

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa correta com base na legislação previdenciária vigente.
A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá, exclusivamente, de avaliação técnico-administrativa do laudo emitido por médico de confiança do segurado.
O segurado aposentado por invalidez está obrigado a submeter-se a tratamento médico a cargo da previdência social, por ela prescrito, inclusive o cirúrgico.
O aposentado por invalidez que se julgar apto a retornar à atividade, não poderá solicitar nova avaliação pericial antes de decorridos 5 anos.
A aposentadoria especial consiste numa renda mensal equivalente a 80% do salário mínimo.
A empresa deverá elaborar e manter atualizado o perfil profissiográfico do trabalhador, contemplando as atividades desenvolvidas durante o período laboral.
Sobre as disposições constitucionais acerca da seguridade social, analise as afirmativas abaixo.
I. A universalidade da cobertura e do atendimento é um objetivo da seguridade social.
II. O caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados é um objetivo da seguridade social.
III. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
A Previdência Social no Brasil, ao longo de sua trajetória, passou por reformas, que se configuram como ampliadoras de direitos e por contrarreformas que se caracterizam por serem restritivas de direitos. Quais alternativas abaixo constituem reformas ampliadoras de direitos?
1) A incorporação do direito à previdência ao Sistema de Seguridade Social.
2) O valor mensal dos benefícios não inferior ao salário mínimo e a irredutibilidade desses valores vinculados ao último salário ou remuneração.
3) A criação do fator previdenciário como regra geral para o cálculo de aposentadorias.
4) A vinculação do tempo de contribuição à idade para fins de aposentadoria.
Estão corretas:
1 e 2, apenas.
2 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Constituem princípios e diretrizes da Seguridade Social:
caráter democrático e centralizado da gestão; capacidade contributiva.
solidariedade; celeridade processual e equidade na forma de participação no custeio.
universalidade da cobertura e do atendimento: irredutibilidade do valor dos benefícios e primazia da realidade.
seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; duplo grau de jurisdição e diversidade da base de financiamento.
equidade na forma de participação no custeio: universalidade da cobertura e do atendimento e irredutibilidade do valor dos benefícios.
A seguridade social no Brasil consiste no conjunto integrado de ações que visam assegurar os direitos fundamentais à saúde, à assistência social e à previdência social, de iniciativa do Poder Público e de toda a sociedade. Com base nos princípios que norteiam a seguridade social, é correto afirmar que:
É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor nominal, conforme critérios definidos em lei
A previdência social, por fazer parte da Seguridade Social, é direito de todos e dever do Estado.
A assistência social será prestada a quem dela necessitar, adotando o sistema contributivo na formação de seu orçamento.
Segundo o princípio da precedência da fonte de custeio, nenhuma contribuição social poderá ser criada sem o correspondente benefício ou serviço da seguridade.
É vedada a filiação ao regime geral da previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.
Exames periciais, realizados por médico capacitado e conveniado para esta finalidade pelo INSS, atestaram que o segurado Sócrates é portador de deficiência leve e que a segurada Íris possui deficiência considerada grave. Para fazerem jus a benefício de aposentadoria pelo RGPS para portadores de deficiência, Sócrates e Íris devem contar, conforme legislação que rege a matéria, com tempo de contribuição, em anos, respectivamente de:
33 e 20
25 e 20
28 e 24
33 e 24
30 e 25
Analise o gráfico a seguir.

Fonte: SLAFI; MPS; ANFIP. Elaboração: ANFIP
Pela análise do gráfico, têm-se que, no período analisado,
a previdência foi deficitária.
as receitas previdenciárias apresentam ciclo de involução.
a previdência apresenta superávit.
as despesas sempre foram maiores que as receitas.
A Lei Orgânica da Seguridade Social – Lei n°8.212/1991 – estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Em termos da sua organização, esta lei estabelece alguns princípios e diretrizes. Dentre eles, destaca-se a (o):
participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde.
participação da população na formulação e controle das ações em todos os níveis.
atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas.
universalidade de participação nos planos previdenciários, mediante contribuição.
Quais as políticas que compõem a Seguridade Social no Brasil?
Saúde, Educação e Assistência Social.
Educação, Previdência Social e Saúde.
Previdência Social, Assistência Social e Saúde.
Assistência Social, Habitação e Saúde.
Habitação, Previdência Social e Saúde.
Em 1974, foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), que passou a fazer parte do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social, juntamente com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e outras instituições. Acerca das características desse modelo de assistência em saúde, assinale a alternativa correta.
Os benefícios e serviços do Inamps eram acessíveis a toda a população de trabalhadores, formais e informais.
Esse modelo de assistência incluía participação da sociedade e medidas de promoção à saúde.
Não havia participação da iniciativa privada.
A assistência em saúde era destinada aos trabalhadores com carteira assinada inseridos no mercado formal de trabalho.
A gestão desse sistema era realizada pelos municípios.
A respeito da contrarreforma da Previdência Social sob o comando do capital financeiro, assinale a alternativa INCORRETA.
Dívida pública é a dívida contraída pelo governo com entidades financeiras ou pessoas da sociedade para financiar parte de seus gastos.
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência, à assistência social, lazer, esporte, entre outras políticas sociais e públicas.
Um estado-nação pode ser considerado(a) uma área histórica que, por sua vez, pode ser identificada como possuidora de uma política legítima.
Grupo empresarial pode ser considerado um conjunto de empresas que dependem de uma mesma empresa matriz.
A Previdência Social concede benefícios por doença, invalidez, morte, assim como licença-maternidade.
Com relação à Assistência Social brasileira, julgue os itens ,e marque a alternativa CORRETA:
I A Constituição Federal de 1988 trouxe uma nova concepção para a Assistência Social brasileira, que iniciou seu transito para um campo novo: o campo dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal.
II A LOAS criou uma nova matriz para a política de assistência social, inserindo-a no sistema do bem-estar social brasileiro concebido como campo de Seguridade Social.
III Segundo Di Giovanni ( 1998: 10), entende-se por Proteção Social as formas institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros, em decorrência de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio e as privações .
IV A proteção social deve garantir as seguintes seguranças, ainda que, para isso, tenha de haver contribuição pelo segurado: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; e convívio ou vivência familiar.
Quatro itens estão corretos.
Três itens estão corretos.
Dois itens estão corretos.
Apenas um item está correto.
Todos os itens estão corretos.
Seguridade social consiste num conjunto de ações e políticas sociais que visam promover o estabelecimento de uma sociedade mais igualitária e justa, auxiliando os cidadãos e suas famílias em determinadas situações, como a velhice, o desemprego e a doença. Constitui-se nos três pilares fundamentais da seguridade social, de acordo com a Constituição brasileira:
Saúde, previdência e assistência social.
Assistência social, segurança pública e saúde.
Segurança pública, previdência e sustentabilidade social.
Assistência previdenciária, sustentabilidade social e segurança pública.
Trabalho, saúde e previdência social.
A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. A assistência social tem por objetivos, EXCETO:
A vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.
A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, por exemplo, a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, por exemplo, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
A defesa de deveres, que visa a garantir o pleno acesso aos deveres no conjunto das provisões socioassistenciais.
Entre os princípios específicos do Direito Previdenciário brasileiro, podemos citar:
universalidade de acesso.
caráter não contributivo.
filiação facultativa.
reciprocidade entre Regimes Previdenciários.
seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
O conceito de seguridade social, estruturante do sistema de saúde brasileiro, foi criado a partir da:
década de 1930 com os Institutos de Aponsentadoria e Pensões
década de 1920 com as Caixas de Aponsentadoria e Pensões
8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986
Assembleia Nacional Constituinte de 1988
São princípios da Lei Orgânica da Seguridade Social (Lei 8212) exceto:
distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
irredutibilidade do valor dos benefícios;
equidade na forma de participação no custeio;
diversidade da base de financiamento;
gestão centralizada.
Sobre a contrarreforma da Previdência Social sob o comando do capital financeiro, considerando a posição e afirmação da autora acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Desde o final da década de 1990, sob pressões realizadas pelas instituições financeiras, assim como bancos, seguradoras, fundos de pensão, sociedades hipotecárias, o Estado brasileiro vem promovendo uma incessante contrarreforma da Seguridade Social, com ênfase na Previdência Social, que tem provocado a redução do espaço da previdência pública e a ampliação do espaço da previdência privada.
Esse movimento de contrarreforma é oscilante, ora mais intenso e agressivo, ora mais sutil, dependendo da conjunção de fatores e do grau de comprometimento e capacidade de reação dos governos às pressões do capital financeiro.
Ao longo de sua história, a Previdência Social passou por reformas — ampliadoras de direitos — e por contrarreformas — restritivas de direitos.
A mais importante reforma, ampliadora de direitos, ocorreu em 1988, incorporando a Previdência Social, na nova Constituição Federal, ao sistema de Seguridade Social.
O contexto de crise da grande depressão econômica, que teve início em 1922, em que também houve a expansão da questionável dívida pública dos estados-nação e a afirmação das finanças no comando da acumulação, é o pano de fundo estrutural comum a esse movimento de contrarreforma da Previdência Social.
Assinale a alternativa que mais bem se relaciona à Lei Eloy Chaves, aprovada em 1923.
Criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP)
Política Sanitária para Combate da Febre Amarela
vacinação obrigatória
criação de entidades de saúde filantrópicas
Reforma Sanitária Brasileira