

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As citações serão realizadas por correio, na via aviso de recebimento (AR) ou pessoal, e, excepcionalmente, não sendo encontrado o destinatário, por publicação em Diário Oficial do estado.
Certo
Errado
Em caso de demissão ou exoneração, o assistente social deverá repassar todo o material técnico, sigiloso ou não, ao assistente social que vier a substituí-lo.
Certo
Errado
Conforme o Art 2º da RESOLUÇÃO CFESS Nº 557/2009, o assistente social, ao emitir laudos, pareceres, perícias e qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social, deve atuar:
com ampla autonomia respeitadas as normas legais, técnicas e éticas de sua profissão, não sendo obrigado a prestar serviços incompatíveis com suas competências e atribuições previstas pela Lei 8662/93.
com relativa autonomia respeitadas as normas legais, técnicas e éticas de sua profissão, não sendo obrigado a prestar serviços incompatíveis com suas competências e atribuições previstas pela Lei 8662/93.
com ampla autonomia respeitadas as normas legais, técnicas e éticas de sua profissão, sendo obrigado a prestar serviços incompatíveis com suas competências e atribuições previstas pela Lei 8662/93.
com ampla autonomia respeitadas as normas legais, técnicas e éticas das profissões, não sendo obrigado a prestar serviços incompatíveis com suas competências e atribuições previstas pela Lei 8662/93.
com ampla autonomia independente de normas legais, técnicas e éticas de sua profissão, não sendo obrigado a prestar serviços incompatíveis com suas competências e atribuições previstas pela Lei 8662/93.
De acordo com o conteúdo da Resolução CFESS nº 557/2009, que dispõe sobre a emissão de pareceres, laudos e opiniões técnicas conjuntas entre o assistente social e outros profissionais, assinale a alternativa incorreta.
A elaboração, emissão e/ ou subscrição de opinião técnica sobre matéria de Serviço Social por meio de pareceres, laudos, perícias e manifestações é competência geral do assistente social, devidamente inscrito no Conselho Regional de Serviço Social de sua área de atuação e pressupõem a devida e necessária competência técnica, teórico-metodológica, autonomia e compromisso ético.
O assistente social, ao emitir laudos, pareceres, perícias e qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social, deve atuar com ampla autonomia respeitadas as normas legais, técnicas e éticas de sua profissão, não sendo obrigado a prestar serviços incompatíveis com suas competências e atribuições previstas pela Lei nº 8662/93.
O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento separadamente, delimitar o âmbito de sua atuação, seu objeto, instrumentos utilizados, análise social e outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.
O assistente social deverá emitir sua opinião técnica somente sobre o que é de sua área de atuação e de sua atribuição legal, para qual está habilitado e autorizado a exercer, assinando e identificando seu número de inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.
O cancelamento do registro da pessoa jurídica não poderá ocorrer ex officio.
Certo
Errado
O exercício de atividade privativa do assistente social sem a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social competente é infração sujeita à multa. Caso ocorra por até seis meses, corresponderá a uma anuidade vigente.
Certo
Errado
Em caso de indeferimento do processo de registro de inscrição de pessoa física, o valor pago não será devolvido.
Certo
Errado
Para a realização e a execução de qualquer atendimento ao usuário do serviço social, é sugerida a existência de um espaço físico com iluminação adequada ao trabalho diurno e noturno e ventilação adequada para atendimentos breves ou demorados.
Certo
Errado
A concepção de trabalho interdisciplinar, que fundamenta os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde elaborados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) em 2009, prevê que
as atribuições privativas do(a) assistente social devem ser relativizadas na atuação interdisciplinar.
a interdisciplinaridade privilegia as especificidades da atuação profissional do(a) assistente social, visando à ampliação do acesso aos direitos sociais.
o trabalho coletivo valoriza a humanização da atuação profissional na área da saúde.
o trabalho coletivo dilui e equipara as competências e as atribuições de cada profissional, proporcionando uma atuação profissional mais democrática.
o trabalho coletivo entre os diferentes profissionais da área da saúde (assistente social, enfermeiro, médico, nutricionista, entre outros), exige maior clareza das especificidades da atuação profissional de cada um.
Considerando o (a) assistente social como um profissional da área da saúde, conforme previsto nas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 218/1997 e do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) nº 383/1999, os parâmetros para a atuação profissional, promulgados pelo CFESS em novembro de 2009, preveem a atuação profissional em eixos que compreendem o (a)
atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; e assessoria, qualificação e formação profissional.
gestão de recursos humanos; aconselhamento familiar; e atendimento direto aos usuários.
gestão; implementação de práticas terapêuticas; e atendimento direto aos usuários.
aconselhamento direto aos usuários; planejamento familiar; e gestão dos programas e projetos de saúde da família.
mobilização; gestão de recursos humanos; atendimento direto aos usuários; planejamento; implementação das políticas de saúde; e aconselhamento familiar.
A penalidade de advertência reservada consiste em anotação em controle específico e sigiloso do Conselho Regional de Serviço Social e na presença do penalizado perante representante do Conselho Pleno do Conselho Regional de Serviço Social, para que sejam expostas as razões da penalidade.
Certo
Errado
A realização de terapias individuais ou em grupo constitui atribuição e competência do assistente social.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que apresenta penalidades expressamente previstas no Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS para hipóteses de descumprimento das resoluções instituídas pelo Conselho Federal de Serviço Social.
multa e perda de mandato
multa e suspensão
advertência reservada e detenção
advertência e suspensão
rescisão de contrato e reclusão
Quando ocorrer a extinção do serviço social na instituição, o material deverá ser lacrado pelo agente fiscal ou pelo representante do Conselho Regional de Serviço Social, a fim de se preservar o sigilo dos documentos.
Certo
Errado
A responsabilidade ética e técnica da supervisão direta é exclusiva do supervisor de campo.
Certo
Errado
O pagamento da multa implica no saneamento da irregularidade pela instituição de ensino notificada.
Certo
Errado
No contexto da pandemia pelo Coronavírus o CFESS instituiu a normativa n. 3/2020, a qual dispõe sobre ações de comunicação de boletins de saúde e óbitos por assistentes sociais. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
A comunicação de óbito não se constitui atribuição ou competência profissional do/a assistente social.
A comunicação de óbito deve ser realizada por profissionais qualificados que tenham conhecimentos específicos da causa mortis dos/as usuários/as dos serviços de saúde, cabendo um trabalho em equipe (médico, enfermeiro/a, psicólogo/a e/ou outros profissionais), atendendo à família e/ou responsáveis.
O/A assistente social deve ser responsável por informar a respeito dos benefícios e direitos referentes à situação, previstos no aparato normativo e legal vigente, tais como, os relacionados à previdência social, aos seguros sociais e outros que a situação requeira, bem como informações e encaminhamentos necessários, em articulação com a rede de serviços sobre sepultamento, translado e demais providências concernentes.
O/A assistente social deve se ater às suas atribuições e competências profissionais, visando o melhor atendimento ao/a usuário/a dos serviços de saúde, preservando a qualidade dos atendimentos prestados, não estando obrigado/a a realizar atividade incompatível com a legislação profissional vigente.
Cabe ao/à assistente social a divulgação de boletins médicos, e o atendimento prévio de pacientes, visando realizar a triagem das suas condições clínicas para acesso aos serviços de saúde.
Caso o local não ofereça as condições técnicas e éticas para a manutenção do sigilo do atendimento, como primeira medida, o assistente social deverá informar o Conselho Regional de Serviço Social de sua jurisdição, por escrito, para que intervenha na situação.
Certo
Errado
Os bens poderão ser adquiridos diretamente pelas seccionais e integrarão seu patrimônio, cabendo comunicação da aquisição ao Conselho Regional de Serviço Social.
Certo
Errado
O material técnico utilizado e produzido no atendimento realizado pelos assistentes sociais é de caráter reservado, sendo seu uso e acesso restritos a esses profissionais.
Certo
Errado