Questões de Concurso sobre Regime Geral de Previdência Social - RGPS

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.004 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre o auxílio acidente é incorreto afirmar que:


A

para concessão do auxílio-acidente não é exigido tempo mínimo de contribuição.


B

o valor do benefício corresponde a 100% do salário de benefício que deu origem ao auxílio-doença corrigido até o mês anterior ao do início do auxílio-acidente.


C

o benefício deixa de ser pago quando o trabalhador se aposenta.


D

os trabalhadores avulsos têm direito ao auxílio-acidente.

Sobre a reabilitação profissional proporcionada pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, pode-se afirmar que


I. o segurado em gozo de auxílio-doença, insuscetível de recuperação para sua atividade habitual, deverá submeter-se a processo de reabilitação profissional para exercício de outra atividade, não cessando o benefício até que seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistência ou, quando considerado não recuperável, seja aposentado por invalidez.

II. quando indispensáveis ao desenvolvimento do processo de reabilitação profissional, o INSS fornecerá aos segurados, prótese e órtese, seu reparo ou substituição, instrumentos de auxílio para locomoção, bem como equipamentos necessários à habilitação e à reabilitação profissional, transporte urbano e alimentação.

III. concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emitirá certificado individual indicando a função para a qual o reabilitando foi capacitado profissionalmente, sem prejuízo do exercício de outra para a qual se julgue capacitado.

IV. constitui obrigação da previdência social a manutenção do segurado no mesmo emprego ou a sua colocação em outro para o qual foi reabilitado, após cessar o processo de reabilitação profissional com a emissão do certificado individual.

V. a empresa, a partir de 100 (cem) empregados, está obrigada a preencher um percentual de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. A dispensa de empregado na condição estabelecida neste artigo, quando se tratar de contrato por tempo superior a noventa dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, somente poderá ocorrer após a contratação de substituto em condições semelhantes.


Estão CORRETAS apenas


A

I, II, e V.


B

I, II, IV e V.


C

I, II, III, e V.


D

I, II, III, IV e V.


E

I, III, IV e V.

Um trabalhador contratado em regime da C.L.T. é destacado e custeado integralmente por sua empresa para trabalhar na Itália. Ao chegar à Itália, sofre uma queda e fratura o fêmur da perna esquerda, sendo que seu tratamento e afastamento durarão 120 dias. Após o tratamento, este trabalhador recupera “parcialmente” sua capacidade laboral, devido a uma sequela atrófica na perna. Assinale a alternativa correta com relação ao seu direito:


A

Ele terá direito a auxílio acidente correspondente a 25% do salário do segurado.


B

Ele terá direito a auxílio acidente correspondente a 50% do salário benefício do segurado.


C

Ele terá direito a auxílio doença permanente em função da sequela.


D

Ele terá direito a auxílio por dano moral calculado judicialmente após ação trabalhista.


E

Ele não terá direito a auxílio, uma vez que houve uma recuperação mesmo que parcial.

De acordo com o posicionamento sumulado do Superior Tribunal de Justiça, a ação de cobrança de diferenças de valores de complementação de aposentadoria, contados da data do pagamento, prescreve em


A

2 anos.


B

5 anos.


C

10 anos.


D

15 anos.


E

30 anos.

De acordo com o artigo 22 da Lei 8.213, de 1991, o qual informa sobre caso de acidente de trabalho com morte do trabalhador, qual é o tempo correto para a empresa comunicar o acidente de trabalho à autoridade competente ?


A

Após o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.


B

Até 15 dias úteis seguinte ao da ocorrência.


C

Após 15 dias úteis seguinte ao da ocorrência.


D

De imediato.

O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa


A

a partir do dia do acidente.


B

após a cessação do auxílio-doença acidentário.


C

desde que receba auxílio-acidente.


D

apenas quando participar do programa de reabilitação profissional.


E

apenas quando for obrigatória a mudança de função.

Em relação aos benefícios da previdência social e seus elementos básicos dos cálculos, assinale a proposição incorreta:


A

O valor da renda mensal dos benefícios previdenciários concedidos aos segurados especiais é fixo, só estando sujeito aos reajustes;


B

Os segurados empregados domésticos sempre receberão como renda mensal do benefício previdenciário o valor do salário mínimo, enquanto não comprovarem o efetivo recolhimento das contribuições sociais devidas;


C

A apresentação de documentação incompleta não constitui motivo para recusa do requerimento de benefício;


D

Os benefícios em manutenção da previdência social serão reajustados nas mesmas épocas e nos mesmos índices dos reajustes dos salários;


E

Ao segurado especial é assegurado o cômputo do tempo de serviço anterior à entrada em vigor da Lei do Plano de Benefícios da Previdência Social, independentemente da comprovação do recolhimento das contribuições sociais, exceto para efeito de carência.

Com base na legislação previdenciária, o brasileiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa nacional no exterior é considerado segurado obrigatório da Previdência Social como

A
contribuinte individual.

B
trabalhador avulso.

C
segurado especial.

D
empregado.

E
colaborador internacional.
O segurado do RGPS que se encontre aposentado por idade e continue trabalhando sob o mesmo regime fará jus ao auxílio-doença, caso fique temporariamente impossibilitado para o trabalho.

C
Certo

E
Errado

Sobre o período de carência, em caso de auxílio-reclusão, pode-se afirmar que:


A

é de 24 contribuições mensais.


B

não é exigida.


C

é de 12 contribuições mensais.


D

é de seis contribuições mensais.

Constatada — em processo judicial em que tenham sido assegurados o contraditório e a ampla defesa — simulação ou fraude no casamento ou na união estável com a finalidade de obter benefício previdenciário, o cônjuge, ou o(a) companheiro(a) supérstite, perderá o direito à pensão por morte.


C

Certo


E

Errado

Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, até:


A

12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração.


B

24 (vinte e quatro) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória.


C

24 (vinte e quatro) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso.


D

12 (doze) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar.


E

4 (quatro) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.

São benefícios da Previdência Social:


I.auxilio-acidente.

II.reabilitação profissional.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas o item I está correto.


B

Apenas o item II está correto.


C

Todos os itens estão corretos.


D

Todos os itens estão incorretos.

O auxílio-doença, um benefício por incapacidade, é devido ao segurado do INSS acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho, desde que tenha contribuído para a previdência social, por, pelo menos, seis meses.

C
Certo

E
Errado

O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, ____________________________.


Assinale alternativa correta.


A

a partir do dia do acidente de trabalho


B

contado a partir do dia imediatamente posterior ao acidente de trabalho


C

após dar entrada no auxílio-doença acidentário


D

após a percepção do auxílio-doença acidentário


E

após a cessação do auxílio-doença acidentário

Dada a incapacidade de Maria para o trabalho, a empresa Souza & Silva Ltda. esteve desobrigada de pagar seu salário a partir do acidente, data em que se iniciou o dever do INSS de pagar-lhe o benefício previdenciário.


C

Certo


E

Errado

O salário-família devido ao segurado empregado é pago pelo empregador, enquanto o salário-família devido ao segurado contribuinte individual é pago pelo INSS.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa que corresponde a uma hipótese de equiparação ao acidente de trabalho, nos termos expressamente contidos na Lei nº 8.213/1991, que dispõe acerca dos Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.


A

Doença degenerativa.


B

Acidente ligado ao trabalho, que haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da respectiva capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a própria recuperação, mas desde que, nesse caso, tenha sido a sua causa única.


C

Doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou do contato direto ou indireto determinado pela natureza do trabalho.


D

Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de ofensa física ou psicológica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho.


E

Doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício da respectiva atividade.

São algumas das prestações instituídas pelo Regime Geral de Previdência Social, somente devidas aos próprios segurados:


A

aposentadoria por idade, auxílio reclusão e salário-família.


B

aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio acidente.


C

aposentadoria Especial, auxílio reclusão e salário-maternidade.


D

aposentadoria por tempo de contribuição, salário-família e auxílio doença.


E

aposentadoria por invalidez, auxílio reclusão e auxílio acidente.

O RGPS constitui um gênero do qual são espécies a previdência dos servidores públicos, a dos trabalhadores empregados da iniciativa privada e a dos trabalhadores autônomos.

C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado