Questões de Concurso sobre Da Saúde (arts. 196 a 200 da CF/88)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.577 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
A Constituição Federal brasileira de 1988 define em seu artigo, como diretrizes organizativas do Sistema Único de Saúde:

A
Garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.

B
Descentralizada, com direção única em cada esfera do governo.

C
A Assistência Social não é reconhecida como salutar para o cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

D
Universal tendo a saúde como um direito de todos e dever do Estado, e a equidade no respeito as diversidades, as particularidades de cada região.
Tratando-se de saúde, de acordo com a Constituição Federal, assinale a afirmativa incorreta:

A
É da competência do Sistema Único de Saúde ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.

B
A saúde é direito de todos e dever do Estado, exceto nos casos em que o paciente tenha condições financeiras de pagar seus tratamentos.

C
A participação da comunidade é uma das diretrizes do Sistema único de saúde.

D
Cabe ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre regulamentação, fiscalização e controle das ações e serviços de saúde.

Com analise na Constituição Federal de 1988 (seção II – Da Saúde), Art. 196 é CORRETO afirmar:


A

São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.


B

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


C

Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.


D

Nenhuma das alternativas.

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, em seu artigo 196, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante:


A

O controle e a fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participando da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, a serem distribuídos em território nacional.


B

Políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


C

Ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde, viabilizando que todos os profissionais de saúde sejam capazes de atender às demandas de saúde da população brasileira.


D

Ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

Entre as atribuições do SUS, conforme disposto no Art. 200, da Constituição da República Federativa do Brasil encontram-se, EXCETO


A

Participação no controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.


B

Execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.


C

Participação na formulação da política e na execução das ações de saneamento básico.


D

Desenvolvimento de pesquisas para geração de medicamentos e sua exportação a países sob risco de epidemias.

O art. 196 da Constituição diz que a saúde como direito de todos e dever do estado é:


A

garantido mediante políticas sociais e econômicas


B

uma obrigação de o cidadão buscar a ausência de doença


C

um conceito originário da Organização Mundial da Saúde


D

todas alternativas estão corretas

A saúde foi reconhecida e incluída como um direito de todos os cidadãos pela Constituição de 1988. Neste sentido, o texto constitucional propõe a criação do:


A

SUDS.


B

SUAS.


C

ECA.


D

SUS.


E

CNS.

Em relação a Constituição Federal de 1988, em seu Título VII, Capítulo II, Seção II, Da Saúde, ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, EXCETO:


A

Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse dos usuários e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.


B

Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.


C

Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.


D

Nenhuma das alternativas.

Assinale V(verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças abaixo e indique a alternativa CORRETA:


( ) De acordo com a CF de 1988, nº Art. 199, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. § 3º - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

( ) De acordo com a Lei Nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015, Capítulo XVII, Art. 142, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, passa a vigorar com a seguinte alteração nº "Art. 23: É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos: I - doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos; II - pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar; III - serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social; e IV - demais casos previstos em legislação específica."

( ) De acordo com a Lei Nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015, Capítulo XVII, Art. 142, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, passa a vigorar com a seguinte alteração nº "Art. 53: Na qualidade de ações e serviços de saúde, as atividades de apoio à assistência à saúde são aquelas desenvolvidas pelos laboratórios de genética humana, produção e fornecimento de medicamentos e produtos para saúde, laboratórios de análises clínicas, anatomia patológica e de diagnóstico por imagem e são livres à participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros."


A

V,V,V


B

V,F,V


C

F,V,F


D

F,F,F


E

F,V,V

Nos termos do artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde, no Brasil, é dever do Estado, garantido mediante

A
atendimento especializado, voltado à população em situação de vulnerabilidade econômica e social.

B
atendimento regionalizado, o mais próximo da residência, a toda a população.

C
atendimento diferenciado a cada faixa etária da população.

D
acesso universal igualitário às ações e aos serviços voltados à promoção da saúde, à proteção e à recuperação.

E
política pública centralizada de atendimento à população, com prioridade ao primeiro ano de vida.

Segundo o artigo 199 da Constituição Brasileira, as instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as:


A

Sem fins lucrativos.


B

Com fins lucrativos.


C

De caráter hospitalar.


D

De caráter social administrativo.


E

De caráter social assistencial.

A respeito do direito fundamental à saúde e da regulamentação das políticas públicas de saúde na Constituição Federal de 1988, considere:


I. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem o acesso prioritário das pessoas necessitadas às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


II. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça é pacífica no sentido de afirmar a existência de responsabilidade solidária entre a União e os Estados no fornecimento de medicamento e tratamento médico, cabendo ao Município apenas responsabilidade subsidiária.


III. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, tendo por diretriz a descentralização, com direção única em cada esfera de governo.


IV. Ao sistema único de saúde compete participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.


Está correto o que se afirma APENAS em


A

II, III e IV.


B

I e II.


C

I e III.


D

III e IV.


E

I, III e IV.

O artigo 200 da Constituição Federal de 1988 apresenta as competências do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre tais competências, destacamos:


I - Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.

II- Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e água para consumo humano.

III- Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

IV- Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.


Concluímos que:


A

I e II são os únicos falsos


B

Todos os itens são verdadeiros


C

II e III são os únicos verdadeiros


D

Todos os itens são falsos


E

Apenas o item I é verdadeiro

Qual das seguintes diretrizes abaixo não corresponde ao Art. 198 (As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes) da Constituição de 1988?


A

Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.


B

Prejuízo dos serviços assistenciais.


C

Centralização, com direção única em cada esfera de governo.


D

Participação da comunidade.

A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Nesse caso, as instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do SUS, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, não sendo vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

C
Certo

E
Errado
O princípio do SUS que objetiva garantir o acesso às ações e serviços de saúde em todos os níveis de assistência e a todos que dele necessitem é:

A
integralidade;

B
universalidade;

C
descentralização;

D
hierarquização;

E
igualdade.

No que se refere à proteção e à defesa da saúde, a União exerce competência legislativa concorrente, cabendo-lhe o estabelecimento de normas gerais.


C
Certo

E
Errado
A partir da Constituição Federal de 1988, a saúde passou a ser direito de todos e um dever do Estado. A prestação dos serviços de saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS) é feita através dos órgãos e instituições. São essas instituições:

A
Públicas municipais, da administração direta ou indireta.

B
Públicas estaduais, municipais da administração direta ou indireta e as fundações.

C
Públicas federais, estaduais, municipais da administração direta ou indireta e as fundações.

D
Públicas federais, estaduais, municipais, municipais da administração direta ou indireta, as fundações e as privadas de forma complementar.

A Constituição Federal brasileira, de 05 de outubro de 1988, declara que a saúde é direito de todos e dever


A

do particular.


B

da escola.


C

dos planos de saúde.


D

do Estado.


E

das empresas.

Leia o fragmento a seguir.

“O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e _____ que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e ao estabelecimento de condições que assegurem acesso _____ e igualitário às ações e aos serviços para a sua _____, proteção e recuperação.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento a seguir.


A

sociais – universal – promoção


B

sociais – restrito – prevenção


C

sociais – precoce – prevenção


D

fiscais – universal – prevenção


E

fiscais – precoce – promoção

   
Gerar simulado