Questões de Concurso sobre Ferramentas de Diagnóstico

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
190 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O diagrama que tem a forma de uma espinha de peixe e que tem por finalidade organizar o raciocínio e a discussão sobre a causa de um problema denomina-se


A
Diagrama de Pareto.

B
Diagrama de Ishikawa.

C
Mapa mental.

D
Arvore de decisão.

E
Diagrama de Rubinstein.

O documento inicial preparado pela área de recursos humanos para o treinamento (LNT) – que se constitui em um diagnóstico do que é necessário, para quem, quando e onde – tem como base dois tipos de indicadores: indicadores a priori (aquilo que mostrou a necessidade do treinamento) e indicadores a posteriori (aquilo que persiste porque a necessidade não foi atendida).

Assinale a alternativa que contém um exemplo de indicador a priori.


A

Produtividade baixa.


B

Conflitos na comunicação.


C

Crescentes despesas de manutenção de equipamentos e máquinas.


D

Alteração do maquinário e dos equipamentos.


E

Número inadequado de acidentes do trabalho.

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados. Os sistemas de produção são agrupados em diferentes categorias. Como é denominado o sistema onde a produção é feita em lotes e terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas?


A

Sistema de produção contínuo.


B

Sistema de produção para grandes projetos.


C

Sistema de produção intermitente.


D

Nenhuma das alternativas.

O Business Modell Canvas NÃO é...


A

Uma ferramenta para gerenciamento estratégico de um negócio.


B

Uma ferramenta que ajuda a identificar o que agrega valor ao cliente.


C

Se propõe a entregar apenas protótipos não-funcionais do produto/serviço.


D

Uma ferramenta para se identificar o ponto de equilíbrio de um empreendimento.


E

Uma ferramenta que faz uso de um quadro resumo que abrange as principais áreas de um negócio.

Pode-se afirmar que um parque tecnológico é um(a):


A

espaço de coworking.


B

lugar de empresas no início de suas atividades.


C

lugar onde apenas empresas de TI podem ser instaladas.


D

concentração de empresas numa região com grande potencial de colaboração.


E

ambiente onde empresas nascentes podem ter apoio por um período para se desenvolver a alcançar autonomia.

Os serviços têm características que lhe são peculiares, pela sua própria natureza, como, por exemplo:


I- perecibilidade;

II- separabilidade;

III- variabilidade.


É(São) correta(s):


A

as afirmativas I e II.


B

as afirmativas I e III.


C

as afirmativas II e III.


D

a afirmativa III.

Assinale a opção que apresenta a ferramenta de qualidade que tem como objetivo identificar as relações entre causas e efeitos na busca de explicações e caminhos para resolver os problemas.


A

Matriz GUT.


B

Diagrama de Ishikawa.


C

Histograma.


D

Fluxograma.


E

Diagrama de Pareto.

Uma das funções administrativas é o planejamento. Analise as alternativas abaixo e identifique as etapas que compõe o planejamento estratégico de uma organização:


A

Desenvolvimento do produto, compra dos insumos e definição da estratégia de vendas.


B

Análise do produto, análise dos fornecedores e análise do mercado.


C

Verificação da situação financeira da empresa, verificação das possibilidades de financiamento, compra dos insumos, campanha de marketing e definição da logística de distribuição.


D

Análise dos cenários, análise do ambiente interno, definição de estratégias, definição do modelo de negócios, definição de indicadores e monitoramento.


E

Desenvolvimento do produto, captação de fornecedores, contratação da agência de propaganda, formação da equipe de vendas e montagem da cadeia de distribuição.

Dentre os critérios que definem um MVP, não se pode afirmar que:


A

Se propõe a entregar apenas protótipos não-funcionais do produto/serviço.


B

Se propõe a entregar o produto/serviço com as funcionalidades essenciais.


C

O MVP atende plenamente aos desejos do cliente.


D

Não leva em conta a necessidade do cliente.


E

Não é necessário em negócios emergentes.

Sobre o Diagnóstico Organizacional, considere as assertivas abaixo:

(I) É de fundamental importância para que a empresa identifique suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;

(II) Pode ocorrer por pesquisa-diagnóstico, estando ligada ao clima organizacional, podendo ter abordagem geral ou ser focado em uma área ou questão específica da organização;

(III) Dá suporte a intervenções da organização, para intervir no cenário através das pessoas, utilizando e aperfeiçoando continuamente seus processos e melhorando as entregas de resultado;


É VERDADEIRO o que se lê nas assertivas:


A

I e II


B

II, apenas


C

I e III


D

I, apenas


E

I, II e III.

SaaS é...


A

sistema offline.


B

sistema inteligente.


C

sistema não comercializado.


D

sistema comercializado como produto.


E

sistema comercializado como um serviço.

As falhas ocorrem em operações por diversas razões, algumas são resultadas direto dos bens ou serviços fornecidos para a produção, o método mais comum para melhorar a confiança da produção é fazer a manutenção das instalações físicas de forma planejada e sistemática. Como é denominada a manutenção que tem como objetivo monitorar, minuciosamente, as instalações para tentar predizer quando a parada pode ocorrer e antecipá-la por meio dos reparos na instalação?


A

Manutenção Corretiva.


B

Manutenção Sistemática.


C

Manutenção Preventiva.


D

Nenhuma das alternativas.

Uma fábrica de pneus, ao utilizar a ferramenta conhecida por Carta de Controle, constata que alguns de seus produtos ultrapassaram o limite superior de controle.

Ao perceber esse fato, o responsável técnico pela verificação decide ir até o seu supervisor e o informa que a ação a ser realizada, com base na informação obtida, é a de:


A
descobrir o motivo desse resultado para replicar nos outros produtos que ficaram abaixo do limite superior;

B
descobrir o motivo desse resultado e buscar fazer com que os produtos voltem a ficar abaixo do limite superior;

C
não fazer nada, visto que só haveria problema se os produtos ultrapassassem o limite inferior;

D
não fazer nada, visto que só haveria problema se a média ultrapassasse um dos limites;

E
não fazer nada, visto que só haveria problema se a mediana ultrapassasse um dos limites.

De acordo com Silva (2010, s/p),


Partindo da premissa de que o papel da função produção é dito como a produção de serviços e bens demandados pelos consumidores, esse conceito está intimamente ligado em como a contribuição desta função pode justificar a sua existência dentro de uma empresa e, consequentemente, avaliar sua competitividade frente a seus concorrentes.

Suponha que em seu primeiro estudo técnico a gerência de produção de uma empresa tenha elaborado um relatório que apresentou diversas inconsistências que foram aqui resumidas em três sentenças.

Considere o que propõe Silva (2010) e avalie as afirmações.

I. O setor de produção é fundamental para a elaboração da estratégia da organização como um todo.

II. Parte dos recursos estratégicos destinados ao setor deve estar alinhada com o propósito estratégico.

III. O setor de produção é absolutamente responsável pela consecução da estratégia da empresa e de avaliá-la.

Está correto apenas o que se afirma em


A

II.


B

III.


C

I e II.


D

I e III.

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) para as afirmativas abaixo, considerando os conceitos relacionados às ferramentas de gerenciamento apresentados por Marshall Junior (2010), assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.


( ) Matriz de Priorização é uma ferramenta de priorização de ações ou objetivos baseados na utilização de critérios e pesos devidamente conhecidos.

( ) Diagrama de Matriz permite a associação das informações ou ações envolvidas em uma determinada análise ou plano, de forma intuitiva ou a partir de certas premissas estabelecidas, visando estruturar abordagens diferenciadas ou focadas nos agrupamentos gerados por afinidade.

(.) Técnica do Grupo Nominal é uma ferramenta para classificar e ordenar ações, atividades ou ideias, de modo a reduzir o conjunto de opções, com foco naquelas que são essenciais, segundo a percepção do grupo.

( ) Diagrama de flechas é uma forma de representação do fluxo de atividades ou tarefas de um projeto, por meio de flechas, na qual a rede obtida (ou grafo) apresenta as sequências das tarefas e suas interdependências, assim como os caminhos críticos e as folgas existentes.



A

(V) (F) (F) (F)


B

(V) (F) (V) (V)


C

(F) (F) (F) (V)


D

(V) (F) (F) (V)


E

(F) (V) (V) (V)

Diversas empresas têm promovido estratégias para melhor gestão de suas operações.

Uma dessas estratégias é a de modularização, adotada majoritariamente no(s) seguinte(s) ponto(s) da cadeia produtiva:


A

no produtor de matéria-prima


B

no cliente final


C

na empresa focal


D

em elos a jusante


E

em elos a montante

A administração da produção procura responder às perguntas a respeito do que fazer, como fazer e quando fazer. Assinale a alternativa que apresenta, nessa ordem, as subfunções da administração da produção


A

Engenharia de materiais, engenharia de fábrica e engenharia de operações.


B

Engenharia do produto, engenharia de processo e engenharia de produção.


C

Engenharia de mercado, engenharia de cargos e engenharia de pessoas.


D

Engenharia de consumo, engenharia de função e engenharia de tempo.


E

Engenharia de inputs, engenharia de sistemas e engenharia de outputs.

A qualidade real cai abaixo do nível do serviço adequado esperado pelos clientes quando ocorre um gap (lacuna de qualidade) entre o desempenho do fornecedor de serviços e as expectativas do cliente. Quanto ao tema lacuna de qualidade, assinale a alternativa correta.


A

A lacuna no conhecimento ocorre quando há diferença entre as percepções da organização acerca das expectativas do cliente e dos padrões de qualidade estabelecidos para a entrega.


B

A lacuna na interpretação é a diferença entre aquilo que a área de propaganda e vendas julga que são as características do nível de qualidade de serviço e aquilo que a organização efetivamente entrega.


C

A lacuna na entrega representa a diferença entre os padrões de entrega especificados e o desempenho real do fornecedor de serviços.


D

A lacuna nas percepções representa a diferença entre o que os clientes esperam receber e o que é realmente entregue.


E

A lacuna nos padrões é a diferença entre aquilo que é realmente entregue e aquilo que os clientes percebem ter recebido.

No processo decisório, a fase que consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências é conhecida como:


A

geração de alternativas


B

identificação do problema.


C

diagnóstico.


D

escolha da alternativa.


E

avaliação da decisão.

Saiba que a principal estratégia para a realização do treinamento é a estrutura preparada e desenvolvida pela organização, pois este processo deve estar equilibrado em uma linha de realizações. É um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas. Que etapas são estas?


A

Mapeamento, descritivo, implementação e prognóstico.


B

Diagnóstico, desenho, desenvolvimento e avaliação.


C

Mapeamento, desenho, implementação e prognóstico.


D

Diagnóstico, roteiro, desenvolvimento e avaliação.


E

Diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

   
Gerar simulado