

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Entende-se por correlação estatística, o grau de associação entre duas variáveis aleatórias. A dependência de duas variáveis X e Y é dada pelo coeficiente de correlação amostral, conhecido também por "Coeficiente r-de-Pearson", normalmente representado pela letra "r". A respeito do Coeficiente de Correlação, é correto afirmar que:
se r = 1, está-se perante uma correlação positiva, isto é, à medida que aumentam os valores de X, aumentam, proporcionalmente, os valores de Y.
ser= -1 , está-se perante a ausência de correlação total entre as variáveis X e Y.
o valor der pode variar entre 0 e 1.
ser= 0, então, existe uma correlação muito fraca entre as variáveis X e Y.
quanto mais próximo de zero for o valor de r, mais forte é o grau de correlação entre as variáveis X e Y.
As medidas de tendência central possibilitam representar um conjunto de dados relativos às observações de determinado fenômeno de forma resumida. A respeito das medidas de tendência central, qual das alternativas está correta?
A principal medida de tendência central é a moda, que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados.
A média aritmética simples, mediana e moda são medidas de tendência central.
O teste de Qui-Quadrado é o mais usual para avaliar o grau de interação entre as medidas de tendência central.
Desvio-padrão, variância e coeficiente de correlação são medidas de tendência central.
A mediana é uma medida de tendência central e é obtida somando-se todos os números dessa sequência e dividindo pela quantidade de números que a sequência possui.
Os desvios médio, interquartílico e padrão são medidas de:
locação.
dispersão.
assimetria.
curtose.
O desvio‐médio pode ser definido como
a média obtida dos desvios quadráticos de cada elemento da amostra em relação à média amostral.
a raiz quadrada da variância.
a razão entre “a média dos desvios quadráticos de cada elemento da amostra em relação à média amostral" e a média da amostra.
a razão entre o somatório dos elementos da amostra e o tamanho amostral.
a média obtida dos desvios absolutos de cada elemento da amostra em relação à média amostral.
A medida de precisão que expressa o quanto as variações da variável dependente são explicadas pela(s) variável(eis) independente(s) é chamada:
Medidas de tendência central.
Variância.
Coeficiente de correlação.
Medidas de dispersão.
Coeficiente de Determinação.
Com relação às medidas de dispersão, assinale a opção correta.
Somando-se uma constante a todos os valores de uma variável, o desvio padrão não se altera.
Multiplicando-se todos os valores de uma variável por uma constante, o desvio padrão fica dividido por essa constante.
A variância é a raiz quadrada do desvio padrão.
Subtraindo-se uma constante de todos os valores de uma variável, o desvio padrão fica subtraído da mesma constante.
Dividindo-se todos os valores de uma variável por uma constante, o desvio padrão não se altera.
Quatro variáveis são utilizadas em um modelo de previsão da quantidade produzida de uma determinada commodity agrícola. São elas:
• temperatura, em graus Celsius • quantidade de fertilizante, em toneladas • variação dos preços praticados no mercado internacional, em % • quantidade produzida de um produto similar, em toneladas Para determinar qual dessas variáveis apresenta a maior variabilidade, deve-se utilizarapenas a média de cada uma das variáveis
apenas a variância de cada uma das variáveis
apenas o desvio padrão de cada uma das variáveis
![]()
![]()
Os dados numéricos sobre o peso das amostras de um levantamento de material particulado em emissões de fontes estacionárias foram submetidos a um tratamento estatístico e apresentados num relatório. Ao buscar a precisão das medidas obtidas, deve-se consultar, nesse relatório,
a média.
a moda.
a média ponderada.
a tolerância.
o desvio-padrão.
Considere que a probabilidade de haver inconsistência em uma declaração do imposto de renda seja igual a 0,10 e que X represente o total de declarações inconsistentes em uma amostra aleatória simples de 3.600 declarações. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A variância de X é superior a 350.
A moda da distribuição X é igual ou superior a 3.000.
O desvio padrão da quantidade X é igual a 18.
A mediana da distribuição de X é superior a 500.
O total esperado de declarações inconsistentes na amostra é superior a 500.
A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas descritivas do “peso” e do “comprimento” de 20 sapos.

É correto afirmar que os sapos têm

Os valores da média aritmética, da mediana e da moda dos salários dos funcionários são iguais.
60% dos funcionários ganham acima do valor da moda.
15% dos funcionários ganham menos que o valor da mediana.
Concedendo um abono fixo no valor de R$ 500,00 para todos os empregados, a correspondente nova média aritmética fica aumentada de R$ 500,00 e a nova variância permanece inalterada.
Concedendo um reajuste de 10% a todos os funcionários, a correspondente nova média aritmética fica multiplicada por 1,10 e o novo desvio padrão fica multiplicado por 1,21.
A respeito das medidas de dispersão relativas a um conjunto de dados discretos, julgue os itens a seguir.
I- O intervalo interquartílico é sempre positivo.
II- Se o conjunto de dados for dividido em duas partes, o desvio-padrão de cada uma das partes será igual ao desvio-padrão do conjunto original.
III- Se os elementos do conjunto de dados forem multiplicados por uma constante positiva k, então o novo coeficiente de variação também fica multiplicado por k.
IV - Uma transformação linear aplicada em todos os valores dos dados implica que a nova variância também fica aplicada por essa transformação linear.
A quantidade de itens certos é igual a
Uma população é formada por n números estritamente positivos X1, X2, X3, ... , Xn. Com relação à atipicidade e assimetria em um conjunto de dados e às definições e propriedades das medidas de posição e de dispersão,
somando ou subtraindo uma constante K (K > 0) de todos os elementos da população, a nova média aritmética e o novo desvio padrão não se alteram.
multiplicando por K (K > 0) todos os elementos da população, a nova média aritmética fica multiplicada por K e o novo desvio padrão também fica multiplicado por K.
multiplicando todos os elementos da população por uma mesma constante K (K > 0), o novo coeficiente de variação fica multiplicado por K.
somando ou subtraindo uma constante K (K > 0) de todos os elementos da população, tem-se que a nova variância fica somada ou subtraída de K2.
considerando que a população é unimodal e verificando que o valor da moda é inferior ao valor da mediana e ainda que o valor da média aritmética é superior ao valor da mediana, então a distribuição da população é assimétrica à esquerda.
Considere as assertivas a seguir sobre estatísticas descritivas:
I. O 2º quartil de uma distribuição equivale sempre ao valor da Mediana.
II. O 3º quartil de uma distribuição equivale sempre ao valor da Média.
III. Se a variância de uma distribuição é 4, seu desvio-padrão será de 16.
IV. O 1º quartil de uma distribuição equivale sempre ao valor da Moda.
V. O desvio padrão de uma distribuição poderá ser negativo.
Estão corretas as assertivas:
Considere:
I. O coeficiente de variação de uma variável é uma medida de dispersão absoluta que é o resultado da divisão entre a média e o desvio padrão da variável em questão.
II. Um dispositivo útil quando se deseja verificar se existe correlação linear entre duas variáveis é o gráfico de colunas justapostas.
III. O desvio padrão é mais apropriado do que o coeficiente de variação quando se deseja comparar a variabilidade de duas variáveis.
IV. Na amostragem aleatória estratificada, a população é dividida em estratos, usualmente, de acordo com os valores ou categorias de uma variável, e, depois, uma amostragem aleatória simples é utilizada na seleção de uma amostra de cada estrato.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e IV.
IV.
Suponha que X seja uma variável aleatória com valor esperado 10 e variância 25. Para que a variável Y dada por Y = p – q x, com p e q positivos, tenha valor esperado 0 e variância 625, é necessário que p + q seja igual a:
50
250
55
100
350
Seja uma variável aleatória contínua X com média igual a 20 e desvio padrão igual a 4,05. Como a distribuição desta variável é desconhecida, utilizou-se o teorema de Tchebyshev para deduzir que a probabilidade mínima de que X pertença a um determinado intervalo (20 − θ, 20 + θ), com θ > 0, é igual a 19%. A amplitude deste intervalo é igual a
12.
3.
9.
6.
10.
A alternativa que apresenta uma série de valores cuja dispersão ou variabilidade seja maior é:
33, 33,33,33,33
33, 32,34,32,34
31, 32,33,34,35
30, 35,35,33,32
10, 20,30,40,65