Questões de Concurso sobre Lei Complementar nº 95/1998 - Dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
73 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Lei Complementar nº 95/1998, a lei será estruturada em três partes. A parte preliminar compreende:


I. A epígrafe, a ementa e o preâmbulo.

II. O texto das normas de conteúdo substantivo.

III. A implementação das normas.


Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas no item I.


B

Apenas no item III.


C

Apenas nos itens I e II.


D

Em nenhum dos itens.

De acordo com a técnica legislativa estabelecida pela Lei Complementar Federal que define as normas de elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, analise as seguintes afirmativas sobre a estrutura e a redação de textos normativos:


I. A expressão “parágrafo único" deve ser utilizada por extenso, sendo vedado o uso do sinal gráfico "§" seguido do numeral "1" quando o artigo contiver apenas um desdobramento complementar ao seu caput.

II. Para assegurar a precisão da norma, é recomendável variar o vocabulário utilizando sinônimos, com o propósito estilístico de enriquecer o texto legal e evitar repetições cansativas.

III. Em um artigo, as exceções à regra geral estabelecida no seu caput devem ser expressas preferencialmente em parágrafos, enquanto as discriminações e enumerações detalhadas devem ser feitas por meio de incisos e alíneas.

IV. A articulação dos textos legais prevê que a unidade básica é o artigo, e que o agrupamento de artigos pode formar uma subseção, cuja identificação deve ser feita em algarismos romanos e sua grafia em letras minúsculas e em destaque.


Está correto o que se afirma somente na alternativa:


A

I, II e III.


B

I, III e IV.


C

II e IV.


D

III e IV.

Em determinada proposição legislativa em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, de grande repercussão no ambiente sociopolítico, foram realizados alguns debates em relação à entrada em vigor e à forma adequada de estatui-la na perspectiva da técnica legislativa.


Ao fim dos debates, concluiu-se corretamente que


A

o período de vacatio legis, quando existente, deve ser contado a partir da data da promulgação do diploma normativo.


B

a existência de um período de vacância deve ser acompanhada do número de meses a serem contados a partir da publicação oficial.


C

a fórmula "entra em vigor na data de sua publicação" consubstancia a regra geral em situações como a descrita, devendo ser adotada.


D

o prazo para a entrada em vigor do diploma normativo é regido pela Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, não havendo liberdade de conformação nessa seara.


E

a contagem do prazo para a entrada em vigor far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral.

Na elaboração de projeto de lei a ser apresentado à Assembleia Legislativa do Estado Delta, o Deputado Estadual João solicitou que sua assessoria inserisse no local adequado a indicação do âmbito de aplicação das disposições normativas, considerando a forma de estruturação da lei.


Ao analisar a sistemática vigente, a assessoria concluiu corretamente que o referido conteúdo deve ser inserido na mesma parte em que


A

deve ser inserida a epígrafe.


B

deve ser inserida a cláusula de vigência.


C

deve ser inserida a cláusula de revogação.


D

devem ser inseridas as normas de conteúdo substantivo.


E

devem ser inseridas as disposições necessárias à implementação das normas de conteúdo substantivo.

Em uma Câmara Municipal, é necessário que se conheça sobre a técnica legislativa, para que as leis sejam escritas e estruturadas de forma correta, clara, compreensível e organizada. Analise as afirmações abaixo sobre técnica legislativa.


I- A lei será estruturada em artigos, podendo conter parágrafos, incisos e alíneas.

II- As alíneas são representadas por letras minúsculas com parêntese fechado: a), b), e assim por diante.

III- A ordem correta de apresentação dos elementos em uma lei é, respectivamente, artigo, parágrafo, alínea e inciso.

IV- Em uma lei, cada artigo versa sobre um assunto, e sua evidenciação é abreviada, como se segue: Art.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

III e IV, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I, II e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.


E

I e II, apenas.

Conforme as normas de técnica legislativa estabelecidas pela Lei Complementar nº 95, de 1998, assinale a alternativa que descreve incorretamente uma regra sobre a estruturação e a redação das leis.


