

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Deseja-se determinar, usando o método da regressão linear, a tendência (T) da seguinte série de tempo dada pelo quadro abaixo, em que Yt representa o volume de vendas (em milhões de reais) de um produto em t (ano).

Analisando o diagrama de dispersão, optou-se pela forma de tendência T = a + bt, em que a e b foram obtidos por meio do método dos mínimos quadrados. O valor de a é igual a
Considerando as medidas de posição e as medidas de dispersão usadas na bioestatística, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Medida de posição.
2. Medida de dispersão.
( ) Desvio-padrão.
( ) Média aritmética.
( ) Mediana.
( ) Variância.
( ) Percentil.
A sequência está correta em
1, 2, 2, 1, 2.
1, 1, 2, 1, 2.
2, 1, 1, 2, 1.
2, 2, 1, 2, 1.
Uma transportadora carrega mercadorias com um peso médio de 90 kg e um desvio-padrão de 22,5 kg. Ao se adequar às normas técnicas internacionais, a transportadora deve converter suas medidas para o sistema de libras e adicionar algumas barras laterais de proteção às mercadorias. Existem dois tipos de barras de proteção: a “A” que tem um peso fixo de 4 libras adicionados a cada produto e a “B” que pesa 10% do peso da mercadoria. Sabendo-se que 1 libra equivale aproximadamente a 0,45 kg, é correto afirmar que:
se escolher a barra “B”, o peso médio será de 200 libras e o desvio padrão de 50 libras
se escolher a barra “A”, o peso médio será de 204 libras e o desvio padrão de 52 libras
se escolher a barra “B”, o peso médio será de 220 libras e o desvio padrão 55 libras
se escolher a barra “B”, o peso médio será de 220 libras e o desvio padrão 50 libras
Com o objetivo de verificar que tipo de máquina é mais homogêneo na realização de uma determinada tarefa com relação ao número de peças produzidas em uma hora, foram analisadas 30 máquinas do tipo A e 25 do tipo B, obtendo os seguintes dados:
Máquina______N________ Média__________Variância |
___A ________30_________ 70_____________ 225 ___B________ 25_________ 80_____________ 256 |
Com relação a estes dados, podemos afirmar que:
As máquinas do tipo A tem maior homogeneidade, pois tem variância menor.
As máquinas do tipo A tem maior homogeneidade, pois o coeficiente de variação é menor.
As máquinas do tipo A tem maior homogeneidade, pois tem menor erro padrão.
As máquinas do tipo B tem maior homogeneidade, pois o coeficiente de variação é menor.
O desempenho das máquinas do tipo B tem maior homogeneidade, pois tem menor erro padrão.
O estudo estatístico de um conjunto de medidas é fundamental para o controle de qualidade de um processo. A figura abaixo mostra duas formas de representação gráfica de um mesmo conjunto de medidas.

