Questões de Concurso sobre Dietética

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
865 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma jovem ingressou recentemente no time de handebol da sua universidade. Preocupada com sua alimentação e com seu desempenho físico nas competições, ela consultou um nutricionista com o objetivo de obter informações a respeito da relação entre o consumo de macronutrientes e a sua atividade esportiva. Considerando essa situação hipotética e a relação entre alimentação e desempenho físico, avalie se cada afirmativa a seguir é verdadeira (V) ou falsa (F):

( ) É recomendável o consumo de alimentos ricos em lipídios próximos ao horário da atividade física, pois esses alimentos favorecem o depósito do glicogênio hepático, considerado fonte de glicose para o exercício.

( ) A ingestão de carboidratos durante a atividade física pode retardar o surgimento da fadiga muscular, melhorando também o desempenho da esportista pela manutenção da glicemia durante o exercício.

( ) O consumo de bebidas energéticas com 6% a 8% da solução de carboidratos durante a atividade física é recomendável para a prática desse esporte.

( ) A jovem deve ingerir alimentos ricos em gordura antes da atividade física, pois a gordura é a principal fonte de energia para esportes.

De cima para baixo, a sequência correta é:


A
F, V, F, F.

B
F, F, F, F.

C
F, V, V, F.

D
V, V, V, V.

E
V, F, V, V.
Em determinada unidade hospitalar, a porção de abóbora refogada é de 110 gramas por paciente. Caso no estoque dessa unidade existam 5 quilos de abóbora, cujos fatores de correção e de cocção equivalem a 2,0 e 1,1, respectivamente, a quantidade desse legume necessária para atender a 200 pacientes será de

A
58,2 kg.

B
44 kg.

C
43,4 kg.

D
40 kg.

E
35 kg.

Assinale a opção que apresenta ingredientes que deve-se evitar na alergia ao ovo:


A

Vitelina, globulina, flavoproteína e ovomucina


B

Conglicinina, ovomucina, plasma e ovomucóide


C

Hemaglutinina, globulina, ovomucina e ovomucóide


D

Merengue, lecitina, proteína texturizada e leitelho

Apesar de não haver controvérsia sobre o fato de que balanço energético negativo, causado por redução na ingestão calórica, resulte em diminuição da massa corporal, há muita divergência sobre a melhor maneira de promover essa redução de consumo de calorias. São inúmeras as intervenções dietéticas disponíveis para o tratamento da obesidade.

Imagem associada para resolução da questão

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é


A
1 5 2 4 3

B
2 5 3 1 4

C
2 5 3 1 4

D
3 1 5 2 4

E
4 3 2 1 5
As DRIs (Dietary Reference Intakes) definiram as recomendações de ingestão diária, em gramas, de Ômega 6 e de Ômega 3, para mulheres com idade entre 19 e 30 anos. Essas recomendações são:

A
15 gramas de Ômega 6 e 1,5 grama de Ômega 3.

B
15 gramas de Ômega 6 e 1,3 grama de Ômega 3.

C
12 gramas de Ômega 6 e 1,3 grama de Ômega 3.

D
15 gramas de Ômega 6 e 1,1 grama de Ômega 3.

E
12 gramas de Ômega 6 e 1,1 grama de Ômega 3.

“A obesidade pode aumentar em 60% o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração. Isso porque a obesidade causa uma série de alterações no metabolismo, favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes, todas ameaças para saúde do coração.’’


Disponível em: https://www.minhasaudel.com.brl/. Acesso em: 03 jan. 2018


A elevada ingestão de ácidos graxos trans está associada ao risco aumentado de doenças cardíaca e coronariana. Assinale a questão em que o alimento NÃO contém gorduras trans:


A

Tempurá de legumes.


B

Sorvete.


C

Pipoca de micro-ondas.


D

Óleo de coco.

Para o planejamento de dieta para grupos, é utilizado o parâmetro da ingestão diária recomendada (RDA) como diretriz.

C
Certo

E
Errado

A programação para alteração ponderal pode utilizar um método simples baseado no Valor Energético do Tecido Adiposo, considerando que um kg de tecido adiposo tem 85% de gordura. Utilizando esse método, qual quantidade aproximada de Calorias (kcal) deve ser reduzida da ingestão calórica diária de uma pessoa para a qual foi estabelecido um plano de redução de 2kg em um mês?


A

1 026


B

770


C

620


D

510


E

257

A genômica nutricional está centrada na biologia do indivíduo e tem seu foco exclusivo na prevenção do câncer e no envelhecimento saudável, através da manipulação de interações entre gene e dieta. Essa ciência promete revolucionar a prática da nutrição clínica e da saúde pública, além de facilitar o estabelecimento de informação concernente entre nutrição e genoma, terapia cliniconutricional individualizada para o manejo das doenças e melhora das intervenções de saúde pública e nutrição. Assim, a ciência que estuda de que maneira os genes podem afetar o aproveitamento do alimento ou do nutriente pelo corpo é denominada de


A

Genoma.


B

Epigenética.


C

Nutrigenética.


D

Metabolômica.


E

Nutrigenômica.

Imagem associada para resolução da questão

Com base nos dados fornecidos no texto 21A4AAA, assinale a opção que corresponde à quantidade correta de cubas de 50 L que serão necessárias para que seja servida a 1.000 alunos a porção de galinhada de 150 gramas.


A
4,50

B
1,65

C
7,00

D
3,75

E
4,25
A recomendação nutricional para o tratamento da hipertrigliceridemia prevê que sejam evitados, entre outros, os seguintes alimentos, EXCETO UM, que é permitido. Assinale-o.

A
mel.

B
chocolates.

C
café.

D
massas.

E
farinhas.
As ingestões dietéticas de referência (DRI) para a população em geral fornecem

A
valores de nutrientes por faixas etárias para indivíduos do sexo masculino e do feminino, gestantes e nutrizes.

B
um único valor por nutriente independente da idade, sexo e ciclo de vida.

C
valores de nutrientes iguais à necessidade fisiológica de todos os indivíduos da população em geral.

D
um único valor de nutriente, considerando indivíduo saudável de 70 kg, para ambos os sexos.
A substituição de alimentos com alto índice glicêmico por alimentos com baixo índice glicêmico tem sido associada a benefícios no controle do diabetes mellitus. São alimentos com baixo índice glicêmico:

A
amendoim, banana, batata e maçã.

B

amendoim, ma??, batata e ervilhas.


C
banana, iogurte, ervilhas e aveia.

D
ervilhas, feijão, aveia e banana.

E
amendoim, maçã, feijão e iogurte.

Sobre as práticas alimentares saudáveis, analise os itens abaixo:

I. O consumo de frutas e verduras

II. O consumo de feijão

III. A retirada do glúten da alimentação

IV. Uma alimentação baseada em alimentos e preparações culinárias a partir deles.

V. O consumo ocasional, evitando, sempre que possível, o consumo de alimentos processados, prontos para o consumo.

Existem práticas alimentares saudáveis? Quantas?


A

Sim, todas delas.


B

Sim, uma delas apenas.


C

Sim, duas delas, apenas.


D

Sim, três delas, apenas.


E

Não, nenhuma delas.

A partir do texto abaixo, marque (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.

"No acompanhamento nutricional, é necessário promover educação em Saúde com enfoque nos hábitos alimentares que, na maioria dos casos, se modificados, têm potencial para evitar e/ ou retardar as complicações do DM tipo 2."

I. ( ) Não são recomendadas dietas low carb, isto é, com menos de 130 g de carboidratos /dia devido à falta de evidências científicas que garantam sua segurança e eficácia, além do impacto.

II. ( ) Os alimentos dietéticos devem ser sempre recomendados, sem necessidade de se conhecer sua composição nutricional, tendo em vista que os produtos diet são sempre isentos de sacarose e nunca são muito calóricos, além de conter baixos níveis de gordura trans ou saturada como, por exemplo, os chocolates, sorvetes e biscoitos.

III. ( ) A recomendação da ingestão proteica para pessoas com DM 2 é a mesma utilizada para a população em geral, ou seja: 0,8 g/kg de peso para mulheres e 1 g/Kg de peso para homens.

IV. ( ) A suplementação de vitaminas e minerais em pessoas com DM são obrigatórias, tendo em vista as evidência de seus benefícios [Grau de Recomendação A].

V. ( ) O consumo de fibras solúveis está associado à melhoria do controle glicêmico e à diminuição da concentração de lipídios no plasma em pessoas com diabetes do tipo 2.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmativas anteriores:


A

I. (V), II. (V), III. (F), IV. (F), V. (V).


B

I. (F), II. (V), III. (F), IV. (V), V. (F).


C

I. (F), II. (F), III. (V), IV. (V), V. (F).


D

I. (V), II. (F), III. (V), IV. (F), V. (V).


E

I. (F), II. (F), III. (F), IV. (V), V. (F).

A atividade física aumenta a demanda energética, uma vez que o trabalho é proporcional aos equivalentes metabólicos gastos. Sobre atividade física e alimentação, analise as afirmativas abaixo:

I. Os carboidratos são importantes para praticantes de exercícios físicos, pois, no estágio inicial do exercício, o metabolismo anaeróbio é ativado, e a glicose é a fonte energética predominante.

II. A intensidade do exercício determina a participação dos lipídios como substrato energético.

III. A proporção de lipídios na dieta de atletas deve ser maior que a recomendação para a população geral.

IV. O aumento da necessidade proteica, advindo da atividade física, ocorre de maneira absoluta, mantendo sua proporcionalidade na presença de carboidratos e lipídios.

V. As vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis não são fontes de energia para atividade física.

Assim, a oferta de vitaminas para praticantes de exercícios físicos não constitui uma preocupação dietética. É(São) VERDADEIRA(S)


A
todas.

B
duas, apenas.

C
quatro, apenas.

D
uma, apenas.

E
três, apenas.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando os dados fornecidos no texto 21A4AAA, assinale a opção que apresenta a porção média de galinhada para que o nutricionista possa organizar a distribuição do cardápio.


A
160 gramas

B
170 gramas

C
260 gramas

D
280 gramas

E
65 gramas

Os hábitos alimentares são formados por meio de uma complexa rede de influências genéticas e ambientais. Evidências mostram que as práticas alimentares nos primeiros anos de vida influenciam as condições de saúde em curto e longo prazo. Hábitos alimentares inadequados constituem-se em


A

relevante problema de saúde, considerando que a alimentação de baixa qualidade está associada à presença de deficiências nutricionais.


B

práticas dietéticas com pouca repercussão sobre as doenças cardiovasculares na vida adulta.


C

relevante problema de saúde com reflexo restrito à prevalência de excesso de peso na infância e adolescência.


D

fatores facilitadores para o estabelecimento de estratégias e aconselhamento dietético para crianças.

Para ser considerada nutritiva, uma dieta deve possuir as seguintes características:

A
Adequação, equilíbrio, baixo custo, variedade e cor.

B
Baixo índice glicêmico, controle calórico, moderação, adequação e variedade.

C
Adequação, equilíbrio, controle calórico, moderação e variedade.

D
Baixo índice glicêmico, variedade, equilíbrio, baixo custo e adequação.

E
Adequação, índice glicêmico moderado, controle calórico, cor e variedade.
De acordo com a ingestão dietética de referência (DRI – dietary reference intake), a ingestão adequada (AI – adequate intake) de sódio para crianças de quatro a oito anos de idade é de 1,2 gramas, e o nível máximo tolerável de ingestão (UL – tolerable upper intake level) de sódio é igual a 1,9 gramas. Considerando-se que a ingestão habitual média de sódio de uma criança de seis anos de idade é 1,0 grama, é correto afirmar que essa quantidade de sódio

A
deve atingir, no mínimo, o UL.

B
é indeterminada / inconclusiva.

C
deve ficar abaixo da AI.

D
está inadequada.

E
está adequada.
   
Gerar simulado