Questões de Concursos Para Prefeitura de Cáceres - MT

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição 1
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.310 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Dentre os fatores de risco para Hipertensão Arterial Sistêmica estão:


A

Estilo de vida sedentário e peso corporal excessivo.


B

Idade e ingesta reduzida de sódio.


C

História familiar e ingesta de sacarose.


D

Tabagismo e hipocolesterolemia.

Sobre Insuficiência respiratória aguda (IRA) por disfunção do ventrículo esquerdo, analise as afirmativas.


I. Ocorre represamento sanguíneo na circulação pulmonar, aumento da pressão capilar pulmonar, com preenchimento dos espaços intersticiais e aéreos por líquido.

II. Ocorre aumento da pressão oncótica do capilar decorrente do aumento da pré-carga do ventrículo esquerdo, com extravasamento de líquido nos espaços intersticiais e aéreos.

III. A insuficiência respiratória é do tipo hipoxêmica.

IV. A manutenção da oxigenação é obtida pela aplicação do CPAP que favorece a contratilidade do miocárdio por diminuição da pressão transmural do ventrículo esquerdo e estabilização das unidades alveolares.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III, apenas.


B

I, III e IV, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e IV, apenas.

São princípios norteadores para a prática dos Cuidados Paliativos:


A

A abordagem é aplicável após a determinação do fechamento do prognóstico do paciente em relação ao estágio terminal da doença.


B

Prevenção, identificação precoce, avaliação abrangente e gerenciamento de problemas físicos, incluindo dor e outros sintomas estressantes, sofrimento psicológico, sofrimento espiritual e necessidades sociais — sempre que possível, essas intervenções devem ser baseadas em evidências.


C

Fornecimento de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais plenamente possível até a morte, facilitando a comunicação eficaz, ajudando-os, sem a presença de suas famílias, a determinar os objetivos do tratamento.


D

Há o fornecimento de apoio exclusivo ao paciente em seu próprio luto, e seus valores e crenças culturais muitas vezes não podem ser acatados.

No estudo de estruturas hiperestáticas, não é possível determinar as reações de apoio e/ou os esforços internos utilizando apenas as equações universais da estática. Isso ocorre porque existem vínculos externos ou ligações internas a mais do que o necessário. Existem dois métodos tradicionais para solucionar estruturas hiperestáticas: o Método das Forças e o Método dos Deslocamentos. Ao utilizar o Método das Forças para solucionar uma estrutura hiperestática, o primeiro passo na solução é determinar o grau de indeterminação estática da estrutura (ou grau de hiperestaticidade). Os apoios externos que aparecem nos pórticos podem ser de três tipos: 1º gênero, 2º gênero e engaste. Considere os pórticos planos representados nas figuras 1, 2, 3, 4 e 5.


Imagem associada para resolução da questão


(Figura Retirada Do Livro, página 68 - Figura 1.34d SORIANO, H. L.; LIMA, S. de S. Análise de estruturas: método das forças e método dos deslocamentos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.)


Marque a sequência correta e respectiva dos graus de indeterminação estática de cada pórtico plano.


A

6, 4, 9, 30, 3


B

6, 3, 9, 27, 4


C

3, 3, 6, 21, 4


D

4, 4, 6, 30, 3

O parágrafo 1º do artigo 32 da Lei Complementar Municipal nº 25/1997, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Cáceres/MT, ao dispor sobre a invalidação da causa da perda do cargo de servidor público estável, prescreve:


“Invalidada por sentença judicial a __________ do servidor estável, será ele _____________, e o eventual ocupante da vaga, se estável, ____________ ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em _____________ com remuneração proporcional ao tempo de serviço”.


Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


A

exoneração; revertido; reintegrado; atividade.


B

demissão; reconduzido; revertido; disponibilidade.


C

demissão; reintegrado; reconduzido; disponibilidade.


D

exoneração; reintegrado; reconduzido; atividade.

Sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família, Artigo 10 da Lei n.º 14.601, de 19 de junho de 2023, considere:


I. Realização de pré-natal.

II. Cumprimento do calendário nacional de vacinação.

III. Acompanhamento do estado nutricional, para os beneficiários que tenham até 7 (sete) anos de idade incompletos.

IV. Frequência escolar mínima de: 60% (sessenta por cento), para os beneficiários de 4 (quatro) anos a 6 (seis) anos de idade incompletos; e 75% (setenta e cinco por cento), para os beneficiários de 6 (seis) anos a 18 (dezoito) anos de idade incompletos que não tenham concluído a educação básica.


São condicionalidades:


A

I, II e III, apenas.


B

II, III e IV, apenas.


C

I, II, III e IV.


D

I e IV, apenas.

A coluna da esquerda apresenta os símbolos gráficos para projeto de segurança contra incêndio e pânico, de acordo com a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso nº 05/2020 e a da direita, os preventivos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, para fazer a correta associação entre o símbolo gráfico e o preventivo associado.


  1. Imagem associada para resolução da questão
  2. Imagem associada para resolução da questão
  3. Imagem associada para resolução da questão
  4. Imagem associada para resolução da questão


( ) Extintor portátil carga d’água

( ) Extintor portátil carga de espuma mecânica

( ) Chuveiros automáticos ponto (bico de sprinkler)

( ) Detector de calor linear entre forro


Assinale a sequência correta.


A

1, 2, 3, 4


B

2, 1, 4, 3


C

3, 4, 1, 2


D

4, 3, 2, 1

Sobre o handebol indoor, analise as assertivas.


I. Modalidade classificada como esporte de invasão/oposição/cooperação e praticada com seis jogadores titulares em cada time.

II. A duração normal de uma partida para equipes com idade igual ou acima de 16 anos é de dois tempos de 30 minutos cada.

III. É permitido ao goleiro, a qualquer momento, sair da área de gol com a bola controlada e se tornar um jogador atacante.

IV. Um tiro de meta é concedido quando a bola cruza a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária.


Estão corretas as assertivas


A

II e IV, apenas.


B

I, II e III, apenas.


C

I, III e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

Para o controle da execução de uma obra hipotética, foi elaborado o cronograma físico-financeiro conforme quadro a seguir, onde estão apresentados os cinco serviços, a porcentagem executada em cada mês e o custo de cada serviço em porcentagem.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale o custo em porcentual acumulado de todos os serviços executados até o final do quarto mês.


A

87%


B

85%


C

95%


D

97%

Analise as assertivas sobre as três grandes categorias de teorias do currículo.


I. As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.

II. As teorias críticas enfatizam os conceitos de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, saberpoder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo, significação e discurso.

III. Em sua obra, Bobbitt defende que a escola deve funcionar da mesma forma que uma empresa comercial ou industrial, de acordo com os princípios da administração científica.

IV. A teoria de currículo sistematizada por Tyler fundamenta-se nos conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo e currículo oculto.


Considerando os estudos de currículo sobre as teorias críticas e não críticas, estão corretas as assertivas


A

II e IV.


B

I e IV.


C

II e III.


D

I e III.

Em relação à despesa orçamentária e extraorçamentária, marque a afirmativa correta.


A

Os depósitos de caução devem ser registrados no Passivo Circulante, Valores Restituíveis e independem de autorização legislativa para que possam ser reembolsados ao seu proprietário.


B

O recolhimento de contribuição sindical a título de consignação descontada em folha constitui receita que ingressa definitivamente no patrimônio.


C

O pagamento de restos a pagar, quando efetuado no exercício seguinte, deverá então seu recurso ser provido do orçamento atual.


D

A operação de crédito por antecipação de receita é um tipo especial de operação de crédito, cujo pagamento deve ser efetuado como despesa orçamentária, mas os juros e demais encargos deste empréstimo serão despesas extraorçamentárias.

Conjunto de órgãos, entidades, autoridades, programas e serviços de atendimento a crianças, adolescentes e suas respectivas de famílias, que devem atuar de forma articulada e integrada, na busca de sua proteção integral, nos moldes previstos pelo ECA e pela Constituição Federal:


A

Sistema de Garantia de Direitos (SGD).


B

Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).


C

Norma Operacional Básica (NOB/SUAS).


D

Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH/ SUAS).

Formar crianças leitoras e autoras, a partir de uma dimensão lúdica e brincante, é papel da Escola da Infância e direito de todas as crianças, garantido pelas legislações vigentes, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Documento de Referência Curricular para o Mato Grosso (DRC-MT, 2019). Sobre essa questão, assinale a afirmativa correta.


A

É dever da Educação Infantil alfabetizar as crianças da pré-escola (I e II).


B

É proibido trabalhar a escrita com as crianças de creche e pré-escola.


C

Trabalhar com a literatura mato-grossense com crianças da Educação Infantil.


D

Ouvir histórias na Educação Infantil pouco contribui para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Entre os princípios básicos da Administração Púbica a ______________ representa a relação entre o esforço e o resultado. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


A

eficácia


B

efetividade


C

economicidade


D

eficiência

Para a esterilização, podem ser empregados diferentes equipamentos e produtos químicos. Para a esterilização por calor úmido, o equipamento ou produto mais comumente utilizado é


A

estufa de esterilização.


B

radiação ionizante.


C

óxido de etileno.


D

autoclave.

O ultimate frisbee é um jogo de cooperação/oposição/invasão, que tem a participação simultânea de duas equipes em espaços comuns de jogo, representados pela figura a seguir. Para alcançar seu objetivo final, é necessário avançar e ganhar território.


Imagem associada para resolução da questão


As áreas da zona final determinam


A

o espaço em que o tempo limite para passar o frisbee é reduzido de 10 segundos para 5 segundos.


B

a área do jogo onde os defensores não podem fazer contato físico com os atacantes.


C

o local onde o disco deve ser recebido para a conquista de um ponto.


D

o espaço onde apenas um atacante e um defensor podem adentrar.

Doença Transmitida por Alimento (DTA) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados. Pode ser causada por bactérias ou toxinas por elas produzidas, vírus, parasitos e substâncias tóxicas, como metais pesados e agrotóxicos (BRASIL, 2010). Qual é a quantidade mínima de amostra por unidade amostral e natureza da amostra e/ou condição de conservação para análise de resíduos de agrotóxicos em grãos (ex.: amendoim, arroz, café, feijão, milho, soja, sorgo, trigo)?


A

500 gramas


B

1000 gramas


C

2000 gramas


D

100 gramas

Assinale o conceito de análise de atividade.


A

Aborda os métodos e contextos típicos da atividade, a variedade de habilidades envolvidas nesse desempenho e os vários significados culturais que poderiam ser atribuídos à atividade.


B

Permite ao terapeuta ocupacional conhecer o potencial intrínseco da atividade, que habilidades são necessárias para desempenhá-la, quais etapas a constituem, quais equipamentos e recursos serão necessários, o tempo usado para executá-la, em que ambiente ela pode ser realizada, quais os efeitos desencadeados, para quem é recomendada, se é possível adaptá-la ou graduá-la, que benefícios são proporcionados, além de fornecer um histórico evolutivo do sujeito.


C

O objetivo é compreender uma atividade o máximo possível, incluindo as habilidades específicas necessárias para realizá-la de forma competente.


D

Examinam-se as propriedades de uma perspectiva teórica, utilizando os princípios de uma determinada prática.

Sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, disposta na Lei nº 6.938/81 e Lei Complementar nº 140/2011, é correto afirmar:


A

Estão dispensados de licenciamento ambiental os empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos em terras indígenas e em unidades de conservação instituídas pela União.


B

A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação do meio ambiente, não abordando a temática de recuperação de áreas degradadas.


C

É ação administrativa da União elaborar a relação de espécies (fauna e flora) ameaçadas de extinção, fomentando atividades que conservem essas espécies in situ.


D

Ao poluidor e ao predador é facultado recuperar e/ou indenizar danos por eles causados.

A coluna da esquerda apresenta tipos de agentes extintores e a da direita, locais onde existe a ocorrência de foco de incêndio. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, com vistas a prover a correta aplicação do agente extintor.


1. Água

2. Pó-químico seco

3. Espuma

4. Gás carbônico (CO2)


( ) Equipamentos elétricos energizados

( ) Papel

( ) Tintas

( ) Fogos de artifício


Assinale a sequência correta.


A

3, 2, 1, 4


B

4, 1, 3, 2


C

2, 3, 4, 1


D

1, 4, 2, 3

   
Gerar simulado