O conjunto de medidas tem
grande exatidão e a distância X, no gráfico B, indica o erro aleatório.
grande exatidão e a distância X, no gráfico B, indica o erro sistemático.
pequena exatidão e a distância X, no gráfico B, indica o erro aleatório.
baixa precisão e a distância X, no gráfico B, indica o erro sistemático.
alta precisão e a distância X, no gráfico B, indica o erro sistemático.
No tratamento de dados estatísticos, o desvio padrão (s) é a medida de dispersão mais utilizada, sendo um indicador de variabilidade bastante estável, pois leva em consideração a totalidade dos valores da variável em estudo, baseando-se nos desvios em torno da média aritmética dos dados. É calculada a partir da raiz quadrada da média aritmética do somatório dos quadrados dos desvios. Um analista obteve os resultados referentes a uma análise com os seguintes valores:
-4 | -3 | -2 | 3 | 5 |
Calculando o desvio padrão, mais provável, para os valores supracitados, encontramos:
5,433.
3,544.
4,534.
4,353.
3,454.
Qual é a medida utilizada para comparar a dispersão de distribuições que apresentam unidades de medida distintas?
Variância relativa.
Variância comparada.
Dispersão absoluta.
Desvio padrão.
Coeficiente de variação.
Como medir o grau de aleatoriedade de atendimentos de um professor de educação física em uma academia de ginástica?
Podemos utilizar o termo __(I)__ para indicar o grau de afastamento de um conjunto de números em relação à sua média. Se fossem atendidos exatamente 20 alunos por dia, não haveria __(II)__ nos atendimentos. Por outro lado, se fossem atendidos 40 alunos na metade do tempo e zero na outra metade, a média ainda seria a mesma, mas o grau de __(III)__ seria muito maior. Uma forma de medir a __(IV)__ consiste em tomar a diferença entre a maior e a menor quantidade. Tal grandeza é chamada __(V)__.
As lacunas de I a IV (preenchidas pela mesma resposta); e a lacuna V são, respectivamente, completadas por:
dispersão; intervalo.
variância; mediana.
dispersão; amplitude.
variância; quartil.
variância; desvio-padrão.
Sobre o Coeficiente de Variação (CV), é correto afirmar que:
para a distribuição gama, o CV é proporcional ao parâmetro de forma.
é uma medida mais robusta que a razão entre a distância interquartílica e a mediana.
é a razão entre a média e o desvio padrão de uma distribuição.
não depende do valor esperado no caso da distribuição log-normal.
Em um levantamento feito para avaliar a adesão de empresas a determinados padrões contábeis, considerou-se uma variável quantitativa X, tal que X = 1, se a empresa observada no levantamento seguir os padrões; ou X = 0, se a empresa não seguir os padrões. Considerando-se que a média amostral da variável X seja igual a 0,8, e que a amostra consista de 17 empresas, é correto afirmar que a variância amostral s2 de X é tal que
0,18 < s2 ≤ 0,21.
0,21 < s2 ≤ 0,24.
0,09 < s2 ≤ 0,12.
0,12 < s2 ≤ 0,15.
0,15 < s2 ≤ 0,18.






Tempo de experiência (anos)
Com o intuito de avaliar possíveis correlações entre variáveis, um gráfico de dispersão pode ser um aliado na tomada de decisão. Esse gráfico, elaborado no eixo cartesiano, plota resultados das variáveis estudadas a fim de representá-las conjuntamente. Sejam x e y variáveis referentes a “tempo de experiência” e “tempo de execução de tarefa”, respectivamente, e analisando o gráfico de dispersão apresentado, assinale a alternativa correta.
É observada uma correlação positiva perfeita entre as variáveis.
É observada uma correlação positiva entre as variáveis.
É observada uma correlação nula entre as variáveis.
É observada uma correlação negativa entre as variáveis.
É observada uma correlação negativa perfeita entre as variáveis.
O seguinte histograma apresenta a frequência absoluta da quantidade diária de documentos expedidos por um setor da administração de um colégio, medida ao longo de 200 dias.
Sejam X o 7o decil, Y o 1o quartil e Z a moda dos dados apresentado no histograma. O valor de X-Y-2Z é:
1
-1
0
2
3
Uma distribuição de frequência apresenta média 21, moda 23, mediana 19 e desvio padrão igual à dispersão absoluta 2,2. Qual das opções a seguir apresenta a dispersão relativa dessa distribuição?
10,5%
11,6%
12,3%
14,7%
16,2%
Entende-se por correlação estatística, o grau de associação entre duas variáveis aleatórias. A dependência de duas variáveis X e Y é dada pelo coeficiente de correlação amostral, conhecido também por "Coeficiente r-de-Pearson", normalmente representado pela letra "r". A respeito do Coeficiente de Correlação, é correto afirmar que:
se r = 1, está-se perante uma correlação positiva, isto é, à medida que aumentam os valores de X, aumentam, proporcionalmente, os valores de Y.
ser= -1 , está-se perante a ausência de correlação total entre as variáveis X e Y.
o valor der pode variar entre 0 e 1.
ser= 0, então, existe uma correlação muito fraca entre as variáveis X e Y.
quanto mais próximo de zero for o valor de r, mais forte é o grau de correlação entre as variáveis X e Y.
Como é possível, através de análises estatísticas, verificar se existe a correlação entre variáveis independentes e também a correlação entre variável independente e a dependente?
Através do Coeficiente de Determinação "R2 ", que é um número que vai de 0 a 1.
Através da ANOVA, utilizando o teste F.
Através da estimativa "r" do Coeficiente de Correlação, que é um número que pode tomar valores entre -1 e + 1.
Utilizando o Coeficiente de Variação que será dado em porcentagem.
Através do desvio-padrão.