Questões de Concurso sobre Alfabetização e letramento

 
 
Disciplina 1
Assunto 5
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
460 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia o fragmento a seguir.


“_____________ é o processo de aprendizagem no qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever. ___________ é o processo que desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.”


Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.


A

Alfabetização – Letramento.


B

IIetrismo – Letramento.


C

Letramento – Alfabetismo.


D

Alfabetização – Iletrismo.


E

Alfabetismo – Alfabetização.

O brinquedo educativo data do período do Renascimento, mas, com a expansão da educação infantil, ganhou mais força. O quebra-cabeça é um exemplo de brinquedo educativo que ensina cores ou formas, assim como os brinquedos de encaixe, que trabalham noções de tamanho, sequência e forma. Assim, é correto afirmar que:


A

Uma função do brinquedo educativo é a lúdica, pois propicia prazer, diversão e, até mesmo, desprazer, quando escolhido voluntariamente.


B

O brinquedo educativo mostra, com toda a certeza, que a construção do conhecimento efetuado pela criança é exatamente a desejada pelo professor.


C

O brinquedo educativo ainda não concretizou um espaço definitivo na educação infantil.


D

A criança, quando brinca, está sempre preocupada com a sua aquisição de conhecimento e de habilidades mentais e físicas.


E

O sentido do jogo independe da linguagem de cada contexto social.

Analise as afirmativas sobre as culturas da infância e identifique as corretas:

I- A interatividade é um dos fatores das culturas da infância. Por isso, a cultura de pares, que é estabelecida, quando as crianças partilham do mesmo espaço e se relacionam umas com as outras, precisa ser garantida.

II- A brincadeira é vista como linguagem e como um recurso privilegiado que possibilita a ampliação do conhecimento da realidade na qual a criança está inserida.

III- A fantasia do real possibilita à criança elaborar diversas hipóteses, tomar atitudes, transformar-se em personagens, modificar a realidade num mundo de faz de conta em que tudo pode acontecer.

IV- O tempo da criança é sempre provido de novas possibilidades, capaz de ser repetido, reiniciado a qualquer momento.

V- A Ludicidade é um elemento fundamental das culturas da infância.

Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.


B

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


C

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.


D

As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.


E

Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

Para vários investigadores e teóricos da área, a brincadeira na educação infantil significa para a criança:


A

Apenas um meio de distração e ocupação em situações não sistematizadas.


B

Uma atividade de disciplinamento, encarada como um estágio preparatório da educação infantil para o ensino fundamental.


C

Uma ampliação maior da imaginação quando são disponibilizados brinquedos e atividades lúdicas para ela.


D

Uma atividade cuja ausência, na rotina escolar, não traz prejuízos aos seus desenvolvimentos de linguagem, de concentração e de imaginação.


E

Que a brincadeira e o brinquedo devem ser preteridos no cotidiano da escola, pois se deve dar lugar à aprendizagem das letras e dos números.

“A linguagem escrita é objeto de interesse pelas crianças. Vivendo em um mundo onde a língua escrita está cada vez mais presente, as crianças começam a se interessar pela escrita muito antes que os professores a apresentem formalmente.” (BRASIL, 2009, p. 15). A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta em relação ao trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil:


A

É importante que as crianças treinem, diariamente, a escrita em cadernos com linhas, pois, assim, terá noções também de espaço.


B

O alfabeto na parede, para que as crianças possam memorizá-lo, é fundamental nesse processo.


C

O professor precisa ter cuidado para não apresentar muitos gêneros textuais às crianças, pois isso pode dificultar o processo inicial de aquisição dessa linguagem.


D

Sua apropriação pela criança se faz no reconhecimento, compreensão e fruição da linguagem que se usa para escrever, mediada pelo professor, fazendo-se presente em atividades prazerosas de contato com diferentes gêneros escritos, como a leitura diária de livros pelo professor, a possibilidade da criança desde cedo manusear livros e revistas e produzir narrativas e “textos”, mesmo sem saber ler e escrever.


E

As crianças têm muita curiosidade acerca da linguagem escrita, assim o professor precisa planejar muitas propostas acerca dessa linguagem, de modo a tomar grande parte da rotina das crianças com essas propostas.

Ao investigar o papel da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento psicológico de crianças entre 2 e 3 anos de idade, Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa (In: OLIVEIRA, Z. M. R. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil), referenciadas no pensamento de Henri Wallon, consideram que a importância de tal dimensão lúdica nessa fase da infância está relacionada ao fato de que


A

a criança, logo no início de sua vida, já tem habilidade para agir sobre as coisas que a cercam.


B

uma particularidade biológica da espécie humana é a relação imediata entre indivíduo e meio.


C

no faz-de-conta, a criança está em um mundo só seu, em um mundo de fantasia.


D

o faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que tem das coisas e dos outros que a cercam.


E

o faz-de-conta auxilia a criança a não se dissociar das situações de que participa e da identidade das pessoas ao seu redor.

Acerca da importância do brinca, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A criança está bem ocupada quando “só brinca”.


B

O brincar não depende da oferta de lugares especiais ou do oferecimento de objetos chamados de “brinquedos”.


C

É correto e razoável criar condições nas quais as crianças não possam escolher atividades específicas.


D

O brincar é de enorme importância em qualquer centro de cuidado infantil.


E

Quanto melhor for a qualidade das oportunidades para brincar oferecidas às crianças, mais prazerosas serão as experiências.

De acordo com Edda Bomtempo (in: KISHIMOTO, 1996): “Dentro de uma mesma cultura, crianças brincam com temas comuns: educação, relações familiares e vários papéis que representem as pessoas que integram essa cultura. Os temas, em geral, representam o ambiente das crianças e aparecem no contexto da vida diária. Quando o contexto muda, as brincadeiras também mudam.”


Pode-se afirmar, então, que


A

os brinquedos colocados ao alcance das crianças são os responsáveis pela formação cultural de uma dada sociedade.


B

toda cultura cria brinquedos industriais para ensinar suas crianças a preservar os valores por ela cultivados.


C

o ambiente é a condição para a brincadeira e, por conseguinte, ele a condiciona.


D

a brincadeira é um meio de se apropriar do mundo real, projetando a criança num universo existente.


E

quando uma criança brinca solitariamente, ela não dispõe de mecanismos calcados num contexto social.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A finalidade central do ensino da Matemática na Educação infantil é começar a introduzir as crianças em um modo próprio de produção de conhecimento, uma parcela da cultura que a escola tem o dever de transmitir. Para tanto, é preciso desenvolver nas turmas de Educação Infantil atividades de certa maneira análogas às desenvolvidas pelos matemáticos em sua tarefa: fazer perguntas, procurar soluções, buscar pontos de apoio no que se sabe para encontrar o que não se sabe, experimentar, errar, analisar, corrigir ou ajustar as buscas, comunicar procedimentos e resultados, defender um ponto de vista e considerar a produção dos outros, estabelecer acordos e comprovar.

II. A coordenação motora fina diz respeito à habilidade e à destreza manual. Para que a criança possa atingir uma coordenação motora fina ela deve ser impedida de desenvolver o seu controle ocular, ou seja, deve-se evitar que ela desenvolva a visão associada aos gestos da mão. Assim, nas atividades escolares da Educação Infantil, a criança deve ser desestimulada a brincar ou realizar quaisquer atividades relacionadas à coordenação motora fina ou ao seu controle ocular.

III. Na Educação infantil, as crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas. É também necessário diversificar as atividades, as escolhas e os companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Através da brincadeira de faz-de-conta, as crianças têm a possibilidade de experimentar diferentes papéis sociais que conhecem e vivenciam no cotidiano.

O brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes, ajuda a perceber como os outros as veem, auxiliando na criação de interesses comuns.

Os jogos e as brincadeiras possibilitam às crianças, a experiência de buscar coerência e lógica nas suas ações, governando a si mesmas e interagindo com as outras. Elas passam a pensar sobre suas ações nas brincadeiras, sobre o que falam e sentem.

No contexto pedagógico, as brincadeiras permitem que as crianças:


A

manifestem-se livremente sem critérios e nem regras.


B

imitem tanto situações positivas quanto negativas.


C

desenvolvam a criatividade e a linguagem oral.


D

expressem as suas emoções sem restrições ou limites.


E

misturem realidade e fantasia sem influências externas.

Os jogos, além de apresentarem os conteúdos escolares, permitem o desenvolvimento completo dos alunos, principalmente se trabalhados em uma perspectiva transdisciplinar, como aponta Márcia Ferreira, no livro Ação Psicopedagógica na sala de aula: uma questão de inclusão.


Para a autora, a atividade lúdica envolve três funções:


A

socializadora, psicológica e pedagógica.


B

híbrida, curricular e social.


C

multicultural, cooperativa e afetiva.


D

ética, transversal e subjetiva.


E

sensorial, estética e pragmática.

O brinquedo educativo faz parte do universo da educação infantil, sendo entendido como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa. Ele materializa-se: no quebra-cabeça, destinado a ensinar formas ou cores; nos brinquedos de tabuleiro, que exigem a compreensão do número e das operações matemáticas; e nos brinquedos de encaixe, que trabalham noções de sequência, tamanho e forma. Nesse sentido, o brinquedo assume a função lúdica e educativa, já que


A

estimula a individualidade infantil e o amadurecimento psicológico e cognitivo e desperta o interesse pelo mundo adulto, essencial para o desenvolvimento social e emocional da criança.


B

prepara intelectual e moralmente as crianças a assumirem papeis sociais relevantes e estimula a mente infantil para a aquisição futura de conhecimentos multidisciplinares e compartimentalizados.


C

propicia diversão, prazer e até desprazer, quando escolhido voluntariamente, e ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber , seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.


D

modela, sistematicamente, o comportamento infantil, através das regras impostas no uso do brinquedo, e propicia o condicionamento comportamental necessário à obediência irrestrita ao adulto.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação, o professor cumpre um papel socializador, impedindo o desenvolvimento da identidade das crianças.

II. O conceito de alfabetização relaciona-se à aquisição do código da escrita e da leitura.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos. Inserido nos métodos analíticos tem-se o método global de contos.


Segundo Isabel Frade (2005), o método global de contos se caracteriza por


A

adoção das sílabas como unidade mínima e reorganização delas para compor novas palavras.


B

eleição do fonema como unidade, ressaltando as relações diretas entre a cadeia sonora e a representação escrita.


C

eleição do texto como unidade, por considerá-lo uma unidade que leva à compreensão.


D

priorização do ensino do alfabeto e da identificação de letra por letra, para o reconhecimento de sílabas e palavras.

No documento “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a linguagem verbal é considerada como um bem cultural. Assim, o ideal é que, vivendo a linguagem oral no dia a dia, a criança vá aprendendo a:


A

fazer uso da fala, apropriar-se do seu funcionamento e descobrir a possibilidade de registro


B

manter-se calada, comunicando-se quando solicitada


C

produzir, a princípio curtos e, em seguida, longos textos a respeito da sua linguagem e do contexto em que vive


D

tornar-se um sujeito receoso de utilizar a linguagem como forma de expressão

Na educação infantil, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em cada campo de experiências são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por faixa etária. É correto afirmar que, de acordo com a BNCC, um dos campos de experiência da educação infantil é denominado:


A

brincar, conviver e participar.


B

conhecer, expressar e explorar.


C

linguagens e tecnologias.


D

cultura e sociedade.


E

traços, sons, cores e formas.

