Questões de Concurso sobre Manualização

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
256 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A administração surge da necessidade de se gerir as organizações e pode ser definida como um processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização e a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.


C
Certo

E
Errado

Na gestão por processos, aqueles que incluem as ações de medição e ajuste do desempenho das organizações, sendo subdivididos em direcionamento, monitoração e de negociação, são chamados de:


A
Processos organizacionais.

B
Processos gerenciais.

C
Processos operacionais.

D
Processos finalísticos.

A gestão por processos difere da gestão tradicional por funções em diversos pontos. NÃO é uma característica da gestão por processos:


A

estarem os recursos humanos e materiais preparados e agrupados para produzir um trabalho completo


B

fluírem as informações dentro dos próprios processos, de forma transversal à estrutura funcional hierárquica tradicional


C

ser determinada por especialização de trabalho; predominam as relações de subordinação hierárquica e os métodos de trabalho fragmentado


D

ser uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio

A reengenharia, proposta, na década de 1990, por Michael Hammer e James Champy, consiste no redesenho radical dos processos de trabalho, em busca de melhorias drásticas.


C
Certo

E
Errado

Macroprocesso é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, cuja operação tem impactos significativos nas demais funções.


C
Certo

E
Errado

A gestão por processos atua somente no nível operacional da organização. Por essa razão, não há a necessidade de se promover alterações nos níveis mais elevados da estrutura organizacional.


C
Certo

E
Errado

Um processo do tipo primário não possui entregas diretas para os clientes; suas entregas são para outros processos da organização.


C
Certo

E
Errado

Em função da interdependência existente entre os diversos processos de uma organização, é correto dizer que não existe uma hierarquia entre eles.


C
Certo

E
Errado

Na gestão de processos o analista de gestão pública deverá levar em consideração:


A

a exigência de ter um resultado único.


B

que os processos são elaborados progressivamente.


C

que os processos são temporários.


D

que os processos precisam gerar resultados regularmente.


E

que as empresas públicas dão mais valor às variáveis externas, adquirindo vantagens competitivas.

Os processos de suporte têm a função de oferecer reforço ou apoio aos processos primários, colaborando com sua boa realização, ou a outros processos de suporte, agregando valor, de forma direta, aos clientes.


C
Certo

E
Errado

No BPMN, o fluxo padrão representa o caminho padrão a ser seguido caso todas as outras condições retornem falso.


C
Certo

E
Errado

Aspectos do desempenho de operações podem ser melhorados à medida que se utiliza algumas técnicas com esse fim. A seguir, são listadas técnicas de melhoramento.

1. Segundo esta técnica, para alcançar oportunidades de melhoramento é preciso entender em que contexto se dá a operação “entrada -> processo -> saída”: identificar entradas e saídas; identificar origens de entradas e destinações de saída; esclarecer requisitos de consumidores internos servidos pelas saídas do processo e esclarecer as necessidades.

2. Esta técnica favorece a compreensão detalhada das partes do processo onde algum fluxo ocorre; além disso, solicita que os tomadores de decisão identifiquem cada estágio no fluxo por meio de um símbolo de ação ou questão/decisão.

3. Método rápido para identificar se há conexão entre dois conjuntos de dados, podendo quantificar o quanto é forte o relacionamento entre os conjuntos. Este gráfico, entretanto, identifica o relacionamento; não necessariamente a existência de relação de causa-efeito.

4. Método particularmente efetivo para a pesquisa de raízes dos problemas; através de perguntas – o que, como, onde, por que - e respostas explícitas, pode ser utilizado para identificar áreas onde são necessárias maiores informações.

5. Diagrama utilizado para distinguir entre questões pouco ou muito triviais. Envolve classificar as informações nos tipos de problema ou suas causas por ordem de importância.

Escolha a alternativa com a identificação das técnicas de melhoramento ordenadas de 1 a 5:


A

Análise de entrada e saída, Fluxograma, Diagrama de relacionamento, Diagrama de causa e efeito e Diagrama de Pareto.


B

Fluxograma, Análise de entrada e saída, Diagrama de relacionamento, Diagrama de Pareto e Diagrama de causa e efeito.


C

Fluxograma, Diagrama de relacionamento, Diagrama de Pareto, Diagrama de causa e efeito e Análise de entrada e saída.


D

Análise de entrada e saída, Diagrama de relacionamento, Diagrama de causa e efeito, Diagrama de Pareto e Fluxograma.


E

Análise de entrada e saída, Fluxograma, Diagrama de causa e efeito, Diagrama de Pareto e Diagrama de relacionamento.

Total Productive Maintenance (TPM), traduzido como Manutenção Produtiva Total, é um sistema de manutenção e melhoria da integridade dos sistemas de produção, com o propósito de promover segurança e qualidade de máquinas, equipamentos, processos e funcionários. O objetivo da TPM é manter todos os equipamentos nas melhores condições de funcionamento para evitar quebras e atrasos nos processos de fabricação. Em relação à TPM, qual das alternativas abaixo é INCORRETA?


A

A TPM reforça que treinamento e educação de colaboradores preenchem eventuais lacunas pela falta de conhecimento para alcançar os objetivos da TPM.


B

A TPM tem como um de seus pilares a “Manutenção Autônoma”, que consiste em treinar e capacitar os operadores para que eles se envolvam nas rotinas de manutenção e nas atividades de melhorias voltadas a prevenir a deterioração do maquinário.


C

A TPM é um método utilizado para substituir técnicos de manutenção por operadores polivalentes, otimizando a força de trabalho e reduzindo custos.


D

A TPM tem como um de seus pilares as “Melhorias Dirigidas”, que são voltadas à intervenção no processo produtivo, com o objetivo de aumentar a efetividade da instalação.


E

“Manutenção Planejada” são rotinas de manutenção preventiva baseada em taxas de falha.

A literatura de gestão de processos consolidou alguns princípios que devem ser observados no desenho de processos. Em relação a esses princípios, julgue os itens a seguir.


I Do princípio das interações entre clientes decorre que a percepção de qualidade e satisfação por parte dos clientes se dá pela soma dos momentos de verdade (moments of truth).

II Do princípio da redução de handoffs decorre que, ao projetar o novo processo, o profissional deve buscar minimizar o tempo de realização desse tipo de atividade.

III Do princípio “automatize e, então, redesenhe” decorre a orientação para utilização de ferramentas do tipo BPMS (business process management systems).


Assinale a opção correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item III está certo.


C

Apenas os itens I e II estão certos.


D

Apenas os itens II e III estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

A respeito da gestão de processos, analise as afirmativas a seguir:

I. Gestão de processo é um conjunto de práticas que tem o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição.

II. A normatização é considerada a primeira etapa da melhoria de processos. Nesta fase, elaboram-se as normas e fluxos, bem como a documentação de apoio.

III. Um dos objetivos da gestão de processos é conhecer e mapear os processos organizacionais desenvolvidos e disponibilizar as informações sobre eles, promovendo a sua uniformização e descrição em manuais.

Assinale


A

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.


B

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.


C

se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.


D

se todas as afirmativas estiverem corretas.


E

se nenhuma afirmativa estiver correta.

Assinale a alternativa que indica a ferramenta de mapeamento de processo que consiste em uma representação gráfica dos fatores de um processo (entradas, saídas, método, medição, competências, infraestrutura) dispostos em quadros que circulam o processo.


A

Mapa de Relacionamentos.


B

Fluxograma.


C

Diagrama de Tartaruga.


D

Tabela Descritiva.


E

Matriz SIPOC.

Os processos organizam as rotinas, as tarefas e as atividades das organizações.


Associe as naturezas de processos às suas respectivas definições:

Natureza

1- Administrativa

2- De gestão

3- De clientes

Definição

( ) Aquela que se encontra voltada para a oferta de bens ou serviços contratados por clientes externos.

( ) Aquela voltada para a tomada de decisões e que direciona a operação da organização.

( ) É essencial para as operações, apesar de não estar diretamente ligada ao produto ou serviço final.

A sequência correta dessa associação é


A

1, 2, 3.


B

3, 1, 2.


C

3, 2, 1.


D

2, 1, 3.


E

2, 3, 1.

Uma das ferramentas utilizadas na análise de oportunidades de melhoria é a estratificação, que consiste no desdobramento de dados, em categorias e grupos, para determinar sua composição.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado