

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, é um instrumento de planejamento do nosso Estado democrático de direito que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor. Neste novo texto estão definidos os objetivos e metas para o ensino em todos os níveis - infantil, básico e superior - a serem executados:
Nos próximos 20 anos.
Nos próximos 10 anos.
Nos próximos 05 anos.
Nos próximos 02 anos.
A alfabetização da população brasileira ainda continua sendo um item a ser atingido em sua excelência. Para isso, o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, traçou a meta 05, que estabelece que: “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental”. Utilize (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nos itens abaixo, onde são indicadas estratégias para alcançar a meta 05 do PNE de 2014:
( ) estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico, para garantir a alfabetização de todas as crianças.
( ) instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criarem os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o final do terceiro ano do ensino fundamental.
( ) selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para a alfabetização de crianças da rede privada, assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas, devendo ser disponibilizadas, preferencialmente, como recursos educacionais abertos.
( ) fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as) alunos (as), consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade.
( ) promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras.
A sequência correta de cima para baixo é:
V, F, V, V, V.
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, V, V.
Segundo o Plano Nacional de Educação, a faixa etária de 0 a 3 anos tem um caráter:
Psicológico, visando apenas fazer análises de personalidade e QI de cada criança.
Pedagógico, isto é, relaciona-se aos conteúdos de matemática, letramento e ciências, com objetivo educacional.
Individualista, nesse caso, cada criança tem um planejamento de aula específico para suas habilidades e dificuldades.
Protetivo, com apoio socioeducativo e liberdade assistida.
Assistencialista, ou seja, está relacionada aos cuidados físicos, saúde e alimentação.
Segundo o Plano Nacional de Educação, as metas previstas no PNE deverão ter como referência, além do censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
O Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec.
Leia o trecho da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008):
(...) se estabelece como princípio que as escolas do ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais.
O documento que traz a mudança de paradigma para a Educação Especial é:
Declaração de Jomtien (1990).
Estatuto da pessoa com deficiência – 2015.
Plano Nacional de Educação – PNE, Lei no 10.172/2001.
Declaração de Salamanca (1994).
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394/96.
Em conformidade com o PNE (2014-2024), à Base Nacional Comum Curricular cabe definir direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que orientarão a elaboração dos currículos nacionais. Na BNCC, as concepções de direito de aprendizagem e desenvolvimento são, portanto, balizadoras da proposição dos objetivos de aprendizagem para cada componente curricular. No âmbito da BNCC, são definidos alguns direitos fundamentais à aprendizagem e ao desenvolvimento com os quais o trabalho que se realiza em todas as etapas da Educação Básica deve se comprometer.
Considerando-se tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação aos direitos fundamentais à aprendizagem previstos na BNCC. As crianças, adolescentes, jovens e adultos, sujeitos da educação básica têm direito
à apropriação de conhecimentos historicamente constituídos que lhes permitam aceitar de forma pacífica as leituras que realizam do mundo natural e social, por meio da interpretação, elaboração de hipóteses e argumentação, colaborando para a construção de uma sociedade menos solidária.
às oportunidades de se constituírem como indivíduos bem informados, incapazes de exercitar o diálogo ou analisar posições divergentes, desrespeitar decisões comuns para a solução de conflitos, fazer valer suas reivindicações, a qualquer custo, nas diferentes esferas da vida pública.
à participação em práticas e fruições de bens culturais diversificados, para que compreendam que a sua cultura é sempre superior às demais e deve ser valorizada e reconhecida como referência para a cultura universal e local.
à apropriação de conhecimentos e experiências que possibilitem o entendimento da centralidade do trabalho, no âmbito das relações sociais e econômicas, permitindo estar preparados para o mercado de trabalho, mesmo que esse preparo não esteja alinhado ao seu projeto de vida pessoal.
ao respeito e ao acolhimento na sua diversidade, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, convicção religiosa ou quaisquer outras formas de discriminação, bem como terem valorizados seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual devem se comprometer.
Uma das metas do Plano Nacional de Educação é universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos ____________ dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
94%
95%
96%
97%
98%
Dentre os objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva complete com (V) verdadeiro (F) falso:
( ) Transversalidade da modalidade de educação especial em toda a educação básica
( ) Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação
( ) Oferta do atendimento educacional especializado
( ) Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação
A sequência correta é:
V, V, F, F
F, V, V, V
F, F, V, V
V, V, V, V
V, F, V, F
As metas previstas no Plano Nacional de Educação deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. Nesse sentido, o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações com deficiência de:
3 a 15 anos.
4 a 17 anos.
5 a 16 anos.
5 a 17 anos.
6 a 18 anos.
Considerando o Art. 2º da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), assinale entre as alternativas abaixo aquela que NÃO está entre as 10 diretrizes listada no PNE.
Erradicação do analfabetismo.
Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
Padronização das escolas.
Melhoria da qualidade da educação.
Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade.
A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados por determinadas instâncias. Sobre o tema, assinale a alternativa que não indica uma dessas instâncias.
Ministério da Educação – MEC.
Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
Conselho Nacional de Educação – CNE.
Fórum Nacional de Educação.
Comissão Própria de Avaliação – CPA.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O PNE não inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o trabalho e para a cidadania.
II. A LDB proíbe o município de se integrar ao sistema estadual de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva prevê que a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com:
apenas deficiências físicas e mentais, incluindo os que se encontram em atraso considerável quanto à idades regular da matrícula.
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, exceto com altas habilidades/superdotação.
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
transtornos funcionais específicos, deficiências físicas e mentais, exceto com altas habilidades/superdotação.
O Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, estabelece como Meta 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental. Uma das estratégias que consta no Plano Nacional de Educação (PNE) para atingir essa Meta é:
Apoiar a alfabetização das pessoas com deficiência, considerando as suas especificidades, inclusive a alfabetização bilíngue de pessoas surdas, estabelecendo um tempo para se alfabetizarem.
Apoiar a alfabetização de crianças do campo, indígenas, quilombolas e de populações itinerantes, porém, sem a produção de materiais didáticos específicos.
Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos alunos, consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade.
Garantir nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileira e indígenas e implementar ações educacionais.
Oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos(às) estudantes e de estímulo a habilidades, inclusive mediante certames e concursos nacionais.
Com relação às afirmações trazidas no Plano de Desenvolvimento da Educação, analise o fragmento a seguir.
“Até 2005, __________________________________ era apenas um exame, aplicado a cada dois anos, a uma amostra de alunos de cada estado, acompanhado de um questionário. Apesar de limitado, tratava-se de ferramenta útil, que permitia acompanhar o desempenho médio dos alunos e estabelecer correlações estatísticas entre esse desempenho e um conjunto de variáveis apuradas pelo questionário.”
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna desse fragmento.
o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)
o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
Em consonância com o Plano Nacional de Educação Lei no 10.172/01, o Plano Municipal de Educação de Maricá tem, entre os seus macro-objetivos:
implementação das escolas de horário integral, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho.
centralização da gestão do ensino público, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da hierarquização.
criação de conselhos escolares em parceria com as áreas da Saúde e da Assistência Social.
elevação do nível de escolaridade da população e a melhoria da qualidade do ensino na educação básica.
valorização e apoio para as diversas manifestações artísticas e culturais locais, com vistas à revelação de talentos.
No Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2007), “a Educação em Direitos Humanos é compreendida como um processo sistemático e multi-dimensional que orienta a formação do sujeito de direitos”, articulando as dimensões relacionadas a seguir. Entre estas, há uma que NÃO está correta. Assinale-a:
Apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local.
Afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade.
Formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político.
Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção individual, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados.
Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações.
Por meio da emenda constitucional nº 59/2009, o Plano Nacional de Educação (PNE) deixou de ser uma disposição transitória da LDB (Lei nº 9.394/1996), para se transformar em uma exigência constitucional a cada dez anos, sendo referência para os planos plurianuais surgidos no período. O PNE 2014-2024 tem vinte metas estabelecidas, divididas entre educação básica e educação superior. Algumas dessas metas são buscadas desde o início do século XX, como a universalização da alfabetização, para que o Brasil deixasse de ser um “mar de analfabetos e uma ilha de letrados”. Além dessas metas relativas a educação básica, o PNE estabelece metas ousadas também sobre a educação superior. Sobre as metas do PNE para a educação superior, assinale a alternativa correta.
Transferir para a administração dos municípios cerca de 30% das instituições de ensino superior do país, uma vez que a maior parte dos professores formados atua em instituições públicas municipais de educação.
Elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.
Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da educação básica até o último ano de vigência do PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, doze anos de estudo no último ano de vigência do plano para as populações do campo, da região de menor escolaridade do País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros.
Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica e oferecer 25% das matrículas de jovens e adultos na educação profissional.
O Plano Nacional de Educação aponta os muitos desafios da educação brasileira contemporânea, entre os quais a superação das desigualdades, a formação para o trabalho e para a cidadania e a promoção do respeito aos direitos humanos e à diversidade. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a responsabilidade da educação escolar.
garantir a gestão democrática e a promoção do respeito à diversidade por meio de uma educação antirracista e antissexista
incentivar a formação individualista e a capacitação para o exercício profissional e para a transformação da sociedade
formar indivíduos competitivos, que atendam às regras do mercado de trabalho, fortalecendo o liberalismo
formar indivíduos competitivos, tendo o trabalho e os valores como base para a transformação social
estabelecer relações entre pessoas e ideias, o desenvolvimento do cumprimento de regras e o trabalho com o respeito às tradições
Art. 2º - São diretrizes do PNE (Plano Nacional de Educação):
I. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
II. Arraigamento do analfabetismo.
III. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores orais em que se fundamenta a sociedade.
De acordo com a Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, assinale a alternativa correta:
I e III.
Somente I.
II e III.
Somente III.
I, II e III.