

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em conformidade com Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico‐Raciais, sobre as diretrizes, analisar os itens abaixo:
I. São dimensões normativas, reguladoras de caminhos, embora não fechadas a que historicamente possam, a partir das determinações iniciais, tomar novos rumos.
II. Desencadeiam sempre ações uniformes.
III. Objetivam oferecer referências e critérios para que se implantem ações, as avaliem e reformulem no que e quando necessário.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Nenhum dos itens.
Todos os itens.
Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001 (artigo 7º) o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve:
ser realizado em classes especiais do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica.
ser realizado em classes comuns do ensino regular até o final do ensino fundamental e em classes especiais no ensino médio devido à impossibilidade de expedição de terminalidade da Educação Básica.
ser realizado em classes comuns do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica.
ser realizado em classes especiais na educação infantil e em classes comuns do ensino regular no ensino fundamental e médio, sendo integrado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) independente da modalidade da Educação Básica.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores:
As interações e a brincadeira.
A socialização e a alfabetização.
A interatividade e o letramento.
As interações e o treinamento.
As relações e a tecnologia.
As Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis propõe(m) a construção de um currículo pautado em áreas de conhecimentos que trabalhem de forma integral e transversal, rompendo as fronteiras entre as disciplinas.
Essa transversalidade ocorre também em relação às mídias, pois elas são apresentadas como:
Prática isolada, oportunizando um uso instrumental em relação às mídias.
Prática flexível, que não oportuniza diferentes formas de expressão.
Prática cultural e social, oportunizando diferentes formas de expressão, representação e cultura.
Prática reflexiva, que oportuniza poucas formas de expressão e comunicação.
Prática dialogada, que oportuniza às mesmas formas de expressão, representação e cultura.
Segundo a obra "Para Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Visual" para que ocorra o desenvolvimento da eficiência visual, devem estar presentes condições como:
I - O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores anatômicos e fisiológicos do olho, vias óticas e córtex cerebral.
II - O uso dessas funções, o exercício de ver.
III - A preservação da potencialidade da visão em termos quantitativos e qualitativos em relação ao nível da consciência visual.
Pode-se afirmar que:
I e II estão corretas e III está incorreta.
I, II e III estão corretas.
I e III estão corretas e II está incorreta
I está correta e II e III estão incorretas
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar a alfabetização, o letramento e o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado:
da Linguagem, da Língua Estrangeira, da Música, das Artes Plásticas, assim como da Matemática, da Informática, da História e da Geografia
da Língua Portuguesa, da Literatura, da Música e demais artes, da Educação Física, assim como da Matemática, das Ciências, da História e da Geografia
da Língua Portuguesa, de uma língua estrangeira, da Música, assim como da Matemática, da Informática e das Ciências da Natureza
da Línguagem, da Literatura, das Artes Plásticas, assim como da Matemática, da Informática e de Ciências Ambientais
A Emenda Constitucional nº 59/2009 instituiu a educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurando, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
Certo
Errado
De acordo com a Lei nº 10.639/2003, foi introduzida modificação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segundo a qual, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afrobrasileira. Os conteúdos referentes à História e Cultura Afrobrasileira serão administrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de:
Línguas Africanas; Educação Física
Matemática; Literatura Africana
Educação Artística; Literatura e História Brasileiras
Ciências da Natureza; Geografia do Brasil e Geografia Geral
Segundo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, os componentes curriculares língua portuguesa e matemática são obrigatórios durante os três anos. Além disso, a Base aborda a flexibilização da organização curricular do ensino médio, por meio dos itinerários formativos. Essa flexibilização pretende valorizar o protagonismo juvenil e estimular a interdisciplinaridade no ensino.
Certo
Errado
Ao orientar a elaboração dos currículos do ensino fundamental, a Base Nacional Comum Curricular apresenta os objetos de conhecimento e as habilidades pretendidas em cada área e etapa, mas não especifica os formatos de avaliação. Isso reforça o caráter norteador da Base, permitindo que as escolas e os professores organizem seus currículos e suas propostas pedagógicas com a devida adequação aos seus contextos.
Certo
Errado
Segundo o artigo 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Certo
Errado
De acordo com o Art. 5 da Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (CNE/MEC), a Educação Infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças que estão na faixa etária de:
0 a 3 anos
0 a 5 anos
1 a 4 anos
1 a 6 anos
Ao longo da Educação Básica - na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio -, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Na primeira etapa da Educação Básica (Educação Infantil), e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. (Adaptado)
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf)
Analise as enunciações:
I.Conviver e Brincar.
II.Produzir atividades lúdicas.
III.Expressar e Conhecer-se.
IV.Participar e Explorar.
Marque as enunciações que asseguram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com a BNCC.
I e II apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
II e IV apenas.
Um currículo fornece informações em relação aos diferentes aspectos referentes à avaliação: o que avaliar, como avaliar e em que momentos é preciso fazê-lo. De acordo com Bassedas et alii (1999), a estratégia principal da avaliação na etapa da educação infantil é
a seleção.
a observação.
o diagnóstico.
a classificação.
o ranqueamento.
Leia as alternativas e nos termos da Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, marque a incorreta.
Estimular a reflexão crítica e propositiva da inserção da Educação Ambiental na formulação, execução e avaliação dos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino, para que a concepção de Educação Ambiental, como integrante do currículo, supere a mera distribuição do tema pelos demais componentes, é um dos objetivos da Educação Ambiental.
A Educação Ambiental, respeitando a autonomia da dinâmica escolar e acadêmica, deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, devendo ser implantada como disciplina específica.
A Educação Ambiental deve adotar uma abordagem que considere a interface entre a natureza, a sociocultura, a produção, o trabalho, o consumo, superando a visão despolitizada, acrítica, ingênua e naturalista, ainda muito presente na prática pedagógica das instituições de ensino.
O tratamento pedagógico do currículo deve ser diversificado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente.
A educação básica é direito universal e alicerce indispensável para se exercer, em plenitude, o direito à cidadania.
Certo
Errado
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) no ensino fundamental e no médio, a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no primeiro ano do ensino fundamental.
Essas duas figuras fundamentam-se na orientação de que a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios, EXCETO:
Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar.
Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
Obrigatoriedade de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, a ser previsto no regimento escolar e projeto político-pedagógico.
As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam que:
A Educação Infantil busca preparar o sujeito para o mercado de trabalho e futuras ocupações.
A Educação Infantil tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A Educação Infantil é de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 6 (seis) anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer matrícula.
A Educação Infantil visa formar o cidadão para que assuma a condição de um sujeito de direitos.
No que tange às perspectivas almejadas com as crianças de 4 a 6 anos, com base no referencial curricular, assinale a alternativa incorreta:
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras.
Faz parte dos novos parâmetros para o ensino médio a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.
Certo
Errado