Questões de Concurso sobre Dança

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.029 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com esse documento, cada tipo de conteúdo da área de artes deverá ser ensinado em três eixos da experiência de aprendizagem significativa dos alunos. Nesse sentido, esses eixos consistem nas experiências do:


A

fazer, apreciar e contextualizar


B

fazer, apreciar e reproduzir conhecimentos


C

dominar técnicas artísticas, gerenciar curadorias e contextualizar


D

dominar técnicas artísticas, gerenciar curadorias e reproduzir conhecimentos

A pesquisadora Ana Mae Barbosa, pioneira no estudo sobre arte-educação no Brasil, estabeleceu, em seus estudos, a proposta triangular para pensar possibilidades pedagógicas para a arte e para a produção de conhecimento em arte. Essa proposta aborda a contextualização histórica, bem como:


A

fazer artístico e apreciação artística


B

pensar artístico e apreciação artística


C

fazer artístico e compreensão artística


D

pensar artístico e compreensão artística

Ao se ensinar o torém em determinada escola, o professor deverá:


A

ensinar a marcação do xote.


B

definir duplas para a composição sonora.


C

definir trios para a composição sonora.


D

estudar e simular os movimentos dos macacos e da cutia.


E

separar os personagens mais importantes, tais como cutia, cacique e morcegos.

Leia o fragmento a seguir.

Qualidade de movimento que se refere às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se: passivo, ativo, leve, transferência, contrapeso e suas graduações, entre outros.

O texto se refere ao elemento estruturante da dança conhecido como


A
peso.

B
tempo.

C
fluência.

D
espaço.

E
direção.
Ano: 2019
Prova: EPBAZI - Prefeitura - Professor de Artes - 2019

Tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios: Segundo PCN: Assinale a alternativa incorreta:


A

Conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno.


B

Valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade.


C

Especificidades do conhecimento e da ação artística.


D

O conjunto de conteúdos científicos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem do aluno culturalmente.

Caracterizada como blocos de pessoas fantasiadas de índios que se apresentam principalmente no Carnaval pernambucano. Para simbolizar a combatividade indígena, dançam munidos de um instrumento musical de percussão chamado preaca, um tipo de arco e flecha que serve para fazer a marcação rítmica. Essa descrição, apresentada por Coll & Teberosky (2004), define a dança


A

Caiapó.


B

Capoeira.


C

Bumba-meu-boi.


D

Carimbó.


E

Cabocolinhos.

Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de danças de salão importadas da Europa, introduzidas no Brasil desde o final da primeira metade do século XIX, e que se tornaram comuns nas diversões da elite brasileira da época.


A

Polka, valsa, dobrado, schottisch e modinha.


B

Quadrilha, polka, valsa, schottisch e mazurka.


C

Quadrilha, modinha, valsa, schottisch e choro.


D

Quadrilha, polka, fandango, dobrado e choro.

A dança contemporânea surgida no final da década de 1950, traz como proposições técnicas e estéticas:


A

um diálogo com várias práticas corporais e linguagens artísticas híbridas, potencializando a improvisação criativa.


B

a separação dos bailarinos por níveis de habilidade e experiência.


C

o afastamento da arte da dança em relação ao cotidiano.


D

o não favorecimento da singularidade do intérprete e de seu potencial de movimento.


E

a padronização estética dos movimentos.

A respeito do Balé “O Lago dos Cisnes” é correto afirmar que é um balé em:



A

3 atos com música de Tchaikowsky, com coreografia de Marius Petipa e que teve sua primeira montagem na França.


B

4 atos com música de Tchaikowsky, coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov e que teve sua primeira montagem na Rússia.



C

4 atos com música de Minkus, coreografia de Lev Ivanov e que teve sua primeira montagem na Rússia.


D

3 atos com música de Sergei Prokofiev, coreografia de Kenneth Mac Millan e que teve sua primeira montagem na Inglaterra.



E

2 atos com música de Ludwig van Beethoven, com coreografia de Marius Petipa e que teve sua primeira montagem na Itália.

Sobre os diferentes estilos de dança, relacione as opções indicadas.


I. A parte do corpo que é principalmente exibida é o quadril. A barriga é também envolvida enquanto se dança. A dança se tornou popular no Ocidente durante o movimento romântico no Séc. XVIII e Séc. XIX. A origem apresenta controvérsia. Costuma-se atribuir origem para rituais de fertilidade com localização no Egito.

II. Este estilo exige um casal, mas é possível coreografar com a linha de dança, qualquer padrão não é necessário. Ela é popular na América Latina e globalmente.

III. Esta dança se originou na Itália no século quinze. A dança se desenvolveu na Rússia e França e é principalmente executada em concertos. Ela é complicada, não pode ser executada sem a prática adequada.

IV. Ao se movimentar, deve-se balançar o corpo em determinado ritmo. Os quadris e a cintura são usados para conduzir os pés no ritmo da música. A dança tem existido por mais de mil anos na cultura chinesa.

V. Por bater o sapato, isso é o que caracteriza a dança. Há sapatos especiais particularmente produzidos para tal. Os sapatos feitos com placa de metal, e esta colocada no calcanhar e na ponta do sapato. A placa é fixada para contribuir em tornar o som mais alto.


Identifique a assertiva correta.


A

I - Yangko; II - Tango; III - Kathak; IV - Dança do ventre; V - Balé.


B

I - Kathak; II - Balé; III - Hip hop; IV - Zumba; V - Sapateado.


C

I - Dança do ventre; II - Salsa; III - Balé; IV - Yangko; V -Sapateado.


D

I - Dança do ventre; II - Salsa; III - Kpop; IV - Breakdance; V - Sapateado.

A bailarina Eros Volúsia (1914-2004) tornou-se referência nacional no campo da dança, nos anos 1930-40, ao propor a união entre o balé clássico e os ritmos do folclore brasileiro.

Imagem associada para resolução da questão

Com base na imagem, assinale a afirmativa que descreve corretamente o caráter inovador de sua dança.


A
O privilégio da postura corporal vertical.

B
O uso de sapatilhas de ponta.

C
O repertório convencional de movimentos.

D
Os temas clássicos da coreografia.

E
O cruzamento da dança de palco com a cultura popular.

Dançar, dançar, dançar... Basta querer, é só começar! A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.


(Pujade-Renaud, C. Linguagem do silêncio: expressão Corporal. São Paulo: Ed. Summus,1982).


No contexto da história da dança, indique qual alternativa é INCORRETA.


A

Dança moderna: a dança moderna é uma negação da formalidade do balé. Os bailarinos trabalham mais livres, porém não rompem completamente com a estrutura do balé clássico. Os movimentos corporais são muito explorados e solos de improvisação são frequentes.


B

Dança contemporânea: A dança contemporânea surgiu na década de 1960 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Os movimentos rompem com os movimentos clássicos e os movimentos da dança moderna, modifica o espaço, usando não só o palco como local de referência.


C

Danças milenares: como exemplo de danças milenares pode-se citar a dança no antigo Egito, na Grécia, em Roma e a expansão do balé especialmente na França no Séc. XVI durante o renascimento com renovação a partir do Séc. XIX com Isadora Duncan.


D

Dança primitiva: nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança. A dança era realizada principalmente pelas mulheres, surgindo modelos de parto a partir dessa arte.

Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização.


(Débora Barreto. Dança... Ensino, Sentido e Possibilidades na Escola, 163 p., Ed. Autores Associados).


I. É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo de estudantes e quebrar a timidez.

II. A dança pode ser desenvolvida com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de artes e de educação física.

III. A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço.


Em relação à dança na escola, assinale a assertiva correta.


A

As assertivas I, II e III são incorretas.


B

As assertivas I, II e III estão corretas.


C

Apenas a assertiva III é correta.


D

Apenas as assertivas I e II são corretas.

Como se sabe, na complexa sociedade brasileira há culturas distintas e variadas realidades sociais. No que se refere ao pensamento de Isabel Marques, o ponto de partida para o ensino da dança na escola deve ser:


A

o contexto cultural dos alunos.


B

a condição socioeconômica dos alunos.


C

a espontaneidade dos alunos.


D

o conjunto das técnicas escolares.


E

o folclore nordestino.

Domingues (1997, p. 29) preconiza que o homem passa do estado das cavernas às videoconferências, à telepresença, à robótica, à realidade virtual, chegando à arquitetura do ciberespaço, aos menus eletrônicos, aos websites. No século XXI, as tecnologias interativas estão cada vez mais acessíveis. Siqueira (2006, p. 211) corrobora com Domingues, quando afirma que “um corpo de um dançarino ou bailarino do início do século XXI é diferente de outro dos anos de 1959 ou ainda é diferente de um terceiro do século XIX”.


Considerando as marcas que inauguram o século XXI, segundo Siqueira (2006), analise as afirmativas a seguir.


I. Se a cultura recebe diferentes influências e se há um novo contexto, novas tecnologias e técnicas, o corpo que dança – e que está inserido nessa cultura – se tornou um corpo diferente também.

II. Tanto no plano da arte como no plano da cultura, há contaminações, contágios, misturas, hibridismos em um movimento contínuo. O corpo que dança – e que está inserido nessa cultura – se tornou mais forte e tecnicamente melhor.

III. O trabalho muscular, o treinamento, as próteses, o silicone, a alimentação, as cirurgias plásticas, os hábitos e os costumes promovem modificações aparentes no corpo. Nesse sentido, o uso de técnicas do balé clássico pode fazer parte da mistura e do hibridismo da dança contemporânea.


Estão corretas as afirmativas


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.

“Além da dança, há outros momentos que, em conexão com a prática musical, fazem parte da corporalidade” (PINTO, 2001, p. 234). Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.


A

Tocar um instrumento é uma dessas ações basicamente corporais


B

Para não desafinar, quem toca um instrumento precisa de disciplina e movimentos estáticos, lineares e repetitivos


C

Os instrumentos podem ser vistos como uma extensão do corpo humano, pois o domínio da técnica instrumental requer de seus mestres verdadeiras façanhas


D

Um aspecto essencial da corporalidade é que ela depende, em grande parte, da música e da dança

Vários teóricos refletiram sobre a relação entre motricidade e atividade mental nos processos de aprendizagem. A esse respeito, associe os teóricos às suas respectivas concepções.

1. Jean Piaget

2. David Ausubel

3. Henri Wallon

4. Lev Vygotsky

( ) Em sua proposta de aprendizagem significativa, valoriza a trajetória do aluno fora da escola, pois aprender é ampliar e reconfigurar ideias já existentes.

( ) Em seus estudos, o jogo simbólico é um meio que a criança possui para dar sentido à realidade e é a fonte de formação da zona de desenvolvimento proximal.

( ) Em sua teoria do desenvolvimento humano, distingue vários domínios funcionais entre os quais afetividade, ato motor e conhecimento.

( ) Em suas pesquisas, identificou fases de desenvolvimento, como a sensório-motora, a pré-operatória, a operatória concreta e a operatória formal.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.


A
1, 3, 2 e 4.

B
1, 4, 2 e 3

C
4, 2, 3 e 1.

D
2, 4, 3 e 1.

E
4, 3, 2 e 1.

A prática de atividades, mediante os efeitos produzidos pelo exercício físico, pelo jogo ou por habilidades motoras, tem efeito inconteste em várias áreas do desenvolvimento humano, como, por exemplo, o desenvolvimento perceptivo-motor, que


A

envolve a imagem corporal e a estruturação espaçotemporal.


B

associa práticas posturais à estrutura ósseo-muscular.


C

determina o ajustamento social e a estabilidade emocional.


D

implica controle de apreensão de objetos no ambiente.


E

fortalece as competências cognitivas na escola e na família.

Imagem associada para resolução da questão

A respeito do sistema de ensino para o balé clássico criado pela bailarina russa Agrippina Vaganova (1879-1951), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Consiste na decomposição de cada passo da tradição acadêmica em seus elementos técnicos singulares, para criar um sistema de exercícios caracterizado por sua crescente complexidade.

( ) No plano físico, o método desenvolve o trabalho harmonioso de todas as partes do corpo durante cada postura e movimento, dando atenção aos menores detalhes.

( ) No plano psicológico, o método defende uma abordagem consciente do dançarino, mediante o autocontrole do próprio corpo e a ênfase na qualidade dos exercícios.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,


A
V - F - F.

B
V - F - V.

C
F - V - V.

D
F - V - F.

E
V - V - V.
Ano: 2019
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Professor Substituto - Área: Artes - 2019

No ensino da dança o professor, para aperfeiçoamento das habilidades básicas do corpo, deve introduzir elementos gerando propostas para que as relações se estabeleçam nos corpos ao dançar. Assim, os conteúdos específicos da dança devem envolver as habilidades de movimento com princípios estéticos, em que os alunos podem relacionar e criar significados próprios em suas danças. Conforme afirma Rudolf Laban em sua perspectiva sobre a dança na contemporaneidade, não só para a valorização da técnica, mas também para a ligação da expressão poética e a diversidade cultural. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as relações que se estabelecem nos corpos ao dançar.


A

Forma, altura e ritmo.


B

Percepção, sensação e sinestesia.


C

Ritmo, espaço e altura.


D

Forma, volume e sensação.

   
Gerar simulado