Questões de Concurso sobre Empresas Públicas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
519 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As entidades da administração pública indireta não poderão integrar o capital das empresas públicas.


C

Certo


E

Errado

As empresas públicas e as fundações públicas, quando prestadoras de serviços público típico do Estado, deverão, obrigatoriamente, alterar seu regime jurídico para pessoa jurídica de direito público.


C

Certo


E

Errado

O ente da administração pública indireta que tem sua criação autorizada em lei específica é:


A

As Escolas Municipais.


B

A empresa pública.


C

Os Hospitais Públicos.


D

A autarquia.

Em relação ao regime jurídico das empresas públicas e das sociedades de economia mista, analise as assertivas a seguir:


I. A Constituição Federal exige que o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços disponham sobre sua função social e formas de fiscalização pelo Estado e pela sociedade.

II. Não basta a participação majoritária do Poder Público na entidade para que ela seja sociedade de economia mista; é necessário que haja a participação na gestão da empresa e a intenção de fazer dela um instrumento de ação do Estado, manifestada por meio da lei instituidora e assegurada pela derrogação parcial do direito comum.

III. As principais semelhanças entre sociedade de economia mista e empresa pública são a forma de organização e a composição do capital.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

I, II e III.

"são pessoas jurídicas de direito privado, criadas por autorização legislativa, com totalidade de capital público e regime organizacional livre" (MAZZA, 2013). O conceito a cima trata-se:


A

Sociedades de economia mista


B

Municípios


C

Estados


D

Autarquias


E

Empresas Públicas

No exercício de suas atribuições como analista de planejamento e gestão governamental do Município de Belo Horizonte, José foi questionado acerca do conceito de domínio público.


José respondeu, corretamente, que os bens públicos são aqueles pertencentes


A

às autarquias.


B

às sociedades de economia mista federais.


C

às empresas públicas estaduais.


D

às entidades qualificadas como organizações sociais.

As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado, criadas por meio de autorização legislativa, com totalidade de capital público e regime organizacional livre. São considerados exemplos clássicos de empresas públicas, EXCETO:


A

Caixa Econômica Federal (CEF).


B

Banco Central do Brasil (BACEN).


C

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).


D

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A pessoa juridica de direito privado, constituída de capital público e privado, denomina-se


A

autarquia.


B

sociedade de economia mista.


C

empresa pública.


D

fundação privada.


E

fundação pública.

Sobre o conceito de Empresa Pública, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:


A

Constituídas apenas de recursos públicos, não havendo a participação do capital privado propriamente dito, e podem se revestir de qualquer forma jurídica prevista na legislação comercial.


B

Constituídas de recursos públicos e privados, sendo que o poder público detém a maioria das ações com direito a voto.


C

Criadas por lei para prestar serviços públicos típicos do Estado ou para exercer atividade de regulação ou fiscalização (agências reguladoras), possuem personalidade jurídica de direito público, patrimônio próprio e capacidade de autoadministração.


D

Fundações de direito público possuem as mesmas características das autarquias, como a autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, sendo criadas para a realização de atividades não lucrativas e de interesse coletivo, como saúde, educação, cultura, pesquisa, meio ambiente.


E

Possuem patrimônio próprio, gozam de autonomia administrativa e financeira e podem ser criadas para prestar serviço público ou explorar atividade econômica.

Ano: 2023
Prova: FCC - TRT 18 - Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador Federal - 2023

O exercício dos chamados Poderes da Administração deve guardar fundamento legal e observar os princípios que informam sua atuação. Nesse sentido, as


A

autarquias, como pessoas jurídicas sujeitas ao regime jurídico de direito público, são detentoras de poder normativo originário, sendo autorizadas a editar atos para impor e limitar direitos dos administrados.


B

empresas estatais integram a Administração Pública indireta e, como tal, não se sujeitam aos princípios que informam a atuação da Administração direta, não obstante sejam criadas por lei e seu patrimônio esteja sujeito ao regime jurídico de direito público.


C

fundações, ainda que instituídas por lei e mantidas pelo Poder Público, não integram a Administração Pública indireta, sujeitando-se integralmente ao regime jurídico de direito privado.


D

empresas públicas exercem poder de polícia e poder disciplinar de forma inerente à sua natureza jurídica, prescindindo de previsão na respectiva lei criadora daqueles entes.


E

autarquias, como pessoas jurídicas de direito público, podem exercer poder de polícia, observados os limites e campo de atuação constantes da lei que as criou.

O Presidente da República, insatisfeito com decisões tomadas no âmbito da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Fazenda, solicita que seus assessores diretos lhe informem sobre as peculiaridades jurídicas que as envolvem, em especial sobre a existência ou não de relação de hierarquia e subordinação, para que possa adotar a medida mais adequada para o cenário apresentado.

Nesse cenário, é correto afirmar que como a Caixa Econômica Federal é uma


A

sociedade de economia mista, fruto da descentralização administrativa, não há relação de subordinação com a Administração Pública Direta. Por outro lado, em sendo o Ministério da Fazenda um órgão público, decorrente da desconcentração administrativa, há relação de subordinação com a Presidência da República.


B

sociedade de economia mista, fruto da descentralização administrativa, há relação de subordinação com a Administração Pública Direta. No mesmo sentido, em sendo o Ministério da Fazenda um órgão público, decorrente da desconcentração administrativa, há relação de subordinação com a Presidência da República.


C

empresa pública, fruto da descentralização administrativa, não há relação de subordinação com a Administração Pública Direta. Por outro lado, em sendo o Ministério da Fazenda um órgão público, decorrente da desconcentração administrativa, há relação de subordinação com a Presidência da República


D

empresa pública, fruto da desconcentração administrativa, não há relação de subordinação com a Administração Pública Direta. Por outro lado, em sendo o Ministério da Fazenda um órgão público, decorrente da descentralização administrativa, há relação de subordinação com a Presidência da República.


E

empresa pública, fruto da desconcentração administrativa, há relação de tutela com a Administração Pública Direta. No mesmo sentido, em sendo o Ministério da Fazenda um órgão público, decorrente da descentralização administrativa, há relação de subordinação com a Presidência da República.

Entre as diversas categorias de entidades que compõem a Administração Pública Indireta, temos aquela que a legislação (Decreto-Lei nº 200/1967) classifica como Empresa Pública. Uma das características desse tipo de entidade, definida pela referida legislação, é a seguinte:


A

Criada para exercer atividades típicas de Estado.


B

Criada sob forma e de acordo com a legislação das sociedades por ações.


C

Entidade dotada de personalidade de direito privado.


D

Seu capital é misto, mas a maioria pertence ao Poder Público.


E

Sua finalidade principal é a obtenção de lucro.

Em relação às semelhanças e diferenças do regime jurídico das empresas públicas prestadoras de serviço público e o das exploradoras de atividade econômica, assinale a alternativa correta.


A

Ambas possuem proteção legal dos seus bens que os reputa impenhoráveis e suas dívidas judiciais se submetem ao regime de precatórios.


B

As primeiras são pessoas jurídicas de direito público e devem contratar pessoal por meio de concurso público, enquanto as últimas são pessoas de direito privado e podem contratar sem concurso.


C

As primeiras respondem de forma objetiva pelos danos causados a terceiros, admitindo-se, todavia, excludentes, e as últimas na modalidade de responsabilidade subjetiva, que é a regra no diploma civilístico.


D

Ambas estão sujeitas à fiscalização do Tribunal de Contas e seus dirigentes são nomeados pelo Chefe do Poder Executivo, com necessária submissão da nomeação à aprovação do Poder Legislativo.


E

A criação das primeiras deve ser autorizada por lei de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo e adquirem personalidade jurídica com o registro dos atos constitutivos perante o órgão jurídico competente, o que não é exigido para as últimas.

“A descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Difere-se da desconcentração pelo fato de ser esta uma distribuição interna de competências, ou seja, uma distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica.”


Pietro, Maria Sylvia Zanella Di, Direito Administrativo – 31 ed. rev. atual e ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2018, p. 512.


A entidade que é instituída pelo Poder Público e se caracteriza por ser um patrimônio, total ou parcialmente público, a que a lei atribui personalidade jurídica de direito público ou privado, para consecução de fins públicos, é a:


A

Sociedade de economia mista


B

Fundação Pública


C

Empresa pública


D

Autarquia

Quanto às entidades da administração pública direta e indireta, assinale a opção correta.


A

As autarquias federais, assim como as fundações públicas, compõem a estrutura da administração pública direta da União.


B

Em qualquer hipótese é proibida a criação de empresa estatal para a execução de atividades econômicas.


C

As empresas públicas e as sociedades de economia mista não são sujeitas a falência.


D

Embora sejam dotadas de personalidade jurídica própria, as autarquias não são sujeitos de direitos e encargos.


E

As autarquias são pessoas jurídicas de direito público e sem autonomia administrativa criadas para desempenhar, de forma descentralizada, atividades típicas de Estado.

No tocante à criação e atuação dos órgãos da administração indireta, assinale a opção correta.


A

Autarquia é uma pessoa jurídica de direito público, autorizada por lei, destinada à atuação em atividades sociais.


B

Sociedade de economia mista é uma pessoa jurídica de direito público, autorizada por lei, destinada à atuação em atividades econômicas.


C

Fundação pública é uma pessoa jurídica de direito público, criada por lei, destinada à atuação em atividades sociais.


D

Fundação privada é uma pessoa jurídica de direito privado, criada por lei, destinada à atuação em atividades econômicas.


E

Empresa pública é uma pessoa jurídica de direito público, criada por lei, destina-se à atuação em atividades econômicas.

Analise as informações a seguir:


I. A extinção de autarquias deve ser feita mediante edição de decreto específico de iniciativa do chefe do poder executivo.

II. A criação de empresas públicas e sociedades de economia mista depende da autorização em lei específica.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

A respeito da administração indireta, assinale a alternativa correta.


A

As empresas públicas são organizadas obrigatoriamente como sociedades anônimas.


B

As empresas públicas e sociedades de economia mista são criadas mediante autorização legislativa.


C

As empresas públicas possuem a maioria do capital público.


D

O regime de pessoal das sociedades de economia mista é estatutário

Acerca das entidades da Administração Púbica conhecidas como “empresas públicas”, analise as afirmativas a seguir.


I. Podem ser criadas, exclusivamente, para a exploração de atividade econômica.

II. Devem ser criadas por meio de lei complementar específica.

III. Devem ser constituídas por capital integralmente público.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.

   
Gerar simulado