

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Indivíduos cuja ingestão calórica é inferior ao gasto usual de energia utilizam um maior percentual de proteínas como substrato energético, apresentando, frequentemente, diminuição da massa corporal magra, da força e da resistência.
No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Nos jovens.
Nos adolescentes.
Nas crianças.
N D A.
De acordo com Dartagnan Pinto Guedes (1999), quando o objetivo do professor de Educação Física é conscientizar os educandos sobre os níveis adequados de aptidão física relacionados à saúde e saber como identificá-los, é correto que ele ensine
fundamentos e movimentos da ginástica sueca.
história do higienismo e ginástica calistênica.
princípios da eugenia e da calistenia.
princípios e métodos da ginástica francesa.
técnicas e medidas de avaliação física.
Sabe-se que a atividade física influencia o estatuto da saúde em adultos, o que gera a necessidade de promover estilos de vida fisicamente ativos. Por outro lado, não há a comprovação sobre a influência da prática de Atividade Física em crianças na diminuição do sedentarismo nas futuras gerações. Desta forma, a Educação Física Escolar
deve ter foco em práticas pedagógicas e educativas que visem à melhora da autoimagem e da autoestima dos alunos, reservando a questão da relação entre atividade física e saúde para os programas de Educação Física para adultos, que são os diretamente afetados por essas questões.
deve ter foco no incentivo ao debate teórico sobre os conceitos de saúde.
deve buscar a seleção de atividades adequadas à criança e ao jovem para garantir os níveis de motivação e gosto pela atividade física, o que é mais importante do que a preocupação imediata com o “ganho” de saúde.
deve incentivar a prática esportiva mesmo que os ganhos na infância não sejam comprovados, pois podem influenciar nas escolhas da vida adulta.
Dentre as respostas de adaptação do organismo frente a um programa de treinamento aeróbio, a única alternativa INCORRETA é:
Melhora na função cardíaca;
Queda na qualidade de vida;
Aumento no Consumo máximo de oxigênio;
Aumento do Limiar anaeróbio;
Melhora na capacidade funcional.
Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.
A resistência muscular, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é a capacidade de um grupo muscular em realizar repetidas contrações sem diminuir significativamente a eficiência do trabalho realizado.
A flexibilidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, se refere especificamente à capacidade de alongar as fibras musculares.
A velocidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é imprescindível para a manutenção das atividades da vida diária.
A resistência anaeróbia, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, consiste na capacidade do organismo como um todo em resistir à fadiga em esforços de curta duração.
Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento não pode ser considerada conhecimento produzido historicamente, pois o conhecimento só pode ser transmitido através das disciplinas exatas.
O trabalho na área de Educação Física não possui nenhuma relação com as concepções sócios culturais de corpo e movimento.
A cultura Corporal do Movimento não pode ser reproduzida e transformada em benefício do exercício crítico da cidadania, ou seja, na formação do cidadão.
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento pode ser considerada conhecimento produzido historicamente. Todo o conhecimento que o homem, ao longo de sua existência, acumulou com relação ao corpo em movimento (sejam as danças, as lutas, os esportes, as ginásticas, os jogos ou brincadeiras).
Quando o professor Alencar planejou abordar o tema da atividade física relacionada à saúde, baseou-se em algumas premissas.
Leia as seguintes afirmações:
I. é importante que os alunos saibam identificar as doenças classificadas como doenças hipocinéticas e que saibam como evitá-las por meio da prática da atividade física;
II. a prática de atividade física é acessível a todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;
III. a saúde é direito de todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;
IV. todo cidadão pode escolher entre ter saúde ou não, já que depende unicamente dele a decisão de se exercitar ou de não se exercitar.
São consideradas premissas verdadeiras apenas as mencionadas em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
A obesidade tem sido considerada uma das doenças mais graves no mundo e relaciona-se com outras mais como a diabetes, coronariopatia e hipertensão, por exemplo. Sobre esta temática os profissionais de educação física devem saber que
o exercício mantém baixo o conteúdo gorduroso total do corpo.
um consumo excessivo de alimentos proporciona um equilíbrio energético negativo.
um valor de índice de massa corporal (IMC) abaixo de 40 kg/m2 é considerado frequentemente como indicador de obesidade.
evidências sugerem que o excesso de comida durante a adolescência pode causar hiperplasia dos adipócitos, fator que pode facilitar uma obesidade no futuro.
para uma determinada ingestão alimentar permitir uma redução ponderal, a atividade física deverá ser além das possibilidades de adaptação do indivíduo, produzindo um equilíbrio energético negativo.
O professor deve contemplar a brincadeira como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas, possibilitando às manifestações corporais encontrarem significado pela ludicidade presente na relação que as crianças mantêm com o mundo. A atividade lúdica dentro da sala de aula fornece à criança um ambiente agradável, motivador que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística, coordenação motora, dentre outras.
Enumere a coluna de baixo de acordo com as capacidades desenvolvidas listadas na coluna de cima:
I. Lateralidade
II. Equilíbrio e coordenação
III. Consciência corporal
( ) atividades de equilíbrio estático ou dinâmico com os olhos abertos, fechados e com os olhos fixos em algum alvo (parado ou em movimento).
( ) usar saquinhos de areia em brincadeiras do tipo encostar um saquinho posto na mão direita numa parte do corpo localizada do lado esquerdo.
( ) construir percursos com obstáculos, aberturas estreitas, barreiras para saltar ou passar por baixo, usando superfícies diferentes.
A sequência correta é, de cima para baixo:
I – II – III
II – III – I
III – II – I
II – I – III
III – I – II
Nos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio
do treinamento aeróbio.
da individualidade.
da especificidade.
do treinamento contínuo.
Assinale a alternativa CORRETA que identifica o aspecto considerado fundamental na promoção da saúde e redução da mortalidade por todas as causas.
Avanço da medicina.
Estilo de vida.
Meio ambiente.
Alimentação saudável.
Atividade física.
Considerando que o estresse físico ou emocional é um componente do estilo de vida resultante da reação do organismo a situações que exigem adaptação, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) O estresse é um mecanismo necessário ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade.
( ) Os hormônios adrenalina, cortisol e endorfina são liberados pelo organismo em situações que ocasionam estresse.
( ) As alterações ocasionadas no organismo perante situações que exijam adaptação são consideradas doenças.
( ) Tanto situações positivas quanto situações negativas podem desencadear estresse no ser humano.
( ) O nível adequado de estresse, denominado eustresse, exerce no organismo uma função protetora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V – F – F – V – V
V – V – F – F – V
V – F – V – F – F
F – V – V – V – F
F – F – F – V – V
Leia as seguintes afirmações a respeito da relação entre saúde e prática de atividade física.
I. A prática de atividades físicas pouco se relacionam com as doenças porque estas ocorrem em consequência de determinismos biológicos.
II. Doenças relacionadas à realização de pouca atividade física são conhecidas como doenças hipercinéticas.
III. A teoria do “estilo de vida” defende que cada indivíduo decide se quer alterar seus hábitos sedentários de vida e adotar hábitos mais saudáveis para eliminar a causa das doenças hipocinéticas, sem ser sujeito a qualquer outro condicionante social.
IV. O professor de Educação Física deve estimular a reflexão a respeito da prática de atividade física mostrando que ela está associada ao estado sócioeconômico das pessoas.
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
V...F...F...F
V...F...F...V.
V...V...F...F.
F...F...V...V.
F...F...F...V.
eliminará expressões corporais e identidades singulares dos alunos.
os exercícios, quando realizados precocemente durante o período de crescimento, previnem a formação de novas células adiposas.
Que tipo de habilidades são as que possibilitam ao indivíduo um relacionamento motor com um ou mais objetos, como (pegar, arremessar, chutar), sendo estes alguns exemplos de habilidades motoras fundamentais desse grupo.
Habilidades de locomoção.
De equilíbrio.
Habilidades básicas.
De manipulação.
A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como
ações que não envolvem o intelecto e despertam o interesse por trabalhos no campo das ciências exatas; atividades de ginástica, especialmente aquelas orientadas por um personal trainer.
execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal; realização de uma série planejada de movimentos corporais com o intuito de melhorar o rendimento físico.
movimentos involuntários tais como reflexos e instintos corporais; atividades físicas desde que individuais.
ativações neuromusculares dos membros superiores e inferiores; ações que não envolvem o intelecto.
execução expontânea com o intuito de melhorar o rendimento físico e a performance motora; execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal.
O uso de anabólicos com o objetivo de aumentar a massa muscular pode ocasionar alteração do perfil lipídico, doenças hepáticas, hipertensão arterial e infarto do miocárdio.
Sobre a Diabetes Melitus, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fatores de risco para o surgimento da diabetes tipo II são peso corporal excessivo, histórico familiar a doença e histórico de hipertensão leve a moderada.
( ) É um distúrbio associado à incapacidade das membranas celulares captarem eficientemente os ácidos graxos para dentro da célula.
( ) O exercício físico regular tem sido utilizado como um apoio ao tratamento da diabetes porque aprimora a sensibilidade das membranas celulares à insulina, por exemplo.
( ) Existem dois tipos de diabetes. A diabetes tipo II caracteriza-se pela ausência de produção de insulina pelo pâncreas.
A sequência está correta em
V, F, F, V
F, V, F, V
F, V, V, F
V, F, V, F
F, F, V, V