Questões de Concurso sobre Elaboração de Cardápios

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
361 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para o planejamento de um cardápio de adultos e crianças, deve-se observar as diretrizes regulatórias, das políticas públicas, que estabelecem os limites ou metas para __________ e nutrientes, além de disposições sobre financiamento e ________________________ que podem ser empregados para seu preparo. O Ministério do Trabalho e da Educação orientam sobre a legislação a ser observada para o planejamento dos programas do PAT e ______.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

carboidratos – qualidade dos alimentos – PAE


B

gastos – contratação de pessoal – ENA


C

energias – a natureza dos alimentos – PNAE


D

alimentos – custeio – PAE


E

proteínas – licitações – PACE

A fim de facilitar a distribuição dos nutrientes de um cardápio calculado (VET), deve haver uma distribuição adequada em quantidades (percentuais) das calorias e dos diversos nutrientes energéticos em cada refeição. Frente a isso, Assis (1997) sugeriu uma distribuição do VET em que o percentual de calorias deveria ser o seguinte:


A

Desjejum 15%; Almoço 40%; Jantar 25 a 45%.


B

Desjejum 25%; Almoço 40%; Jantar 35%.


C

Desjejum 10%; Almoço 35 a 40%; Lanche tarde 25%; Jantar 15 a 25%.


D

Desjejum 35%; Almoço 25 a 30%; Lanche tarde 15%; Jantar 15%; Ceia 10 a 15%.


E

Desjejum 20 a 25%; Almoço 35 a 40%; Lanche tarde 10 a 15%; Jantar 15 a 25%.

Na elaboração de cardápios, alguns ingredientes podem ser substituídos para diminuir o risco de agravos e promover proteção à saúde, além disso alguns ingredientes de preparações clássicas podem ser substituídos por equivalentes para modular a oferta de nutrientes.


Sobre os ingredientes que podem ser empregados com essa finalidade, marque a assertiva INCORRETA.


A

Creme de leite e maionese podem ser parcialmente ou totalmente substituídos por iogurte natural.


B

Palmito de pupunha pode ser substituído por palmito-juçara.


C

Ingredientes como o sal e o glutamato monossódico podem ser parcialmente ou totalmente substituídos por misturas de ervas desidratadas ou frescas.


D

A carne moída e flocos de bacon em saladas podem ser substituídos por proteína texturizada de soja.


E

Os cereais refinados podem ser substituídos por cerais integrais.

Para estimar quantidades de alimentos a serem adquiridos ou servidos, bem como para adequação do cálculo do valor nutricional de cardápios, devem ser compreendidos dois conceitos básicos, são eles:


A

Porção e Per capita.


B

Índice de Correção e Índice de Cocção.


C

Índice de Cocção e Porção.


D

Índice de Correção e Per capita.


E

Índice de Cocção e Per capita.

O cardápio é a principal ferramenta de gestão dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição e as fichas técnicas são a materialização desta ferramenta. Sobre as fichas técnicas, analise as afirmativas a seguir.


I. É um instrumento gerencial de apoio operacional, pelo qual se pode realizar: o levantamento dos custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação.

II. Permite a previsão adequada da mercadoria através das quantidades líquidas (quantidades compradas) e das quantidades brutas (quantidades requisitadas) de cada ingrediente.

III. Facilita o preparo; pouca necessidade de supervisão, além de racionalizar a produção com melhor administração de tempo criando rotinas de trabalho.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

Em relação às diferentes estruturas que compõem um cardápio, pode-se dizer que um exemplo de guarnição, é:


A

A) arroz branco;


B

arroz branco com feijão de caldo;


C

purê de mandioca;


D

salada de maionese.

Para o planejamento de cardápios em unidades de alimentação e nutrição (UAN), a nutricionista pode considerar diferentes fatores, como hábitos alimentares, tipo de trabalho executado, perfil nutricional e doenças apresentadas.


C

Certo


E

Errado

Em uma escola de rede pública do município, estava programada salada de rúcula para 50 crianças do ensino infantil. Considerando-se que foi comprado 1 quilo de rúcula e foram servidos para cada criança 10 gramas, assinale a alternativa que aponta corretamente o valor do fator de correção, indicador utilizado no planejamento de dietas e cardápios relacionado às perdas por retirada, entre outros, de sujidades.


A

0,5.


B

1,0.


C

1,5.


D

1,8.


E

2,0.

No cardápio de uma Unidade de Alimentação e Nutrição está previsto bife de alcatra acebolado. O nutricionista estabeleceu o peso líquido do bife em 100 g, sendo o fator de correção dessa carne de 1,5 e o fator de cocção de 0,8. O valor do quilo da alcatra no fornecedor da unidade é de R$ 20,00. Espera-se um número de comensais de 300 pessoas. Em relação à situação hipotética apresentada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O peso bruto do bife de alcatra é de 150 g por pessoa.

( ) A quantidade de carne para ser adquirida com o fornecedor para atender ao número de comensais esperado é de 30 kg.

( ) Para se preparar os bifes, a fritura é a melhor alternativa, considerando a opção pela cocção por calor direto.

( ) O valor a ser gasto para comprar toda a carne do cardápio é de R$ 600,00.


A sequência está correta em


A

F, V, V, V.


B

V, F, V, F.


C

V, F, F, F.


D

F, V, F, V.

Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados pelo Responsável Técnico (RT), com utilização de gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada. Os cardápios deverão ser planejados para atender, em média, às necessidades nutricionais estabelecidas na forma do disposto no Anexo III da Resolução nº 26/2013 do FNDE, de modo a suprir, no mínimo,


A

30% (trinta por cento) das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, duas refeições, para as creches em período parcial.


B

60% (sessenta por cento) das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições, para as creches em período integral, inclusive as localizadas em comunidades indígenas ou áreas remanescentes de quilombos.


C

70% (setenta por cento) das necessidades nutricionais diárias, por refeição ofertada, para os alunos matriculados nas escolas localizadas em comunidades indígenas ou em áreas remanescentes de quilombos, exceto creches.


D

30% (trinta por cento) das necessidades nutricionais diárias, quando ofertada uma refeição para os alunos matriculados na educação básica, em período parcial.

O planejamento de cardápio é o princípio de todo o serviço de um restaurante. O planejamento de cardápio deve respeitar, além das condições econômicas:


A

hábitos alimentares, harmonia e variedade


B

exigências nutricionais, variedade, peso e idade da clientela


C

hábitos alimentares, harmonia e variedade e temperatura adequada


D

hábitos alimentares, exigências nutricionais e composição do alimento

O prato-base do cardápio de uma refeição principal é de grande importância pelo ajuste de energia. Normalmente, consiste em arroz e feijão para unidades de alimentação institucional no Brasil. Todavia, o feijão pode ser substituído por qualquer outra leguminosa, como lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja etc.


C

Certo


E

Errado

Um cardápio deve atender às necessidades, tanto fisiológicas quanto sensoriais dos comensais. É importante que ele seja colorido, contenha alimentos de todos os grupos alimentares, texturas, odores e sabores agradáveis. Além disso, deve conter alimentos de alto valor nutricional, deve ser quantitativamente completo, harmonioso em seus componentes e adequado à sua finalidade e ao organismo a que se destina.

O quadro a seguir apresenta o cardápio do almoço oferecido aos servidores e acompanhantes de um hospital particular.

Dias da semana

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Prato Principal

Pernil ao forno

Peixe ao molho

Frango ensopado

Ensopado de carne

Feijoada carioca

Opção

Jardineira de Frango

Rocambole de Frango

Torta Nordestina

Panqueca de frango

Frango assado

Guarnição

Macarrão

Repolho refogado

Suflê de legumes

Aipim gratinado

Farofa

Acompanhamento

Arroz

Feijão

Arroz

Feijão

Arroz

Feijão

Arroz

Feijão

Arroz

Feijão

Salada Cozida

Beterraba cozida

Abóbora em cubos

Abobrinha com cenoura

Legumes com couve

Cenoura com batata

Salada Crua

Cenoura ralada

Mil folhas/Abacaxi

Pepino/Tomate/ Alface

Repolho bicolor

Vinagrete

Sobremesa

Nego bom/Abacaxi

Goiaba/Melão

Pé de moleque/ Banana

Creme Mármor/ Melancia

Pé de moleque/ Laranja

Suco

Goiaba/Manga

Umbu/Jenipapo

Caju/Acerola

Umbu/manga

Caju/Manga

SANTOS, J. S. Análise qualitativa e quantitativa do cardápio semanal de um serviço de alimentação e nutrição de um hospital particular, localizado na cidade de Salvador (BA).RASBRAN, ano 7, n. 2, 2016, (adaptada).


Com base na análise qualitativa do quadro acima, julgue as assertivas a seguir.

I - Observa-se que foi servido frango durante os cinco dias, como opção ou prato principal, contribuindo para a monotonia da dieta.

II - Observa-se que os valores de energia estão dentro do recomendado, no entanto há uma desproporcionalidade entre os macronutrientes.

III - Verificam-se inadequações quanto às normas técnicas para escrita do cardápio. Não especifica o tipo de carne (ensopado de carne) ou o tipo de molho (peixe ao molho).

IV - Identifica-se como fator positivo a presença regular de uma variedade de cores, o que pode contribuir para uma ingestão diversificada de nutrientes, além de tornar a refeição mais atrativa.

É correto apenas o que se afirma em


A

l e III.


B

II e IV.


C

III e IV.


D

I, II e III.


E

I, III e IV.

Ao elaborar um cardápio para uma Unidade de Alimentação e Nutrição, o nutricionista incluiu arroz branco e feijão de caldo e fez um treinamento com a equipe em que aborda a importância do consumo dessa dupla na valorização nutricional da dieta e sobre a técnica correta de preparo de c ada um. Com base nessas a firmações, avalie as assertivas a seguir:


I - Como o arroz é pobre em proteínas, a proteína do feijão apresenta todos os aminoácidos indispensáveis para o ser humano em quantidades compatíveis com suas necessidades nutricionais.

II - A maceração do feijão (molho em água) permite a ação de oligossacaridases, naturalmente presentes nessa leguminosa, sobre o conteúdo de enxofre, melhorando a digestibilidade dos grãos.

III - A utilização da água de maceração não é vantajosa para a cocção dos grãos, pois, com o seu descarte, haverá remoção de parte dos taninos, ajudando na redução de formação de gases no usuário consumidor.

IV - O cozimento do arroz se dá pelo processo de gelatinização do grão, de forma que um cozimento adequado depende dos níveis de amilopectina/amilose nesse grão cereal.


É correto o que se afirma em:


A

I e III.


B

I e IV.


C

II e III.


D

III e IV.

Em uma unidade de alimentação e nutrição, o cardápio do dia traz como prato principal uma carne ensopada. A técnica de cocção, para elaboração desse prato, é o ensopar, ou seja, a carne deve ser:


A

Cozida com adição de água em ebulição.


B

Passada na gordura e cozida com adição de pequenas porções de água.


C

Passada na gordura quente, abafada na panela com tampa, acrescentando-se água no final do cozimento.


D

Cozida com água em panela com tampa e adição de gordura ou molho no final do cozimento.

No planejamento de cardápios, além do equilíbrio entre as proporções de proteínas, lipídios e carboidratos, também deve ser observado o percentual protéico-calórico (NdPCal). Este percentual se refere à relação entre


A

calorias e proteína líquida, e procura garantir que o cardápio seja elaborado com proteínas de adequado valor biológico.


B

calorias e proteína bruta, e procura garantir que o cardápio seja elaborado com proteínas de adequado valor biológico.


C

calorias, carboidrato e proteína líquida, e procura garantir que o cardápio seja elaborado com carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico.


D

calorias, carboidrato e proteína bruta, e procura garantir que o cardápio seja elaborado com carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico.

O nutricionista está planejando o cardápio semanal de uma UAN institucional. O objetivo do nutricionista é planejar um cardápio que ofereça em média 10% de proteínas. A figura abaixo apresenta, por sexo, o número de funcionários, a taxa de metabolismo de repouso (TMR) da clientela e o índice quanto à atividade ocupacional e atividade física (NAF).


Imagem associada para resolução da questão

Seguindo o objetivo do nutricionista quanto ao cardápio, a fórmula para Gasto Energético Total (GET = TMR x NAF) para coletividade e com base nos dados da clientela, quanto ao oferecimento de proteínas, o cardápio deverá oferecer de proteínas, em média, aproximadamente


A

53 g.


B

60 g.


C

47 g.


D

21 g.

O planejamento de cardápio para coletividade exige que seja definido o perfil da clientela e sua necessidade nutricional. Portanto, é preciso calcular a taxa de metabolismo de repouso (TMR) médio da clientela. Utilizando as recomendações da OMS, para calculo da TMR é necessário que se tenha o peso,


A

a estatura e o nível de atividade física.


B

o gênero e a faixa etária.


C

o gênero e a estatura.


D

a faixa etária e o nível de atividade física.

O cardápio é o principal “instrumento” de trabalho do nutricionista. A partir dele, é articulada a adequação da ingestão de nutrientes, favorecendo os aspectos ergonômicos, dimensionamento físico, equipamentos, escalas de trabalho, composição da equipe de funcionários, periodicidade de entrega dos gêneros, produção, custos. Sobre cardápios, assinale a alternativa incorreta


A

Deve ser bem planejado, com o máximo de alternativas que comporão o acervo de opções


B

Quando o prato principal for carne vermelha, a opção deverá ser carne branca e/ou ovo.


C

Deve considerar o que será preparado no dia, para que haja um rodizio entre os equipamentos que serão utilizados


D

Contendo molho no cardápio do dia, tanto o prato principal quanto a opção, deverão conter molho

Para o planejamento de cardápios, é necessário observar a não repetição de alimentos nas demais preparações que compõem uma mesma refeição. Qual destes alimentos poderá ser servido em uma refeição, cuja entrada é a Salada Coleslaw (ou Salada Coleslow)?


A

Cenoura.


B

Manga.


C

Repolho.


D

Uva-passas.

   
Gerar simulado