

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os átomos são os componentes básicos da matéria. Eles são as menores unidades de um elemento que podem se combinar com outros elementos. Os modelos atômicos são representações das ideias que se têm sobre a constituição da matéria. Considerando os modelos atômicos propostos e os experimentos realizados para estudar a estrutura do átomo, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em 1913, Bohr propôs um modelo no qual os elétrons orbitam o núcleo, porém com uma órbita definida e particular. Bohr conhecia os trabalhos de Planck e Einstein. Em seu modelo, os elétrons ocupam estados estacionários de energia fixa. Os elétrons podem realizar saltos quânticos de um estado de energia para outro em que é liberado um fóton.
( ) O físico inglês J. J. Thomson usou o tubo de raios catódicos e seu conhecimento da teoria eletromagnética para determinar a razão entre a carga elétrica e a massa de um elétron.
( ) O modelo atômico de Dalton propôs que a matéria é constituída de minúsculas partículas, como uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga.
( ) Thomson propôs que um átomo podia ser imaginado como uma esfera com carga positiva uniforme de matéria, na qual os elétrons estão embutidos como passas em um bolo. Esse modelo chamado de “pudim de passas” foi a teoria aceita durante muitos anos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V – V.
V – F – V – V.
V – V – V – F.
F – V – F – F.
F – F – F – V.
Um dos aparelhos usados na radioterapia externa é a Bomba de Cobalto, que contém uma fonte de cobalto-60 selada. O isótopo estável e natural do cobalto é o cobalto-59 (59Co). O isótopo natural, em relação ao isótopo cobalto-60, possui:
um nêutron a mais.
o mesmo número de nêutrons.
um próton a menos.
um próton a mais.
um nêutron a menos.
A densidade de um gás ideal depende da pressão e da temperatura em que ele se encontra.
Certo
Errado
A investigação da relação entre o volume e a temperatura de um gás mostra que gases sofrem contração quando sujeitos a um aumento significativo de temperatura. Quando a pressão e a quantidade de matéria de um gás são mantidas constantes, o volume desse gás é inversamente proporcional à temperatura.
Certo
Errado
Em um experimento à temperatura constante, duas situações foram testadas ao mesmo tempo. Um gás A, que estava em um container de 750 ml e uma pressão de 1000 Torr foi transferido para um recipiente de 5 l. Um gás B com um volume inicial de 0,7 l a 600 Pa foi comprimido a 200 ml. Sabe-se que a massa molar do gás A é 76 g/mol e do gás B é 132 g/mol e as constantes universais dos gases é 62,3637 L.Torr.K-1 .mol-1 e 8,314462 m3 .Pa.K-1 .mol-1 . Considerando essa situação, assinale a alternativa que contenha as pressões finais dos dois gases corretas.
150 Torr e 2100 Pa
0,150 Torr e 21 atm
150 Torr e 4200 Pa
1,50 Torr e 4,2 Pa
Se uma ou mais substâncias, presentes no estado inicial de um sistema, transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é uma reação química, ou transformação química. Sobre o assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) As substâncias inicialmente presentes em um sistema e que se transformam em outras devido à ocorrência de uma reação química são denominadas reagentes. Novas substâncias produzidas são chamadas de produtos.
(_) Um tipo bastante importante de reação química são as reações de decomposição, reações químicas nas quais uma única substância reagente origina como produtos duas ou mais substâncias.
(_) Algumas evidências de modo geral estão associadas à ocorrência de uma reação química. Podemos citar como exemplo a mudança de cor ou a produção de gás.
(_) Para haver a combustão do etanol, é necessária a presença de oxigênio, liberando somente água como produto final.
C - E - E - C.
C - C - C - E.
C - E - C - E.
E - C - C - E.
De acordo com a Constituição Federal, é competência dos municípios o gerenciamento dos serviços de limpeza e coleta dos resíduos urbanos (lixo). No entanto, há relatos de que parte desse lixo acaba sendo incinerado, liberando substâncias tóxicas para o ambiente e causando acidentes por explosões, principalmente quando ocorre a incineração de frascos de aerossóis (por exemplo: desodorantes, inseticidas e repelentes). A temperatura elevada provoca a vaporização de todo o conteúdo dentro desse tipo de frasco, aumentando a pressão em seu interior até culminar na explosão da embalagem.
ZVEIBIL, V. Z. et al. Cartilha de limpeza urbana. Disponível em: www.ibam.org.br. Acesso em: 6 jul. 2015 (adaptado).
Suponha um frasco metálico de um aerossol de capacidade igual a 100 mL, contendo 0,1 mol de produtos gasosos à temperatura de 650 °C, no momento da explosão.
Considere: R = 0,082 mol ⋅ KL ⋅ atm
A pressão, em atm, dentro do frasco, no momento da explosão, é mais próxima de
756.
533.
76.
53.
13.
O teste de chama é um experimento simples que pode ser realizado em sala de aula para discutir temas relacionados com os Modelos Atômicos.
Nesse teste, observa-se que alguns elementos, ao serem submetidos a uma chama, absorvem energia e, posteriormente, essa energia é emitida em diferentes comprimentos de onda que estão relacionados com diferentes cores. O sódio, por exemplo, emite em comprimento de onda relacionado com a cor amarela; o cálcio, vermelho; e o cobre, verde.
Este experimento é utilizado para explicar conceitos relacionados ao modelo atômico de
Demócrito.
Dalton.
Thomson.
Oppenheimer.
Rutherford-Bohr.
Os gases diferem de líquidos e sólidos, pois o volume de uma amostra de gás depende fortemente de sua temperatura e da pressão que lhe é aplicada. Experimentalmente, descobriu-se que todos os gases comuns se comportam aproximadamente da mesma maneira, sendo esse comportamento descrito pelas leis dos gases. Assim, para quase todos os gases, o volume de uma amostra de gás a temperatura constante é inversamente proporcional à pressão.
Certo
Errado
Conforme o modelo atômico de Dalton, também conhecido como modelo pudim de passas, o átomo é tal qual uma esfera de material gelatinoso com carga positiva sobre a qual os elétrons ficam suspensos.
Certo
Errado
O modelo atômico de Dalton foi adequado para explicar satisfatoriamente:
I. as leis ponderais de Lavoisier e Proust.
II. os experimentos de Faraday sobre eletrólise.
III. a radioatividade natural do elemento urânio.
Está correto o que consta APENAS de
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
No processo de transformação gasosa, o gás pode ter seus parâmetros de temperatura, volume e pressão alterados. Transformação isobárica, transformação isotérmica, transformação isocórica e transformação adiabática são tipos de transformações gasosas. O ciclo de Carnot é formado por quatro transformações gasosas, sendo
duas transformações isobáricas e duas isotérmicas.
duas transformações isotérmicas e duas isocóricas.
duas transformações isobáricas, uma isotérmica e uma isocórica.
uma transformação isobárica, uma isotérmica, uma isocórica e uma adiabática.
duas transformações isotérmicas e duas adiabáticas.
Um tanque foi carregado com determinada quantidade de gás natural comprimido à temperatura ambiente e, ao se medir a pressão no tanque, verificou-se que ela era consideravelmente menor que a esperada de acordo com a lei dos gases ideais para a temperatura em questão.
Nessa situação, o comportamento descrito deve-se
à ocorrência de interações entre as moléculas de CH4.
ao fato de a temperatura ambiente ser superior à temperatura crítica do CH4.
à inexistência de interações entre as moléculas de CH4 na fase gasosa.
ao fato de que as moléculas de CH4 possuem volume diferente de zero.
ao fato de que as moléculas de CH4 possuem volume muito próximo de zero, em comparação com o volume ocupado pelo gás.
Um cilindro de aço contém 3,0 g de etanol, C2H5OH. Qual é a pressão aproximada de vapor de etanol, em atmosferas, se o cilindro tiver um volume de 750 cm3 e a temperatura for de 125°C? (Admita que todo o etanol esteja na fase de vapor nessa temperatura).
Dados: H=1, C=12, O=16; R= 0,082 L.atm/mol.K T(K)= T(°C) + 273 |
8,8
0,13
0,88
2,8
0,26
Num cilindro, o nitrogênio gasoso (N2) exerce pressão de 300 kPa na temperatura de 28ºC.
Considerando-se comportamento ideal, qual será a pressão, em kPa, quando o cilindro de gás for resfriado a 8ºC?
86
105
280
300
321
À temperatura de 298K, um gás ideal monoatômico expande-se isotérmica e reversivelmente de 3 x 104 Pa para 1,5 x 103 Pa, com uma quantidade de calor da ordem de 9,5 x 105 J sendo absorvida durante o processo. A quantidade de matéria deste gás envolvida no processo é de, aproximadamente,
Dados: R = 8,3 J mol–1 K –1
Adote: ln 20 = 3
Q = W = n.R.T. ln (V2/
100.
128.
256.
380.
420.
Na química existem alguns tipos de transformações químicas, uma delas é um agente promotor de transformações cotidianas. Abaixo citam-se uns exemplos:
Ao riscar-se um fósforo ou um isqueiro, ou mesmo na explosão de uma dinamite.
Qual tipo de ação necessária para que ocorram essas transformações químicas?
Ação do calor.
Ação mecânica.
Ação da corrente elétrica.
Ação por junção de substâncias.
A elaboração de representações científicas é muito importante para organizar observações e conclusões resultantes do trabalho de pesquisa dos cientistas. Na Química, um dos mais emblemáticos exemplos dessa prática são os modelos atômicos. Cada um reúne a contribuição de diversos estudiosos, apesar de geralmente ser atribuído a apenas um deles. Nas alternativas abaixo, são apresentados alguns dos modelos atômicos (por meio da referência nominal aos seus respectivos elaboradores) e os nomes de alguns cientistas cujos trabalhos, citados entre parênteses, contribuíram para a elaboração de alguns desses modelos. Podemos afirmar que a relação entre o modelo atômico e o estudioso cujo trabalho contribuiu para a construção do respectivo modelo está corretamente apresentada na alternativa:
Modelo de Dalton – Plücker (comprovação da existência dos raios catódicos)
Modelo de Thomson – Becquerel (observação do fenômeno da radioatividade)
Modelo de Rutherford – Heisenberg (Princípio da Incerteza)
Modelo de Böhr – Planck (propôs o conceito de quantização da energia)
Modelo de Sommerfeld – Chadwick (descoberta da partícula nêutron)
Na figura a seguir é esboçado o gráfico do fator de compressibilidade dos gases genéricos A e B, em função da pressão, sob temperatura ambiente.

Pressão (atm)
Em relação ao gás A, sob temperatura ambiente e na faixa de pressões mostrada, o gás B apresenta
maior facilidade de liquefação.
maior dificuldade para expandir.
comportamento mais próximo do modelo ideal.
menor dependência das interações atrativas em seu comportamento.
menor influência dos efeitos de tamanho finito em sua contração.
As chuvas são, naturalmente, ácidas pela presença de dióxido de carbono na atmosfera. A queima de carvão e de combustíveis fósseis pode aumentar a concentração de óxidos de enxofre e de nitrogênio, sendo a maior causa da diminuição do pH da chuva para um valor prejudicial ao meio ambiente, às superfícies metálicas e aos monumentos históricos. Devido à diminuição da acidez natural das chuvas, é INCORRETO afirmar que ocorre a reação química representada pela seguinte equação:
SO2 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq).
CO2 (g) + H2O (l) → H2CO3 (aq).
H2SO4 (aq) + Fe (s) → Fe(NO3)2 (aq) + H2 (g).
2 NO2 (g) + H2O (l) → HNO3 (aq)+ HNO2 (aq).