A

A parte normativa da lei, uma de suas três partes básicas, é a que contém as disposições transitórias, a cláusula de vigência e a cláusula de revogação, quando cabíveis.


B

A cláusula “entra em vigor na data de sua publicação” é recomendada apenas para leis de pequena repercussão, devendo as demais leis indicar expressamente sua data de vigência, contemplando prazo razoável para seu conhecimento.


C

O primeiro artigo do texto da lei tem a função essencial de indicar o objeto e o âmbito de aplicação da norma, e a lei, via de regra, não pode tratar de mais de um objeto principal, excetuadas as codificações.


D

A ementa, que integra a parte preliminar da lei, deve ser grafada de forma a se destacar e conter um resumo conciso do objeto da lei, funcionando como um título explicativo.

A cláusula de vigência de uma lei, quando não houver necessidade de período de vacância (vacatio legis), deve ser redigida, preferencialmente, da seguinte forma:


A

Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


B

Esta lei entra em vigor 45 dias após sua publicação.


C

Esta lei entra em vigor imediatamente, revogadas as disposições em contrário.


D

Esta lei tem vigência a partir de sua aprovação pelo Legislativo.


E

Esta lei entra em vigor no primeiro dia útil do mês subsequente.

Foram iniciados estudos, no âmbito de uma das Casas do Congresso Nacional, visando à consolidação das leis pertinentes a determinada matéria, de modo a facilitar a consulta e a identificação das normas em vigor, o que vinha sendo dificultado pela profusão de diplomas normativos.


Ao fim dos estudos, concluiu-se corretamente que a referida medida


A

não pode promover a atualização do valor de penas pecuniárias.


B

não acarretará a revogação formal das leis incorporadas à consolidação.


C

interromperá a força normativa dos dispositivos consolidados.


D

pode indicar os dispositivos não recepcionados pela Constituição da República.


E

deve preservar o teor dos dispositivos declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal.

No que tange às técnicas para a alteração de proposições normativas, tem-se que, conforme as disposições da Lei Complementar nº 95/1998, “é admissível a reordenação interna das unidades em que se desdobra o artigo, identificando-se o artigo assim modificado por alteração de redação, supressão ou acréscimo”. De modo a sinalizar a alteração no texto, devem-se grafar, entre parênteses, uma única vez ao seu final, as letras:


A

TR”, em nota de “Texto Revisado”.


B

NR”, em nota de “Nova Redação”.


C

AT”, em nota de “Alteração Textual”.


D

RS”, em nota de “Redação Substituída”.

Foram apresentadas duas proposições legislativas à Câmara dos Deputados, uma com a natureza de projeto de lei delegada e outra com a natureza de projeto de lei ordinária.


À luz das normas de técnica legislativa previstas na Lei Complementar nº 95/1998, é correto afirmar, em relação à numeração das leis que venham a ser aprovadas, delegada e ordinária, que


A

ambas serão consideradas como tendo a mesma natureza jurídica para fins de numeração sequencial.


B

observarão a numeração sequencial de cada espécie legislativa, em continuidade às séries iniciadas em 1934.


C

observarão a numeração sequencial de cada espécie legislativa, em continuidade às séries iniciadas em 1946.


D

somente não terão reconhecida a mesma natureza jurídica, para fins de numeração sequencial, caso a lei delegada verse sobre matéria própria de lei complementar.


E

as leis ordinárias observarão a numeração sequencial dessa espécie legislativa, conforme foi iniciada em 1934, e as leis delegadas a numeração sequencial reiniciada em 1988.

Conforme prevê a Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998 as disposições normativas serão redigidas com clareza, precisão e ordem lógica. Atentando-se às normas previstas na referida Lei para que seja atingido esse propósito, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Para a obtenção de ordem lógica deve-se reunir sob as categorias de agregação - subseção, seção, capítulo, título e livro - apenas as disposições relacionadas com o objeto da lei.


B

Para a obtenção de precisão deve-se escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitando o uso de expressões locais ou regionais.


C

Para a obtenção de clareza deve-se construir as orações na ordem indireta, privilegiando o preciosismo, neologismo e as adjetivações.


D

Para a obtenção de ordem lógica deve-se restringir o conteúdo de cada artigo da lei a um único assunto ou princípio.


E

Para a obtenção de clareza deve-se usar frases curtas e concisas.

À luz da Lei Complementar nº 95/1998, sobre a estruturação das leis, analise as afirmativas a seguir.


I. A lei será estruturada em três partes básicas: parte preliminar, compreendendo a epígrafe, a ementa, o preâmbulo, o enunciado do objeto e a indicação do âmbito de aplicação das disposições normativas; parte normativa, compreendendo o texto das normas de conteúdo substantivo relacionadas com a matéria regulada; e, parte final, compreendendo as disposições pertinentes às medidas necessárias à implementação das normas de conteúdo substantivo, às disposições transitórias, se for o caso, a cláusula de vigência e a cláusula de revogação, quando couber.

II. A epígrafe, grafada em caracteres maiúsculos, propiciará identificação numérica singular à lei e será formada pelo título designativo da espécie normativa, pelo número respectivo e pelo ano de promulgação.

III. A ementa será grafada por meio de caracteres que a realcem e explicitará, de modo conciso e sob a forma de título, o objeto da lei.

IV. O preâmbulo indicará o órgão ou instituição competente para a prática do ato e sua base legal.


Está correto o que se afirma em


A

I, II, III e IV.


B

II e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

I, III e IV, apenas.

A Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, estabelece normas para a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal. Com base nas disposições dessa Lei Complementar, assinale a alternativa CORRETA.


A

Os artigos de uma lei devem ser redigidos de forma clara e conter múltiplas disposições para economizar espaço no texto legislativo.


B

A estrutura formal dos textos legislativos não precisa seguir uma ordem lógica, desde que o conteúdo esteja completo.


C

A numeração dos artigos deve ser sequencial, e cada artigo deve conter apenas uma ideia ou disposição legislativa.


D

Capítulos, seções e subseções são opcionais e preferencialmente dispensáveis na organização de textos legislativos.


E

A ementa de um projeto de lei deve conter uma descrição detalhada de todos os artigos que compõem a lei.

Um assessor jurídico em um Ministério do Governo Federal é responsável por elaborar uma exposição de motivos para submeter um projeto de ato normativo ao Presidente da República. Após revisar as diretrizes para a elaboração desse documento, ele precisa garantir que a exposição de motivos esteja de acordo com as exigências legais e estruturais. Considerando a situação hipotética apresentada e as informações do texto, qual das seguintes opções descreve corretamente uma das obrigatoriedades da forma e estrutura de uma exposição de motivos?


A

No desenvolvimento, é recomendado fornecer detalhes sobre o assunto informado, quando necessário, mas sem indicar a razão de aquela medida ser o ideal para solucionar o problema.


B

A introdução deve indicar as alternativas existentes para equacionar o problema apresentado.


C

Na conclusão, é obrigatório propor a medida a ser tomada ou o ato normativo a ser editado para solucionar o problema; ou apresentar as considerações finais no caso de EMs apenas informativas.


D

As exposições de motivos não precisam ser instruídas com parecer jurídico e parecer de mérito, de acordo com o Decreto nº 9.191, de 1º de novembro de 2017.


E

O desenvolvimento deve apresentar somente o problema sem sugerir qualquer medida para solucioná-lo.

Maria, técnica em legística, analisou o texto de uma proposição legislativa em tramitação na Câmara dos Deputados, em que as ideias, quando repetidas, eram expressadas por sinonímias, de modo a evitar a repetição das mesmas palavras. Como essa proposição buscava promover o desenvolvimento de determinada região do País, foram preferidas as expressões regionais. Por fim, foram grafadas por extenso todas as referências a percentuais.


Como Maria deveria zelar pela obtenção de precisão, concluiu corretamente, à luz da Lei Complementar nº 95/1998, que a proposição


A

não apresenta qualquer irregularidade na perspectiva da técnica redacional.


B

somente apresenta irregularidade em relação ao uso de expressões regionais.


C

somente apresenta irregularidade em relação à forma de expressão das ideias repetidas.


D

somente apresenta irregularidade ao ter grafado por extenso as referências a percentuais.


E

somente apresenta irregularidades em relação à forma de expressão de ideias repetidas e ao uso de expressões regionais.

A Lei Complementar nº 95/1998 elenca princípios os quais devem ser observados durante a articulação de textos legais. Um exemplo é a grafia que se deve utilizar quando existente tão somente um parágrafo. É correto afirmar, portanto, que, de acordo com os parâmetros propostos pela Lei em comento, a grafia correta nesse caso deve se dar da seguinte forma:


A

§ 1”, em número cardinal.


B

§ 1º”, em número ordinal.


C

§ I”, em algarismo romano.


D

Parágrafo único”, por extenso.

Ana, servidora de determinada Casa Legislativa e que não era especialista em legística formal, recebeu uma minuta de proposição legislativa com a incumbência de adequá-la formalmente aos balizamentos estabelecidos pela Lei Complementar nº 95/1998.


Em seu trabalho:


I. os artigos observaram a numeração cardinal até o nono e ordinal a partir deste;

II. os itens foram representados por algarismos romanos;

III. as Subseções foram identificadas em algarismos romanos, em letras minúsculas, com caracteres que as colocaram em realce, sem uso do negrito.


À luz do disposto na Lei Complementar nº 95/1998, em relação ao trabalho realizado por Ana nos tópicos I, II e III, é correto afirmar que


A

todos estão certos.


B

apenas o tópico II está certo.


C

apenas o tópico III está certo.


D

apenas os tópicos I e II estão certos.


E

apenas os tópicos I e III estão certos.

Joana, servidora de determinada Casa Legislativa, e que presta assessoria ao parlamentar João, foi instada por seu superior hierárquico a estruturar a parte normativa, com estrita observância dos balizamentos estabelecidos na Lei Complementar nº 95/1998, considerando o esboço por ele elaborado.


Ao realizar sua tarefa, Joana observou corretamente que, na referida parte da proposição legislativa


A

será indicado o enunciado do objeto.


B

serão detalhadas as disposições transitórias.


C

será indicado o âmbito de aplicação das disposições normativas.


D

serão inseridas as disposições pertinentes às medidas necessárias à implementação das normas.


E

serão inseridas eventuais normas de remissão ao texto das normas de conteúdo substantivo de outros diplomas normativos.

A Lei Complementar nº 95/1998 determina que a vigência da lei será indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razoável para que dela se tenha amplo conhecimento, reservada a cláusula “entra em vigor na data de sua publicação” para as leis de pequena repercussão. Além disso, essa lei prevê que a contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância far-se-á com


A

a exclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral.


B

a inclusão da data da publicação e a exclusão do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral.


C

a exclusão da data da publicação e a inclusão do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral.


D

a exclusão da data da publicação e a inclusão do último dia do prazo, entrando em vigor no dia da sua consumação integral.


E

a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral.

A Lei Complementar Federal nº 95/1998 dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina a Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos. Considerando a normativa, assinale a afirmativa correta.


A

O mesmo assunto não poderá ser disciplinado por mais de uma lei; assim, a cláusula de revogação é reconhecida tacitamente, ficando as leis ou disposições legais concorrentes revogadas.


B

Os textos legais serão articulados com observância dos seguintes princípios, sendo que a unidade básica de articulação será o artigo, este que se desdobra em parágrafos ou em incisos; os parágrafos em incisos, os incisos em alíneas e as alíneas em itens.


C

A vigência de qualquer lei será indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razoável para que dela se tenha amplo conhecimento, devendo constar a expressão “esta lei entra em vigor após decorridos (o número de) dias de sua publicação oficial”.


D

Para a consolidação das leis, o Poder competente procederá o levantamento da legislação federal em vigor, inclusive das medidas provisórias ainda não convertidas em lei, e formulará Projeto de Lei de consolidação de normas que tratem da mesma matéria ou de assuntos a ela vinculados.

 
 
Gerar simulado