

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A sustação cautelar de procedimento licitatório pelo tribunal de contas, antes da prolação da decisão de mérito, é exemplo de controle prévio e legítimo, fundamentado no poder geral de cautela inerente às funções constitucionais dos tribunais de contas.
Certo
Errado
Na área pública, o controle interno tem o objetivo de ser, simultaneamente, um mecanismo de auxílio ao administrador público e um instrumento de proteção e defesa do cidadão. O controle contribui para que os objetivos da organização pública sejam alcançados e que as ações sejam conduzidas de forma econômica, eficiente e eficaz, resultando na salvaguarda dos recursos públicos contra o desperdício, o abuso, os erros, as fraudes e as irregularidades.
Considerando as formas de controle interno, pode-se afirmar que o disposto no artigo 60 da Lei nº 4.320/64: É vedada a realização de despesa sem prévio empenho, constitui-se em um exemplo de controle:
concomitante.
corretivo.
posterior.
prévio.
A importância da avaliação de riscos reside no fato de que ela permite que a gestão antecipe e mitigue proativamente os obstáculos aos objetivos organizacionais, garantindo a sustentabilidade do negócio.
Certo
Errado
Os tipos e as técnicas de controle interno atuam em tempos e formas diferentes, mas voltados para resultados comuns, visando assegurar a conformidade da atividade a determinadas regras ou normas. A partir disso, analise os itens a seguir:
I. O controle prévio é aquele que acompanha a realização do ato, para verificar a regularidade de sua formação e utiliza a técnica da contabilidade.
II. O controle concomitante é o que antecede a conclusão ou operatividade do ato e utiliza a técnica da fiscalização.
III. O controle subsequente é o que se efetiva após a conclusão do ato praticado, visando corrigir eventuais defeitos e utiliza a técnica da auditoria.
Está correto o que se afirma:
Apenas no item III.
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens II e III.
Em nenhum dos itens.
As atividades de controle, apesar de custosas, não estão suscetíveis a redundâncias, burocracia ou conluio.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Uma instituição de pesquisa está reformulando seus mecanismos de controle. Analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O controle prévio em projetos científicos deve focar na viabilidade técnica e conformidade ética, sem restringir a criatividade científica.
(__)O controle concomitante deve utilizar dashboards que integrem métricas administrativas e científicas em tempo real.
(__)O controle posterior deve avaliar não apenas resultados imediatos, mas também impacto científico de longo prazo.
É correto o que se afirma em:
F − F − V.
V − V − V.
F − V − F.
V − F − V.
V − F − F.
O controle da Administração Pública pode ser classificado quanto ao momento em que é exercido: prévio, concomitante ou posterior. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo típico de controle prévio (preventivo).
O julgamento das contas do Prefeito pela Câmara Municipal após o encerramento do exercício financeiro.
A exigência de edital de licitação e a verificação de conformidade legal antes da assinatura de um contrato administrativo.
A análise das demonstrações contábeis do ano anterior para publicação do balanço geral.
A aplicação de multa a um servidor público após a conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
A auditoria realizada pelo Tribunal de Contas nas obras já concluídas para verificar a qualidade do material utilizado.
Acerca do controle da administração pública e do controle externo no Brasil, assinale a opção correta.
A Constituição Federal de 1988 autoriza a criação de tribunais de contas municipais mediante alteração na lei orgânica do respectivo município.
É constitucional norma estadual que atribui aos órgãos de controle interno o dever de atuar por determinação do tribunal de contas.
A Constituição Federal de 1988 prevê expressamente o cabimento de recurso ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra decisões proferidas pelos tribunais de contas dos estados (TCEs).
O controle exercido pela administração direta sobre a indireta é denominado controle hierárquico.
Quanto ao momento de sua realização, o controle da administração pública pode ser prévio, concomitante ou posterior.
No que diz respeito aos tipos e às técnicas de controle interno, analisar a sentença.
O controle prévio é o que antecede a conclusão ou operatividade do ato (1ª parte). O controle subsequente é aquele que acompanha a realização do ato, para verificar a regularidade de sua formação (2ª parte). O controle concomitante é o que se efetiva após a conclusão do ato praticado, visando corrigir eventuais defeitos, declarar a sua nulidade ou dar-lhe eficácia (3ª parte).
A sentença está:
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Correta somente em sua 3ª parte.
Totalmente correta.
Suponha que Mário, Auditor de Controle Interno Municipal, tenha identificado falhas na licitação para prestação do serviço de coleta de lixo que redundaram em uma execução subótima, com eventuais atrasos e outras reclamações dos usuários, que culminaram na rescisão unilateral do respectivo contrato.
Nesse caso, o controle exercido é classificado como Controle
Interno, posterior e corretivo.
Parlamentar, concomitante e corretivo.
Externo, posterior e corretivo.
Interno, concomitante e preventivo.
Jurisdicional, prévio e punitivo.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O controle na Administração Pública pode ser classificado quanto ao momento em que é exercido (prévio, concomitante ou posterior). Sobre esta classificação, analise as afirmativas a seguir.
I.O Controle Prévio (ou preventivo) é aquele exercido antes da conclusão do ato, como a análise jurídica de um edital de licitação ou a análise do empenho pela controladoria.
II.O Controle Concomitante (ou simultâneo) é aquele exercido durante a execução do ato, como a fiscalização de um contrato de obra pelo fiscal designado.
III.O Controle Posterior (ou corretivo) é aquele exercido após a conclusão do ato, como a análise das contas anuais pelo Tribunal de Contas (TC) ou a anulação de um ato ilegal (autotutela).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS:
I e III apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
A respeito dos tipos e das técnicas de controle interno, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
O controle ________ tem como objetivo final dar segurança àquele que pratica o ato ou por ele se responsabiliza.
O controle _________ tem como objetivo final avaliar a eficiência e a eficácia das ações administrativas.
O controle __________ tem como objetivo final garantir a execução da ação.
concomitante | prévio | subsequente
prévio | subsequente | concomitante
prévio | concomitante | subsequente
subsequente | prévio | concomitante
Os controles internos podem ser categorizados como prévio, concomitante e sucessivo, a depender do objetivo e do momento em que são aplicados.
Certo
Errado
O controle preventivo é realizado antes que se concretize uma distorção. A segregação de funções, revisões de desempenho, autorizações, limites e alçadas são formas desse tipo de controle.
Certo
Errado
Como o planejamento das atividades de controle prévio, concomitante e posterior pode contribuir para a gestão eficaz de projetos?
O controle prévio permite antecipar possíveis problemas e evitar desperdícios, o concomitante garante o acompanhamento em tempo real das atividades e o posterior possibilita a correção de falhas e o aprendizado para projetos futuros.
O controle prévio é essencial para avaliar o desempenho dos projetos, o concomitante permite a alocação eficiente dos recursos e o posterior é responsável pela definição das metas e objetivos.
O controle prévio visa apenas a aprovação dos projetos, o concomitante foca na supervisão das atividades e o posterior é responsável pelo monitoramento dos resultados.
O controle prévio, concomitante e posterior têm a mesma importância e não há diferenças significativas entre eles na gestão de projetos agronômicos.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Sobre os tipos e as técnicas de controle interno, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
O controle concomitante possui o objetivo final de garantir a execução da ação, utilizando a técnica de _____.
O controle subsequente possui o objetivo final de avaliar a eficiência e a eficácia das ações administrativas, utilizando a técnica de _______.
O controle prévio possui o objetivo final de dar segurança àquele que pratica o ato ou por ele se responsabiliza, utilizando a técnica de _______.
contabilidade | auditoria | fiscalização
auditoria | fiscalização | contabilidade
fiscalização | auditoria | contabilidade
auditoria | contabilidade | fiscalização
O controle na Administração Pública Federal pode ser conceituado como um poder‑dever de vigilância, exercido sobre sua atuação administrativa, por ela mesma ou por outros Poderes (e até mesmo pelos populares). A partir dessa informação, assinale a alternativa correta.
O controle judicial sobre os atos do Poder Executivo geralmente é prévio e incide, na maioria das vezes, sobre os critérios de oportunidade e de conveniência dos atos administrativos.
O controle de legalidade consiste em verificar se um determinado ato foi praticado em conformidade com a lei. Além disso, somente via controle externo ele pode ser exercido.
Diz‑se prévio o controle quando ele é exercido antes do início da prática ou antes da conclusão do ato administrativo, constituindo‑se em um requisito de validade para a produção de seus efeitos.
A sustação pelo Poder Legislativo de atos do Executivo que exorbitem sua função regulamentar constitui um exemplo de controle concomitante.
Pode o Poder Judiciário revogar administrativamente atos emitidos pelos Poderes Executivo e Legislativo.
O controle estatal pode ser interno ou externo, mas não pode acumular as competências para o exercício dos controles prévio, concomitante e posterior.
Certo
Errado
Dadas as afirmativas acerca dos tipos de controle quanto ao momento, l O exame da legalidade dos atos de concessão de aposentadorias pelo poder público refere-se ao controle concomitante.
Il. Exigência de autorização legal, para contratação de operação de crédito, refere-se ao controle prévio.
III. A realização de auditorias e de inspeções, para acompanhamento da execução orçamentária, refere-se ao controle prévio.
IV. O decreto com regras para a execução orçamentária, dirigidas aos órgãos públicos executores do orçamento público, refere-se ao controle prévio.
V. O controle judicial exercido sobre os atos praticados por autoridade pública refere-se ao controle judicial.
verifica-se que estão corretas apenas
II e IV.
I,II e V
I,III e IV.
I,III e IV.
II,IV e V.
Qual das seguintes opções melhor descreve o controle prévio na Administração Pública?
É exercido após a conclusão do ato administrativo.
Ocorre durante a realização do ato administrativo.
É realizado antes do início ou conclusão do ato administrativo.
Refere-se ao controle exercido exclusivamente pelo Poder Judiciário.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.