O artigo 9º das DCNEI (BRASIL, 2009) orienta que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, de modo que se criem oportunidades em que as crianças possam vivenciar experiências significativas e pertinentes ao seu tempo de vida. Com base no texto, identifique como verdadeiras (V) as situações relatadas a seguir que cumprem o proposto no artigo 9º das DCNEI, e como falsas (F) as demais:

( ) Em uma turma de crianças de 2 anos, a professora organiza regularmente contextos de experimentação sensorial, em espaços preparados para que cada criança possa explorar livremente a materialidade apresentada, inclusive provando corporalmente suas características, mediada pela professora em circunstâncias que afetem sua integridade e a das demais.

( ) Uma professora de crianças de 3 anos, preocupada em garantir que todo o grupo participe mais ativamente de um circuito de desafios motores no gramado, propõe que elas verbalizem uma senha “com ajuda” ou “sem ajuda”, mediante a qual a professora ou uma criança mais experiente se apresenta para ajudar ou observar a execução do trajeto.

( ) Durante a realização de um projeto sobre alimentação natural, a professora de uma turma de crianças de 4 anos trouxe exemplos de alimentos consumidos em diferentes grupos culturais. A partir da investigação coletiva em livros e vídeos, o grupo criou cenários de diferentes contextos e experimentou modos distintos de preparação desses alimentos, o que lhe possibilitou reconhecer a diversidade cultural presente no mundo e, ainda, enriqueceu o repertório das crianças em suas brincadeiras de casinha.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A
V – F – F.

B
F – V – F.

C
V – V – V.

D
V – F – V.

E
F – V – V.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil orienta que os projetos pedagógicos devem garantir às crianças direitos mediadores de aprendizagens significativas, sem os quais o processo educativo estaria comprometido em seus princípios éticos, políticos e estéticos. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa correta.


A

O direito a conviver envolve, sobretudo, garantir às crianças o contato com sujeitos que representem a sua cultura de origem, reafirmando seus valores e perpetuando a tradição familiar, que é fundamental para promover o sentido de pertencimento.


B

A criança tem direito a explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, o que significa prever na prática educativa essa possibilidade ao apresentarmos elementos, propostas e situações que a convidem à interação.


C

A participação é um direito da criança que precisa ser mediado pelo adulto, pois é papel deste conduzi-la à compreensão de que cada um tem uma responsabilidade na vida coletiva.


D

A criança deve ter seu direito de expressão garantido nos momentos em que é indagada pelo adulto, em situações de roda de conversa.


E

O direito das crianças a brincar é inquestionável, motivo pelo qual, na instituição educativa, os professores devem prever um momento especial para que elas possam criar suas brincadeiras.

De acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 3, o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças poderão ocorrer no fazer artístico, assim como no contato com a produção de arte presente nos museus, livros, reproduções, revistas, vídeos, ateliê de artistas e artesãos, feiras, espaços urbanos, entre outros. De acordo com o documento, o desenvolvimento da capacidade artística e criativa da criança deve estar apoiado, também,


A

na prática reflexiva das crianças ao aprender, que articula a ação, a percepção, a sensibilidade, a cognição e a imaginação.


B

no “deixar fazer”, ou seja, permitir que a criança crie sem intervenção, modelos, padrões ou avaliações, respeitando os dons e talentos de cada um.


C

nas atividades de artes que servem, basicamente, para passar o tempo e relaxar, por meio de desenhos prontos e modelagens com massinhas.


D

no trabalho de arte com uma conotação decorativa, servindo para ilustrar temas de datas comemorativas e enfeitar as paredes com motivos considerados infantis.


E

no uso das atividades das artes para reforçar ou favorecer o aprendizado dos mais variados conteúdos, pois a arte ativa o funcionamento do cérebro.

Analise as imagens a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que corresponde às imagens que favorecem interações positivas e partilhadas do docente para com as crianças.


A

Imagem 1, somente.


B

Imagens 1 e 2, somente.


C

Imagens 1 e 3, somente.


D

Imagens 4 e 3, somente.


E

Todas as imagens.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado