisponibilidade do interesse público.
o contrato em questão não deixará de estar sujeito ao regime de direito público por conta da possibilidade de indenização do particular.
como há possibilidade de o particular ser indenizado, o contrato em questão é considerado um contrato da Administração, e não um contrato administrativo.
o contrato em questão está sob o regime do direito privado.
vigora, no contrato em questão, a cláusula da supremacia do interesse privado sobre o público.
Nos contratos tipicamente relacionados ao interesse público primário, o regime juspublicístico deve ser afastado – ou, ao menos, mitigado –, a fim de restringir as prerrogativas excepcionais asseguradas à Administração Pública e atenuar a posição de superioridade atribuída ao poder público.
Certo
Errado
Com base no disposto pela Lei de Licitações nº 8.666 de 93, que vem instituir normas para licitações e contratos da Administração Pública, é CORRETO afirmar que, para fins de aplicação da referida lei, todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada, será considerada, expressamente, como:
Licitação.
Contrato.
Ato.
Dispensa.
A definição: é “ajuste firmado entre a Administração Pública e um particular, ou entre dois entes públicos, regulado basicamente pelo direito público e supletivamente pelo direito privado, e tendo por objeto atividade que, de alguma forma, traduza interesse público”, refere-se a:
Ato administrativo.
Controle administrativo.
Princípio administrativo.
Discricionariedade.
Contrato administrativo.
Os contratos administrativos são importantes objetos para a Administração Pública. Sobre a temática, responda, o que caracteriza um contrato administrativo?
Ausência de formalização por escrito.
Celebração pela Administração Pública para a consecução de finalidades públicas.
Celebração entre particulares sem envolvimento da Administração Pública.
Pode ser alterado unilateralmente pelos particulares contratantes.
Em países como a Itália, existem duas espécies fundamentais de contratos celebrados pela Administração Pública: os contratos administrativos, regidos pelo direito público; e os contratos privados da Administração Pública, submetidos ao regime jurídico privado.
Certo
Errado
No contexto dos contratos da Administração Pública, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Em regra, todo contrato público celebrado com terceiros depende de procedimento e processo licitatório, assegurando que todo e qualquer interessado participe do certame.
( ) Um contrato é qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que se firma acordo de vontades para criação de vínculo e ajuste de obrigações bilaterais.
( ) Há a exigência de comprovação de capacidade técnica, econômico-financeira e atendimento aos requisitos de qualidade por parte dos licitantes ganhadores que firmarão contrato com a Administração Pública.
( ) Quando não há acordo de vontades entre as partes, não sendo apresentada a livre expressão de vontade de uma das partes, não é gerado o contrato administrativo.
Nessa circunstância, ocorre o ato administrativo. Assinale a sequência correta.
F V V V
V F F F
F V F F
V F V V
Sobre contratos administrativos, pode-se afirmar como INCORRETO:
Contrato administrativo é o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou com outra entidade administrativa, para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições desejadas pela própria Administração.
Os contratos devem estabelecer sem clareza e nenhuma precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, as obrigações e as responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.
São necessárias cláusulas que definam no contrato administrativo o objeto e seus elementos característicos; a vinculação ao edital de licitação e à proposta do licitante vencedor ou ao ato que tiver autorizado a contratação direta e à respectiva proposta; a legislação aplicável à execução do contrato, inclusive quanto aos casos omissos; e o regime de execução ou a forma de fornecimento, dentre outros.
Deve constar em cláusulas do contrato administrativo, o preço e as condições de pagamento, os critérios, a data-base e a periodicidade do reajustamento de preços e os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento.
Deve constar cláusulas no contrato administrativo sobre o preço e as condições de pagamento, os critérios, a data-base e a periodicidade do reajustamento de preços e os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento.
O contrato administrativo é o ajuste celebrado entre a Administração Pública e, em regra, o vencedor de uma licitação. O ato será disciplinado preponderantemente por normas de direito público.
Certo
Errado
O direito administrativo brasileiro atribui, aos contratos administrativos, o regime jurídico de direito público.
Certo
Errado
É correto conceituar o contrato administrativo como o ajuste firmado entre a Administração Pública e um particular, que será regulado basicamente pelo direito privado e terá por objeto uma atividade que, de alguma forma, traduza um interesse público.
Certo
Errado
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. É todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado.
II. É um tipo de avença travada entre a Administração e terceiros na qual, por força da lei, de cláusulas pactuadas ou do tipo de objeto, a permanência do vínculo e as condições preestabelecidas assujeitam-se a cambiáveis imposições de interesse público, ressalvados os interesses patrimoniais do contratante privado.
III. Toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.
A assertiva I refere-se ao conceito de contrato administrativo.
A assertiva II refere-se ao conceito de ato administrativo e a assertiva III refere-se ao conceito de contrato administrativo.
A assertiva III refere-se ao conceito de serviço público.
A assertiva I refere-se ao conceito de serviço público e a assertiva II refere-se ao conceito de contrato administrativo.
Todas as assertivas referem-se ao mesmo conceito.
A pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com a Administração, de acordo com a Lei nº 14.133 de 1º de Abril de 2027, é intitulada:
Agente Público.
Autoridade.
Contratado.
Licitante.
Contratante.
Assinale a alternativa que indica a correta distinção entre convênio e contrato administrativo.
Remuneração: nos convênios, a remuneração recebida pela contraparte passa a ser considerada patrimônio privado, podendo ter livre destinação, enquanto, nos contratos, o valor repassado pelo poder público ao particular continua sendo considerado recurso público, sujeito a fiscalização.
Necessidade de licitação: a celebração de convênios pela Administração Pública depende da realização de licitação prévia, enquanto a formalização de contratos não depende de licitação.
Prazo: os contratos administrativos são celebrados por prazo determinado, enquanto, nos convênios, não se admite ausência de prazo.
Natureza: os contratos administrativos podem ter qualquer tipo de objeto, enquanto os convênios não podem prever repasses de recursos.
Interesse dos envolvidos: os contratos administrativos são caracterizados pela existência de interesses contrapostos das partes, enquanto os convênios administrativos são caracterizados pela comunhão de interesses dos conveniados.
Contrato Administrativo é o ajuste que a Administração Pública, agindo com supremacia e prerrogativas públicas, celebra com o particular para a realização dos objetivos de interesse público, nas condições fixadas pela própria Administração. Referindose ao contrato administrativo, é INCORRETO:
I - Para a existência de um contrato administrativo é necessário a presença da Administração Pública agindo com prerrogativas públicas.
II - Os contratos e seus aditamentos terão forma escrita e serão juntados ao processo que tiver dado origem à contratação, admite se a forma eletrônica se atendidas as exigências previstas em regulamento.
III - O contrato administrativo deverá ser formalizado por meio de um instrumento, entendido como documento hábil a exteriorizar a vontade pactuada.
IV - Independentemente do instrumento, todo contrato deve mencionar: os nomes das partes e os de seus representantes; a finalidade; o ato que autorizou sua lavratura; o número do processo da licitação ou da contratação direta; e a sujeição dos contratantes às normas da Lei n° 14.133/2021 e às cláusulas contratuais.
V - A vigência (duração) dos contratos administrativos regidos pela Lei n° 14.133/2021 será estabelecida no próprio edital; todavia, deve ser observada previamente a disponibilidade de créditos orçamentários, não apenas no momento da contratação, mas também a cada exercício financeiro.
VI - Toda atuação da Administração Pública deve ser informada por uma finalidade pública, sob a pena de configurar-se o desvio de poder ou de finalidade.
VII - É nota essencial dos contratos administrativos a presença das chamadas cláusulas exorbitantes do direito comum (ou cláusulas de privilégio), por meio das quais a Administração procede com supremacia sobre o particular contratado.
VIII - O contrato administrativo caracteriza-se por ser um contrato de adesão, uma vez que o contratado adere às cláusulas, aceitando-as tais como elaboradas pela Administração Pública.
Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:
Somente as sentenças II, III, IV, V, e VII estão corretas.
Somente as sentenças III, IV, V, VI, VII e VIII estão corretas.
Somente as sentenças I, III, IV, V e VIII estão incorretas.
As sentenças I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII estão incorretas.
As sentenças I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII estão corretas.