Questões de Concurso sobre Fontes Diretas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
723 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com o Art. 198 da Constituição Federal de 1988, os gestores locais do Sistema Único de Saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às ________, por meio de processo seletivo ________, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

endemias – privado


B

epidemias – privado


C

epizootias – público ou privado


D

epidemias – público


E

endemias – público

O artigo 198 da Constituição afirma que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com algumas diretrizes, das quais, podemos citar:

I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

II - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.

III - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.

Está correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

Todos os itens.


E

Nenhum dos itens.

São diretrizes para a organização do SUS, estabelecidas pela Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 198, exceto:


A

Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.


B

Regulamentação, fiscalização e controle das ações e serviços de saúde.


C

Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.


D

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.


E

Participação da comunidade.

A União aplicará anualmente, emações e serviços públicos de saúde, recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais sobrea receita corrente liquida do respectivo exercício financeiro , devendo ser inferiora 15%.


C

Certo


E

Errado

A saúde compõe, juntamente com a Assistência e Previdência Social, o tripé da Seguridade Social brasileira. De acordo com o Art. 200, assinale a alternativa que corresponda a uma das competências da Saúde previstas no texto constitucional.


A

Participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados


B

Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite


C

As receitas e as despesas vinculadas às ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social


D

Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador


E

A diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área

Pela Constituição brasileira, as pessoas vivendo com HIV, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos; entre eles estão a dignidade humana e o acesso à saúde pública e, por isso, são amparadas pela lei. Sobre os direitos fundamentais da pessoa portadora do vírus da Aids, analise as afirmativas a seguir.


I. Direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.

II. Direito à participação em todos os aspectos da vida social. Toda ação que visar a recusar aos portadores do HIV/Aids um emprego, um alojamento, uma assistência ou a privá-los disso, ou que tenda a restringi-los à participação em atividades coletivas, escolares e militares, deve ser considerada discriminatória e punida por lei.

III. Direito a comunicar apenas às pessoas que deseja o seu estado de saúde e o resultado dos seus testes.

IV. Direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva, sendo obrigatório informar a todos os envolvidos.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

II e III, apenas.


D

I, II, III apenas.

Assinale a opção que contém apenas diretrizes do SUS expressamente previstas na Constituição Federal de 1988.


A

gestão descentralizada; integralidade de assistência; autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral


B

autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; equidade; integralidade de assistência


C

gestão descentralizada; integralidade de assistência; participação da comunidade


D

integralidade de assistência; gestão descentralizada; equidade


E

equidade; autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; participação da comunidade

Segundo o Manual de Processo Administrativo Sanitário, sobre as situações em que ocorrerá o encerramento do processo no rito sumaríssimo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Decisão final irrecorrível.

( ) Decisão que decrete a nulidade do processo.

( ) Pagamento da multa fora do prazo estabelecido, com redução de 15%.


A

E - C - E.


B

C - C - E.


C

C - E - C.


D

E - E - C.

Assinale a alternativa correta a respeito do Conselho Nacional de Saúde.


A

Tem em sua composição representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.


B

Tem sua organização e normas de funcionamento determinadas em regimento próprio, definido pelo Ministério da Saúde.


C

Possui caráter permanente e consultivo, tendo papel fundamental na formulação de estratégias da política de saúde.


D

É um órgão importante na assessoria do Ministério da Saúde, pois consegue traduzir os anseios dos mais diferentes segmentos sociais que o compõem.


E

Mesmo não abordando aspectos econômicos e financeiros, tem atribuição de auxiliar na gestão e na execução da política de saúde.

De acordo com o artigo 198 da Constituição Federal de 1988, o SUS consiste em ações e serviços públicos de saúde que integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único, organizado de acordo com diretrizes e com os seguintes princípios organizacionais:


A

integralidade , participação popular e hierarquização.


B

universalidade, equidade e integralidade.


C

equidade, desencentralização político-administrativa e universalidade.


D

hierarquização, participação popular e desencentralização político-administrativa.

Avalie a segunda coluna em conformidade com a primeira coluna acerca das características fundamentais de uma conduta ética:


1) Altruísmo.

2) Virtude.

3) Solidariedade.

4) Moralidade.

5) Responsabilidade ética.


(____) substituição do egoísmo, por um comportamento cooperativo, que não deve ser interpretado como conivência.

(____) assumir as consequências dos atos praticados.

(____) a preocupação com os interesses do outro de uma forma espontânea e positivista.

(____) característica que pode ser definida como seres plenos e autênticos.

(____) conjunto de valores que conduzem o comportamento, as escolhas, decisões e ações.

Marque a sequência CORRETA:



A

4, 5, 3, 2, 1


B

2, 3, 5, 1, 4


C

5, 1, 2, 2, 3


D

3, 5, 1, 2, 4.


E

1, 2, 3, 4, 5

A Constituição Federal de 88 diz que “saúde é um direito de todos e dever do Estado”. O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. O SUS proporciona acesso integral, universal e gratuito para a população de todo país. São princípios do SUS, exceto:


A

Universalização


B

Regionalização


C

Equidade


D

Integralidade


E

Proporcionalidade

Com base no que estipula o art. 199 da Constituição da República, analise as afirmativas a seguir:


I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

II. É permitida, com limitação de percentual a ser definido em lei, a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

III. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.


Assinale


A

se nenhuma afirmativa estiver correta.


B

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.


C

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.


D

se todas as afirmativas estiverem corretas.


E

se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Analise as seguintes assertivas de acordo com a Constituição Federal de 1988 e com o modelo de acesso da população à rede de atenção à saúde estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. As ações e serviços de saúde organizados de forma regionalizada e hierarquizada:


I. Constituem a base do princípio da resolutividade, organizando a atenção à saúde em ordem de complexidade decrescente e centralizada.

II. Não contemplam as ações e serviços em espaços definidos, dentro de uma disposição hierárquica, porque o atendimento à população deve ser irrestrito e igualitário.

III. A regionalização é uma estratégia prioritária no âmbito da política de saúde do SUS e a hierarquização relaciona-se com os fluxos assistenciais entre os serviços, em níveis crescentes de complexidade.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, EXCETO:


A

Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.


B

Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.


C

Ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.


D

Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos de higiene.

De acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, a direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única em cada esfera de governo. Nesse sentido, assinale a alternativa correta que apresenta o órgão representativo no âmbito dos Estados e do Distrito Federal.


A

Ministério da Saúde.


B

Ministério da Assistência Social.


C

Respectiva Secretaria de Saúde ou órgão de equivalente.


D

Respectiva Secretaria da Educação e Assistência Social.


E

Ministério da Previdência Social.

São exemplos da administração pública indireta as Organizações Sociais ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, que são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, e podem atuar na assistência à saúde.


C

Certo


E

Errado

Analise as afirmativas a seguir:


I. Com o advento da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e do Sistema Único de Saúde, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita. Para atingir tal objetivo, o Sistema Único de Saúde inclui no seu campo de atuação o incremento do desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no Brasil.

II. Possuir Conselho de Saúde e Conferência de Saúde são os pré-requisitos mínimos para os Municípios, Estados e Distrito Federal receberem os recursos do Fundo Nacional de Saúde.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

O termo “usuário” foi introduzido na legislação do SUS, no sentido de destacar o protagonismo do que anteriormente era apenas um paciente. Em quais leis esse termo inicialmente aparece?


A

Lei nº 8.080/90 e Lei nº 8.142/90.


B

Lei nº 8.080/90 e Lei nº 11.189/95.


C

Lei nº 8.080/90 e Lei nº 9.867/99.


D

Lei nº 8.080/90 e Lei nº 10.2016/01.


E

Lei nº 8.142/90 e Lei nº 10.708/03.

Em 1978, em Alma Ata, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu Atenção Primária à Saúde de acordo com suas características e atributos. Atenção Primaria à Saúde representa:


A

a atenção individualizada prestada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos.


B

o trabalho em equipe multiprofissional dirigido a um grupo populacional específico.


C

o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde.


D

a gestão dos serviços de saúde que compõem uma rede de atenção à saúde.


E

o conjunto de ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças em serviços especializados.

   
Gerar simulado