Questões de Concurso sobre Do meio ambiente (artigo 225 da CF)

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
682 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com base na constituição federal, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso, nos itens abaixo:


( ) A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

( ) São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

( ) Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão privado competente, na forma da lei.

( ) As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, somente pessoas jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.


A sequência CORRETA de cima para baixo é?


A

F, F, V, V.


B

V, V, F, F.


C

F, V, F, V.


D

V, F, V, F.

São exemplos de gerações de direitos e garantias fundamentais:


I - Direitos civis e políticos: foram os primeiros direitos conquistados e incluem o direito ao voto e as liberdades civis, como a liberdade religiosa.

II - Sociais e coletivos: conquistados pelos movimentos sociais, incluem, sobretudo, o direito à igualdade e a positivação de outros direitos humanos.

III - Transindividuais: referem-se a direitos mais amplos e recentes, como o direito ao meio ambiente e a preocupação crescente com a infância e a juventude.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Considerando o entendimento do STF e as disposições da Constituição Federal de 1988 em matéria ambiental, julgue os itens a seguir.


I É vedado ao poder público manter regime fiscal favorecido para os biocombustíveis destinados ao consumo final.

II São patrimônios nacionais a floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.

III É considerada cruel qualquer manifestação cultural que envolva animais em práticas desportivas.


Está(ão) certo(s) apenas o(s) item(ns)


A

I e II.


B

I e III.


C

II e III.


D

I.


E

II.

A respeito dos direitos fundamentais sociais e da proteção conferida a eles na Ordem Social da Constituição, assinale a alternativa correta.


A

O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e as de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.


B

O direito à educação inclui a promoção da educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, sendo essa uma competência exclusiva dos Estados-membros.


C

O dever da família de prover a educação de crianças e adolescentes no Brasil pode ocorrer pela frequência escolar deles ou por meio de ensino domiciliar.


D

Atendendo ao interesse local, os municípios podem editar lei que proíba a divulgação de materiais com menção à ideologia de gênero nas escolas municipais.


E

É inconstitucional a lei de proteção de animais que, a fim de resguardar a liberdade religiosa, permite o sacrifício ritual de animais em cultos religiosos.

De acordo com a Constituição Federal, sobre o meio ambiente, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Aquele que explorar recursos minerais fica liberado de recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

( ) As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas.

( ) A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, exceto quanto ao uso dos recursos naturais.


A

C - E - E.


B

C - E - C.


C

E - C - E.


D

E - C - C.


E

C - C - E.

A Constituição Federal de 1988 traz disposições específicas sobre o Meio Ambiente no “Capítulo VI – Do Meio Ambiente”. Acerca das disposições sobre o assunto, assinale a alternativa que apresente corretamente um dos ecossistemas considerados como patrimônio nacional pela Constituição Federal:


A

Mata dos Pinheiros


B

Pampas Gaúchos


C

Zona Costeira


D

Mata de Cocais


E

Fernando de Noronha

Conforme cita o artigo 225, da Constituição da República Federativa do Brasil, a utilização e exploração de áreas como a Floresta Amazônica brasileira e o Pantanal Mato-Grossense, far-se-á dentro da lei em condições que lhes assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso de seus recursos naturais.


Dentro dessa perspectiva, considera-se que essas áreas são patrimônio:


A

Cultural.


B

Nacional.


C

Regional.


D

Social.

De acordo com a Constituição Federal a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um dos instrumentos mais importantes para a proteção dos recursos ambientais. A degradação de recursos naturais, ainda que em área particular, impõe à sociedade prejuízos pela deterioração de bens de uso comum (qualidade do ar, água e outros) que não são refletidos pelo mercado. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre a avaliação de impactos ambientais e valoração de danos ambientais:


A

Em uma fase inicial, a listagem (Check-List) representa um dos métodos mais utilizados em AIA. Consiste na identificação e enumeração dos impactos, a partir da diagnose ambiental realizada por especialistas dos meios, físico, biótico e socioeconômico. Os especialistas deverão relacionar os impactos decorrentes das fases de implantação, operação e desativação do empreendimento, organizando-os em positivos ou negativos, conforme o tipo da modificação antrópica que esteja sendo introduzida no sistema analisado.


B

Com relação às listas de empreendimentos sujeitos à apresentação de um estudo de impacto ambiental no Brasil, as listas, tanto positivas como negativas, são de fácil aplicação, refletem uma classificação específica do potencial de impacto ambiental de um empreendimento, uma vez que levam em conta as condições locais.


C

Danos causados ao meio ambiente geram custos que impactam as contas nacionais. Portanto, o estoque de capital natural e suas perdas não autorizadas pelo Estado precisam ser contabilizados para efeitos de reparação. O valor econômico total de um bem ou serviço ambiental (VET) é representado pela somatória do valor de uso direto (VUD) e valor de uso indireto (VUI) desse recurso: VET =VUD +VUI.


D

A valoração ambiental busca identificar o preço de um recurso ambiental ou o custo de reparação de um dano causado ao meio natural. Assim, os métodos de valoração ambiental medem o valor dado ao meio ambiente ou ao recurso ambiental, mas não às preferências das pessoas em relação a mudanças de qualidade ou quantidade do recurso valorado.

O explorador de recursos minerais está obrigado a recuperar a degradação ocasionada ao meio ambiente, não havendo discricionariedade na adoção da solução técnica a ser implementada, cuja escolha é de responsabilidade do órgão público competente, na forma da lei.


C

Certo


E

Errado

A Emenda Constitucional n° 96 de 2017 incluiu o parágrafo §7° ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988, dispondo o que se enquadraria como práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. Sendo assim, o supracitado dispositivo determina que:


“_____as práticas desportivas que utilizem animais, _____, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que _____ dos animais envolvidos”.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

Não se consideram cruéis / desde que sejam manifestações culturais / assegure o bem– estar


B

São consideradas cruéis / a não ser que sejam manifestações culturais / não permita a matança


C

São importantes / consideradas como expressão da cultura regional / cuide


D

São vedadas / podendo ser aceitas de forem mero entretenimento / garanta a proteção


E

Não são aceitas / mas podem ser consideradas se forem entretenimento / atue na defesa

Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, o Estado alcança o seu desiderato de equilíbrio ambiental ao fortalecer os instrumentos de proteção e participação política dos entes públicos em todos os espaços por meio


A

do dever estatal de prevenção e precaução.


B

da uniformidade da política ambiental.


C

do federalismo cooperativo ecológico.


D

da maximização do pluralismo, unicamente.


E

da discricionariedade do Estado.

O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 dispõe que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondose ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. A fim de assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público

I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;

II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio cultural do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de qualquer material cultural público;

III - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

IV - promover a educação ambiental na educação básica e a conscientização individual para a preservação do meio ambiente.

Estão corretos somente os itens


A

I,II, III e IV.


B

I, II e III.


C

II e IV.


D

I e III.


E

II, III e IV.

No que tange à legislação ambiental aplicável à atividade da Hemobrás, pode-se afirmar que seu fundamento, insculpido no Art. 225 da Constituição Federal, estabelece expressamente que:


A

Impõe-se exclusivamente ao Poder Público a defesa do meio ambiente sustentável.


B

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é um bem de uso comum do povo.


C

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é um bem patrimonial do próprio Estado.


D

O direito ao meio ambiente é autônomo; por isso, não é instrumental para a realização de outros direitos.


E

Cabe à coletividade o papel de preservação do meio ambiente sustentável, sendo do Estado o papel de defesa.

Odin TH é ativista ambiental, tendo se graduado em Biologia e realizado mestrado em Biologia vinculada às florestas. Após angariar vasta experiência em intervenções práticas em várias regiões do país, passa a realizar cursos de conscientização ambiental e, com outros colegas da área de Biologia, organiza uma associação civil que tem por objeto proteger os locais considerados como patrimônio nacional pela Constituição Federal. Dentre eles, pode-se referir a:


A

Zona Costeira.


B

Fronteira do Sul.


C

Serra do Mercado.


D

Terra Quilombola.

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


Sobre a atuação do Poder Público, assinale a alternativa incorreta.


A

Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.


B

Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.


C

Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, o qual deverá ter caráter sigiloso.


D

Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

O art. 225, da Carta Maior, prescreve que "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Assim sendo, nos termos da CF/88, assinale a alternativa INCORRETA sobre o tema meio ambiente:


A

Incumbe a poder público definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.


B

A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.


C

As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei estadual, sem o que não poderão ser instaladas.


D

Incumbe a poder público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

Responda à questão considerando as assertivas abaixo:


I. Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins será confiscado e reverterá em benefício de instituições e pessoal especializados no tratamento e recuperação de viciados e no aparelhamento e custeio de atividades de fiscalização, controle, prevenção e repressão do crime de tráfico dessas substâncias.

II. A Constituição Federal estabelece a não crueldade da utilização de animais para práticas desportivas no Brasil, no caso de manifestações culturais registradas como patrimônio cultural brasileiro, assegurado o bem-estar dos animais envolvidos, conforme regulamentação por lei específica.

III. É admissível proposta de Emenda à Constituição Federal em vigor, apresentada por um terço dos membros da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, ou das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, desde que, quanto a estas, cada uma delas se manifeste pela maioria relativa de seus membros.


A

Se a assertiva I for correta.


B

Se a assertiva II for correta.


C

Se a assertiva III for correta.


D

Se nenhuma das assertivas for correta.


E

Se todas as assertivas forem corretas.

Após um amplo estudo, as autoridades competentes constataram que uma extensa área de terras públicas, pertencente ao Estado Alfa e sem destinação específica, mostrava-se indispensável à preservação de um importante ecossistema natural.


À luz da sistemática constitucional, as terras assim descritas são consideradas:


A

suscetíveis de discriminação, tornando-se indisponíveis com a averbação no registro de imóveis;


B

abandonadas, podendo ser alienadas pelo Estado, mas sendo insuscetíveis de usucapião;


C

afetadas a um fim público, somente podendo ser alienadas após a sua desafetação;


D

de uso especial, não podendo ser alienadas;


E

devolutas, sendo indisponíveis.

O Estado-membro Alfa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu diversos estudos a respeito da proteção ambiental. Na ocasião, identificou-se que as terras devolutas eram regidas por uma sistemática própria, tendo o assessor Ednaldo alcançado as conclusões a seguir.


I. São assim consideradas aquelas a que o Poder Público não conferiu uma destinação e que jamais integraram o patrimônio de um particular, ainda que possa ter a sua pose irregular.

II. Essas terras são indisponíveis quando necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

III. A desafetação dessas terras, com a sua consequente disponibilidade, exige a prévia realização de estudo de impacto ambiental e a edição de lei, passando a formar área de proteção ambiental.


À luz da sistemática constitucional, está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

II e III, apenas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado