Questões de Concurso sobre Legislação Aplicada CNE/CEB

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
395 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Questões referentes à sustentabilidade ambiental podem ser estudadas por meio de uma abordagem interdisciplinar entre francês como língua estrangeira e geografia, por exemplo.

C
Certo

E
Errado
A maioria dos manuais de francês como língua estrangeira organizam-se a partir de níveis de referência específicos, o que impede a possibilidade de reorientação do processo de ensino-aprendizagem prevista pelas Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.

C
Certo

E
Errado
Nos cursos no âmbito da educação de jovens e adultos, exige-se a duração mínima geral de 2.400 horas, excluindo-se aquelas destinadas à realização de estágio profissional supervisionado.

C
Certo

E
Errado
Se determinado curso a distância para alunos jovens e adultos for realizado em instituição estrangeira, será obrigatória a revalidação do certificado de conclusão do curso para efeitos legais; entretanto, se tal curso for ministrado em cooperação com instituições sediadas no Brasil, dispensar-se-á a referida revalidação.

C
Certo

E
Errado
A organização em ciclos tem como princípio a progressão continuada da aprendizagem e está constituída em cinco elementos de organização.

C
Certo

E
Errado
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.

C
Certo

E
Errado

Leia o excerto.


O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.

O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. As maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura corporal. Dessa forma, diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo, como a dança, o jogo, as brincadeiras, as práticas esportivas etc., nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade.

(REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL)


Considerando as orientações dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é preciso eliminar das instituições que recebem crianças pequenas práticas de


A

ampliação da cultura corporal de cada criança.


B

supressão dos movimentos ou restrições posturais.


C

organização de ambientes desafiadores.


D

manifestação de aspectos específicos da motricidade.

De acordo com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino, a saber: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância. A Educação Profissional Técnica de nível médio é desenvolvida nas seguintes formas, EXCETO:

A
Articulada no ensino médio integrada, na mesma instituição.

B
Subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

C
Articulada no ensino médio e concomitante, na mesma ou em distintas instituições.

D
Subsequente, em cursos destinados a quem ainda cursa o terceiro ano do ensino médio.

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de toda uma etapa de ensino.

II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas avaliações em larga escala é o de estimular o maior comprometimento das escolas e das redes com a melhora dos indicadores escolares.

III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas


D

I e II, apenas.


E

I, II e III.

Observe o gráfico a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova Brasil.

Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2000) estabelecem esta etapa como uma modalidade da Educação Básica para a qual definem-se os seguintes princípios:


A

equidade, isonomia, proporcionalidade.


B

igualdade, distinção, dignidade.


C

equidade, cidadania, identidade.


D

identidade, cidadania, coletividade.

No Art. 15 do parecer CNE/ CEB nº 07, de 07 de abril de 2010 ressalta que os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento, a Educação Física está enquadrada em qual área descrita abaixo:


A

Linguagens.


B

Ciências da Natureza.


C

Ciências Humanas.


D

Todas as alternativas anteriores.


E

Nenhuma das alternativas.

De acordo com o Art. 8º da Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010, é necessário garantir o padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo. Nesse sentido, a escola de qualidade social adota como centralidade:

A
a família e a escola.

B
o professor e o estudante.

C
o ensino e a aprendizagem.

D
o estudante e a aprendizagem.

E
a diversidade e a educação.

Resolução CNE/CEB nº 4 p.4

“A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.”

Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010 - Art. 11.

Com base nesse artigo, leia as duas asserções a seguir:

I. Essa concepção de escola exige a superação do rito escolar, desde a construção do currículo até os critérios que orientam a organização do trabalho escolar em sua multidimensionalidade.

II. Essa concepção de escola privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre todas as pessoas.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:


A
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.

B
As assertivas I e II são falsas.

C
A assertiva II difere completamente da ideia expressa na assertiva I.

D
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.

E
As duas assertivas são verdadeiras.

São atribuições do Professor do Atendimento Educacional Especializado (Resolução 04/2009 CNE), EXCETO:


A

elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;


B

organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos no contexto da sala de aula comum do ensino regular;


C

acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;


D

ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;


E

estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

No Art. 6º do parecer CNE/ CEB nº 07, de 07 de abril de 2010 versa que os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, os seguintes princípios:


A

Éticos, Regionais e Estéticos.


B

Políticos, Regionais e Naturais.


C

Éticos, Regionais e Políticos.


D

Éticos, Políticos, Estéticos.


E

Nenhuma das alternativas.

Analise o texto abaixo:


No artigo 6º da Resolução CNE/CEB no 4, de 13/07/2010, consta que na Educação Básica é necessário considerar as dimensões ________________________, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.


A

( ) lúdicas e intelectuais


B

( ) corporais e emocionais


C

( ) afetivas e comportamentais


D

( ) formativas e disciplinares


E

( ) do educar e do cuidar

Os cursos de graduação em serviço social ressentem-se da ausência de atividades interdisciplinares devido ao fato de que as diretrizes curriculares para esses cursos conceberam o projeto de formação profissional embasado em três núcleos — fundamentos teórico-metodológicos do serviço social, fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e fundamentos do trabalho profissional — que, conceitualmente, deveriam se inter-relacionar, mas que, na prática, se desenvolvem de modo independente.

C
Certo

E
Errado

Considerando os “Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de quinta a oitava séries, Volume: Língua Portuguesa” e a produção discursiva, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


( ) Todo texto independe do discurso produzido. O texto é apenas a superfície linguística verbalmente escrita, segundo a norma-padrão da língua, independendo da intenção discursiva do sujeito produtor, das condições de produção, do contexto histórico-social em que está inserido e da pessoa do receptor.

( ) Quando um sujeito interage verbalmente com outro, o discurso se organiza a partir das finalidades e intenções do locutor, dos conhecimentos que acredita que o interlocutor possua sobre o assunto, do que supõe serem suas opiniões e convicções, simpatias e antipatias, da relação de afinidade e do grau de familiaridade que têm, da posição social e hierárquica que ocupam.

( ) O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. O produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo, qualquer que seja sua extensão, é o texto, uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência.

( ) A produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com os que já foram produzidos. Nesse sentido, os textos, como resultantes da atividade discursiva, estão em constante e contínua relação uns com os outros, ainda que, em sua linearidade, isso não se explicite.


A

F – V – V – V.


B

F – V – V – F.


C

F – V – F – V.


D

V – V – F – V.

   
Gerar simulado