

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um contrato administrativo deve seguir alguns elementos fundamentais para que esteja de acordo com a legislação brasileira, com EXCEÇÃO a:
Cláusulas exorbitantes: o que diferencia o contrato administrativo com o contrato privado é que o interesse público está acima do interesse particular. Tal prerrogativa é expressa por meio das chamadas cláusulas exorbitantes.
Procedimento legal: a lei estabelece, alguns procedimentos obrigatórios na realização dos contratos variando em função da modalidade adotada. Compreende medidas como autorização legislativa, avaliação, autorização pela autoridade competente, entre outros.
Procedimento legal: exigências feitas pela Constituição Federal, com o objetivo de indicar os recursos orçamentários e licitações e outras medidas como autorização legislativa, avaliação e autorização pela autoridade competente.
Obediência à forma prescrita em lei: as formas dos contratos são essenciais, objetivando o controle da legalidade. É vedado, por exemplo, o contrato que não determina um prazo final para sua vigência.
Mutabilidade: o contrato pode ser alterado unilateralmente. Tanto o Estado quanto a instituição privada que contrata com o Estado, se valerão de diretos imutáveis no que se refere ao objeto e as cláusulas regulamentares.
No que se refere às características do contrato administrativo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Formalidade: é comumente remunerado.
II – Comutatividade: assegura vantagens recíprocas.
III – Onerosidade: o contratado está obrigado a realizar o contrato, não sendo permitido, salvo limites fixados, a subcontratação.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
Em relação aos contratos em que a administração pública figurar como parte, assinale a alterativa correta:
Nos contratos em que a administração pública figurar como usuária de serviço público, aplica-se, no que couber, as cláusulas necessárias aos contratos administrativos.
É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal realizado pelo particular com a Administração.
Os contratos de locação em que a administração pública figurar como locatária serão regidos pelo regime jurídico-administrativo.
Aos contratos administrativos previstos na Lei n. 8.666/93 não se aplicam, de maneira supletiva, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
Não há previsão legal para que o contratado faça a arguição da exceção de contrato não cumprido em face da administração.
No que diz respeito aos contratos administrativos e suas alterações, analise as assertivas abaixo:
I. Os contratos administrativos, de que trata a Lei nº 8.666/1993, regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
II. Caberá à Administração escolher uma das hipóteses de garantia previstas na Lei de Licitações, quais sejam, Seguro Garantia, Fiança Bancária, Caução em Dinheiro ou Títulos da Dívida Pública e informar previamente no edital para ciência do contratado.
III. Reequilíbrio econômico financeiro é o reestabelecimento da relação contratual inicialmente ajustada pelas partes, por conta da ocorrência, por exemplo, de aditivo contratual que aumentou em 25% a quantidade inicial contratada.
IV. O reajuste de preços é a reposição da perda do poder aquisitivo da moeda por meio do emprego de índices de preços prefixados no contrato administrativo.
V. A repactuação, referente a contratos de serviços contínuos, ocorre a partir da variação dos componentes dos custos do contrato, devendo ser demonstrada analiticamente, de acordo com a Planilha de Custos e Formação de Preços.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas II e IV.
Apenas I, III e V.
Apenas I, IV e V.
I, II, III, IV e V.
O Art. 56 da Lei nº 8.666/1993 estabelece que a critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras e define que caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:
I. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública.
II. Seguro-garantia.
III. Fiança bancária.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. Nesse sentido, constituem motivos para rescisão do contrato, EXCETO:
O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos.
O cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos
O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, com justa causa e prévia comunicação à Administração
A subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato
Uma empresa produtora de equipamentos de saúde foi contratada pela Secretaria Estadual de Saúde para fornecer ventiladores pulmonares para o Hospital Estadual. Todavia, dois dias antes de esgotar o prazo de entrega dos equipamentos, a empresa teve os ventiladores requisitados pelo Ministério da Saúde, o que impossibilitou a execução do objeto no prazo contratualmente fixado. Diante de tal situação,
a empresa deve sofrer sanção pelo descumprimento contratual, pois trata-se de caso fortuito, circunstância que deve ser suportada pela contratada.
trata-se de situação extracontratual e imprevista, retardadora do cumprimento da obrigação contratual, justificando a prorrogação do prazo de execução.
a empresa deve receber quitação das suas obrigações contratuais, visto que a natureza hierarquizada e unificada do Sistema Único de Saúde cria situação de solidariedade entre os entes federativos.
trata-se de circunstância de força maior, justificadora de anulação do contrato, visto que o objeto se tornou inexequível.
deve haver revogação unilateral do contrato pela Administração, em razão do perecimento do objeto.
Celebrado o contrato administrativo para prestação de serviço com dedicação de mão de obra, havendo a extinção de encargo trabalhista, a lei prevê que o valor do contrato estará sujeito a
reequilíbrio.
supressão.
revisão.
reajuste.
repactuação.
Acerca dos contratos administrativos, segundo a Lei nº 8.666/1993, assinalar a alternativa correta:
Poderá ser exigido do contratante a prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras, independentemente de previsão no instrumento convocatório.
Sem prejuízos de outras cláusulas, os contratos administrativos devem prever cláusulas que estabeleçam o objeto e seus elementos característicos, o regime de execução ou a forma de fornecimento, os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis, os valores das multas e os casos de rescisão.
Nos contratos cujo objeto seja o aluguel de equipamento e utilização de programas de informática, a duração fica limitada ao prazo de até 60 meses após o início da vigência do contrato.
Na hipótese de ocorrer a rescisão do contrato administrativo pela ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada e impeditiva da execução do contrato, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a devolução de garantia, se prestada, e aos pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão, não tendo direito, entretanto, ao pagamento do custo da desmobilização quando o objeto do contrato for a execução de obras.
O instrumento utilizado pela empresa vencedora da licitação para repassar parcela da execução dos serviços a outra empresa que tenha melhor capacidade técnica específica ou que trabalhe com custos menores é denominado
prorrogação.
subcontratação.
medição.
visita técnica.
aditivo.
A lei 8.666/93 define que é dispensável a licitação, dentre outras hipóteses, nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo especificado em lei, estes consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos. O prazo máximo citado será de:
de 120 dias.
de 90 dias.
de 180 dias.
de 200 dias.
Segundo a norma para licitações e contratos da Administração Pública, pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado determinadas sanções. Isso posto, associe as colunas:
Primeira coluna:
1- Suspensão temporária e impedimento de contratação com o órgão público
2- Advertência
3- Declaração de inidoneidade
4- Multa
Segunda coluna:
( ) Corresponde ao atraso ou inexecução do contrato.
( ) Impede a participação do contratado em demais processos licitatórios e demais contratações com a Administração por um período determinado.
( ) Aviso direcionado a algum item que a contratada necessitará dedicar atenção.
( ) Atribuída a situações mais graves, que requerem intervenção.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
1 – 2 – 3 – 4.
4 – 1 – 2 – 3.
4 – 2 – 1 – 3.
2 – 1 – 3 – 4.
2 – 3 – 4 – 1.
Complete a lacuna a seguir, com a alternativa que corresponde corretamente, em relação ao exposto no parágrafo 3 ° do art. 64 da Lei 8.666/93:
Decorridos _____ dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.
30 (trinta);
60 (sessenta);
90 (noventa);
120 (cento e vinte).
De acordo com a Lei de Licitações, quando a administração contrata mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com fornecimento de materiais, tem-se a
empreitada por preço global.
empreitada por preço fixo.
tarefa.
empreitada integral.
execução de serviço com aquisição.
Quando as partes cumprem integralmente as prestações contratuais, ocorre a extinção do contrato decorrente de
conclusão do objeto.
término de prazo.
rompimento tempestivo.
rescisão compulsória.
anulação formal.
A gestão dos contratos é algo fundamental para o bom funcionamento da Administração Pública, bem como para o alcance dos seus objetivos. Sendo assim, Paludo (2012) argumenta que tal gestão compreende três etapas: 1. Gerenciamento; 2. Acompanhamento e fiscalização e 3. Recebimento do objeto contratado.
Sobre as atividades que compõem a etapa de gerenciamento de contratos, é INCORRETO afirmar que incluem a
designação de um ou mais fiscais do contrato, de modo a garantir o acompanhamento adequado da contratação e de seu objeto.
formação de especialistas na área de contratos com o intuito de garantir que as normas legais sejam respeitadas e que a eficiência das contratações seja alcançada.
elaboração de um manual com orientações gerais sobre a gestão de contratos, principalmente quando se tratar de instituição pública que realize frequentemente contratações.
realização da etapa final da execução do contrato, podendo ser o recebimento provisório (quando o produto ainda será testado e verificado) ou definitivo como, por exemplo, a aquisição de um bem que passa a incorporar o patrimônio.
A sociedade empresária OT contratou com o município NJ, após processo licitatório onde obteve o primeiro lugar, tendo apresentado a melhor proposta. Foram previstas várias cláusulas de atualização de valores no instrumento contratual. Nos termos da Lei nº 8.666/93, a variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do contrato, podendo ser registrados por simples:
aditamento
apostila
registro
anotação
Com relação aos contratos no âmbito da administração pública, analise as afirmativas a seguir.
I. A duração dos contratos regidos pelo artigo 57 da Lei de Licitações ficará sujeita à vigência dos créditos orçamentários, sem exceções previstas na legislação.
II. Quando houver alteração do projeto ou de especificações provenientes do poder público e devidamente autuados em processo, os prazos de início das etapas de execução, de conclusão e de entrega do trabalho admitirão prorrogação, desde que mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro.
III. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser modificadas sem prévio consentimento do contratado.
Estão corretas as afirmativas
I, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas
Se o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e nas condições estabelecidos, será facultado à administração pública convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas por cada um dos licitantes no certame licitatório, inclusive quanto ao preço.
Certo
Errado
De acordo com a Lei n.o 8.666/1993, o regime de execução que se caracteriza por contratar um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega, é denominado
empreitada integral.
execução direta.
empreitada por preço global.
empreitada por preço unitário.
tarefa.