Questões de Concurso sobre Conjunções subordinativas causais

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
583 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na fala do segundo quadrinho – Aposto que é porque ele fica muito feroz quando nota que tem alguém estranho em casa. –, as conjunções destacadas introduzem relações de sentido respectivamente de


A

explicação e modo.


B

causa e modo.


C

modo e condição.


D

condição e explicação.


E

causa e tempo.

O enunciado “Impossível, estamos próximos”, que serve de resposta à pergunta “Ele não me terá visto?”, embora não apresente um conectivo lógico, é constituído por dois elementos que estabelecem entre si uma relação de


A

temporalidade


B

proporção


C

oposição


D

finalidade


E

causalidade

O exemplo do Brasil

O aquecimento global está alterando de forma rigorosa o clima em determinadas partes do mundo. É cada vez mais frequente a ocorrência de eventos climáticos extremos, tais como grandes inundações, secas severas, tufões devastadores e chuvas mais concentradas em um breve espaço de tempo. Outras consequências ocasionadas pelas mudanças climáticas, como elevação no nível do mar e derretimento das geleiras, também estão previstas.

A energia, porém, não sofrerá tanto com o aquecimento.

Essencial para a manutenção do nível de conforto de bilhões de pessoas em todo o planeta, mais de 80% da matriz global é proveniente de combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural. Outra fonte importante é a energia nuclear.

Porém, as reservas fósseis, formadas há milhões de anos, são finitas. Estima-se que o petróleo, se extraído à velocidade atual, será extinto dentro de, no máximo, 50 anos. E, além do esgotamento físico desse recurso, o acesso às reservas mundiais é desigual. Hoje, metade do petróleo produzido no planeta provém de países com regimes políticos complexos no Oriente Médio, responsáveis pelas flutuações no preço do barril. [...]

No planeta, as energias renováveis representam menos de 10% das matrizes. O Brasil é, curiosamente, um dos países com exemplos interessantes de solução. Aqui, quase a metade da matriz energética é proveniente de fontes renováveis, uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo. Tal posição se dá pela alta porcentagem da energia produzida por usinas hidrelétricas e fontes alternativas, como a biomassa. Sob o ponto de vista de geração de eletricidade, somos referência global. [...]

Embora nosso potencial hidrelétrico seja enorme — mais de 260 mil megawatts de capacidade total —, apenas um terço está instalado, ou seja, em operação. Grande parte do restante, porém, situa-se na bacia Amazônica, palco de controvérsias devido a problemas socioambientais gerados pela construção de grandes barragens. Além disso, a região fica distante dos grandes centros consumidores do Sul e do Sudeste.

A usina de Belo Monte, no Pará, é o exemplo que melhor reúne esse choque de visões. Mesmo com manifestações de ambientalistas contrários a sua construção — cujo projeto promete acrescentar quase 12 mil megawatts de capacidade instalada à matriz energética nacional —, o governo adotou como questão de honra tocar adiante a construção da usina. Com isso, infelizmente, criou-se no âmbito governamental uma falsa dicotomia de que a proteção tal como desejam os ambientalistas é caracterizada como inimiga do desenvolvimento.

Fonte: GOLDEMBERG, José. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. 2012.

Disponível em: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/o-exemplo-do-brasil

O quarto parágrafo inicia-se “Porém, as reservas fósseis...” indicando que este exerce com relação ao que foi dito anteriormente uma ideia de:


A

Conclusão


B

Conformidade


C

Causa


D

Adversidade

A ideia expressa pelos articuladores sintáticos está corretamente identificada entre parênteses, EXCETO em:


A

“Mas não posso negar que me bateu um sentimento de culpa ao escutar aquela frase.” (oposição)


B

“Nosso caro escritor - carérrimo, segundo a madame - olhou pros filhos dela e viu que os dois estavam de tênis importado.” (conformidade)


C

“Para manter o castelo em ordem, ela precisava de pelo menos uns oito ‘serviçais’”. (causa)


D

“[...] mas de que adianta baixar o preço do produto se nós não dermos valor a ele, se ele não for importante em nossas vidas?” (condição)

Leia a frase abaixo e assinale a que classifica, respectivamente, os advérbios destacados de maneira correta.


Os alunos estão estudando hoje, porque amanhã terão uma prova muito difícil.


A

Tempo — intensidade


B

Causa — tempo


C

Causa — intensidade


D

Tempo — causa

No trecho “Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa” (linha 8), a expressão “até que” indica, em relação aos dois primeiros parágrafos do texto, uma relação semântica de


A

temporalidade


B

intensificação


C

causalidade


D

contradição


E

finalidade

Em “do outro lado da linha provavelmente imaginaria que ela tinha atirado o telefone contra a parede, de modo que não havia a menor possibilidade de parecer equilibrada e razoável agora.”, o conectivo em destaque introduz o valor semântico de:


A

causa


B

condição


C

conformidade


D

consequência

“Sim, adiamos por força dum incoercível destino nacional” Nesse fragmento, que introduz o oitavo parágrafo, o vocábulo em destaque cumpre um importante papel coesivo ao introduzir o seguinte valor semântico:


A

finalidade


B

concessão


C

consequência


D

causa


E

modo

Os termos “já” e “devido”, em destaque, conforme o contexto em que estão empregados, expressam, correta e respectivamente, sentido de


A

tempo e comparação.


B

modo e consequência.


C

afirmação e comparação.


D

tempo e causa.


E

afirmação e condição.

A conjunção que inicia o período estabelece entre as orações relação de


A

condição.


B

causa.


C

consequência.


D

finalidade.


E

conformidade.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado