

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O serviço de alimentação de um hospital é destinado ao fornecimento de refeições aos pacientes e funcionários e apresenta algumas metas, como, por exemplo:
preparar e distribuir a alimentação destinada aos pacientes, funcionários, acompanhantes e visitantes do hospital, obedecendo às dietas e cardápios pre-estabelecidos pelo próprio serviço.
elaborar e atualizar o manual de dietas, de acordo com o parecer do corpo de enfermagem do hospital.
ser exclusivamente responsável pelas pesquisas científicas, no campo da nutrição.
ser responsável e priorizar o desenvolvimento de programas de educação sanitária, realizados pelo hospital, a serviço da comunidade.
delegar para o hospital a compra de todos os gêneros alimentícios e equipamentos necessários ao desenvolvimento de suas atividades.
A padronização da dieta hospitalar garante que todos os pacientes recebam a mesma alimentação, independentemente de suas necessidades específicas.
Certo
Errado
No que se refere as dietas orais hospitalares modificadas com relação à consistência, assinale a alternativa CORRETA.
A dieta pastosa consiste em todos os alimentos e preparações na forma líquida. Ela é recomendada para pacientes que requerem um esforço digestivo mínimo e produzem poucos resíduos.
A dieta geral ou livre, é caracterizada pela textura habitual dos alimentos e pela presença adequada de energia, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, minerais e outros nutrientes, com o objetivo de manter a saúde e um estado nutricional adequado.
A dieta líquida oferece descanso ao sistema digestivo e entrega uma quantidade de nutrientes apropriada, similar à dieta de consistência branda. No entanto, sua textura é menos sólida. Geralmente, os alimentos e preparações são apresentados na forma de purês, cremes, papas e carnes que foram desmembradas (moídas, trituradas, desfiadas) e suflês.
A dieta de normal é caracterizada pela redução da textura dos alimentos através do amolecimento das fibras e da eliminação de verduras, legumes, frutas e tecido conjuntivo das carnes. Isso é feito com o propósito de facilitar os processos digestivos, como a mastigação, deglutição, digestão e absorção.
De acordo com a Resolução CNF no 600 de 25 de fevereiro de 2018, é atividade complementar do nutricionista da área de nutrição clínica em hospital:
Realizar orientação nutricional na alta dos clientes/pacientes/usuários, estendendo-a aos cuidadores, familiares ou responsáveis, quando couber.
Orientar e supervisionar a distribuição de dietas orais e enterais, verificando o percentual de aceitação, infusão e tolerância da dieta.
Prescrever suplementos nutricionais, bem como alimentos para fins especiais e fitoterápicos, em conformidade com a legislação vigente, quando necessário.
Elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico de nutrição e considerando as interações drogas/nutrientes e nutrientes/nutrientes.
No que diz respeito à sequência de refeições servidas em um dia, é comum incluir-se uma última refeição, de natureza bem frugal, feita geralmente entre o jantar e o sono noturno, denominada:
Antepasto.
Desjejum.
Ceia.
Aperitivo.
Boia.
A Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar (UAN) é a área responsável pela produção e pelo fornecimento das dietas prescritas aos pacientes hospitalizados, desempenha um importante papel terapêutico, e deve ser administrada com grande cuidado e padronização.
Em relação à Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar (UAN), assinale a alternativa correta.
A distribuição das refeições hospitalares pode ser centralizada, descentralizada ou mista. No sistema descentralizado, a alimentação é encaminhada da UAN para as unidades de internação em carrinhos térmicos, onde se processa o porcionamento e a distribuição das dietas aos pacientes hospitalizados.
O Manual de Dietas Hospitalares é a ferramenta, onde se encontra toda a padronização de dietas existentes, e é um instrumento único elaborado pelo Sistema Único de Saúde para uso em todas as unidades hospitalares públicas e privadas do Brasil.
As dietas hospitalares podem ser classificadas em dietas de rotina ou especiais. As dietas especiais podem sofrer modificações quanto à consistência ou à composição química.
A dieta branda é composta por alimentos macios e bem cozidos, sem adição de temperos e de sal, indicadas para pacientes com comprometimento da função digestiva, problemas mecânicos de mastigação e de deglutição e para portadores de doenças neurológicas. Normalmente, é utilizada por curtos períodos.
A maior parte dos pacientes internados apresenta hiporexia devido aos efeitos dos medicamentos e da própria doença de base.
Certo
Errado
As dietas hospitalares podem ser padronizadas segundo as modificações qualitativas e quantitativas da alimentação normal, assim como da consistência, da temperatura, do volume, do valor calórico total, das alterações de macronutrientes e das restrições de nutrientes. Com isso, podem ser classificadas a partir das respectivas características principais. Com relação às características das dietas hospitalares, assinale a alternativa correta.
Dieta livre não deve ser destinada a pacientes, essa dieta é feita para profissionais da saúde.
Pacientes com anorexia, dificuldade de mastigação, disfagia e lesões obstrutivas do trato gastrintestinal apresentam indicação para dieta líquida completa.
Dieta branda deve ofertar alimentos necessariamente moídos ou triturados, a fim de oferecer alimentos de mais fácil mastigação, macios ou abrandados pela cocção.
Pacientes com distúrbios neuromotores ou alterações anatômicas da boca ou esôfago não devem receber prescrição de dieta pastosa pelo risco de broncoaspiração.
Dieta líquida de prova é indicada para evitar a desidratação, evitar acidose, manter função renal e repousar o trato gastrintestinal de pacientes por período prolongado.
Para facilitar a logística da produção, podem ser utilizadas as preparações da cozinha geral para os acompanhantes dos pacientes.
Certo
Errado
Dietas modificadas são rotineiramente utilizadas no ambiente hospitalar. Sobre esse tema é correto afirmar que
a dieta pastosa requer o mínimo de mastigação e, devido à limitação na inclusão de alimentos variados, apresenta baixo valor nutricional.
dieta líquida restrita é caracterizada por restrição de resíduo e requer o mínimo de trabalho do trato gastrintestinal. Consiste de água, chás, refrescos de frutas, caldos de legumes coados e leite.
a dieta líquida pastosa é a evolução dietética da líquida completa, com alimentos em consistência mais espessada rico em fibras para estimular a digestão.
as modificações da dieta com relação à consistência englobam a apresentação da dieta e fatores nutricionais que interferem no trabalho digestivo como teor de fibra, resíduo e gordura.
a dieta branda restringe gorduras, mas vegetais crus são permitidos, com exceção para os alimentos ácidos e flatulentos.
A respeito da sistematização do cuidado de nutrição aplicada no âmbito hospitalar, assinale a alternativa correta.
A visita admissional deve ser feita em até 24 horas para pacientes de nível terciário e 72 horas para pacientes de nível primário.
A triagem de risco nutricional sinaliza precocemente pacientes candidatos à terapia nutricional e pode ser aplicada pelo nutricionista, equipe multidisciplinar ou pelo próprio paciente.
A avaliação clínica do estado nutricional é composta pela combinação dos métodos objetivos de avaliação dietética, bioquímica e antropométrica.
Na intervenção de nutrição, são detectados diagnósticos de nutrição que irão nortear o plano de cuidado nutricional.
No acompanhamento de nutrição, o progresso é avaliado baseando-se nos indicadores e diagnósticos identificados na visita admissional, reiniciando o processo de forma contínua e dinâmica.
A disfagia do paciente pode levar à desnutrição e à desidratação por inadequação dietética em razão da consistência dos alimentos.
Certo
Errado
Segundo as características da Liderança Situacional, qual o estilo de liderança mais recomendado para um grupo de colaboradores de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar que apresenta maturidade baixa ou moderada, mas com disposição para assumir responsabilidades?
Liderança de direção.
Liderança estratégica.
Liderança de treinamento.
Liderança de compartilhamento.
Liderança autocrática.
No caso de um paciente constipado e com insuficiência renal crônica, poderia ser ofertada a ele a seguinte refeição: carne ao molho com purê de batatas, lentilha e arroz integral.
Certo
Errado
Sobre as dietas hospitalares e suas modificações em consistência, relacione as colunas a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, da primeira à última descrição:
1. Dieta Geral
2. Dieta Branda
3. Dieta Pastosa
4. Dieta Líquida
( ) Para pacientes que possuem alguma dificuldade de mastigação/deglutição, estejam em recuperação de algum procedimento pós-operatório ou com alterações clínicas e/ou fisiológicas. A dieta necessita de um “abrandamento” dos alimentos ou preparações, por meio de cocção ou ação mecânica.
( ) Para pacientes com alguma dificuldade de mastigação/deglutição, nas situações de realimentação de pós-operatórios, jejuns e preparo de exames. Nesta dieta os alimentos são oferecidos na forma de leite, mingau, chá, gelatina, sopas liquidificadas e sucos.
( ) Para pacientes que estão sem restrição a alimentos, consistência ou nutrientes, ou com funções gastrointestinais, de mastigação e deglutição adequadas.
( ) Para pacientes que apresentam alguma dificuldade de mastigação e/ou deglutição, alterações neurológicas ou gastrointestinais. Os alimentos devem ser cozidos e apresentar consistência macia. As carnes devem ser oferecidas de preferência moídas ou desfiadas. Os legumes são oferecidos amassados ou em forma de purês. As frutas são oferecidas na forma de sucos, raspadas, purês ou papas.
2 / 4 / 1 / 3.
3 / 1 / 4 / 2.
4 / 3 / 1 / 2.
3 / 4 / 2 / 1.
Uma Nutricionista recém-contratada para um hospital foi questionada sobre os sistemas de distribuição. A nutricionista pode, então, explicar que o sistema mais vantajoso seria o:
descentralizado, pois permite melhor supervisão
descentralizado, pois a apresentação da comida é melhor
centralizado, uma vez que apresenta menor risco de contaminação
centralizado, pois exige maior quantidade de equipamentos e utensílios, em todas as copas
As atividades de assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos, são privativas dos nutricionistas.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Todos os hospitais devem ter um protocolo de plano de alta implementado. São cuidados que envolvem a sistematização de uma alta planejada:
I. entendimento do nível de conhecimento do cuidador familiar para compreender as orientações necessárias.
II. envolvimento de toda equipe de saúde que atende o paciente para elaboração de um cronograma adequado para alta hospitalar.
III. realização de treinamento à beira do leito, durante a internação hospitalar.
IV. treinamento do cuidador para monitorar o pH da dieta enteral, afim de evitar intercorrências.
V. treinamento do cuidador para monitorar o estado nutricional do paciente em domicílio.
Apenas I e II.
Apenas I, II e IV.
Apenas II e III.
Apenas I, III e V.
Apenas I, II e III.
Após avaliar um idoso internado na enfermaria de neurologia do hospital da cidade, a fonoaudióloga da equipe relata que ele apresenta disfagia de grau leve e está liberado para ingestão de líquidos em consistência de néctar. O hospital adota o Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em Idosos Hospitalizados. Sendo assim, o que deverá ser oferecido para o idoso?
Purê de abóbora com creme de ervilha e suco de manga.
Canja de frango com legumes e suco de pêssego.
Purê de batata com frango desfiado e suco de laranja.
Abobrinha batida com carne moída e suco de uva.
Purê de cenoura com carne moída e gelatina diet.
A taxa de desnutrição hospitalar:
Foi avaliada em 1998, pelo inquérito brasileiro, conhecido como IBRANUTRI, conduzido com 4 mil pacientes internados na rede pública hospitalar de diversos estados brasileiros, confirmando a prevalência da desnutrição em quase metade dos pacientes hospitalizados.
Está em franco declínio, corroborada suas menores taxas em estudo conduzidos nos 20 anos posteriores à realização do inquérito brasileiro.
Acomete os pacientes hospitalizados sem distinção do grupo etário e condição clínica.
Vem sendo efetivamente manejada e controlada por infalíveis estratégias de enfrentamento.
Não apresenta uma problemática durante a hospitalização, uma vez que com a transição epidemiológica foi substituída pela obesidade e seus desfechos associados.